Autor Tópico: Uma ótima ferramenta para fotógrafos simplesmente se foi :(  (Lida 1562 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Fevereiro de 2018, 15:52:14
Google começou desligar o Panoramio no Google Earth. Aqui da para ver o tamanho do estrago. Em uma região cheia de fotinhos do Panoramio agora só temos algumas do Google Maps.

Coisa totalmente sem sentido.  Uma ferramenta excelente para quem queria ter uma idéia de uma região para ir fotografar simplesmente se foi de uma hora para a outra.
Internet realmente está andando para trás.

Fotos de uma região do Panorâmio: https://scontent.fbnu2-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/27747637_10214409016875674_5256017313125173821_o.jpg?oh=0cbd2f988d5eee0305a663843b6b7831&oe=5B17CDBF

O que sobrou agora: https://scontent.fbnu2-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/27797783_10214409019235733_8959815656767429110_o.jpg?oh=5a4ae50efd24bf32767c45d680630244&oe=5B26C1CF


(desculpem-me colocar só o link das imagens, ficaram grandes para colocar como imagem aqui)


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2018, 14:28:13
Pois é,

Achei que a Google iria migrar as fotografias para outra plataforma.

Utilizava muito para planejar e até orçar meus trabalhos em campo.
César L. T.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 13:25:50
O Picasa era uma ótima ferramenta gratuita pra gerenciamento de fotos, também se foi. Às vezes é difícil saber o que este pessoal está pensando.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 18:42:13
O Picasa era uma ótima ferramenta gratuita pra gerenciamento de fotos, também se foi. Às vezes é difícil saber o que este pessoal está pensando.

Devem estar pensando em custo/lucro, como de costume...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 21:03:32
Devem estar pensando em custo/lucro, como de costume...

Até pq não se trata de uma organização filantrópica.

Muito provavelmente a desativação da ferramenta aconteceu devido a baixa procura e uso dos usuários e é este o ponto que deve ser compreendido, portanto os culpados seriam os usuários que não souberam reconhecer o devido valor da ferramenta?

Abs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 21:23:13
Até pq não se trata de uma organização filantrópica.

Muito provavelmente a desativação da ferramenta aconteceu devido a baixa procura e uso dos usuários e é este o ponto que deve ser compreendido, portanto os culpados seriam os usuários que não souberam reconhecer o devido valor da ferramenta?

Abs
Nada haver.
Olhe o caso do nik collection.
Era pago, a Google comprou, virou free, a Google encerrou, a dxo comprou e vai relançar.
Sempre teve uma base boa de usuários.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 21:49:14
Até pq não se trata de uma organização filantrópica.

Muito provavelmente a desativação da ferramenta aconteceu devido a baixa procura e uso dos usuários e é este o ponto que deve ser compreendido, portanto os culpados seriam os usuários que não souberam reconhecer o devido valor da ferramenta?

Abs

Não, não havia baixa procura, haja visto a gritaria que deu quando a Google anunciou que iria desativar o serviço.

Posso até concordar que há certo custo para manter a estrutura de upload das imagens mas depois que ela desativou essa parte as imagens se tornaram links fixos dentro do Google Earth. O custo para uma empresa como a Google manter aquelas imagens em qualidade média/baixa é insignificante.

O objetivo dela é claro: forçar as pessoas a contribuirem para as imagens do Google Maps, principalmente em comércios, pontos turísticos, etc.

A Google sempre teve uma política de "fazer o bem", etc, o que levava as pessoas a contribuirem com fotos para o Panoramio. Simplesmente apagar isso tudo é no mínimo uma falta de respeito.

Como o Felipe mesmo apontou, não foi a primeira vez. Adiciono ainda à lista o Google Reader, muitíssimo usado e cuja desativação foi motivo de uma gritaria generalizada e contribuiu significativamente para a queda dos blogs.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 22:01:30
Nada haver.
Olhe o caso do nik collection.
Era pago, a Google comprou, virou free, a Google encerrou, a dxo comprou e vai relançar.
Sempre teve uma base boa de usuários.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Deve fazer sentido dentro da estratégia da Google. Se não me engano o que eles realmente queriam quando compraram a Nik era o Snapseed que veio como parte do pacote. O restante não deveria ser interessante para eles, tanto que passaram a distribuir gratuitamente, muito provável não despertou interesse por estar relacionado ao "core business" da Google, mas aí estou apenas conjecturando poir é impossível saber com precisão sem saber as estratégias de negócio da empresa.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 13 de Fevereiro de 2018, 11:38:36
Não, não havia baixa procura, haja visto a gritaria que deu quando a Google anunciou que iria desativar o serviço.

Posso até concordar que há certo custo para manter a estrutura de upload das imagens mas depois que ela desativou essa parte as imagens se tornaram links fixos dentro do Google Earth. O custo para uma empresa como a Google manter aquelas imagens em qualidade média/baixa é insignificante.

O objetivo dela é claro: forçar as pessoas a contribuirem para as imagens do Google Maps, principalmente em comércios, pontos turísticos, etc.

A Google sempre teve uma política de "fazer o bem", etc, o que levava as pessoas a contribuirem com fotos para o Panoramio. Simplesmente apagar isso tudo é no mínimo uma falta de respeito.

Como o Felipe mesmo apontou, não foi a primeira vez. Adiciono ainda à lista o Google Reader, muitíssimo usado e cuja desativação foi motivo de uma gritaria generalizada e contribuiu significativamente para a queda dos blogs.

Mas ainda assim, é estranho. Se os dados do Panoramio já estavam lá, deveria ser de fácil importação pro Google Maps. E se tem uma empresa que não gosta de jogar dados fora é o Google. Só se eles viram que esta base de dados não estava mais crescendo, e resolveram tirar do ar (duvido que eles tenham apagado dados), e mantido o Google Maps, pra crescer de novo, em outros termos de serviço, diferentes dos do Panoramio.