Para mim é uma questão de postura. Acho imperdoável uma empresa que tem uma base de equipamentos vendida no país nada desprezível encerre as atividades aqui, e principalmente negue a assistencia técnica no periodo de um ano de garantia para equipamentos antes cobertos por uma garantia que se não era mundial, pelo menos era regional.
Tive diversos equipamentos Nikon ao longo da vida, mas esse tipo de postura me incomoda. Note que a Olympus fez o mesmo quanto a garantia mundial e passou a cobrir a regional (Americas, Europe, Asia). A Fuji tem garantia Brasil e regional, embora risível. A Pentax nunca teve assistencia técnica oficial aqui, só a Marinho como representante no passado.
Some a isso a imensa dificuldade que a Nikon sempre impos às assistencias técnicas independentes no tocante ao fornecimento de peças, aí a coisa complica. A Fotek, uma das mais tradicionais assistencias técnicas do Rio, simplesmente parou de atender Nikon por esse motivo.
Já a Canon entrou de sola no mercado brasileiro, tem de tudo a preço acessível e total apoio da fábrica. Qualquer assistencia técnica pode comprar o que quiser de peças sem frescura, fora que os preços estão excelentes.
A questão pode ser resumida a pontos bem simples:
1) Se você já tem equipamento (corpos, lentes, etc.) Nikon, fique na marca mesmo e assuma o risco ou dor de cabeça eventual com conserto. Ou faça como eu, quebrou, vende barato para retirada de peças. Verifique se existe alguma assistencia independente de sua confiança.
2) Se precisa de suporte da fábrica oficial, não tem nem o que discutir, é Canon
3) Se não se importa a mínima com assistencia oficial, use o que quiser. No meu caso uso Pentax, Fuji e Panasonic.
Não esqueça que tem empresas com representação aqui cujas assistências simplesmente são ruins demais, como a Sony e a Panasonic.
Resumindo é isso.