Autor Tópico: Canon X Nikon (preços)  (Lida 10979 vezes)

Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Online: 19 de Abril de 2005, 12:23:13
Pessoal,

Sem querer polemizar ainda mais essa (chata) discussão sobre Nikon X Canon, gostaria de comparar os preços desses equipamentos. Eu sempre ouvi falar que o sistema Nikon era mais caro que o Canon...

Estou tomando como base uma dSLR de entrada, para uso geral, com lentes de entrada (porém de boa qualidade) e alguns acessórios fundamentais. Vejam só os preços (em dólar, sem frete, da "falecida" B&H):

Canon 350D: $900
Lente 28-105/3.5-4.5II USM + parasol: $254
Lente 100-300/4.5-5.6 USM + parasol: $304
Lente 50/1.8II + parasol: $99
Flash 550EX: $320
Bateria extra: $50
TOTAL: $1927

Nikon D70 + Lente 18-70/3.5-4.5 ED + parasol: $1.200
Lente 70-300/4-5.6 ED + parasol: $300
Lente 50/1.8 + parasol: $112
Flash SB600: $195
Bateria extra: $45
TOTAL: $1852

Ou seja, os preços são praticamente os mesmos, sendo o sistema Nikon $75 mais em conta. Será que estou comparando coisas muito distintas ou nesse segmento de entrada os preços são semelhantes mesmo?

O que acham dessas duas configurações?
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2005, 12:44:17
Vou responder com base no que tenho visto meus amigos profissionais falarem, embora eu n use DSLR ainda, vejo que os comentários fazem sentido:

Primeiro, acho mt mais tentador o pacote que você fez com a D70, mesmo ela possuindo 2mp menos, me parece uma câmera de performance mais robusta (veja que a 350 que é lançamento quase empata na velocidade com ela, quer dizer, mesmo com algum tempo de mercado a D70 tem uma performance forte). Segundo, só o corpo dela e o fato de possuir dois dials independentes de exposição/abertura parecem dar mt mais agilidade, segurança na hora de fotografar. E finalmente, eu pessoalmente tenho achado a óptica Nikon bem superior, além do mais são câmeras que não perdem valor, ao contrário da Canon que cai na hora de vender.

Agora o que eu acho, a Nikon embora produza mais ruído, tem a possibilidade de reduzir esse ruído ou não, já a Canon não tem essa opção, produz pouco ruído, mas tbm mata detalhes, embora seja justo dizer que a resolução dela empata com a 20D. Para piorar a Canon n tem fotometria spot, e se for usar fotometria multipla o sistema matrix da Nikon não tem p bater. Eu ficaria em forte dúvida entre as duas, mesmo sabendo que a D70 tem 2 mp menos. Muito provavelmente eu iria pela D70 depois de bater a cabeça alguns dias. Ou esperaria pela D70s ou D50 para pagar menos.
« Última modificação: 19 de Abril de 2005, 12:46:02 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2005, 12:51:47
B) Crei que o flash 550 deveria ser comparado com o SB800, que é bem mais caro.
Quanto ao ruído vi no brfoto um cara que usou o soft que vem com a D70 para tornar o ruído monocromático, o deu um efeito muito bom. Com a Canon não dá.

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=8631

veja este site sobre a D70

http://www.pbase.com/dlcmh/dslr_links

Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2005, 13:09:21
Tem o seguinte .. comparando somente as cameras .... a D70 tá no mercado a um certo tempo já né ... a 350D é lançamento ..

espera só a D50 e a D70s sai pra vc ver o preço ... eu acho q vai ser lá em cima ..


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2005, 19:14:53
Guss & Zeiss,

Obrigado pelos comentários. Com relação ao ruído, eu sempre ouvi falar que o ruído na D70 era ligeiramente superior à Rebel mas, na prática, o ruído da D70 era mais fino e menos desagradável. Mas deixa isso pra lá, é quase tudo a mesma coisa, pouco ruído em ambas, é o que me interessa.

Com relação ao flash, realmente deveria ter colocado o SB800 no lugar do SB600. Qual seria a diferença básica entre eles? Só o fato do 600 não poder ser master e ter menos potências ou tem algo mais?

E quanto ao jogo de lentes que especifiquei no kit da Nikon? Acham razoáveis para um amador avançado e exigente? Alguma outra sugestão de baixo custo?
Eu fiquei mais a fim da D70 mais por causa da lente do kit e também pela ergonomia como falou muito bem o Guss. Eu nunca vi a Rebel 350, mas me pareceu minúscula demais. Isso pode até atrapalhar...

Um abraço.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2005, 19:28:47
As outras n conheço, mas essa aqui eu sei que é muito boa, alguns amigos trabalham com ela 70-300/4-5.6 ED (aprox. $300) e já fizeram ótimos comentários.

Matheus, o fato de ser lançamento n quer dizer muito, tantas câmeras novas que sairam inferiores às antecessoras. Não é o caso da 350 em relação a 300 que tinha várias deficiências, mas em relação a D70 não significa mt ela ser lançamento, é mais lenta, tem aquele único dial que faz ela parecer um rádio a pilha, e o corpo (embora ambas sejam de plástico) basta tocar os dedos p ficar marcado, acabamento barato mesmo, e isso que falo são coisas superficiais. A D50 vai continuar sendo 6mp (dei uma olhada no manual), o que pode ocorrer é ela custar menos sem perder em muito para a D70, no caso de amadores como eu, seria uma boa opção (desde que saia preta, até aqui só vi prata e era horrível, vamos esperar).

[]'s.
Nikon/Panasonic Gear


Luciano Leão

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2005, 20:16:07
Marcelo,
Como já estive na sua situação quando estava por decidir por qual equipamento comprar, vou contribuir com minha opinião. Ambos equipamentos são muito bons, a 350D apesar do pouco tempo em que pude ficar com ela proporcionou-me belas fotos, contudo não gostei da "pegada" ou seja o tamanho, pois achei meio pequena (talvéz porque estou acustumado a trabalhar com uma D1X).  Apesar de usar Nikon no trabalho, o meu equipamento particular é Canon, pois gosto da fidelidade de cores, iso 100, etc...
Fotografei com a D70 e ela é muito boa também, boa nitidez, boa fotometria (melhor que a Canon), esquenta um pouco as cores (na minha humilde opinião), é rápida e o melhor 1/500 de sincronismo de flash.
Ambas as marcas possuem lentes de primeira e vai do gosto do freguês, na sua lista Canon eu substituiria a 28-105 3.5-4.5 e a 50 1.8 por uma Tamron 28-75 2.8 DI. Honestamente entre a 350D e a D70 eu ficaria com a D70 ou quem sabe esperar pra ver a tal D70s.
Abraços
Luciano


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2005, 01:21:14
Oi Luciano,

Estou de acordo com suas colocações. No meu caso particular, a Nikon parece ser mais atraente. Mas ambas são excelentes máquinas.

Espero que com o lançamento da D70s (alguém sabe quando será?) o preço da D70 caia um pouco. Se bem que as mudanças na D70s parecem ser apenas cosméticas (já dei uma olhada no manual dela)...

Abraço.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2005, 01:32:05
Marcelo, acho até que já caiu. A D70 com a lente do kit custava na faixa de U$1100, sempre foi mais cara que a Rebel, e agora já está U$800 (body) e U$950 (kit). Tem que ficar ligado, pq de repente sai de estoque e já entra a outra, a Nikon (e outros fabricantes) fazem isso justamente para limpar a antecessora até o lançamento seguinte. A D50 e D70s estão previstas para o final de abril, devem estar estourando se for isso mesmo. No meu caso, se a D50 for prata (eh para custar U$600 sendo basicamente igual a D70) eu descarto, não gosto de câmeras prata, parecem brinquedos, mas a D70s não posso imaginar o que vai trazer de novo, fora a correção do moiré, já que vai ser 6mp também, penso que a D70 com esse preço de final de estoque vai ser o melhor negócio, se eu tivesse grana agora trocaria minha cam por uma.
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo Medeiros

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
    • http://
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2005, 09:43:20
Citar
Marcelo, acho até que já caiu. A D70 com a lente do kit custava na faixa de U$1100, sempre foi mais cara que a Rebel, e agora já está U$800 (body) e U$950 (kit). Tem que ficar ligado, pq de repente sai de estoque e já entra a outra, a Nikon (e outros fabricantes) fazem isso justamente para limpar a antecessora até o lançamento seguinte. A D50 e D70s estão previstas para o final de abril, devem estar estourando se for isso mesmo. No meu caso, se a D50 for prata (eh para custar U$600 sendo basicamente igual a D70) eu descarto, não gosto de câmeras prata, parecem brinquedos, mas a D70s não posso imaginar o que vai trazer de novo, fora a correção do moiré, já que vai ser 6mp também, penso que a D70 com esse preço de final de estoque vai ser o melhor negócio, se eu tivesse grana agora trocaria minha cam por uma.
Guss,

Você já ouviu falar que a D70s corrige o problema do moiré? Eu dei uma olhada rápida no manual e me parece que não fala nada a respeito. O que vi foram pequenas mudanças: LCD de 2" (com a mesma resolução do antigo e ainda deve consumir mais bateria), interface USB 2.0 (espero que seja mais rápida que a USB 2.0 da D70) etc

Abraço.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2005, 14:30:17
Não, eu n ouvi falar, eu presumo, pq era uma das maiores críticas em relação a D70 (embora um software da Nikon resolvesse isso mt bem no processamento da imagem no micro). Isso eles n colocariam no manual mesmo.

De resto confesso q não entendi, acho que fizeram só pqnas alterações e deram espaço para a D50 entrar para aquele consumidor que não precisava de uma D70, distanciando as duas.

---

Acrescentando, Marcelo. Até fiquei em dúvida depois de ler o hands-on da D50 no Dpreview, o lcd dela tem 2'' (contra 1,8'' da D70), sensor e conjunto processador de imagem parecem o mesmo (dando a entender que a imagem será a mesma da D70), especificações também, perdeu só um dial e o backlit, tudo isso por U$800 com a lente?! Se alguém trouxer isso é pouco mais de R$2000, comecei a pensar seriamente em pegar essa câmera a partir deste momento.
« Última modificação: 23 de Abril de 2005, 21:31:14 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear