Autor Tópico: 2018: O Mirrorless que nunca foi e a DSLR que nunca deixou de ser...  (Lida 41447 vezes)

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #525 Online: 16 de Maio de 2018, 17:28:25
Seu movimento poderia ser pra Sony que oferece as melhores ML da atualidade, mas assim como eu talvez pense que o melhor sensor e sistema de foco não sejam tão importantes quanto avaliar a solução total.
Não acho que exista um "marketing ML", tipo um grupo de vilões que se reúne em um esconderijo pra tramar contra o bom povo DSLR. Há, sim, gente tentando aumentar a audiência com uma narrativa que só vê parte do cenário (veja o tópico recentemente aberto, sobre a propaganda). Isso ocorre tanto com fabricantes ML quanto com tradicionalmente DSLR.

Independente do marketing, veja os últimos 10 anos:
- Fuji usava mount Nikon, depois se relançou (melhor que antes) com mount ML;
- Sony comprou o mount SLR Minolta, matou, e focou em ML;
- Olympus/Panasonic usavam o DSLR 4/3, depois resolveu focar em m4/3, que é ML;
- Canon e Nikon planejam novos lançamentos ML em 2018.

Eu diria que a tendência de mercado nos últimos 15 anos tem sido em direção ao ML, não em direção a DSLR, concorda?

Independente de qualquer coisa, eu usava uma Nikon. Reconheço o valor, mas me dei melhor com uma ML. Muitas pessoas podem achar o contrário, ninguém precisa pensar igual. Mas, pra eu voltar pra Nikon, teria que ser com uma que fosse melhor (pro meu uso) que a Fuji que eu uso hoje.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Ernesto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #526 Online: 16 de Maio de 2018, 18:18:11
...
Eu diria que a tendência de mercado nos últimos 15 anos tem sido em direção ao ML, não em direção a DSLR, concorda?

...

Sim, concordo. A indústria vive de sucatear o antigo e propôr o novo.

De 1994 a 2004 anunciaram o fim das DSLR quando diziam (qq revista de época) que as compactas eram as câmeras do novo milênio e que CaNikon tinham dormindo...(exatamente essas palavras)

Após a derrota deste novo modelo, pegaram o modelo Leica M que existia desde +-1960 (antes de 1960, o foco Leica não era em lentes cambiáveis, apesar de ser possível trocar, não era comum a troca)

Enfim pegaram o modelo Leica de 1960 e lançaram como novidade histórica para 2008... usando o mesmo Slogan

Eu não tenho nada contra ML, sempre compro e testo diversos modelos...(Sony a6000, Fuji X-T2, Panasonic Lumix, são exemplos)

O que eu tenho contra é ao fornecimento de equipamentos que não cumprem o que prometem. Propaganda de megalomania que não corresponde.

E cada uma que eu pego e me frusto, com mais bronca eu fico. Até porque, me parece que seria possível fazer coisa melhor.

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 18:25:24 por Ernesto »
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo de Médio Formato Digital

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #527 Online: 16 de Maio de 2018, 18:30:15
O que eu tenho contra é ao fornecimento de equipamentos que não cumprem o que prometem.

Então vc deve ser um fotógrafo muito mais exigente, e possivelmente melhor que eu. Não sei, pois nunca vi suas fotos. Pra mim, minha Fuji atende perfeitamente bem. Não que minha antiga Nikon não atendesse, mas eu gosto mais da Fuji.

Felipe

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #528 Online: 16 de Maio de 2018, 19:02:38
Então vc deve ser um fotógrafo muito mais exigente, e possivelmente melhor que eu. Não sei, pois nunca vi suas fotos. Pra mim, minha Fuji atende perfeitamente bem. Não que minha antiga Nikon não atendesse, mas eu gosto mais da Fuji.

Eu costumo colocar minhas fotos no fórum algumas vezes. Já coloquei, inclusive, comparativos de câmeras.

Se você quiser ver algo específico, eu coloco.

Eu consigo mostrar vários comparativos porque tenho bastante coisa e tenho acesso  ao equipamento de amigos.

Fora isto, moro na cidade de SP e tenho acesso à lojas com facilidade.

Também recebo equipamento de demonstração para testes, como foi o caso da Fuji, uma vez em 2015 e outra este ano.

Meu sonho hoje é comprar a Olympus 300mm 4.0 para testar..

Adoro tecnologia mas, não gosto de equipamento inacabado que sai no mercado para ser trocado no ano seguinte.

Ex: Sony a9 e seu buffer ridículo que, com certeza, será trocado em breve.

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #529 Online: 16 de Maio de 2018, 19:09:54
https://youtu.be/-wpKTmNFg3U
Eu costumo colocar minhas fotos no fórum algumas vezes. Já coloquei, inclusive, comparativos de câmeras.

Se você quiser ver algo específico, eu coloco.

Eu consigo mostrar vários comparativos porque tenho bastante coisa e tenho acesso  ao equipamento de amigos.

Fora isto, moro na cidade de SP e tenho acesso à lojas com facilidade.

Também recebo equipamento de demonstração para testes, como foi o caso da Fuji, uma vez em 2015 e outra este ano.

Meu sonho hoje é comprar a Olympus 300mm 4.0 para testar..

Adoro tecnologia mas, não gosto de equipamento inacabado que sai no mercado para ser trocado no ano seguinte.

Ex: Sony a9 e seu buffer ridículo que, com certeza, será trocado em breve.

-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #530 Online: 16 de Maio de 2018, 19:37:16
https://youtu.be/-wpKTmNFg3U

Legal o vídeo.. mostra bem as paradas... o segredo é não estourar o buffer à toa.

Coisa fácil e barata de resolver e que, claramente, será resolvida na versão mk ii.

CaNikon tem que correr até lá... e agradecer essa chance que a Sony lhes deu.

« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 19:52:37 por Ernesto »

davi_ssilva

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #531 Online: 16 de Maio de 2018, 21:21:02
Acho que muitos de vocês, e principalmente o Ernesto, já ouviram falar do fotógrafo de esportes Bob Martin.

Por anos ele fotografou com as mais diferentes marcas, Canon, Nikon (foi garoto propaganda dela), e recentemente foi chamado pela Sony pra participar no desenvolvimento da recente 100-400mm f/4.5-5.6, e das novas 400mm f/2.8 e 200-600mm.

Caso tenham curiosidade, acesse o Instagram dele e confiram. Ele está testando e ajudando no desenvolvimento das lentes desde Wimbledon do ano passado, depois pelo mundial de atletismo, mundial de para-atletismo, olimpíadas de inverno e para-olimpíadas.

Eu o acompanho desde os tempos de Nikon, e achei bacana o que ele tá tirando da a9 (apesar do buffer de "só" 241 raws...)

https://www.instagram.com/bubblesontour/

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #532 Online: 16 de Maio de 2018, 22:46:32
É que nem músico. Você pode dar qualquer instrumento pra um músico bom, vai sair som demais. E pra um cara ruim não adianta dar o melhor instrumento do mundo.  Esses caras gênios podem abrir uma caixa surpresa e pegar câmera de qualquer marca, vai fazer chover. E vai vender demais.

davi_ssilva

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #533 Online: 16 de Maio de 2018, 23:15:22
É que nem músico. Você pode dar qualquer instrumento pra um músico bom, vai sair som demais. E pra um cara ruim não adianta dar o melhor instrumento do mundo.  Esses caras gênios podem abrir uma caixa surpresa e pegar câmera de qualquer marca, vai fazer chover. E vai vender demais.
Exatamente!

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #534 Online: 17 de Maio de 2018, 01:42:27
Exatamente!

Exatamente, o músico PROFISSIONAL tira som com qq instrumento mas, na hora de comprar são os mais frescos ao ouvir equipamentos, pegando aqueles modelos que ninguém de fora percebe diferença sonora, só o cara e outros músicos profissionais percebem a diferença sonora. Ouvem 20 violões "idênticos" da mesma marca, discutem guitarras Gibson vs Epiphone e falam sobre a diferença de som de Gibsons de madeiras diferentes, ouvem diversos pianos da mesma marca, etc...
Uma flauta transversal varia de 200reais a 30mil reais no mercado livre... Para o amador, é tudo flauta igual. E a flauta chinesa de 200 conto vai dominaaaaaa e acabar com a Yamaha de 30mil.

« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 01:51:09 por Ernesto »

Ernesto

• Colaborador(a)
  • Fotógrafo Profissional
Resposta #535 Online: 17 de Maio de 2018, 01:57:23
Segundo o Nikonrumors, a B&H parou de vender Nikon e a Adorama está limpando o estoque

https://nikonrumors.com/2018/05/16/bh-no-longer-sells-nikon-1-cameras-and-lenses.aspx/

A revolução ML começou ?  :ponder:

davi_ssilva

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #536 Online: 17 de Maio de 2018, 02:03:52
Exatamente, o músico PROFISSIONAL tira som com qq instrumento mas, na hora de comprar são os mais frescos ao ouvir equipamentos, pegando aqueles modelos que ninguém de fora percebe diferença sonora, só o cara e outros músicos profissionais percebem a diferença sonora. Ouvem 20 violões "idênticos" da mesma marca, discutem guitarras Gibson vs Epiphone e falam sobre a diferença de som de Gibsons de madeiras diferentes, ouvem diversos pianos da mesma marca, etc...
Uma flauta transversal varia de 200reais a 30mil reais no mercado livre... Para o amador, é tudo flauta igual. E a flauta chinesa de 200 conto vai dominaaaaaa e acabar com a Yamaha de 30mil.

Ok, mas então de acordo com o que vc disse, a a9 atende ao grau de exigência e frescura do Bob Martin. Nada mau, não? (lembrando que ele não é um Sony Artisan, pelo menos não publicamente).

Leonardo Tonin

• Membro Ativo
Resposta #537 Online: 17 de Maio de 2018, 05:57:47
Publico alvo... Funcao....

Quem tem grana para pagar 105 1.4e
58 1.4  28 1.4e?  D850?  D5?

E a mesmo que procura Fuji?  Mesmo tipo de trabalho? 

Vou discutir o que empresarios que tem muito mais conhecimento do que eu devem fazer? Serio?

fabianob

• Colaborador(a)
Resposta #538 Online: 17 de Maio de 2018, 08:03:05
Acho que a Nikon vai demorar uns bons anos ainda para entrar no ML de cabeça e quando entrar provavelmente não vai querer perder a lentes que já possui.
A questão de tamanho nas ML ficou bem subjetivo se analisar as lentes da Sony. Ai acredito que se a Nikon entrar na dança vai desenvolver um adaptador que realmente funcione ou o que seria mais interessante fazer uma câmera que não precise de adaptador talvez colocando um elemento ótico na câmera?  :ponder: :ponder: :ponder:
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #539 Online: 17 de Maio de 2018, 09:30:43
Ok, mas então de acordo com o que vc disse, a a9 atende ao grau de exigência e frescura do Bob Martin. Nada mau, não? (lembrando que ele não é um Sony Artisan, pelo menos não publicamente).

Na verdade não funciona assim não.

O músico/fotógrafo, tem seu equipamento preferido, que ele não revela, não usa profissionalmente durante um contrato de endorsement. Já fui endorser, tenho vários amigos que são. Você tem que fazer um teatrinho básico, dizer que aquele equipo é o bicho, que dá aqueles resultados fantásticos, que quem comprar vai conseguir fazer igual. Meio balela.

E o melhor contrato de endorsement é aquele sigiloso.

Sebastião salgado conseguiria fazer o Genesis se não usasse Canon? Ele realmente acha a Canon a melhor câmera do mundo, uma vez que tem acesso a tudo? A mesma coisa se aplica ao Bob Martin e a Sony.

« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 09:31:26 por Claudio Rombauer »