Autor Tópico: Lentes M42 para astrofotografia de campo amplo  (Lida 1890 vezes)

rainagaoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 09 de Fevereiro de 2018, 15:10:02
Olá a todos, quero começar a fazer mais astrofotografias, com foco em fotos com enquadramentos incluindo a paisagens. Então estou à procura de algumas lentes mais baratas e pensei na opção de lentes mount M42, já tive uma Takumar 50mm 1.4 que eu adorava, no entanto, vendi por ela não estava com a ótica muito boa, era menos nítida do que a 50mm 1.8 II da Canon. Alguém já tem dica relacionada a isso, se vale a pena? O que acham com relação a custo (Brasil e eBay) x benefício (abertura x velocidade x tempo de exposição para congelar as estrelas)?

No momento estou analisando as lentes:


  • Super Takumar 50mm f1.4 - aproximadamente $60,00 no ebay ou R$600,00 no Brasil (Gosto muito dessa e estou procurando uma com a ótica boa. Mesmo com a maior distância focal, seria a mais clara delas para estrelas sem rastro e penso em tentar fazer panorâmicas
  • MIR-1B 37mm 2.8 - aproximadamente $50,00 no ebay ou R$500,00 no Brasil (a mais baratas, menor distância focal que a 50mm, mas parece ser muito escura para estrelas sem rastro)
  • Zenitar 16mm 2.8 - aproximadamente $239,95 no ebay ou 1.100,00 no Brasil (a mais cara delas, mais aberta, maior tempo de exposição que a 37mm, mais escura que a 50mm e a com menor distância focal)

Mas também estou analisando a 24mm 2.8 STM da Canon, que é mais cara que MIR-1B 37mm 2.8 mas seria mais clara  .






AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2018, 00:31:15
Depende muito do que você quer fazer. Como você comentou sobre a 24 STM, vou assumir que não se trata de uma full frame e é Canon, o que facilita no caso dos adaptadores.

Levando o fator de corte em consideração, eu desconsideraria qualquer coisa acima de 35mm se você não estiver pensando em stacking ou em acompanhamento da rotação.

Vamos lá, as M42 grande angulares com performance razoável toda aberta:

Takumar 24/3.5
SMC Takumar 28/3.5
Mamiya-Sekor SX 28/2.8

Se quiser gastar uma graninha:
Leica Elmarit-R 28/2.8
Rollei Distagon 28/2 (Q mount) ou Contax Distagon 28/2 (C/Y mount)
Olympus Zuiko 24mm F2
EBC Fujinon 24/2.8 M42

Essas eu sei que são realmente boas.

Tive várias Nikkors e Canon FD em 24 e 28 mas nenhuma delas era sensacional na abertura máxima.
Se fosse mirrorless, eu recomendaria algumas Minolta G-Rokkor, mas não rola nas Canon EOS.

Ah, a que eu uso é a Sigma 19-35 F1.8, imbatível para isso.



   

 
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2018, 00:32:06 por AFShalders »


rainagaoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2018, 10:36:24
Depende muito do que você quer fazer. Como você comentou sobre a 24 STM, vou assumir que não se trata de uma full frame e é Canon, o que facilita no caso dos adaptadores.

Levando o fator de corte em consideração, eu desconsideraria qualquer coisa acima de 35mm se você não estiver pensando em stacking ou em acompanhamento da rotação.

Vamos lá, as M42 grande angulares com performance razoável toda aberta:

Takumar 24/3.5
SMC Takumar 28/3.5
Mamiya-Sekor SX 28/2.8

Se quiser gastar uma graninha:
Leica Elmarit-R 28/2.8
Rollei Distagon 28/2 (Q mount) ou Contax Distagon 28/2 (C/Y mount)
Olympus Zuiko 24mm F2
EBC Fujinon 24/2.8 M42

Essas eu sei que são realmente boas.

Tive várias Nikkors e Canon FD em 24 e 28 mas nenhuma delas era sensacional na abertura máxima.
Se fosse mirrorless, eu recomendaria algumas Minolta G-Rokkor, mas não rola nas Canon EOS.

Ah, a que eu uso é a Sigma 19-35 F1.8, imbatível para isso.



 

Minha ideia de usar as m42 surgiu para tentar encontrar uma lente com maior custo x benefício.
Estive analisando suas indicações e pelo que tenho estudado é que essas lentes com abertura 2.8 seriam um pouco escuras até 28mm ( na regra para aps-c 360/28mm = 13 segundos ), valendo a pena eu investir em uma 10-18mm 3.5 Canon (36 s de exposição) que seria mais clara e versátil.
Ou talvez a 50mm 1.4 Takumar que mesmo com 7 segundos, graças à sua abertura seria a mais clara delas, no entanto, eu teria que apelar ou stacking para algumas composições. Não tenho muita experiência com stacking de longa exposições ainda.

As de aberturas f2 que você citou seriam mais caras que a 10-18mm canon.

O que eu não sei avaliar e não levei em conta ainda é a questão de se a qualidade ótica teria mais benefícios do que uma lente que proporcionaria maior captação de luz, como citei anteriormente. Sei que um local com baixa poluição luminosa ganha de qualquer lente clara.  Alguém teria algo a comentar sobre isso?
« Última modificação: 04 de Março de 2018, 10:38:29 por rainagaoka »


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2018, 10:57:59
Um dos principais fatores na escolha deve ser se a lente é capaz de atingir foco no infinito. Focar no horizonte de dia não bate com o foco em uma estrela. É um ajuste muito fino, que precisa ser feito a mão.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2018, 11:32:18
Um dos principais fatores na escolha deve ser se a lente é capaz de atingir foco no infinito. Focar no horizonte de dia não bate com o foco em uma estrela. É um ajuste muito fino, que precisa ser feito a mão.


Com certeza ! Fiz até uma marca a lápis nas lentes que uso para isso.


tiagonn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2018, 13:57:51
Focar em estrela no live view é fácil. Só encontrar uma um pouco mais luminosa, dar zoom e realizar o foco manual fino... Fica super preciso.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



rainagaoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2018, 22:02:45
Focar em estrela no live view é fácil. Só encontrar uma um pouco mais luminosa, dar zoom e realizar o foco manual fino... Fica super preciso.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



Tenho feito dessa forma também e tem funcionado bem, testei a 10-18 stm com ela em 10mm fica bem mais difícil.
Marcar com o lápis deve ser bom para agilizar tbm. Algo que não funciona com as lentes com foco eletrônico das  stm da Canon,porque o anel de foco não tem final.

Um dos principais fatores na escolha deve ser se a lente é capaz de atingir foco no infinito. Focar no horizonte de dia não bate com o foco em uma estrela. É um ajuste muito fino, que precisa ser feito a mão.


Você diz com relação à algum problema mecânico da lente não chegar ao infinito ou a dificuldade de focar? Sei que as M42 chegam no infinito e tem outros mount adaptados que não chegam.