Autor Tópico: De graça é o cara***  (Lida 6773 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 26 de Março de 2018, 14:14:54
Se esse tipo de fotografo domina ou eh muito numeroso no mercado, entao eh totalmente compreensivel que haja as pessoas nao vejam valor no fotografo (preferem achar um que faca de graca do que pagar), pq pagando parece nao ser nenhuma garantia de que o fotografo de fato "sabe fotografar".

Acho que o que conta mais é o resultado aparente: se o cliente gosta, então o fotógrafo deve ser bom. Daí, outro cliente (que também não entende nada de fotografia) diz "se aquele cliente pagou caro, e gostou, o fotógrafo deve ser bom", e paga também.

E aí tem o próprio fotógrafo, que pensa lá no íntimo: "hehehe, não entendo nada de fotografia, mas tô passando um monte de gente experiente pra trás". E assim segue o mundo.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 26 de Março de 2018, 16:34:41
E aí tem o próprio fotógrafo, que pensa lá no íntimo: "hehehe, não entendo nada de fotografia, mas tô passando um monte de gente experiente pra trás". E assim segue o mundo.

Mas porque o fotógrafo tem que pensar que está passando os outros pra trás? Se o fotógrafo produz um produto que agrada os clientes, pouco importa se ele sabe ou não dominar um certo aspecto técnico; claramente tudo está funcionando pra ele sem precisar saber a técnica. Acho que não precisa ter esse viés oportunista.

Isso já esbarra no debate de quanta técnica você precisa dominar. Acho que é bem claro que muitos fotógrafos na internet se preocupam demais com técnica, ao ponto de saberem conceitos que não fazem a menor diferença prática, ou investem em equipamentos que são somente superiores em testes de laboratório, mas que no mundo real para fins práticos tem uma performance parecida com equipamento de entrada. Eu sempre me surpreendo quando abrem um tópico para mostrar fotos tecnicamente boas com a lente do kit, e tipicamente a galera tem a grande revelação de que a lente do kit é capaz de fazer fotos boas, como se isso fosse uma surpresa.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 26 de Março de 2018, 16:36:47
Acho que o que conta mais é o resultado aparente: se o cliente gosta, então o fotógrafo deve ser bom. Daí, outro cliente (que também não entende nada de fotografia) diz "se aquele cliente pagou caro, e gostou, o fotógrafo deve ser bom", e paga também.

E aí tem o próprio fotógrafo, que pensa lá no íntimo: "hehehe, não entendo nada de fotografia, mas tô passando um monte de gente experiente pra trás". E assim segue o mundo.

Mas poxa, estamos falando de clientes que nao querem pagar.  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 26 de Março de 2018, 16:43:58
Mas porque o fotógrafo tem que pensar que está passando os outros pra trás? Se o fotógrafo produz um produto que agrada os clientes, pouco importa se ele sabe ou não dominar um certo aspecto técnico; claramente tudo está funcionando pra ele sem precisar saber a técnica. Acho que não precisa ter esse viés oportunista.

Isso já esbarra no debate de quanta técnica você precisa dominar. Acho que é bem claro que muitos fotógrafos na internet se preocupam demais com técnica, ao ponto de saberem conceitos que não fazem a menor diferença prática, ou investem em equipamentos que são somente superiores em testes de laboratório, mas que no mundo real para fins práticos tem uma performance parecida com equipamento de entrada. Eu sempre me surpreendo quando abrem um tópico para mostrar fotos tecnicamente boas com a lente do kit, e tipicamente a galera tem a grande revelação de que a lente do kit é capaz de fazer fotos boas, como se isso fosse uma surpresa.

Eu ia falar isso mas vc falou por mim. O fotografo ve que ha demanda para o que ele oferece, ele ganha pela demanda que ele atende, e se sente feliz e realizado. E nao ha nada de errado em oferecer o que as pessoas estao dispostas a pagar.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #34 Online: 26 de Março de 2018, 16:48:33
Mas porque o fotógrafo tem que pensar que está passando os outros pra trás? Se o fotógrafo produz um produto que agrada os clientes, pouco importa se ele sabe ou não dominar um certo aspecto técnico; claramente tudo está funcionando pra ele sem precisar saber a técnica. Acho que não precisa ter esse viés oportunista.

Isso já esbarra no debate de quanta técnica você precisa dominar. Acho que é bem claro que muitos fotógrafos na internet se preocupam demais com técnica, ao ponto de saberem conceitos que não fazem a menor diferença prática, ou investem em equipamentos que são somente superiores em testes de laboratório, mas que no mundo real para fins práticos tem uma performance parecida com equipamento de entrada. Eu sempre me surpreendo quando abrem um tópico para mostrar fotos tecnicamente boas com a lente do kit, e tipicamente a galera tem a grande revelação de que a lente do kit é capaz de fazer fotos boas, como se isso fosse uma surpresa.

Eu concordo com isso tudo, e na verdade, mesmo admirando o conhecimento enciclopédico de gente igual ao AFShalders, não é de meu costume conhecer/aplicar tanto sobre um assunto. Pra ser honesto, mesmo trabalhando em Engenharia, a conta que mais faço ultimamente é a regra de três...

Não acho que o fotógrafo que consegue este feito que citei se sinta passando os outros pra trás, como também não acho que o cara que convence um fotógrafo a trabalhar de graça esteja passando o fotógrafo pra trás, desde que esteja claro desde o princípio que o trabalho não será remunerado com dinheiro.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #35 Online: 26 de Março de 2018, 16:49:48
Mas poxa, estamos falando de clientes que nao querem pagar.  :D

É tudo uma questão de convencimento: tem fotógrafo que convence o cliente que merece receber, e tem cliente que tenta convencer o fotógrafo que não precisa pagar!  ;)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 27 de Março de 2018, 05:03:45
É tudo uma questão de convencimento: tem fotógrafo que convence o cliente que merece receber, e tem cliente que tenta convencer o fotógrafo que não precisa pagar!  ;)

Faz parte do jogo da negociacao. Cada um buscando fazer o melhor negocio para si.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #37 Online: 27 de Março de 2018, 09:16:00
Concordo com vocês... Sempre há um pé pra servir o sapato.
O que vale pra mim, pode não valer pra vocês e vice-versa.
O caminho de entrada da maioria dos fotógrafos passa por trabalhos não remunerados, ou "testes com amigos", ou um free pra um fotógrafo mais experiente..
De uma forma ou de outra há um iniciante não remunerado ou mal remunerado..
O conhecimento adquirido, a inserção em alguma área específica, a monitoria de um profissional... Isso, para aquela pessoa, valem alguma coisa.
Vida que segue...
No meu caso, eu nego, explico por que, e ainda agradeço a oportunidade.. Nunca bato uma porta na cara de um contratante.

As histórias do MACROLOOK são como contos... Tem um ar de ficção em situações reais.. Posso estar errado, mas ele gosta de escrever.. E normalmente quem o faz dá umas pitadinhas de fantasia pra trazer mais atenção ao texto..
Eu gosto! Isso não é uma crítica.
 :ok: :D


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #38 Online: 28 de Março de 2018, 00:52:33
Fico feliz em compartilhar meus "resmungos", quisera eu, de verdade, que fossem ficções, a pitada é por conta da vida e de pessoas "incríveis" que fazem essas situações acontecerem, são muitas histórias, devo ter o toque de "Mirdas" ou ter um "magnetismo" para pilantras, malandros e espertinhos, de qualquer forma, hoje, transformo isso em relatos, quem sabe, ajude alguém a contornar diversas situações.

A vida ensina, antes ficava mais putão e vingativo, hoje, com a maturidade, prefiro desprender minha energia de outra forma, o troco, bem, esse tenho que dar sempre que possível, só que nos dias atuais, de maneira mais inteligente e sagaz.

Gentileza gera gentileza com gente desperta e cordial, ao contrário, se a pessoa não ter essa visão, gera parasitas.

Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 28 de Março de 2018, 05:43:15
Concordo com vocês... Sempre há um pé pra servir o sapato.
O que vale pra mim, pode não valer pra vocês e vice-versa.
O caminho de entrada da maioria dos fotógrafos passa por trabalhos não remunerados, ou "testes com amigos", ou um free pra um fotógrafo mais experiente..
De uma forma ou de outra há um iniciante não remunerado ou mal remunerado..
O conhecimento adquirido, a inserção em alguma área específica, a monitoria de um profissional... Isso, para aquela pessoa, valem alguma coisa.
Vida que segue...
No meu caso, eu nego, explico por que, e ainda agradeço a oportunidade.. Nunca bato uma porta na cara de um contratante.

As histórias do MACROLOOK são como contos... Tem um ar de ficção em situações reais.. Posso estar errado, mas ele gosta de escrever.. E normalmente quem o faz dá umas pitadinhas de fantasia pra trazer mais atenção ao texto..
Eu gosto! Isso não é uma crítica.
 :ok: :D

Ate a nossa memoria faz uma "pos edicao" de experiencias que acabamos de ter, para focar no que mais nos interessa e deixar a memoria da experiencia mais interessante.

Eu costumo dizer que nao existe historia boa ou ruim, mas sim narrativa boa ou ruim. Qualquer historia pode ser boa ou ruim dependendo de como eh narrada.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 28 de Março de 2018, 12:30:36
A vida ensina, antes ficava mais putão e vingativo, hoje, com a maturidade, prefiro desprender minha energia de outra forma, o troco, bem, esse tenho que dar sempre que possível, só que nos dias atuais, de maneira mais inteligente e sagaz.

 :clap: :clap: :clap:

Bem por aí. Assumindo sua história como verdadeira, eu nem teria perdido a amizade do amigo-não-tão-amigo. Pensaria que ele simplesmente pensa diferente de mim, e bola pra frente.

Sendo negro e tendo vivido toda a vida sendo minoria nos ambientes em que vivi, se eu ficasse procurando picuinha em todo lugar, não creio que eu teria chegado muito longe (ou pelo menos tão longe quanto cheguei até aqui).