Autor Tópico: SIGMA 14-24MM F2.8 ART  (Lida 5170 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2018, 21:52:57
O que vemos hoje são algumas marcas externas ficando mais caras que as originais, com alguns prós e alguns contras. Acredito que a confiabilidade relatada em seu post deve ser para maior nas Nikkor que nas alternativas, correto? Nesse caso, a alternativa é mais cara mesmo sendo menos confiável.

A opinião relatada no meu post não tem como objetivo fazer ninguém pensar igual a mim, tampouco deixar de comprar lentes alternativas. É apenas a forma como penso.
E isso se aplica ao hoje. Se no futuro as Sigma passarem a ter um sistema de foco confiável, nada mais teria contra o seu uso. Qualidade de imagem elas já tem de sobra.

Também não quero que ninguém pense igual a mim. Quero apenas que o tópico tenha diversidade de pontos de vista. Claro que entre uma lente "terceirizada" mais cara e uma "oficial" mais barata, ficaria com a oficial. Agora, por exemplo, com minha 24mm, que entrega foco cravado quase sempre, que paguei 2500 nova, difícil concorrer com a Nikon de 7000, sobretudo que já vi reviews em que a Sigma vence a Nikon em qualidade.

Rafa, apenas como curiosidade, qual o modelo de câmera em que essas lentes funcionam bem, sem que seja preciso corrigir o foco? Pelo que sei isso varia conforme o modelo.

Usava com as D600/D610 e estou trocando por duas D750. Usava com pequenos ajustes finos de foco, mas as lentes entregavam "cílios" em retratos.



Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2018, 22:24:55
Tamron 15-30 bota no bolso todas essas aí.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 14:00:13
Sigma has just announced the pricing and availability of its new 14-24mm f/2.8 Art lens, and the new details won’t disappoint. The lens will be available next month with a price tag of just $1,299.

600 trumps mais barata que a nikon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 16:11:46
Sigma has just announced the pricing and availability of its new 14-24mm f/2.8 Art lens, and the new details won’t disappoint. The lens will be available next month with a price tag of just $1,299.

600 trumps mais barata que a nikon.
Preço muito bom. Vamos aguardar os reviews.

Mas eu acho que dessa vez a Tamron vai ganhar no custo benefício. a 15-30 2.8 tem um range um pouquinho maior, wide quase igual e ainda 100 dólares mais barata que a Sigma.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1083963-REG/tamron_sp_15_30mm_f_2_8_di.html
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2018, 21:41:43
Mais uma bola fora da Sigma no AF.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/Sigma-14-24mm-f-2.8-DG-HSM-Art-Lens.aspx

Inclusive tem o mesmo problema da Sigma 18-35 que já foi relatado por usuarios aqui do forum.
O foco nos pontos laterais tem back focus que se for ajustado, coloca o ponto central com back focus.
Antes que os paladinos do Dock Sigma apareçam, ele não resolve o problema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 24 de Abril de 2018, 07:15:32
Mais uma bola fora da Sigma no AF.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/Sigma-14-24mm-f-2.8-DG-HSM-Art-Lens.aspx

Inclusive tem o mesmo problema da Sigma 18-35 que já foi relatado por usuarios aqui do forum.
O foco nos pontos laterais tem back focus que se for ajustado, coloca o ponto central com back focus.
Antes que os paladinos do Dock Sigma apareçam, ele não resolve o problema.

Isso deve ser devido a uma curvatura de campo exagerada nessa lente, que é uma questão de desenho óptico mesmo e firmware nenhum vai resolver. E, se for isso mesmo, acontece tanto em foco manual quanto em foco automático.

Para lentes de retrato isso nunca foi problema, agora oferecer isso em uma lente wide é bizarro. Bola fora mesmo.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 24 de Abril de 2018, 07:18:42 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Abril de 2018, 08:22:59
Se eu ainda tivesse DSLR ou se fosse pro full frame eu iria na Tamron SP 15-30 que é simplesmente espetacular.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 24 de Abril de 2018, 21:17:53
Mais uma bola fora da Sigma no AF.

https://www.the-digital-picture.com/Reviews/Sigma-14-24mm-f-2.8-DG-HSM-Art-Lens.aspx

Inclusive tem o mesmo problema da Sigma 18-35 que já foi relatado por usuarios aqui do forum.
O foco nos pontos laterais tem back focus que se for ajustado, coloca o ponto central com back focus.
Antes que os paladinos do Dock Sigma apareçam, ele não resolve o problema.
Só agora pude ler direito esse review, e vi que viajei no meu comentário anterior, onde indaguei uma possível curvatura de campo (acho que eu li errado também a sua descrição do problema). O problema aqui parece ser realmente uma inconsistência do AF, com calibragens diferentes para os pontos centrais e periféricos, que só deve ser resolvida ao se usar o live view ou quando se usar essa lente em câmeras mirrorless, já que esse sistema de foco diretamente no sensor tem um mecanismo diferente. É uma pena.

Por outro lado, vendo este vídeo eu realmente não vejo a menor razão em se desanimar com essa lente, ou em se preferir a Tamron 15-30. Essa Sigma é sempre superior à Tamron na periferia, em todas as aberturas e comprimentos focais.

https://youtu.be/A2Vv5gvHzj0

Neste review, a partir de 8:53 ele compara a Tamron com a Sigma no uso em paisagens, com o foco no infinito. Depois ele apresenta outros cenários do uso no mundo real, testa flare e distorção.

Resumindo: essa lente me pareceu ser muito boa.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 24 de Abril de 2018, 21:30:48
Só agora pude ler direito esse review, e vi que viajei no meu comentário anterior, onde indaguei uma possível curvatura de campo (acho que eu li errado também a sua descrição do problema). O problema aqui parece ser realmente uma inconsistência do AF, com calibragens diferentes para os pontos centrais e periféricos, que só deve ser resolvida ao se usar o live view ou quando se usar essa lente em câmeras mirrorless, já que esse sistema de foco diretamente no sensor tem um mecanismo diferente. É uma pena.

Por outro lado, vendo este vídeo eu realmente não vejo a menor razão em se desanimar com essa lente, ou em se preferir a Tamron 15-30. Essa Sigma é sempre superior à Tamron na periferia, em todas as aberturas e comprimentos focais.

https://youtu.be/A2Vv5gvHzj0

Neste review, a partir de 8:53 ele compara a Tamron com a Sigma no uso em paisagens, com o foco no infinito. Depois ele apresenta outros cenários do uso no mundo real, testa flare e distorção.

Resumindo: essa lente me pareceu ser muito boa.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Na verdade, se entendi certo, são 02 problemas.

-O AF central é inconsistente independente de calibração, você calibra certinho, tira 10 fotos, e sei lá, 4 ficam fora de foco.

-O segundo problema é que a calibração do ponto central não resolve os pontos laterais. Se calibrar para os laterais, o central fica com back focus.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 24 de Abril de 2018, 21:35:22
Na verdade, se entendi certo, são 02 problemas.

-O AF central é inconsistente independente de calibração, você calibra certinho, tira 10 fotos, e sei lá, 4 ficam fora de foco.

-O segundo problema é que a calibração do ponto central não resolve os pontos laterais. Se calibrar para os laterais, o central fica com back focus.
Exatamente. E único jeito de contornar isso é usar o AF direto no sensor, seja utilizando o live view nas Canon, ou seja utilizando essa lente em um corpo mirrorless com adaptador, como nos da Sony.

Quem sabe no futuro a Sigma lance uma versão pra FE-Mount, assim como ela está fazendo com o restante da linha ART. Seria uma bela adição pra quem usa Sony.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 26 de Abril de 2018, 21:15:25
Pra quem ficou curioso como seria usar uma lente dessa numa Sony com o adaptador MC11, esse vídeo aborda o tema e compara a performance dessa lente diretamente com primes da Zeiss e da Laowa, que são nativas para o sistema. E a Sigma se saiu muito bem!

https://youtu.be/5E820KYVXl0


Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk