Autor Tópico: 2018: O Mirrorless que nunca foi e a DSLR que nunca deixou de ser...  (Lida 23891 vezes)

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 05 de Fevereiro de 2018, 17:32:27
10 anos depois acho que podemos assumir que o ganho na redução de tamanho e peso foi uma falacia.

As cameras e lentes eram pequenas simplesmente porque o sensor era pequeno, m4/3 e apsc.
Agora com as Sony FF ficou obvio que sensor grande = lente grande.

Mais ou menos. As Leica são um exemplo de como se pode fazer um sistema FF de tamanho compacto: http://j.mp/2E6bdIf

A Sony havia pego um mount feito pra APS-C e extrapolou pra FF. Tem como fazer isso, mas a gambiarra é que a lente precisa captar e passar muito mais luz por um espaço menor. Daí, pra um mesmo f/, precisa de um elemento frontal maior.

Mas, claro, uma lente f/2 pra um sensor grande vai ser maior que uma lente f/2 pra um sensor pequeno, mesmo que os ângulos sejam equivalentes.
Felipe

Di Torres

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #31 Online: 05 de Fevereiro de 2018, 17:50:49
Danos na retira não ocorrem por quantidade de luz ou por calor.
É uma reação química.

É por isso que tantas pessoas ficam cegas em eclipses...
Quando o eclipse passa da metade, já é possível observá-lo sem sentir dor, mas a reação química continua ocorrendo.

Se você observar um pôr do sol olhando diretamente para o sol, você vai ficar com um black spot na visão por minutos ou até horas e isso pode sim gerar danos permanentes na retina. Muitas vezes esses danos só podem ser diagnosticados com um oftalmol, pois seu cébero é um puta dum photoshop e ele cobre essas falhas. Essas lesões quase sempre melhoram com o tempo com a reposição de células, mas também podem encadear problemas mais graves de vista.

Com uma magnificação de 200mm em f2.8, um pôr do sol é cerca de 8x mais perigoso de se obervar comparado ao olho nu.

But hey, meu comentário engraçadinho imaginando uma situação hipotética chegou longe, hein?  :ponder:

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #32 Online: 05 de Fevereiro de 2018, 19:09:13
But hey, meu comentário engraçadinho imaginando uma situação hipotética chegou longe, hein?  :ponder:

Meio sensacionalista, isso sim. No caso do eclipse o sol também está alto, a situação é bem diferente.
Mas passemos desta fase. Se quiser de uma lida naquele livro que te indiquei, é bem legal.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2018, 19:10:32 por AFShalders »
Ética não é negociável.

Viciado em Fotografia desde 1980
www.oldgoodlight.blogspot.com
www.flickr.com/groorj

Di Torres

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #33 Online: 05 de Fevereiro de 2018, 19:18:30
Meio sensacionalista, isso sim. No caso do eclipse o sol também está alto, a situação é bem diferente.
Mas passemos desta fase. Se quiser de uma lida naquele livro que te indiquei, é bem legal.
Sim, já comecei a ler. Obrigado pela indicação.

ronaldom1

• Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
Resposta #34 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 11:26:57
Acho que sempre fica uma lição... escolher o equipamento que atende as suas demandas e tomar cuidado com a histeria coletiva que domina o mercado em alguns momentos...
No final o meio não deveria ser o principal, mas apenas um instrumento para se obter as fotos... evidente que quanto mais facilite a sua vida e atenda as suas demandas, melhor...
Vejo algo parecido com as Tvs atualmente... basicamente chegaram em um nível tão elevado de qualidade que para assistir conteúdos comuns como filmes, programas, séries... pouco muda se LED, QLED, OLED ou qualquer outro derivativo que possam criar, a diferença final é pequena... mas vendem a idéia que um vai acabar com o outro e se cria uma histeria pela troca e pelo abandono dos modelos antigos...

Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/

felipemendes

• Benfeitor
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 11:43:26
Acho que sempre fica uma lição... escolher o equipamento que atende as suas demandas e tomar cuidado com a histeria coletiva que domina o mercado em alguns momentos...
No final o meio não deveria ser o principal, mas apenas um instrumento para se obter as fotos... evidente que quanto mais facilite a sua vida e atenda as suas demandas, melhor...
Vejo algo parecido com as Tvs atualmente... basicamente chegaram em um nível tão elevado de qualidade que para assistir conteúdos comuns como filmes, programas, séries... pouco muda se LED, QLED, OLED ou qualquer outro derivativo que possam criar, a diferença final é pequena... mas vendem a idéia que um vai acabar com o outro e se cria uma histeria pela troca e pelo abandono dos modelos antigos...

Correto. No meu caso, realmente me sinto mais satisfeito com minha ML do que estava antes com Nikon. Passei anos esperando uma 30-35mm clara, eles nunca lançaram, daí comprei a Sigma, então eles lançaram a 35mm pela metade do preço... Fiquei p***, mas tudo bem. Quando lançaram as Fuji X com 18 e 35mm, ambas claras, vi que meu destino estava ali. Nem tanto porque o sistema fosse melhor (e é), mas por levar mais a sério o lançamento de lentes.
Felipe

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 12:13:19
Mais ou menos. As Leica são um exemplo de como se pode fazer um sistema FF de tamanho compacto: http://j.mp/2E6bdIf

A Sony havia pego um mount feito pra APS-C e extrapolou pra FF. Tem como fazer isso, mas a gambiarra é que a lente precisa captar e passar muito mais luz por um espaço menor. Daí, pra um mesmo f/, precisa de um elemento frontal maior.

Mas, claro, uma lente f/2 pra um sensor grande vai ser maior que uma lente f/2 pra um sensor pequeno, mesmo que os ângulos sejam equivalentes.

Não conheço Leica, mas se pesquisei certo não vi vantagem nenhuma:

http://gmpphoto.blogspot.com.br/2015/10/leica-sl-size-comparison.html
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

YP

• Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #37 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 12:15:41
Fico na dúvida sobre isso:

Assistência com um preço justo e bem feito nas Mirrorless.

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #38 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:10:24
Não conhece mesmo, tirando o parasol enorme, uma lente 50mm f/1.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #39 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:12:27
Uma Médio Formato 80mm 2.8, uma Fuji 35mm 1.4 e uma Voigtlander 75mm 2.5, descontem os para-sóis.
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #40 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:14:41
Uma lente 85mm 1.4 pra FF digital
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #41 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:15:51
Lentes: 28mm f/2 pra Leica, 35mm 1.4 pra Fuji e 50mm 1.5 pra Leica.
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

felipemendes

• Benfeitor
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:17:11
Não conheço Leica, mas se pesquisei certo não vi vantagem nenhuma:

No final das contas, o conjunto ótico tem peso muito menor que o resto (estabilização, motor de foco, controle de abertura, etc). Claro que pra uma lente de sensor maior, tudo isto tende a ser maior, porque o peso do conjunto ótico é maior. Mas a lente em si não precisa ser grande. As coisas que achamos importantes (e nem sempre são de verdade) tende a aumentar o tamanho das lentes:

Nem todo mundo quer abrir mão do foco automático mas, pra algumas pessoas (me incluo neste grupo), uma câmera/lente menor, com menos recursos (menor velocidade, menor abertura...) acaba sendo mais útil no geral que um conjunto maior com todos os recursos possíveis. Pra coisas específicas, as DSLRs ainda vão ser melhores por um bom tempo. Mas, pra coisas específicas, painéis CRT (tubo de imagem) são melhores que qualquer painel LCD...
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2018, 13:18:58 por felipemendes »
Felipe

vangelismm

• Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #43 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:27:29
Não conhece mesmo, tirando o parasol enorme, uma lente 50mm f/1.
Aquelas fotos que postei não são leica?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #44 Online: 06 de Fevereiro de 2018, 13:39:49
Aquelas fotos que postei não são leica?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Vai do sistema que você escolhe, mas o sistema M também é leica e tem lentes claríssimas como essa 50mm f/1.

Leica de 35mm.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2018, 13:41:59 por cfcsosa »
-------------------
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978