Autor Tópico: 2018: O Mirrorless que nunca foi e a DSLR que nunca deixou de ser...  (Lida 23874 vezes)

davi_ssilva

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #510 Online: 15 de Maio de 2018, 21:30:20

"Is Mirrorless dying ?"  :hysterical:

Só se forem as da Nikon ...

Mas falando sério agora, eu acho que estão descontinuando a linha 1 justamente porque eles devem lançar uma nova linha mirrorless em breve.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Russia2018
Resposta #511 Online: 15 de Maio de 2018, 22:42:35
Estão dizendo que lucro aumentou 8x (776%) graças a reestruturação e a D850

Convenhamos, a D850 não tem esse poder de vendas de mudar uma empresa toda...

Pra aumentar tanto, eles fecharam partes da empresa e cancelaram contratos com fornecedores...diga-se Nikon 1 (Indonésia) e outras mais...

https://www.diyphotography.net/nikon-reports-8x-increase-in-annual-profit-thanks-to-restructuring-and-d850-sales/

A pergunta fica:
Após esse susto, e a decisão embaraçosa (a quem comprou) de descontinuar um padrão, vão arriscar em OUTRO padrão ML ?

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

#Fotógrafo da "Rio 2016"

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #512 Online: 15 de Maio de 2018, 22:44:47
É preciso investir nesse segmento, o mercado pede e certamente os acionistas cobram.
Estão dizendo que lucro aumentou 8x (776%) graças a reestruturação e a D850

Convenhamos, a D850 não tem esse poder de vendas de mudar uma empresa toda...

Pra aumentar tanto, eles fecharam partes da empresa e cancelaram contratos com fornecedores...diga-se Nikon 1 (Indonésia) e outras mais...

https://www.diyphotography.net/nikon-reports-8x-increase-in-annual-profit-thanks-to-restructuring-and-d850-sales/

A pergunta fica:
Após esse susto, e a decisão embaraçosa (a quem comprou) de descontinuar um padrão, vão arriscar em OUTRO padrão ML ?

-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #513 Online: 15 de Maio de 2018, 22:45:23
Pessoal falava dessa Nikon como se fosse um divisor de águas.

Foi por água abaixo então.

davi_ssilva

• Membro Ativo
    • Flickr
Resposta #514 Online: 15 de Maio de 2018, 23:06:40
Pessoal falava dessa Nikon como se fosse um divisor de águas.

Foi por água abaixo então.
Dividiu e afundou! 🤣🤣🤣🤣

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Russia2018
Resposta #515 Online: 16 de Maio de 2018, 00:58:38
Dividiu e afundou! 🤣🤣🤣🤣

Depois culpam, no texto, a W300...cacete... lançaram umas 5 versões dessa câmera.. UMA POR ANO... PQP... então vendia... só que o público não aguentou mais trocar...

e aí ?

Aí, no texto, culpam o mercado que diminuiu... caramba, não percebem que eles cansam o público ??? Fazer o povo trocar todo ano não dá !!!

O mesmo vale para Nikon 1... era claro que tudo era tosco e vivia saindo modelo, um após outro... chega uma hora que o público cansa...

#Fotógrafo da "Rio 2016"

fabianob

• Membro Ativo
Resposta #516 Online: 16 de Maio de 2018, 08:39:05
Vamos analisar como funciona o marketing de vendas de outros segmentos.

Para os flagships

Celular... lançam dois modelos por ano.

Carro... lançam um modelo por ano.

Televisão... lançam um modelo por ano.

Não vejo problema algum da Nikon lançar um modelo de câmera novo por ano... o problema é não inovar, não lançar melhorias...
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

Claudio Rombauer

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #517 Online: 16 de Maio de 2018, 09:24:43
O bom de lançar um modelo novo por ano é que temos inovações frequentes. O lado ruim é que a depreciação é maior, consequentemente o valor de revenda cai. Em geral, câmeras com um ciclo mais conservador de renovação tem baixa desvalorização.

Neste ponto eu gosto da estratégia da Fuji, que faz constantes atualizações nos firmwares, e atualizações relevantes.
« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 09:25:11 por Claudio Rombauer »

fabianob

• Membro Ativo
Resposta #518 Online: 16 de Maio de 2018, 10:05:04
O bom de lançar um modelo novo por ano é que temos inovações frequentes. O lado ruim é que a depreciação é maior, consequentemente o valor de revenda cai. Em geral, câmeras com um ciclo mais conservador de renovação tem baixa desvalorização.

Neste ponto eu gosto da estratégia da Fuji, que faz constantes atualizações nos firmwares, e atualizações relevantes.

Fuji e Olympus são as únicas que já vi lançarem firmwares com inclusão de funcionalidades e atualização de sistema. As outras marcas geralmente só corrigem bugs.  :(
Df, D750, D5300, YN565EX x2, YN622N, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.

felipemendes

• Benfeitor
  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • Fotógrafo, não. Fotografador.
    • Meu Flickr
Resposta #519 Online: 16 de Maio de 2018, 13:20:08
A pergunta fica:

Essa é uma pergunta muito importante, e se a Nikon quiser se manter no páreo, vai ter que dar uma resposta bem clara, algo do tipo:
"Sim, entramos sério no segmento ML. Por isso, aqui temos não somente uma, mas duas câmeras ML, uma amadora, com recursos equivalente aos da nossa D7500, e uma avançada, com recursos da nossa D750, em tamanhos mais compactos, velocidade de foco maior que de nossa tecnologia anterior (pra não ter que falar de Nikon 1), duração de bateria excelente e visor real-time. Além disso, já lançamos nossos novos sistemas com lentes equivalentes a 24, 35, 50 e 85mm, e vamos em 8 anos ter todo o line-up atual de lentes traduzidos para os novos formatos. Ainda, lançamos adaptadores nativos, para o fotógrafo usar suas atuais lentes Nikon no nosso novo sistema".

O grande problema é que a Nikon vem sistematicamente falhando em dar respostas claras.
Felipe

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Russia2018
Resposta #520 Online: 16 de Maio de 2018, 14:32:32
Essa é uma pergunta muito importante, e se a Nikon quiser se manter no páreo, vai ter que dar uma resposta bem clara, algo do tipo:
"Sim, entramos sério no segmento ML. Por isso, aqui temos não somente uma, mas duas câmeras ML, uma amadora, com recursos equivalente aos da nossa D7500, e uma avançada, com recursos da nossa D750, em tamanhos mais compactos, velocidade de foco maior que de nossa tecnologia anterior (pra não ter que falar de Nikon 1), duração de bateria excelente e visor real-time. Além disso, já lançamos nossos novos sistemas com lentes equivalentes a 24, 35, 50 e 85mm, e vamos em 8 anos ter todo o line-up atual de lentes traduzidos para os novos formatos. Ainda, lançamos adaptadores nativos, para o fotógrafo usar suas atuais lentes Nikon no nosso novo sistema".

O grande problema é que a Nikon vem sistematicamente falhando em dar respostas claras.

Bem, agora que o lucro aumentou nesse recorde gigante de 776%, vão decidir investir em algo mas, tem que ser com calma.

Quanto a adaptadores, a Nikon 1 tem, para por as lentes DX e FX...

Eu não sei se eram ruins...

Eu aposto em "uma D850" usando o sistema Nikon 1...

Não tem porque jogar as lentes (e os projetos) fora e fazer mais um padrão...

A Nikon saiu de "falidona" para lucro recorde muito mas muuuuuuito alto... Isso é impressionante !  :clap:

#Fotógrafo da "Rio 2016"

felipemendes

• Benfeitor
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #521 Online: 16 de Maio de 2018, 14:57:47

Bem, agora que o lucro aumentou nesse recorde gigante de 776%, vão decidir investir em algo mas, tem que ser com calma.

Muita calma nessa hora!  ;)

A notícia (espetacular, como sempre), só quer dizer que a Nikon saiu de um lucro quase zero pra um lucro um pouquinho maior. É como dizer que o agronegócio foi responsável por triplicar (200%) o aumento do PIB brasileiro de 2017:
https://g1.globo.com/economia/noticia/pib-brasileiro-cresce-10-em-2017-apos-2-anos-de-retracao.ghtml

Isso quer dizer que o agronegócio bombou, ou que foi um pouquinho melhor que a média??? O mesmo acontece com a Nikon: não é que ela esteja bombando, mas sim que o lucro, que todos sabemos que foi bem fraco em 2016, aumentou um tiquinho em 2017. Pode ser que a D850 tenha tido uma boa parte nisso sim, da mesma forma que o agronegócio triplicou o aumento do PIB...
Sem o agronegócio, o PIB teria aumentado 0.3%. Com o agronegócio, o PIB aumentou 1%.
Felipe

Ernesto

• Membro Ativo
  • #Russia2018
Resposta #522 Online: 16 de Maio de 2018, 15:58:09
Muita calma nessa hora!  ;)

A notícia (espetacular, como sempre), só quer dizer que a Nikon saiu de um lucro quase zero pra um lucro um pouquinho maior. É como dizer que o agronegócio foi responsável por triplicar (200%) o aumento do PIB brasileiro de 2017:
https://g1.globo.com/economia/noticia/pib-brasileiro-cresce-10-em-2017-apos-2-anos-de-retracao.ghtml

Isso quer dizer que o agronegócio bombou, ou que foi um pouquinho melhor que a média??? O mesmo acontece com a Nikon: não é que ela esteja bombando, mas sim que o lucro, que todos sabemos que foi bem fraco em 2016, aumentou um tiquinho em 2017. Pode ser que a D850 tenha tido uma boa parte nisso sim, da mesma forma que o agronegócio triplicou o aumento do PIB...
Sem o agronegócio, o PIB teria aumentado 0.3%. Com o agronegócio, o PIB aumentou 1%.

Faz sentido... o que não representa tão boa notícia assim...
É o mesmo que fizeram com o marketing ML este ano,  ao dizerem que subiu 38%...é o efeito Barrichello... quando se está em vigésimo e, de repente, se chega em sexto...parece que houve um ganho grande de performance ao falar em %. Mas, quando olhamos números absolutos, não é nada tão grande assim, pois seguem com 20% do mercado fotográfico, o que é representativo mas, após 10 anos nadando (efeito Barrichello), não demonstra real ameaça e nem crescimento para quem luta há 10 anos..

« Última modificação: 16 de Maio de 2018, 16:01:26 por Ernesto »

#Fotógrafo da "Rio 2016"

Leonardo Tonin

• Membro Ativo
Resposta #523 Online: 16 de Maio de 2018, 16:23:59
     Pessoal vou sair porque parece meio sem sentido as ultimas avaliacoes por aqui. Boa sorte.

felipemendes

• Benfeitor
  • Colaborador(a)
    • Meu Flickr
Resposta #524 Online: 16 de Maio de 2018, 17:11:05
Faz sentido... o que não representa tão boa notícia assim...
É o mesmo que fizeram com o marketing ML este ano,  ao dizerem que subiu 38%...é o efeito Barrichello... quando se está em vigésimo e, de repente, se chega em sexto...parece que houve um ganho grande de performance ao falar em %. Mas, quando olhamos números absolutos, não é nada tão grande assim, pois seguem com 20% do mercado fotográfico, o que é representativo mas, após 10 anos nadando (efeito Barrichello), não demonstra real ameaça e nem crescimento para quem luta há 10 anos..

Não acho que exista um "marketing ML", tipo um grupo de vilões que se reúne em um esconderijo pra tramar contra o bom povo DSLR. Há, sim, gente tentando aumentar a audiência com uma narrativa que só vê parte do cenário (veja o tópico recentemente aberto, sobre a propaganda). Isso ocorre tanto com fabricantes ML quanto com tradicionalmente DSLR.

Independente do marketing, veja os últimos 10 anos:
- Fuji usava mount Nikon, depois se relançou (melhor que antes) com mount ML;
- Sony comprou o mount SLR Minolta, matou, e focou em ML;
- Olympus/Panasonic usavam o DSLR 4/3, depois resolveu focar em m4/3, que é ML;
- Canon e Nikon planejam novos lançamentos ML em 2018.

Eu diria que a tendência de mercado nos últimos 15 anos tem sido em direção ao ML, não em direção a DSLR, concorda?

Independente de qualquer coisa, eu usava uma Nikon. Reconheço o valor, mas me dei melhor com uma ML. Muitas pessoas podem achar o contrário, ninguém precisa pensar igual. Mas, pra eu voltar pra Nikon, teria que ser com uma que fosse melhor (pro meu uso) que a Fuji que eu uso hoje.
Felipe