Autor Tópico: Olympus E-M10 II  (Lida 6610 vezes)

maria0897

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 09 de Fevereiro de 2018, 13:23:28
Olá, tudo bem?

Eu tenho uma Nikon D3300, mas estou querendo vende-la e comprar uma câmera menorzinha. Dei uma olhada em algumas mirrorless e encontrei a Olympus E-M10 II.
Compensa trocar a Nikon pela Olympus? Se não, vocês recomendam algum modelo?
 


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2018, 21:44:48
Ja tive uma Nikon D3200 e a E-M10 II. Qdo chegou a D3200, que nunca tinha manuseado pessoalmente,  mal usei e coloquei a venda,  achei um trambolho junto com a lente do kit, muito grande para os meus padroes de uso (normalmente carrego camera e lente em pochete na cintura).  Na sequencia comprei uma Olympus OMD E-M5 que me atendeu perfeitamente.

Há pouco tempo comprei uma E-M10 II e achei ótima em tudo: tamanho e recursos muito semelhantes a minha E-M5 mkII. Super compacta, excelente EVF, estabilizador de 5 eixos no corpo, inumeros botoes, corpo de metal, uma pequena jóia, mas vendi também rsrs.. O motivo agora foi que era muito semelhante a E-M5 II, incluindo tamanho. No final, era para substituir minha Olympus E-PM2, que é uma mini-pen, mas acabei ficando com a EPM mesmo que é super compacta e oferece boa qualidade, melhor como  camera de backup. Enfim, nao tenho dúvida de que a E-M10 II é uma excelente escolha como camera principal, nao tem como não gostar.. A camera é bastante compacta e as lentes do sistema bem menores dos que as APS-C e FF.

O custo beneficio em termos de portabilidade e qualidade é muito bom.. As Nikon D3300 e D3400 nao chegam perto em termos de recursos, tem somente a vantagem do sensor um pouco maior, talvez alguma vantagem em ISO mais alto, mas uma diferença facilmente compensada pelo estabilizador de imagem da Oly q permite clicks em baixissima velocidade com plena nitidez (logo, com ISO menor), muito mais eficiente do que a estabilizaçao optica da maioria da lentes das Nikons, além de estabilizar qualquer lente, inclusive as antigas manuais, que por sinal, são facilmente adaptaveis mediante adaptadores mecanicos baratos.. Conseguir lentes para os sistema MFT nao é tão dificil, a maioria das que tenho comprei no Brasil, mas algumas diretamente do eBay. As vezes aparecem boas oportunidades aqui no fórum tambem..
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2018, 21:55:46 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 11:15:19
(...)
 Conseguir lentes para os sistema MFT nao é tão dificil, a maioria das que tenho comprei no Brasil, mas algumas diretamente do eBay. As vezes aparecem boas oportunidades aqui no fórum tambem.

Já foi melhor, viu... já foi BEM melhor. Eu mesma fiz meu set de lentes praticamente todo aqui pelo fórum. Hj em dia tá bem difícil alguém anunciar lente (e até câmera micro 4/3) aqui. Há poucas no ML, mas ridiculamente caras. Ainda bem que já tenho tudo o que preciso... ou não, rsrs. Ainda quero a Petzval, mas essa sei que só lá fora mesmo.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 11:51:53
Já foi melhor, viu... já foi BEM melhor. Eu mesma fiz meu set de lentes praticamente todo aqui pelo fórum. Hj em dia tá bem difícil alguém anunciar lente (e até câmera micro 4/3) aqui. Há poucas no ML, mas ridiculamente caras. Ainda bem que já tenho tudo o que preciso... ou não, rsrs. Ainda quero a Petzval, mas essa sei que só lá fora mesmo.

A provavel explicaçao para isso é que estao mais valorizadas, no sentido de vantagens do sistema, e com menos usuários dispostos a se desfazerem  dos seus equipamentos. Mas oportunidades sempre aparecem, quem corre atrás e tem paciencia acaba encontrando. Um amigo bem antenado no mercado, de tempos em tempos me chama a atençao para alguma boa oferta q aparece por ai, mas eu também já tenho praticamente tudo que preciso e mais ainda, apesar de que nunca estamos satisfeitos rsrs.. 
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 11:53:54
A provavel explicaçao para isso é que estao mais valorizadas, no sentido de vantagens do sistema, e com menos usuários dispostos a se desfazerem  dos seus equipamentos. Mas oportunidades sempre aparecem, quem corre atrás e tem paciencia acaba encontrando. Um amigo bem antenado no mercado, de tempos em tempos me chama a atençao para alguma boa oferta q aparece por ai, mas eu também já tenho praticamente tudo que preciso e mais ainda, apesar de que nunca estamos satisfeitos rsrs..

Sim, espero que seja isso mesmo, pessoal mais feliz com o sistema e sem querer se desfazer dele. A minha realidade pelo menos, é essa.


maria0897

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 12:53:07
Ja tive uma Nikon D3200 e a E-M10 II. Qdo chegou a D3200, que nunca tinha manuseado pessoalmente,  mal usei e coloquei a venda,  achei um trambolho junto com a lente do kit, muito grande para os meus padroes de uso (normalmente carrego camera e lente em pochete na cintura).  Na sequencia comprei uma Olympus OMD E-M5 que me atendeu perfeitamente.

Há pouco tempo comprei uma E-M10 II e achei ótima em tudo: tamanho e recursos muito semelhantes a minha E-M5 mkII. Super compacta, excelente EVF, estabilizador de 5 eixos no corpo, inumeros botoes, corpo de metal, uma pequena jóia, mas vendi também rsrs.. O motivo agora foi que era muito semelhante a E-M5 II, incluindo tamanho. No final, era para substituir minha Olympus E-PM2, que é uma mini-pen, mas acabei ficando com a EPM mesmo que é super compacta e oferece boa qualidade, melhor como  camera de backup. Enfim, nao tenho dúvida de que a E-M10 II é uma excelente escolha como camera principal, nao tem como não gostar.. A camera é bastante compacta e as lentes do sistema bem menores dos que as APS-C e FF.

O custo beneficio em termos de portabilidade e qualidade é muito bom.. As Nikon D3300 e D3400 nao chegam perto em termos de recursos, tem somente a vantagem do sensor um pouco maior, talvez alguma vantagem em ISO mais alto, mas uma diferença facilmente compensada pelo estabilizador de imagem da Oly q permite clicks em baixissima velocidade com plena nitidez (logo, com ISO menor), muito mais eficiente do que a estabilizaçao optica da maioria da lentes das Nikons, além de estabilizar qualquer lente, inclusive as antigas manuais, que por sinal, são facilmente adaptaveis mediante adaptadores mecanicos baratos.. Conseguir lentes para os sistema MFT nao é tão dificil, a maioria das que tenho comprei no Brasil, mas algumas diretamente do eBay. As vezes aparecem boas oportunidades aqui no fórum tambem..

Muito obrigada!
Eu conversei com um colega que trabalha com fotografia, ele me disse que o problema da marca Olympus é que é muito difícil encontrar acessórios para ela.
Atualmente eu tenho a Nikon D3300 com a lente do kit, uma 50mm e um flash. Gosto muito. Mas estou sentindo falta de uma câmera menor. Quero algo menor, mas com qualidade.
Eu moro na fronteira com o Paraguai então caso eu fosse comprar algo, seria por lá.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 11:21:41
OLympus e Panasonic MFT (micro four thirds) com lente intercambiavel, sem chance de encontrar no Paraguai atualmente. Há algum tempo tinha uma rede de autorizadas Panasonic onde se encontrava quase toda a linha, lentes e acessórios, mas hoje nao tem mais nada. Os distribuidores nao importam pq tem pouca demanda. Como aqui no Brasil, o consumo em massa é por Nikon e Canon q determinam o mercado. Apesar de suas inegáveis qualidades, muitos compram simplesmente por serem marcas famosas, fora os "profissionais"  que, em geral sabem o q querem, apesar de rarissimamente  terem experimentado alternativas nao populares;  os compradores padrão compram pela marca e em 99% desconhecem os recursos,  ou nao sabem usar, e compram porque querem cameras "profissionais"  :D   tipo a D3300.
É fato que cameras, lentes e acessórios do sistema MFT sao menos comuns por aqui, mas nao   tem  maiores dificuldades em se conseguir, com paciencia ou importando diretamente, mas há de se convir que será quase impossível encontrar acessórios na loja da esquina em SP.
Em geral os corpos das MFT sao pequenos, mas o importante do sistema é que a lentes são consideravelmente menores do que as equivalentes APS-C e FF, oferendo sempre um conjunto menor. Entretanto, caso voce nao pretenta ter um set de lentes para usar, e apenas uma ou outra lente compacta, ai existem alternativas interessantes da Fuji (sensor APS-C), que tem corpos compactos mirrorless  que junto com uma lente pancake (em geral fixa), oferece um conjunto bem compacto (XT10, XT20..). Eles tem também modelos com o mesmo sensor e lente integrada ao corpo, compactas e de qualidade (X100F..). A Canon lançou também suas mirrorless aps-c, corpos compactos e algumas lentes pancake, pesquise a respeito, mas sao caras, principalmente os ultimos lançamentos. Essas devem ter no PY.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2018, 11:36:29 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 15:44:56
Entretanto, caso voce nao pretenta ter um set de lentes para usar, e apenas uma ou outra lente compacta, ai existem alternativas interessantes da Fuji (sensor APS-C), que tem corpos compactos mirrorless  que junto com uma lente pancake (em geral fixa), oferece um conjunto bem compacto (XT10, XT20..).

Nesse caso, a Sony também pode ser uma opção viável, não?


Aproveitando o tópico: as Fujifilm são mais fáceis de encontrar no mercado (novas e usadas) do que as MFT?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 20:31:51
Nesse caso, a Sony também pode ser uma opção viável, não?


Aproveitando o tópico: as Fujifilm são mais fáceis de encontrar no mercado (novas e usadas) do que as MFT?


Fuji tem até demais no mercado livre e em lojas como a Portssar e a Angelfoto.

Já M4/3 está um problema. tudo MUITO caro, pra ter uma idéia estão cobrando mais de mil reais em uma 14-42 do kit.
A Pana 25/1.7 que custa menos de $200 lá fora não sai por menos que R$ 1000 usada... Sem garantia nem P.N.
To fora.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 21:18:56
Já M4/3 está um problema. tudo MUITO caro, pra ter uma idéia estão cobrando mais de mil reais em uma 14-42 do kit.

Caramba... Fiquei tão impressionado com essa afirmação, que fui dar uma olhada no mercado livre. O menor valor que achei foi 1202 na versão EZ. A mais cara sai por 1779!!!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 22:36:16
Caramba... Fiquei tão impressionado com essa afirmação, que fui dar uma olhada no mercado livre. O menor valor que achei foi 1202 na versão EZ. A mais cara sai por 1779!!!

Imagino quanto devam cobrar pela melhor "de kit" que é a 14-45 da antiga Panasonic GF1.
Só que não dá para justificar esses preços.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 10:48:06
Caramba... Fiquei tão impressionado com essa afirmação, que fui dar uma olhada no mercado livre. O menor valor que achei foi 1202 na versão EZ. A mais cara sai por 1779!!!

Povo perdeu completamente a noção. Pior é que corre o risco de ter gente indo comprar, e a prática seguirá firme e forte.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 11:11:02
Povo perdeu completamente a noção. Pior é que corre o risco de ter gente indo comprar, e a prática seguirá firme e forte.

Por isso que eu pulei fora do sistema. Aqui no Brasil M4/3 é inviável, tudo muito mais caro do que em qualquer outro sistema em uma contrapartida adequada. Me recuso a pagar mil mais de mil reais em uma lente de kit que nem grande coisa é. Pelo menos a XC da Fuji é excelente.

A minha sorte (ou azar, dependendo do angulo que se ve) é que tenho dois kits básicos MFT com corpo, lente do kit e uma zoom GA. Se pifar alguma coisa na pior das hipoteses tenho uma reserva. Atualmente uso MFT para quando vou a lugares onde não quero arriscar levar equipamentos maiores ou mais caros. E vai ficar por isso mesmo.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 11:17:25
Por isso que eu pulei fora do sistema. Aqui no Brasil M4/3 é inviável, tudo muito mais caro do que em qualquer outro sistema em uma contrapartida adequada. Me recuso a pagar mil mais de mil reais em uma lente de kit que nem grande coisa é. Pelo menos a XC da Fuji é excelente.

A minha sorte (ou azar, dependendo do angulo que se ve) é que tenho dois kits básicos MFT com corpo, lente do kit e uma zoom GA. Se pifar alguma coisa na pior das hipoteses tenho uma reserva. Atualmente uso MFT para quando vou a lugares onde não quero arriscar levar equipamentos maiores ou mais caros. E vai ficar por isso mesmo.

Minha sorte é que também já montei meu set e estou satisfeita. Se eu quisesse adquirir mais lentes, ia viver na frustração ou então, depender de gente pra trazer pra mim. Ou ir eu mesma buscar, hehe.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 11:56:25
Eu estou impressionado com a diferença de preços entre Fujifilm e MFT.

A Fujinon XF 35mm F2 é vendida por 400 USD (~ 1300 BRL) na Amazon. No Mercado Livre sai por uns 2000 BRL - uns 50% mais cara.

Já a Panasonic 25mm F1.7 está sempre em promoção por 150 USD (~ 500 BRL) na Amazon. No Mercado Livre é vendida por 1200 BRL. É quase 150% de diferença!!!  :no: