Autor Tópico: OM-D MkIII vs GX85  (Lida 2314 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 01 de Fevereiro de 2018, 11:42:51
Bom dia.

Há algum tempo, penso numa m43 como opção para portabilidade e qualidade de imagem apara fotos. Viewfinder seria um dos fatores que me fizeram restringir a essas duas câmeras (e não a GF ou Pen, por ex.). Comparando specs, as duas câmeras são bem parecidas, mas o principal que eu gostaria de saber da opnião de vocês que já são usuários m43 experientes é como as duas se comparam em termos de foco: já ouvi dizer que o foco por contraste da Olympus é bem pior que o DFD da Panasonic, confere? Em relação ao foco manual, tem diferença entre as duas?

Desde já agradeço as opiniões, inclusive algo além do foco que acharem interessante.

EDIT: Estaria comprando as duas com as respectivas lentes de kit, 14-42 EZ e 12-32.

Sds,

Carlos
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 11:44:19 por Carlos HP »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 12:17:52
Carlos,

Eu sou suspeito para falar. Tive o prazer de usar várias câmeras da Olympus e da Panasonic, mas sempre achei as Panasonic superiores.

Sei que não são os modelos que você menciona, mas dá para ter uma idéia do que estou falando:

Comparando o sistema de foco da E-M10 que é muito mais moderna que a G2, o foco da G2 dá de mil a zero. Não erra nunca e mesmo em baixa luz é melhor. Mesmo comparando com o da E-M5 o da G2 ganha.

No caso da outra Pana que tenho, a GX7, a diferença é gritante, fora a interface da Panasonic que dá uma surra nas Olympus (podem reclamar a vontade, mesmo com o menu rapido de toque é um horror comparada)

O foco manual na GX7 e posteriores é feito por peaking com um sistema de lupa automática configurável. Funciona muito bem, basta por em foco manual e mover o anel de foco que a parte central do visor entra em modo lupa para facilitar. Quando parar de mover o anel, a imagem volta ao normal. Muito inteligente.

Quanto as lentes, aí vai da preferência mesmo, tenho a 14-42 HD (pancake zoom eletronico da Pana) e a 14-45 G Vario tambem da Pana, que era a lente original da GF1, ambas com OIS. A 14-42 é boa mas a 14-45 é muito melhor, porem maior (e bem mais cara mesmo usada).

A outra M43 que tenho atualmente é a Pana LX100, que é fenomenal. Tem um 4K muito bom, do nível da G7, uma lente sensacional e é pequena. É mais compacta que a GX7 com a pancake 14-42. Só que não troca a lente.

Resumindo, eu iria para a GX85 ou uma GX8 se quiser que troque de lente ou uma LX100 se uma zoom fixa servir.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 12:18:59 por AFShalders »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 13:55:37
Nunca usei as E-M10 MK II ou III, última Olympus que tive foi a E-M5 MKII. Mas o autofoco da Olympus sempre me pareceu no mesmo nível das minhas Panasonic; em teoria o DFD é um pouco melhor, mas há de se lembrar que ele só funciona com lentes Panasonic - com lentes Olympus é usado o sistema por contraste convencional.

Foco manual: gostava mais do peaking da Olympus do que da Panasonic (achava mais sensível e confiável), mas utilizar ele com lente manuais é (ainda) a minha maior reclamação com as Olympus. Gosto de usar como uso nas Panasonic: ao toque de um botão, é ativado ao mesmo tempo o peaking e o focus assist (a ampliação da imagem em até 5x, no LCD ou no EVF), assim você consegue um foco bem preciso. Nas Panasonic que possuem dial traseiro clicável, ele já vem até configurado para fazer essa função ao usar lentes não nativas. Nas Olympus, você tem de configurar DOIS botões, um para cada função - um ativa/desativa o peaking, outro ativa/desativa o focus assist.

Já com foco manual com lentes nativas m4/3, a Panasonic ativa ambas as funções (se estiverem habilitadas no menu) ao girar o anel de foco da lente. Na Olympus, acho (não lembro bem) que só o peaking ativa, o focus assist tem de ser ativado via botão.

O grande diferencial das Olympus em relação às Panasonic para fotos são os modos Live Bulb / Live Composite - para exposição longa é o sistema mais simples e eficaz que já vi.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 16:13:13
AFShalders e marciok, muito obrigado pelas respostas!

A LX100 está ali como uma opção também, fico um pouco preocupado com os relatos de poeira no sensor que vi e por ser lente fixa não ter como limpar sem ser em assistência técnica. Por outro lado, uma das outras duas me daria a possibilidade de expandir lentes no futuro, caso goste do sistema. Mas isso pode ser um ponto a mais para a LX100 pensando no bolso. Atualmente, das 3 opções, incluindo a LX100 no grupo, o kit da GX85 é o mais barato lá fora. Alguns dizem também que a 12-32 da Pana é ligeiramente melhor que a 14-42 EZ que vem no kit da Olympus, enquanto outros citam a lente da Lx100 como um tanto soft (mas é mais clara que as outras). Esses fabricantes sabem dá nó nas nossas cabeças... rs

Meu foco é mais fotografia, então quando falo em foco automático seria mais em relação a subject tracking, mais do que vídeo. Nisso o DFD da Pana ajuda em algo?

Márcio, a opção de bulb está presente na Panasonic GX85? Você que usa esta câmera vê algum grande drawback nela?

Sds,


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2018, 20:41:19
A Pen F tem o visor e é cheia de dials e atalhos para as funções da câmera. Quase não precisa navegar no menu pra acessar configurações. Só é meio cara... acho que de todas, talvez seja a mais cara. Mas é uma delícia de câmera, estou encantada com ela.
Só não é a melhor pra vídeo. Não tem entrada para microfone externo e nem grava em 4k.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2018, 20:45:22 por Helena Bsb »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2018, 15:46:47
AFShalders e marciok, muito obrigado pelas respostas!

A LX100 está ali como uma opção também, fico um pouco preocupado com os relatos de poeira no sensor que vi e por ser lente fixa não ter como limpar sem ser em assistência técnica. Por outro lado, uma das outras duas me daria a possibilidade de expandir lentes no futuro, caso goste do sistema. Mas isso pode ser um ponto a mais para a LX100 pensando no bolso. Atualmente, das 3 opções, incluindo a LX100 no grupo, o kit da GX85 é o mais barato lá fora. Alguns dizem também que a 12-32 da Pana é ligeiramente melhor que a 14-42 EZ que vem no kit da Olympus, enquanto outros citam a lente da Lx100 como um tanto soft (mas é mais clara que as outras). Esses fabricantes sabem dá nó nas nossas cabeças... rs

Meu foco é mais fotografia, então quando falo em foco automático seria mais em relação a subject tracking, mais do que vídeo. Nisso o DFD da Pana ajuda em algo?

Márcio, a opção de bulb está presente na Panasonic GX85? Você que usa esta câmera vê algum grande drawback nela?

Sds,

Ah, esqueci de mencionar: a 12-32 é uma pequena gema, BEM melhor que a 14-42 da Olympus (tenho ambas). Só não serve para foco manual, pois não tem anel de foco.

Subject tracking, talvez o DFD ajude, mas nunca usei muito - o S-AF costuma ser o suficiente para mim em fotos.

Tenho a LX100 também, e preciso parar para examinar direito as fotos dela - não sei se a lente é tão soft assim, o grande problema da LX100 são os JPGs, que são péssimos; é uma câmera que você PRECISA usar RAW. Mas em termos de versatilidade, é excelente. A abertura da lente ajuda bastante em low light - na verdade ela é uma lente que vem com um câmera de brinde, hehehe

Bulb mode a maioria das câmeras têm. O diferencial do Live Bulb da Olympus é que a cada segundo a imagem no LCD vai atualizando, e você vê em tempo real como está a exposição da sua foto. Quando fica como você deseja, você interrompe a exposição. É muito simples e eficaz.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2018, 17:37:51
Márcio, use o DxO com a LX100. Verá que a qualidade de imagem é simplesmente absurda.

Os JPGs diretos da câmera são adequados para amadores, mas se realmente quiser usar, tem que baixar o nivel de redução de ruido para o minimo e o subir sharpen um ponto.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2018, 17:39:09 por AFShalders »


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2018, 12:01:17
Bom dia.

Há algum tempo, penso numa m43 como opção para portabilidade e qualidade de imagem apara fotos. Viewfinder seria um dos fatores que me fizeram restringir a essas duas câmeras (e não a GF ou Pen, por ex.). Comparando specs, as duas câmeras são bem parecidas, mas o principal que eu gostaria de saber da opnião de vocês que já são usuários m43 experientes é como as duas se comparam em termos de foco: já ouvi dizer que o foco por contraste da Olympus é bem pior que o DFD da Panasonic, confere? Em relação ao foco manual, tem diferença entre as duas?

Desde já agradeço as opiniões, inclusive algo além do foco que acharem interessante.

EDIT: Estaria comprando as duas com as respectivas lentes de kit, 14-42 EZ e 12-32.

Sds,

Carlos

Eu era fã das Olympus. Tive a EM-5 I e II.

Hoje gosto muito mais das Panasonic. A usabilidade da câmera é muito melhor, sem falar no melhor video. Tenho a GX85 (que estou vendendo) e a G9. Nem cogito voltar para Olympus.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2018, 13:34:21
A ergonomia (pegada e layout dos botões), menu e usabilidade da Panasonic parece ser melhor.
Já as lentes eu prefiro as da Oly mas sempre fica aquela história de que lente Pana no corpo Pana e lente Oly no corpo Oly rende mais de quando se misturam.

Mas hoje, se fosse para escolher, eu iria numa E-M1 de primeira geração para economizar ou se fosse para escolher uma mais nova eu partiria para Panasonic G85 (sem o X) ou G7.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2018, 22:24:58
já usei várias olympus e várias panasonics.
hj tenho uma pana G7 (que uso exclusivamente para vídeos), e duas olympus: pen-f e epl 8

vantagens das panasonics: menus mais intuitivos, melhores funções dedicadas a video e disponibilidade no mercado (é possível comprar varios modelos de panasonic em lojas brasileiras com preços razoáveis, garantia e nota fiscal, olympus nunca vi).

vantagens das olympus: maior quantidade de botões físicos, estabilização no corpo (sensacional) e construção da camera.

quanto à qualidade de imagem, vejo ambas muito, mas muito semelhantes. se vc fotografa em raw, basicamente nao há diferença. se fotografa em jpeg, os da panasonic parecem com cores mais vivas e os da oympus parecem um pouco mais nitidos dependendo do modo escolhido. mas nada que nao seja customizável em ambas as cameras.

para fotografia eu iria de olympus pela esabilizaçao no corpo, o peakin que uso muito e me parece melhor nas olys e pela estética das cameras que me agrada mais
para video, panasonic sem pensar duas vezes. filmar com uma g7, uma camera já meio ultrapassada, qineq melhor que filmar com a pen-f por exemplo. imagina uma G9 da vida.

Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2018, 09:38:03
Eu era fã das Olympus. Tive a EM-5 I e II.

Hoje gosto muito mais das Panasonic. A usabilidade da câmera é muito melhor, sem falar no melhor video. Tenho a GX85 (que estou vendendo) e a G9. Nem cogito voltar para Olympus.

Aliás, mande suas opiniões sobre a G9 depois. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci