Essas zoom que você citou da Fuji espancam as zoom da Sony em qualidade.
Discordo. Estou para sair do sistema APS-C da Sony e minhas opções são o sistema APS-C da Fuji e o full frame da Sony, então tenho pesquisado bastante, e inclusive consegui testar na minha mão muitas dessas opções. As únicas da Sony que eu achei que deixam a desejar em relação à Fuji foram as Vario-Tessar T* 16-35mm f/4 e a 24-70mm f/4. As demais são totalmente equivalentes (a 12-24 da Sony eu achei melhor que a zoom wide da Fuji, na verdade). Inclusive, essa nova 24-105mm f/4 é muito legal, acabei de pegar uma pra testar! Para uma zoom com um range desses, ela é excelente, entrega muita qualidade. E ela dá conta de um comprimento focal que não existe na Fuji.
Em relação ao grip eu discordo, hoje a Xt2 dá conta legal do recado com uma bateria e não se esqueça que houve mudança de processador, o que pode representar uma melhora na bateria.
Discordo. Para vídeos, uma única bateria com a X-T2 é inviável, principalmente em uso profissional. E quanto à X-H1, já no seu lançamento o CIPA rating é pior que o da X-T2
Pra fotos depende muito do que você fará, essa câmera não ficou maior e mais pesada somente pelo grip, eles melhoraram a construção e selagem, até mencionam isso nas propagandas.
Isso seria uma boa, mas enquanto não houver uma padronização da selagem das câmeras, a gente vai ter que ficar só na boa fé com as mirrorless (ou até algum louco fazer um wet test, como o pessoal fez recentemente com a D850 e a a7RIII).
As lentes da Sony não tem foco rápido e o fator de crop de 1.7x até onde sei é bem vindo, todos trabalham com fator de crop pra vídeo.
Não sei em qual corpo você testou essas lentes, mas em uma a7RII todas as zooms que eu citei, exceto pela 24-70, são muito rápidas e perfeitamente comparáveis às Fuji que eu testei na X-T2. A 100-300 eu também achei um pouquinho mais lenta que as outras, mas a diferença foi mínima, nada que prejudique.
Quanto ao fator de crop, não ele não é bem vindo. Além de mudar completamente o campo de visão quando você altera entre foto e vídeo, ele dificulta ainda mais a tentativa de se fazer vídeos wide angle. E não são todos que trabalham em crop. A a6500, a a7RIII e a GH5 oferecem full sensor readout em 4K.
Essa câmera é híbrida, ela não serve só pra vídeo ou só pra foto, ela serve e foi pensada pros dois.
Avisa isso pra Fuji então, pois ela é quem está fazendo o marketing como sendo sua "first video oriented camera".
Sinceramente acredito que será um sucesso, ela tem preço convidativo e tem melhoras em vários pontos, tudo por conta do novo processador.
Tomara. Eu gosto muito da Fuji e o mais provável é que eu vá para o sistema APS-C dela, devido às opções de lente no mercado de usados aqui no Brasil (que achei melhor que o mercado de usados da Sony).
Só que, para o meu uso (e acredito que para o uso de muitos), a X-H1 não vale tanto a pena quando comparada ao que se tem no mercado, mesmo dentro da própria Fuji.
Para fotos, a X-T2 é mais compacta, mais barata e já é excelente. E a X-T3, com um provável sensor de 30Mp ou mais, tá logo aí no fim do ano.
E para vídeos (coisa que eu não faço), a GH5 é melhor que a X-H1 em tudo, não tem jeito.
Pra piorar pra Sony estão chegando duas novas lentes já sabidas e uma especulada:
8-16 2.8
200mm f/2
E a especulada 33 f/1.
Isso é ótimo! Tomara que essa 8-16 f/2.8 seja uma opção, e bem mais barata, quando comparada à melhor wide zoom do mundo atualmente, que é a Sony GM 16-35 f/2.8. E essa 200mm f/2 vai ser o bicho mesmo. Acho que é por essas e outras que a Sony vai lançar a 400mm f/2 no final do ano.
A Gh5 trabalha bem com baixa luz por conta do estabilizador que agora tem na Xh1.
A Gh5 é superior em vários pontos, mas eu acredito que o sensor maior com o estabilizador devam resolver melhor a questão específica de baixa luz.
Errado, não é só a estabilização. Mesmo parada sobre um tripé, a GH5 consegue níveis de ruído menores que a maioria das full frame da Sony. Tem muito mais coisa envolvida.
Em relação à fotografia eu acredito que melhorou pra alguns cenários específicos, tanto pelo estabilizador, que a coloca pra brigar com as DSLRs, a pegada e por fim o anti Flickr e o mínimo blackout de 0.05.
Essa câmera eu acredito que venha pra trazer o pessoal da DSLR pra Fuji, algo que a Sony não consegue fazer.
Esse blackout ultra rápido só é disponível com o grip, com electronic first curtain shutter e com velocidade de até, no máximo, 6fps.
A a9 e a a7RIII também tem tudo isso, e nem por isso conseguem forçar uma migração em massa. Mas acho que aí o fator decisivo realmente seja o preço, e por ter um sistema mais barato talvez a Fuji realmente consiga uma maior adesão. Só não sei se será a X-H1 a câmera que fará tudo isso.