Autor Tópico: Precisando de ajuda em que investir  (Lida 1896 vezes)

lsilvapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Fevereiro de 2018, 14:55:42
Galera, boa tarde.
Então hoje tenho uma D5300 com a lente do kit (18-55) e uma Nikkor 40mm F/2.8 Af-s Micro.
Pretendo começar a fazer fotos gastronômicas e estou em duvida entre 3 opções de investimento:
1ª opção: Comprar uma D750.
2ª opção: Comprar uma lente Sigma 85mm F / 1.4 Dg Hsm Art.
3ª opção: Comprar dois flashs yongnuo yn 685 + o controlador YN622C.
Preciso de uma luz ai galera!

Ps: no momento so posso investir em uma opção dessas ai.

Nikon D750 - Lentes: 50mm f1.8, 40mm (Macro).


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 16:45:20
Galera, boa tarde.
Então hoje tenho uma D5300 com a lente do kit (18-55) e uma Nikkor 40mm F/2.8 Af-s Micro.
Pretendo começar a fazer fotos gastronômicas e estou em duvida entre 3 opções de investimento:
1ª opção: Comprar uma D750.
2ª opção: Comprar uma lente Sigma 85mm F / 1.4 Dg Hsm Art.
3ª opção: Comprar dois flashs yongnuo yn 685 + o controlador YN622C.
Preciso de uma luz ai galera!

Ps: no momento so posso investir em uma opção dessas ai.


flash... gastronomia se não tiver luz boa esquece...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 17:14:46
Nenhuma das opções anteriores.

Compre um bom tripé, que permita a coluna central ficar na horizontal.

Um rebatedor desses 5 em 1.

Vários pedaços de cartolina branca, com o verso em alumínio, tamanhos diversos.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 17:27:47
Nenhuma das opções anteriores.

Compre um bom tripé, que permita a coluna central ficar na horizontal.

Um rebatedor desses 5 em 1.

Vários pedaços de cartolina branca, com o verso em alumínio, tamanhos diversos.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

MacGyver curtiu isso.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2018, 19:05:34
MacGyver curtiu isso.
Todo bom fotógrafo tem seu lado MacGyver.
https://fstoppers.com/editorial/deadline-quickly-shooting-food-limited-gear-location-206103

As cartolinas são para fazer um fill mais preciso a depender do tamanho do prato.


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 03:01:07
Todas as opções são absolutamente péssimas para o que se propôe.

Recomendo comprar o livro "Luz, Ciência e Magia". Depois que praticar e entender tudo, pode começar a ver cursos/tutoriais da área gastronômica.

Até a opção de comprar dois flashes TTL não é financeiramente inteligente pois TTL é desnecessário para still.

Faltou o principal aí que são os modificadores de luz. Mas não da pra indicar nada pra alguém que não tem nem o básico do conhecimento.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 10:11:01
Todo bom fotógrafo tem seu lado MacGyver.
https://fstoppers.com/editorial/deadline-quickly-shooting-food-limited-gear-location-206103


Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Com certeza...  :ok:

praticamente todos os meus rebatedores são de papel cartão que eu fiz em casa no formato que quero.

o valor é infinitamente menor que comprar uma sombrinha ou algum aparato rebatedor e o resultado se bem planejado é melhor. Só precisa ter a mão do Mac... kkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 12:59:58
Flashes externos (dois no mínimo), rádios, tripés e rebatedores são as melhores escolhas para esse tipo de foto.

Se puder dar uma olhada no curso de fotos gastronômicas do Diego Rousseaux (Eduk) ou alguns vídeos do Youtube, tem dicas legais.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 13:14:55
vc tem bastante coisa pra comprar, em se tratando de acessórios de estúdio a moçada ja falou ai, flashes, acessórios, modificadores (colmeias, difusores, tecidos, cabana, etc...) rebatedores, tapadeiras, plaquinhas brancas e pretas etc... tudo para controlar a lua e os reflexos, acessórios para bater a temperatura, etc...

Em minha opinião, gastronomia é uma das áreas mais difíceis, complicado fazer bem feito...

A decoração tbm é super importante, combinar as cores, os componentes e texturas dos arranjos e acessórios, etc... então, dependendo do que vai fazer pose ser que tenha que investir em pratos, talheres, toalhas, tampos de mesa, acessórios, etc...

Em gastronomia o foco seletivo muitas vezes atrapalha (muito), então uma lente macro, distancia focal para a menor distorção possível, abertura mínima para a maior profundidade de campo, e flash o mais possante possível devido à abertura.

Tbm, um bom conjunto computador/monitor para o tratamento/edição de fotos.

Estuda muito e pratica tbm, nada melhor que a pratica para entender as dificuldades.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 13:16:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lsilvapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 16:24:25
Caramba, foi muita informação...
Bom, já tenho um bom tripé  e já estou estudando sobre (foto gastronômica) também. Meu conhecimento ainda é muito pequeno mas acredito que, pelo que li, o melhor pra começar seria manter a minha câmera comprar os 2 flashes, um modelo sem TTL, mais o rádio e rebatedores e andei vendo por ai que softbox são legais pra esse tipo de foto.

Galera, deixo aqui o MEU MUITO OBRIGADO, valeu mesmo!
Nikon D750 - Lentes: 50mm f1.8, 40mm (Macro).


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 16:50:19
Caramba, foi muita informação...
Bom, já tenho um bom tripé  e já estou estudando sobre (foto gastronômica) também. Meu conhecimento ainda é muito pequeno mas acredito que, pelo que li, o melhor pra começar seria manter a minha câmera comprar os 2 flashes, um modelo sem TTL, mais o rádio e rebatedores e andei vendo por ai que softbox são legais pra esse tipo de foto.

Galera, deixo aqui o MEU MUITO OBRIGADO, valeu mesmo!

se puder comprar compre os dois com ttl, se um der defeito o outro substitui.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 21:02:33
Caramba, foi muita informação...
Bom, já tenho um bom tripé  e já estou estudando sobre (foto gastronômica) também. Meu conhecimento ainda é muito pequeno mas acredito que, pelo que li, o melhor pra começar seria manter a minha câmera comprar os 2 flashes, um modelo sem TTL, mais o rádio e rebatedores e andei vendo por ai que softbox são legais pra esse tipo de foto.

Galera, deixo aqui o MEU MUITO OBRIGADO, valeu mesmo!

Lembre que tripé só presta firme. Tripé barato é uma m***a. Embaça a foto e você fica procurando onde errou na câmera... e não era nela.
Como falou Linsday, uma lente macro é importante (100mm é boa). A cinquentinha também é utilizável.

Leia alguma coisa sobre empilhamento de imagens (stacking) para o caso de precisar, eventualmente.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


lsilvapereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2018, 11:06:14
Todas as opções são absolutamente péssimas para o que se propôe.

Recomendo comprar o livro "Luz, Ciência e Magia". Depois que praticar e entender tudo, pode começar a ver cursos/tutoriais da área gastronômica.

Até a opção de comprar dois flashes TTL não é financeiramente inteligente pois TTL é desnecessário para still.

Faltou o principal aí que são os modificadores de luz. Mas não da pra indicar nada pra alguém que não tem nem o básico do conhecimento.

Opa, livro encomendado meu caro!!
Grato pela dica.

Lembre que tripé só presta firme. Tripé barato é uma m***a. Embaça a foto e você fica procurando onde errou na câmera... e não era nela.
Como falou Linsday, uma lente macro é importante (100mm é boa). A cinquentinha também é utilizável.

Leia alguma coisa sobre empilhamento de imagens (stacking) para o caso de precisar, eventualmente.


Meu tripé é um manfrotto MT190X3, acho ele bem firme e quanto ao empilhamento de foco, já dei uma lida, bem superficial, pois sempre curti fazer macrofotografia mas vou aprofundar isso ai.

Muito obrigado pela dica!
Nikon D750 - Lentes: 50mm f1.8, 40mm (Macro).