Autor Tópico: canom SL2 ou 6ti canom ?  (Lida 7172 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 09:01:47
Gostaria muito de ler um artigo mostrando como o liveview com dual pixel é mais rápido que um ponto de foco cruzado numa DSLR.
Afinal temos que manter a mente aberta as novidades.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 10:23:28
Gostaria muito de ler um artigo mostrando como o liveview com dual pixel é mais rápido que um ponto de foco cruzado numa DSLR.
Afinal temos que manter a mente aberta as novidades.
Acho que o que ele quis dizer é que nas DSLRs mais básicas, com poucos pontos cruzados e com todos eles espremidos no centro do quadro, o DPAF pode ser uma alternativa para fazer um tracking de coisas em movimento.

Mas eu considero isso um meio de tentar contornar um problema, não uma qualidade em si. Até porque daí a ser mais rápido e preciso que um detector de fase de ponto cruzado de DSLR eu tbm acho difícil... Nunca li ou vi nada que me fizesse pensar isso.

Massss... Vai que o problema somos nós que estamos desatualizados, né?

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 10:26:01 por davi_ssilva »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 12:25:22
É muito rápido, galera. Se vocês só usaram o antigo sistema de contraste, a diferença é enorme, principalmente em relação as novas câmeras com DP AF que tem um sistema melhorado em relação as primeiras versões do DP AF.
Em modo SERVO a performance me espantou quando testei pela primeira vez.
Um testezinho comparativo entre a 5DIII e a 5DIV, single shot, mas o modo SERVO tem a mesma velocidade e precisão.

https://www.youtube.com/watch?v=mpiWXOP7p5E

A Canon SL2 tem o mesmo live view da 5DIV, com seleção de área, detecção de rostos, etc e tal.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 12:35:53 por Di Torres »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 15:09:01
É muito rápido, galera. Se vocês só usaram o antigo sistema de contraste, a diferença é enorme, principalmente em relação as novas câmeras com DP AF que tem um sistema melhorado em relação as primeiras versões do DP AF.
Em modo SERVO a performance me espantou quando testei pela primeira vez.
Um testezinho comparativo entre a 5DIII e a 5DIV, single shot, mas o modo SERVO tem a mesma velocidade e precisão.

https://www.youtube.com/watch?v=mpiWXOP7p5E

A Canon SL2 tem o mesmo live view da 5DIV, com seleção de área, detecção de rostos, etc e tal.


Pena que os testes dele envolveram objetos com distâncias próximas. Poderia ter brincado um pouco mais com objetos perto e longe. De qualquer forma é bem rápido mesmo e evita front/back focus, tão comum no sistema de fase. Inclusive acho que o "futuro" (presente) é esse: inicia com fase e termina com contraste, pois une o melhor dos dois mundos: velocidade do primeiro e precisão do segundo.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 15:52:18

Pena que os testes dele envolveram objetos com distâncias próximas. Poderia ter brincado um pouco mais com objetos perto e longe. De qualquer forma é bem rápido mesmo e evita front/back focus, tão comum no sistema de fase. Inclusive acho que o "futuro" (presente) é esse: inicia com fase e termina com contraste, pois une o melhor dos dois mundos: velocidade do primeiro e precisão do segundo.

Cumprimentos.

Um teste com objetos em grandes distâncias: https://www.youtube.com/watch?v=cgS67gWmm7s
Outro aqui em distâncias médias: https://www.youtube.com/watch?v=WRB5JAAALms

Esse detalhe do live view evitar front/back focus é realmente uma grande vantagem. Atualmente estou usando bastante o liveview em ensaios em situações que algumas lentes minhas não se comportam tão bem, como com cenas com backlights muito fortes. O DP AF aumentou signitivamente a consistência das minhas fotos nessas situações.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 16:05:01 por Di Torres »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 18:11:41
... De qualquer forma é bem rápido mesmo e evita front/back focus, tão comum no sistema de fase. Inclusive acho que o "futuro" (presente) é esse: inicia com fase e termina com contraste, pois une o melhor dos dois mundos: velocidade do primeiro e precisão do segundo.

Exatamente. E em todas as mirrorless que eu conheço, é assim que funciona o AF-S: Inicia com fase e termina com contraste (enquanto que no AF-C elas usam apenas a detecção por fase). O que é preciso para o futuro é tornar a detecção de contraste mais rápida, para que ela possa ser usada em conjunto com a detecção por fase nos modos contínuos, sem se tornar um gargalo na velocidade do tracking.

Um teste com objetos em grandes distâncias: https://www.youtube.com/watch?v=cgS67gWmm7s
Outro aqui em distâncias médias: https://www.youtube.com/watch?v=WRB5JAAALms

Bem legal mesmo e bem parecido com o AF por fase das mirrorless.
 
O maior problema que eu vi aqui é que a maioria dos testes que você postou são com objetos estáticos, em AF-S e em ambientes bem iluminados, o que é relativamente simples de se fazer, mas é inútil quando se pensa em fotografia para esportes...

Inclusive, no terço final do último vídeo que você postou o cara até usa a detecção de face, mas aí já se começa a notar uma demora maior na aquisição de foco quando a modelo/câmera começa a se mexer um pouco mais abruptamente, e isso revela uma certa lentidão no tracking dos objetos em movimento.
Além disso, a precisão daqueles disparos é uma incógnita... Com aquela área de foco gigantesca (que ajuda muito a tornar a velocidade do AF mais alta, diga-se de passagem), e fotografando em f1.8 ou f1.4, eu duvido que ele tenha pegado um olho sequer em foco daquele jeito...

Enfim, acho que são justamente essas coisas que diferenciam o AF em câmeras como uma a9 de uma câmera como uma SL2, uma a6300 ou uma X-T1: o algoritmo de tracking e a precisão na seleção de pequenas áreas de foco. São essas coisas que fazem os caras pagarem US$5300 numa D5, por exemplo... E foi por isso que eu estranhei a sua comparação com a a9.
Câmeras como a D5, a9 e 1DXMkII estão em uma liga completamente diferente das câmeras que o criador deste tópico citou...


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 18:11:54
Veja, eu não estou dizendo que a SL2 é ruim ou que é impossível fazer esportes com ela, o que eu quis dizer é que não se compara uma SL2 com uma câmera da categoria da a9, pois isso pode levar à muitas expectativas frustradas, ainda mais quando se fala em fotografia de esportes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 20:42:49
Veja, eu não estou dizendo que a SL2 é ruim ou que é impossível fazer esportes com ela, o que eu quis dizer é que não se compara uma SL2 com uma câmera da categoria da a9, pois isso pode levar à muitas expectativas frustradas, ainda mais quando se fala em fotografia de esportes.

A SL2 é ótima, o detalhe é apenas esse, esportes.
Não adianta recomendar um ótimo serrote para bater um prego.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Julian C

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 21:54:42
Não sei se eu entendi, então resumindo no fim das contas, a conclusão sobre "fotos e vídeos", entre as duas câmeras canom T6i e canom SL2, considerando todas estas características como o (DUAL PIXEL da Sl2) e os (19 pontos de foco cruzados da T6i) , qual seria a melhor escolha ?   Esportes que citei, como esportes de ação, surf, skate, artes marciais, crossfit ...         


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 23:24:27
Considerando essas duas opções, acho a SL2 a melhor, com certeza.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 23:35:58
Inclusive, no terço final do último vídeo que você postou o cara até usa a detecção de face, mas aí já se começa a notar uma demora maior na aquisição de foco quando a modelo/câmera começa a se mexer um pouco mais abruptamente, e isso revela uma certa lentidão no tracking dos objetos em movimento.
Além disso, a precisão daqueles disparos é uma incógnita... Com aquela área de foco gigantesca (que ajuda muito a tornar a velocidade do AF mais alta, diga-se de passagem), e fotografando em f1.8 ou f1.4, eu duvido que ele tenha pegado um olho sequer em foco daquele jeito...
Esses testes são em one-shot, apenas para mostrar a evolução em relação ao antigo sistema.
O tracking de face estava mais lento pois não estava fazendo tracking efetivamente. Quando o quadro está branco a câmera está apenas detectando o rosto e fazendo pequenos micro ajustes, só focando efetivamente quando se pressiona o botão e o foco engata para travar no quadro verde, mas quando você coloca em SERVO e pressiona o foco, esse quadro fica azul e o tracking é efetivamente rápido e constante.
Quanto a área grande do foco, no modo SERVO tem como selecionar uma área menor similar a um ponto de foco e também uma aréa maior similar a um grupo de pontos.

Não sei se eu entendi, então resumindo no fim das contas, a conclusão sobre "fotos e vídeos", entre as duas câmeras canom T6i e canom SL2, considerando todas estas características como o (DUAL PIXEL da Sl2) e os (19 pontos de foco cruzados da T6i) , qual seria a melhor escolha ?   Esportes que citei, como esportes de ação, surf, skate, artes marciais, crossfit ...         
Olha, na minha opinião, quando se coloca tudo na balança a SL2 é uma melhor opção.

Vídeos

A SL2 vai te oferecer foco automático que pode ser extremamente útil em diversas situações. Com a t6i você vai ser obrigado a usar foco manual sempre, o que não é o fim do mundo, mas pode afetar seu workflow. Outra vantagem da SL2 em vídeos é que ela grava em 60fps em 1080p, enquanto a t6i só grava em 30fps em 1080p. Isso significa que a SL2 vai poder te oferecer slow motions de qualidade, que pode ser um efeito interessante em vídeos com muita ação.

Fotos

A SL2 vai te entregar um pouco mais de qualidade de imagem e dynamic range. Isso pode fazer uma certa diferença no resultado final.
Em termos de foco, a t6i leva uma certa vantagem aqui, mas na minha experiência o live view cobre muito bem a SL2 nesse aspecto. Quanto a desvantagem do live view usar mais bateria, é bom lembrar que a SL2 tem mais desempenho de bateria, 440 da t6i contra 650 da SL2, ou seja, uma bateria da SL2 é igual a uma bateria e meia da t6i, logo a diferença não vai ser tão grande no final das contas.

Colocando tudo isso na balança e ainda considerando que a SL2 é mais barata, na minha opinião ela é a melhor opção.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2018, 23:40:18 por Di Torres »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2018, 23:56:23


Esses testes são em one-shot, apenas para mostrar a evolução em relação ao antigo sistema.
O tracking de face estava mais lento pois não estava fazendo tracking efetivamente. Quando o quadro está branco a câmera está apenas detectando o rosto e fazendo pequenos micro ajustes, mas quando você coloca em SERVO e pressiona o foco, esse quadro fica azul e o tracking é efetivamente rápido e constante.
Quanto a área grande do foco, no modo SERVO tem como selecionar uma área menor similar a um ponto de foco e também uma aréa maior similar a um grupo de pontos.
Agora entendi! Pena que eu não achei nenhum vídeo mostrando o uso do DPAF em Servo, nem nenhum artigo. Se vc achar, posta aqui pra gente! Se for como você diz é bem interessante mesmo!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #27 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 00:00:44
Agora entendi! Pena que eu não achei nenhum vídeo mostrando o uso do DPAF em Servo, nem nenhum artigo. Se vc achar, posta aqui pra gente! Se for como você diz é bem interessante mesmo!
Pois é, eu queria postar algum vídeo do modo SERVO, mas não encontrei.
Qualquer dia desses eu faço um vídeo mostrando o modo pra postar aqui.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #28 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 00:44:28
Pois é, eu queria postar algum vídeo do modo SERVO, mas não encontrei.
Qualquer dia desses eu faço um vídeo mostrando o modo pra postar aqui.

Você tem uma SL2?

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 09 de Fevereiro de 2018, 07:58:59
Pois é, eu queria postar algum vídeo do modo SERVO, mas não encontrei.
Qualquer dia desses eu faço um vídeo mostrando o modo pra postar aqui.
A única coisa que eu achei falando do DPAF em servo na SL2 foi um review do Dpreview, mas só falava que funcionava bem, com boas taxas de precisão e com cobertura de 80% do quadro, mas que quando usado em servo, os bursts caem para 3,5 fps. Isso pode ser um pequeno entrave para o uso em esportes nesse modelo específico.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk