Autor Tópico: Lentes usadas, vale a pena?  (Lida 4419 vezes)

Laura Schapke

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 16 de Abril de 2018, 21:50:06
Lentes usadas valem a pena? Quem já comprou, duram bastante? Tem uma boa qualidade?


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2018, 22:05:12
Eu nunca comprei, e na verdade sou bem novato na fotografia com dslr.

Mas acho que a maioria vai dar a mesma resposta. Depende do estado da lente que você comprar. Todos dizem que lente dura muito tempo, desde que bem conservadas. Então, se você quiser comprar uma lente usada, e vir que o preço está bem em conta, tente testá-la antes se possível, utilizando todos os recursos (foco manual e automático, fotos em vários intervalos de distâncias focais, fotos com várias aberturas, com e sem estabilização etc). Se estiver tudo ok, aí você poderá avaliar a esteticidade da lente. Obviamente não influenciam na imagem, mas sim no valor que você dará a lente.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2018, 09:24:13
Lentes usadas valem a pena?
DEPENDE

Quem já comprou, duram bastante?
DEPENDE

Tem uma boa qualidade?
DEPENDE

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Explico a minha enorme ajuda...
DEPENDE do estado de conservação e da lente que estás falando..
Lente "ruim" sempre será "ruim". Mesmo sendo nova.
Uma lente boa se manterá boa por muuuuito tempo se for bem "tratada".

 :ok:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2018, 09:34:13
Até hoje a única coisa nova que eu comprei na fotografia foram flashes, de resto tudo usado. Desde câmeras até lentes.
Se vale a pena? Vale muito (na minha opinião), mas tudo depende do estado do ítem. Se for bem conservado vai durar tanto quanto uma nova.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2018, 10:29:38
Ei Laura, tudo bem... como dito acima, depende  :D :D :D
As minhas últimas lentes todas foram adquiridas usadas, e estou muito, mas muito satisfeito com elas e com a economia feita.
O mais importante é a confiança, o histórico do vendedor, isso faz muita, mas muita diferença... aqui no fórum, com o tempo irá perceber que com frequência temos equipamentos usados nos Classificados... irá identificar vendedores recorrentes e com excelente reputação.

De forma geral e com os devidos cuidados, vale muito a pena comprar equip fotográfico usado.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2018, 11:19:28
Até hoje a única coisa nova que eu comprei na fotografia foram flashes, de resto tudo usado. Desde câmeras até lentes.
|

Meu equipamento atual é assim também, câmera e lentes compradas usadas, flashes comprados novos. Eu sempre procuro lentes usadas em bom estado e que eu possa testar. Lentes novas, só mesmo se pinta uma promoção bacana no site da Canon ou se é algo barato que a diferença de preço não compense.

Tem que se pesquisar bem e de preferência testar pessoalmente. Já comprei lente usada em péssimo estado e tive que devolver, mas geralmente consigo ótimas opções, minhas lentes atuais comprei em perfeito estado.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2018, 18:02:46
Como eu havia dito no outro tópico, equipamento bom e de marca tradicional usado, vc consegue vender mais fácil, possivelmente até pelo valor que vc pagou. Já equipamento de marca desconhecida, a cada minuto perde valor.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2018, 19:37:39
Uma lente bem cuidada pode durar a vida toda, sabendo a procedência não tem pq ter duvidas! :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2018, 20:34:29
Talvez um dos equipamentos mais "fáceis" de comprar usado são as lentes: dá pra notar se já foi muito usada, se possui fungos, se tem jogo nos encaixes, etc. Caso seja alguma zoom, só tomaria um certo cuidado por causa do desgaste do cabo flat.
Fico com receio de adquirir câmeras e flashes usados, já que são mais difíceis de verificar o seu uso.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2018, 20:54:01
Olá eduedmais.
Eu demorei a me convencer que a compra de equipamentos usados é um bom negócio, mas agora virei fã.
Em uma postagem anterior, compilei uma série de sugestões sobre os cuidados que devemos ter ao comprar câmeras e lentes usadas. Veja em:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=130753.0
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2018, 21:53:39
Depende x1000
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2018, 12:16:31
Conto nos dedos as lentes que comprei novas. Maioria de lentes (e câmeras também), tudo usado.
Eu dou preferência a comprar lentes de segunda mão em bom estado, a comprar lentes novas. Isso lógico, se o preço valer à pena, pois hj em dia é bem comum pessoas quererem vender usados a preço de novo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2018, 16:17:55
...pois hj em dia é bem comum pessoas quererem vender usados a preço de novo.

Exatamente.

Acho muito interessante os produtos usados, desde que em bom funcionamento, para experimentar mais tipos de lentes e corpos. Nos últimos anos experimentei vários equipamentos, e depois de alguns meses vendi os que não achei mais necessário ou que não gostei e mantive os que me agradaram ou que são mais úteis.

Mas é aquela coisa, alguns produtos você dá sorte outros nem tanto, por isso depende...

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.