Autor Tópico: foco automático dúvida  (Lida 4293 vezes)

kaoriuehara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 12 de Fevereiro de 2018, 01:39:26
Tenho uma nikon D7000 e uso a lente do kit (18 105mm). Ainda estou aprendendo sobre. Minha dúvida é, quando vou fazer um vídeo, mesmo deixando ambas no AF (da lente e da camera), ainda preciso clicar de leve no botão para ela focar movimento a câmera para outros objetos. Porque isso acontece? Isso muda dependendo da lente, no caso as mais caras? Obrigada


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 01:50:46
Olá.

Algumas câmeras mais voltadas pra vídeo tem a opção de ficar continuamente caçando foco.

Na Nikon, essa opção não existe. O auto foco significa apenas que a câmera vai focar sozinha quando você pressionar o botão de foco (no seu caso, "meio disparador") e foco manual significa que o foco será feito apenas pelo anel de foco da lente.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 08:46:36
Colega, esqueça foco automático em vídeo com a D7000, ela não presta pra isso, alias nenhuma Nikon presta (salvo as mais modernas como a D7500 ou a D850 que eu não sei dizer). Se quer foco automático em vídeo eu recomendo Canon, e das novas tipo 80D ou T6i, por que antes dessas nem as Canon prestam pra isso Também.

Vai bater a cabeça com a D7000 em vídeo e não vai chegar em lugar algum.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 16:01:05
Colega, esqueça foco automático em vídeo com a D7000, ela não presta pra isso, alias nenhuma Nikon presta (salvo as mais modernas como a D7500 ou a D850 que eu não sei dizer). Se quer foco automático em vídeo eu recomendo Canon, e das novas tipo 80D ou T6i, por que antes dessas nem as Canon prestam pra isso Também.

Vai bater a cabeça com a D7000 em vídeo e não vai chegar em lugar algum.

x2

incluindo nessa a D750 que fizeram um grande marketing para vídeo deixa bem a desejar. Para uso caseiro tranquilo, mas para vídeos proof esquece...

li boas referências da D850 que faz o auto foco tanto de foto quanto vídeo no touch do monitor... mas pra gastar 15 pila em uma câmera iria num modelo mais apropriado para vídeo se sua intenção for essa.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 16:22:46
x2

incluindo nessa a D750 que fizeram um grande marketing para vídeo deixa bem a desejar. Para uso caseiro tranquilo, mas para vídeos proof esquece...

li boas referências da D850 que faz o auto foco tanto de foto quanto vídeo no touch do monitor... mas pra gastar 15 pila em uma câmera iria num modelo mais apropriado para vídeo se sua intenção for essa.

Tenho a impressão que o único ganho da D750 em vídeo é o controle de diafragma enquanto grava.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 16:29:26
Tenho a impressão que o único ganho da D750 em vídeo é o controle de diafragma enquanto grava.

exato que se for usar tem que ter um microfone externo pq fica o "tick tick" do dial...  :(
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 16:43:59
exato que se for usar tem que ter um microfone externo pq fica o "tick tick" do dial...  :(

Não que isso faça diferença pra quem grava profissionalmente, mas mostra que a solução ainda é meio porca.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 16:51:51
Não que isso faça diferença pra quem grava profissionalmente, mas mostra que a solução ainda é meio porca.

acho que não tem mic interno que seja bom para gravação profissional em câmeras fotográficas.
de uma forma ou de outra sempre vai captar o mecanismo da câmera.

aí me vem à mente as gopro mas elas não tem praticamente nada que faça movimento lá dentro, não tem dial não tem botão de função.

fico curioso com aquelas séries da Canon EOS CXXX mas acho que elas já vem com mic externo ou não?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 16:54:04
acho que não tem mic interno que seja bom para gravação profissional em câmeras fotográficas.
de uma forma ou de outra sempre vai captar o mecanismo da câmera.

aí me vem à mente as gopro mas elas não tem praticamente nada que faça movimento lá dentro, não tem dial não tem botão de função.

fico curioso com aquelas séries da Canon EOS CXXX mas acho que elas já vem com mic externo ou não?

Geralmente gravação profissional o audio é capturado separadamente e unido na pós. Por isso que não faz diferença.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 17:20:51
Geralmente gravação profissional o audio é capturado separadamente e unido na pós. Por isso que não faz diferença.

sim...

mas pera lá... go pro não é profissional???  :eek: :eek: :eek: :eek:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 17:25:07
sim...

mas pera lá... go pro não é profissional???  :eek: :eek: :eek: :eek:

E eu falei que não?

Falei em técnica, não em equipamento.

 :hysterical: :hysterical:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 17:43:05
Olá.

Algumas câmeras mais voltadas pra vídeo tem a opção de ficar continuamente caçando foco.

Na Nikon, essa opção não existe. O auto foco significa apenas que a câmera vai focar sozinha quando você pressionar o botão de foco (no seu caso, "meio disparador") e foco manual significa que o foco será feito apenas pelo anel de foco da lente.
Todas as Nikon modernas possuem auto foco contínuo em video (AF-F).

A D7000 é uma câmera de 2010, talvez seja por isso que não faça foco contínuo em video.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 18:43:11
Todas as Nikon modernas possuem auto foco contínuo em video (AF-F).

A D7000 é uma câmera de 2010, talvez seja por isso que não faça foco contínuo em video.

Acabei de fuçar na minha D600 e descobrir esse modo.

 :ok:

E parece que a D7000 tem o modo tb.

http://www.dummies.com/photography/cameras/nikon-camera/selecting-a-live-view-focus-mode-on-a-nikon-d7000/
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 18:44:55 por Rafa_Meira »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2018, 23:26:54
Acabei de fuçar na minha D600 e descobrir esse modo.

 :ok:

E parece que a D7000 tem o modo tb.

http://www.dummies.com/photography/cameras/nikon-camera/selecting-a-live-view-focus-mode-on-a-nikon-d7000/

Realmente parece que tem, função A8 no menu. Eu nem lembrava que ela tinha, já fazem 5 anos que vendi minha D7000. Hoje o negócio é filmar com smatphone, até porque um gimball eletronico (Zhiyun Smooth) para spartphone custa apenas ~700 reais.

https://www.youtube.com/watch?v=n3j3f5bDdT8

A moça que criou o tópico pode encontrar o manual da D7000 aqui: http://downloadcenter.nikonimglib.com/pt-br/products/26/D7000.html


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Fevereiro de 2018, 08:38:55
E eu falei que não?

Falei em técnica, não em equipamento.

 :hysterical: :hysterical:

 :hysterical: :hysterical:

claro pq se for analisar gopro é uma mirrorless né kkkkkk

mas falando sério, usei uma gopro 5 black esses dias com um dome e as imagens que capturamos foram impressionantes. pra fazer a mesma coisa com uma DSLR iria ter que investir no mínimo uns 3k em um dome compatível.

gopro tem seus méritos de chegar onde realmente dificilmente uma DSLR chegaria.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.