Autor Tópico: Fujifilm lança a nova X-H1  (Lida 7166 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Fevereiro de 2018, 10:33:07
Com foco em ser uma câmera pra uso profissional em foto e vídeo a Fuji lança sua nova câmera que parece ser mais robusta, com melhor pegada e alguns recursos bem interessantes :

https://youtu.be/Aw3K0Bp2D74

Key specifications

24MP X-Trans APS-C sensor

5-axis in-body image stabilization (rated at 5EV)*
3.69M-dot OLED viewfinder
Touch sensitive rear LCD with two-axis tilt
DCI and UHD 4K capture at up to 200 Mbps
Slow motion 1080 (from 120 and 100 fps)
Internal F-Log capture
24-bit audio capture
Eterna/Cinema Film Simulation mode
TimecodeNo-blackout continuous shooting
Twin UHS-II-compatible card slots
Anti-flicker shooting mode
Wi-Fi with Bluetooth for constant connection



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 13:20:21
Achei as especificações show...
Conhecimento importa mais que equipamento.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 21:26:05
Poxa, acho que vou contra a maré aqui, hein...
Se você pegar as especificações isoladamente, realmente a câmera é muito boa! Mas se você comparar com as opções de mercado, aí o negócio fica mais nebuloso... Digo isso por uma série de motivos:

Para fotos
- Dimensões e peso: Ela é maior (em todas as medidas) e mais pesada do que a X-T2. Inclusive, ela é maior (em todas as medidas) e mais pesada do que toda linha full frame a7 da Sony. É notável que, desde a segunda geração das a7, a Sony coloca um sensor full frame com IBIS em um corpo menor e mais leve do que o da X-H1...

- Substituição do dial de compensação de exposição por um LCD (inútil considerando que numa mirrorless você pode ver tudo tanto no EVF quanto na tela traseira.

- Mesma bateria da X-T2: Na X-T2 a vida da bateria já era um calcanhar de aquiles... E agora, com uma câmera mais poderosa, deve ser ainda menor, tornando quase que obrigatória a compra do battery grip, que custa U$300,00.

- Dependendo do que a Sony fizer com a a7III, que será lançada em breve, é possível que a X-H1 tenha uma concorrente full frame com especificações muito parecidas para fotos, com bateria melhor e com faixa de preço praticamente idêntica. Isso sem falar numa eventual a6700, que tende a continuar mais barata que a linha X da Fuji...

- Considerando somente fotos, as únicas vantagens reais da X-H1 em relação à X-T2 seriam o AF (que na X-T2 já é excelente e quase ninguém reclama), o IBIS e a tela touch. Mas, considerando que a X-T3, que deve vir ao mercado até novembro, deve ter tudo isso (exceto pelo IBIS) e ainda um sensor novo com maior resolução, eu não vejo justificativa para se comprar esta câmera, sob a perspectiva de alguém que faz principalmente fotos. Nesse caso, compensa muito mais esperar pela X-T3, que já vai sair ainda neste ano (segundo o Fuji Rumors).

Para vídeo
- Não possui saída para fones de ouvido (erro imperdoável...), o que, novamente, torna obrigatória a compra do battery grip.

- Não possui tela articulada (em uma câmera híbrida como a X-T2 é aceitável, mas em uma câmera direcionada para vídeo deixa a desejar).

- O vídeo em 4K sofre um crop de 1,7x, o que gera uma boa diferença de comprimento focal quando se alterna entre os modos de foto e vídeo.

- É inferior em praticamente todos os aspectos de vídeo quando comparada à GH5 e GH5s (taxa de quadros por segundo, limite de tempo de gravação, bit depth da gravação, etc). De fato, creio que a única vantagem seria no uso de AF durante o vídeo.

- Considerando-se a obrigatoriedade da compra do battery grip, ela se torna mais cara que a GH5 também.

Enfim, é uma baita câmera, sem sombra de dúvidas! Mas também pode ter sido o maior erro de mercado da Fuji até agora... Só o tempo vai dizer.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 21:28:01 por davi_ssilva »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 22:20:06
 :snack:


edw1979

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 22:27:07
Poxa, acho que vou contra a maré aqui, hein...
Se você pegar as especificações isoladamente, realmente a câmera é muito boa! Mas se você comparar com as opções de mercado, aí o negócio fica mais nebuloso... Digo isso por uma série de motivos:

Para fotos
- Dimensões e peso: Ela é maior (em todas as medidas) e mais pesada do que a X-T2. Inclusive, ela é maior (em todas as medidas) e mais pesada do que toda linha full frame a7 da Sony. É notável que, desde a segunda geração das a7, a Sony coloca um sensor full frame com IBIS em um corpo menor e mais leve do que o da X-H1...

- Substituição do dial de compensação de exposição por um LCD (inútil considerando que numa mirrorless você pode ver tudo tanto no EVF quanto na tela traseira.

- Mesma bateria da X-T2: Na X-T2 a vida da bateria já era um calcanhar de aquiles... E agora, com uma câmera mais poderosa, deve ser ainda menor, tornando quase que obrigatória a compra do battery grip, que custa U$300,00.

- Dependendo do que a Sony fizer com a a7III, que será lançada em breve, é possível que a X-H1 tenha uma concorrente full frame com especificações muito parecidas para fotos, com bateria melhor e com faixa de preço praticamente idêntica. Isso sem falar numa eventual a6700, que tende a continuar mais barata que a linha X da Fuji...

- Considerando somente fotos, as únicas vantagens reais da X-H1 em relação à X-T2 seriam o AF (que na X-T2 já é excelente e quase ninguém reclama), o IBIS e a tela touch. Mas, considerando que a X-T3, que deve vir ao mercado até novembro, deve ter tudo isso (exceto pelo IBIS) e ainda um sensor novo com maior resolução, eu não vejo justificativa para se comprar esta câmera, sob a perspectiva de alguém que faz principalmente fotos. Nesse caso, compensa muito mais esperar pela X-T3, que já vai sair ainda neste ano (segundo o Fuji Rumors).

Para vídeo
- Não possui saída para fones de ouvido (erro imperdoável...), o que, novamente, torna obrigatória a compra do battery grip.

- Não possui tela articulada (em uma câmera híbrida como a X-T2 é aceitável, mas em uma câmera direcionada para vídeo deixa a desejar).

- O vídeo em 4K sofre um crop de 1,7x, o que gera uma boa diferença de comprimento focal quando se alterna entre os modos de foto e vídeo.

- É inferior em praticamente todos os aspectos de vídeo quando comparada à GH5 e GH5s (taxa de quadros por segundo, limite de tempo de gravação, bit depth da gravação, etc). De fato, creio que a única vantagem seria no uso de AF durante o vídeo.

- Considerando-se a obrigatoriedade da compra do battery grip, ela se torna mais cara que a GH5 também.

Enfim, é uma baita câmera, sem sombra de dúvidas! Mas também pode ter sido o maior erro de mercado da Fuji até agora... Só o tempo vai dizer.

Concordo com tudo, CONSIDERANDO APENAS O CORPO.

Porém, DENTRO DA MESMA FAIXA DE PREÇO, as lentes Sony não chegam aos pés da qualidade das lentes Fujifilm, aí a comparação entre os sistemas cai por água abaixo. Sony faz excelentes corpos, sem dúvida, desde que se gaste os tubos com as lentes Zeiss top de linha.

Eu, que não faço videos, vou deixar passar a X-H1, nenhum upgrade significativo para fotos em relação à X-T2. Aguardo a X-T3.

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, 22:32:27 por edw1979 »
Fujifilm X-T3/ X-T20/ X-T30 / X-M1 /X-T10/ Xpro1/56mm/90mm/18-55mm/XC50-230mm/ 23mm f2 & 1.4 / 55-200mm / 35mm f2 & f1.4 / 27mm f2.8 / 10-24mm f4 / 16 mm f1.4 & 2l8 / 100-400mm / 16-55mm f 2.8/ 50-140mm / Godox/
Nikon D200/D300 /D90 / D7200 / D7500 / D3 / D750 / D700 / D850 / F100/  Z6
Sigma Art  35, 50mm,  85mm & 135mm, 18-35 & 50-100mm
Nikkor 20mm ,24mm 35mm D/, 50mm 1.4 G/D  1.8G /105 mm 1.4/, 85mm 1.4D & 1.8G, 105 & 135mm f2 DC / 105mm 1.4/70-200 2.8 FL/24-70 2.8 VR/ 24-70 f4
Tamron 28-75..


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 22:38:11


Concordo com tudo, CONSIDERANDO APENAS O CORPO.

Porém, DENTRO DA MESMA FAIXA DE PREÇO, as lentes Sony não chegam aos pés da qualidade das lentes Fujifilm, aí a comparação entre os sistemas cai por água abaixo. Sony faz excelentes corpos, sem dúvida, desde que se gaste os tubos com as lentes Zeiss top de linha.

Eu, que não faço videos, vou deixar passar a X-H1, nenhum upgrade significativo para fotos em relação à X-T2. Aguardo a X-E3.

Concordo quando você fala nas linha de lentes APS-C. Em APS-C a Fuji é a melhor opção, na minha opinião. Porém, quando uma câmera APS-C chega a 2300 dólares (contando o valor do grip, que é praticamente obrigatório no caso da X-H1), então você começa a entrar numa linha de preços que se sobrepõe ao mercado full frame.

E na linha full frame da Sony a história é diferente...
Tirando as G-Master, há sim muitas opções legais. Por exemplo a 85mm f/1.8 da Sony oferece a mesma qualidade da Zeiss Batis 85mm f/1.8, e o mesmo comprimento focal e profundidade de campo que a Fujinon 56mm f/1.2... Só que a Sony custa 600 dólares, enquanto que a Fuji custa 1000. Então vai de pesquisar e ver o que é melhor pra cada um.

Se for pra ficar no APS-C, eu particularmente iria de X-T2 ou esperaria a X-T3 no final do ano, pois não acho que ela a X-H1 compensa, nem pra fotos, nem pra vídeos, pelos motivos que listei acima.



Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2018, 23:26:34

Concordo quando você fala nas linha de lentes APS-C. Em APS-C a Fuji é a melhor opção, na minha opinião. Porém, quando uma câmera APS-C chega a 2300 dólares (contando o valor do grip, que é praticamente obrigatório no caso da X-H1), então você começa a entrar numa linha de preços que se sobrepõe ao mercado full frame.

E na linha full frame da Sony a história é diferente...
Tirando as G-Master, há sim muitas opções legais. Por exemplo a 85mm f/1.8 da Sony oferece a mesma qualidade da Zeiss Batis 85mm f/1.8, e o mesmo comprimento focal e profundidade de campo que a Fujinon 56mm f/1.2... Só que a Sony custa 600 dólares, enquanto que a Fuji custa 1000. Então vai de pesquisar e ver o que é melhor pra cada um.

Se for pra ficar no APS-C, eu particularmente iria de X-T2 ou esperaria a X-T3 no final do ano, pois não acho que ela a X-H1 compensa, nem pra fotos, nem pra vídeos, pelos motivos que listei acima.



Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Não é bem assim, qualquer zoom boa da Sony custa uma fortuna, sei porque pesquisei antes de migrar pra Fuji já que tinha Sony, além disso apenas Fuji, Canon e Leica tem hoje lentes Cinema de respeito, objetivo principal dessa câmera.

Essa câmera não é pra qualquer um, ela servirá a profissionais de vídeo, eventos, esportes e vida selvagem.

Infelizmente a a6500 fica bem ruim com lentes grandes e pesadas para Full Frame da Sony e no fim das contas o sujeito precisa pagar 2.500 USD se quiser usar uma solução da Sony mais robusta.

A câmera é mais pesada e maior porque o mercado pediu isso, um monte de mi-mi-mi de gente reclamando de grip, pegada, etc.

Quer uma câmera menor? Xt2, xpro2, xe3, xt20...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 00:18:15
Concordo com o Davi. Se o foco dessa câmera for video tenho minhas dúvidas se terá capacidade para brigar com a GH5. A capacidade de trabalhar em baixa luz dela é um absurdo e custa muito menos que a Sony com capacidade mais próxima.

Ótica por ótica tem umas objetivas Leica e Zeiss para a GH5 que são um absurdo de boa, tanto que essa série domina totalmente na área de vídeo profissional. A qualidade do codec 4K dela é fenomenal e o dual IS assusta.

Para fotografia, realmente não vejo nada que seja assim tão relevante para justificar sair de uma XT2 para ela.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 00:21:41
Não é bem assim, qualquer zoom boa da Sony custa uma fortuna, sei porque pesquisei antes de migrar pra Fuji já que tinha Sony

As zooms boas da Sony são realmente caras, mas existem opções muito boas por muito menos de 2500 dólares. Só pra citar:

Sony FE 12-24mm f/4 G: US$1600
Sony Vario-Tessar T* FE 16-35mm f/4 ZA OSS: US$1250
Sony Vario-Tessar T* FE 24-70mm f/4 ZA OSS: US$1100
Sony FE 24-105mm f/4 G OSS: US$1300
Sony FE 70-200mm f/4 G OSS: US$1400
Sony FE 70-300mm f/4.5-5.6 G OSS: US$1100

... Além disso apenas Fuji, Canon e Leica tem hoje lentes Cinema de respeito, objetivo principal dessa câmera.

Concordo, mas a Fuji lança lentes Cinema para e-mount também, além de ser possível utilizar lentes Canon e Leica perfeitamente tanto na Fuji quanto para a Sony, principalmente porque em vídeo profissional se usa muito mais o foco manual que o automático.

Essa câmera não é pra qualquer um, ela servirá a profissionais de vídeo, eventos, esportes e vida selvagem.

Para profissionais de video, a GH5 é melhor, mais ergonômica e mais barata. Ponto.

Para eventos, esportes e vida selvagem, a vantagem da X-H1 para a X-T2 parece ser pequena (tomara que eu esteja enganado) e, pensando na X-T3 que vem ainda esse ano, eu preferiria esperar.

Infelizmente a a6500 fica bem ruim com lentes grandes e pesadas para Full Frame da Sony

Concordo. Por isso considero que a X-H1 concorre com a linha full frame da Sony.

... e no fim das contas o sujeito precisa pagar 2.500 USD se quiser usar uma solução da Sony mais robusta.
E na Fuji precisa pagar 2300 (pq precisa do grip de qualquer jeito). E, se for usar as lentes Cinema mesmo, aí isso pouco importa... Pode esquecer qualquer restrição de valores. E restrições de peso e tamanho também!

A câmera é mais pesada e maior porque o mercado pediu isso, um monte de mi-mi-mi de gente reclamando de grip, pegada, etc.

Quer uma câmera menor? Xt2, xpro2, xe3, xt20...

O grip da linha X sempre foi pequeno demais para as lentes maiores do sistema, e a mudança foi realmente muito bem vinda.

Porém eles aumentaram o tamanho da câmera e do grip sem aumentar a bateria... E em um mercado no qual vc acha câmeras full frame, que filmam em 4k sem crop, com o corpo com dimensões e peso praticamente iguais, e com preço barato ou na mesma faixa, aí a coisa fica complicada, entende? Porque mesmo que as lentes full frame sejam mais caras e maiores, para os profissionais (que são o público alvo dessa câmera, como você mesmo diz) isso não vai pesar tanto.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2018, 00:24:49 por davi_ssilva »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 01:45:49
Sony FE 12-24mm f/4 G: US$1600
Sony Vario-Tessar T* FE 16-35mm f/4 ZA OSS: US$1250
Sony Vario-Tessar T* FE 24-70mm f/4 ZA OSS: US$1100
Sony FE 24-105mm f/4 G OSS: US$1300
Sony FE 70-200mm f/4 G OSS: US$1400
Sony FE 70-300mm f/4.5-5.6 G OSS: US$1100

Só para comparar a questão das zooms, as únicas zooms da Fuji relativamente boas e com preço abaixo de US$1000 são:

XF 18-55mm f/2.8-4 R LM OIS: US$700
XF 55-200mm f/3.5-4.8 R LM: US$700

O resto é tudo de dessa faixa para mais:

XF 10-24mm f/4 R OIS: US$1000
XF 16-55mm f/2.8 R LM WR: US$1200
XF 50-140mm f/2.8 R LM OIS WR: US$1600

E dessas, as únicas que são capazes de fornecer uma profundidade de campo equivalentes a f/4 em full frame são a 16-55 e a 50-140. Mas isso em fotos, pq em vídeo eu me pergunto se com o crop adicional de 1,7x direto no sensor isso também se perde... Alguém aqui saberia dizer?

Porque se for para ter profundidade de campo de m43 em vídeo, é melhor pegar uma m43 direto, ainda mais quando ela é mais barata. E se for pra gastar mais, que pelo menos se tenha o benefício estético relativo de um bokeh full frame.

PS: E este ano a Sigma, a Tokina e a Tamron vão lançar primes e zooms full frame para Sony, provavelmente com preços um pouco melhores. Então é tudo muito relativo

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2018, 01:51:02 por davi_ssilva »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 09:15:02
Só para comparar a questão das zooms, as únicas zooms da Fuji relativamente boas e com preço abaixo de US$1000 são:

XF 18-55mm f/2.8-4 R LM OIS: US$700
XF 55-200mm f/3.5-4.8 R LM: US$700

O resto é tudo de dessa faixa para mais:

XF 10-24mm f/4 R OIS: US$1000
XF 16-55mm f/2.8 R LM WR: US$1200
XF 50-140mm f/2.8 R LM OIS WR: US$1600

E dessas, as únicas que são capazes de fornecer uma profundidade de campo equivalentes a f/4 em full frame são a 16-55 e a 50-140. Mas isso em fotos, pq em vídeo eu me pergunto se com o crop adicional de 1,7x direto no sensor isso também se perde... Alguém aqui saberia dizer?

Porque se for para ter profundidade de campo de m43 em vídeo, é melhor pegar uma m43 direto, ainda mais quando ela é mais barata. E se for pra gastar mais, que pelo menos se tenha o benefício estético relativo de um bokeh full frame.

PS: E este ano a Sigma, a Tokina e a Tamron vão lançar primes e zooms full frame para Sony, provavelmente com preços um pouco melhores. Então é tudo muito relativo

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Essas zoom que você citou da Fuji espancam as zoom da Sony em qualidade. Em relação ao grip eu discordo, hoje a Xt2 dá conta legal do recado com uma bateria e não se esqueça que houve mudança de processador, o que pode representar uma melhora na bateria.

Pra fotos depende muito do que você fará, essa câmera não ficou maior e mais pesada somente pelo grip, eles melhoraram a construção e selagem, até mencionam isso nas propagandas.

As lentes da Sony não tem foco rápido e o fator de crop de 1.7x até onde sei é bem vindo, todos trabalham com fator de crop pra vídeo.

Essa câmera é híbrida, ela não serve só pra vídeo ou só pra foto, ela serve e foi pensada pros dois.

Sinceramente acredito que será um sucesso, ela tem preço convidativo e tem melhoras em vários pontos, tudo por conta do novo processador.

Pra piorar pra Sony estão chegando duas novas lentes já sabidas e uma especulada:

8-16 2.8
200mm f/2
E a especulada 33 f/1.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 09:31:54
Concordo com o Davi. Se o foco dessa câmera for video tenho minhas dúvidas se terá capacidade para brigar com a GH5. A capacidade de trabalhar em baixa luz dela é um absurdo e custa muito menos que a Sony com capacidade mais próxima.

Ótica por ótica tem umas objetivas Leica e Zeiss para a GH5 que são um absurdo de boa, tanto que essa série domina totalmente na área de vídeo profissional. A qualidade do codec 4K dela é fenomenal e o dual IS assusta.

Para fotografia, realmente não vejo nada que seja assim tão relevante para justificar sair de uma XT2 para ela.
A Gh5 trabalha bem com baixa luz por conta do estabilizador que agora tem na Xh1.

A Gh5 é superior em vários pontos, mas eu acredito que o sensor maior com o estabilizador devam resolver melhor a questão específica de baixa luz.


Em relação à fotografia eu acredito que melhorou pra alguns cenários específicos, tanto pelo estabilizador, que a coloca pra brigar com as DSLRs, a pegada e por fim o anti Flickr e o mínimo blackout de 0.05.

Essa câmera eu acredito que venha pra trazer o pessoal da DSLR pra Fuji, algo que a Sony não consegue fazer.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2018, 09:34:35 por cfcsosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 09:36:57
Se você tivesse uma pesada Canon, hoje com adaptador pra Canon Fuji com foco automático, esse grip maior, um corpo maior e mais robusto ainda assim sendo pequeno e leve pra uma DSLR profissional, com capacidade de vídeo, melhora no ISO graças ao estabilizador no corpo e com o blackout insignificante de 0.05, quem vai comprar uma A9 pra esportes ou uma D5?

Ainda mais com a nova 200mm f/2 que está saindo do forno.

Os caras sabem o que fazem.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 10:37:57
Essas zoom que você citou da Fuji espancam as zoom da Sony em qualidade.
Discordo. Estou para sair do sistema APS-C da Sony e minhas opções são o sistema APS-C da Fuji e o full frame da Sony, então tenho pesquisado bastante, e inclusive consegui testar na minha mão muitas dessas opções. As únicas da Sony que eu achei que deixam a desejar em relação à Fuji foram as Vario-Tessar T* 16-35mm f/4 e a 24-70mm f/4. As demais são totalmente equivalentes (a 12-24 da Sony eu achei melhor que a zoom wide da Fuji, na verdade). Inclusive, essa nova 24-105mm f/4 é muito legal, acabei de pegar uma pra testar! Para uma zoom com um range desses, ela é excelente, entrega muita qualidade. E ela dá conta de um comprimento focal que não existe na Fuji.

Em relação ao grip eu discordo, hoje a Xt2 dá conta legal do recado com uma bateria e não se esqueça que houve mudança de processador, o que pode representar uma melhora na bateria.
Discordo. Para vídeos, uma única bateria com a X-T2 é inviável, principalmente em uso profissional. E quanto à X-H1, já no seu lançamento o CIPA rating é pior que o da X-T2

Pra fotos depende muito do que você fará, essa câmera não ficou maior e mais pesada somente pelo grip, eles melhoraram a construção e selagem, até mencionam isso nas propagandas.
Isso seria uma boa, mas enquanto não houver uma padronização da selagem das câmeras, a gente vai ter que ficar só na boa fé com as mirrorless (ou até algum louco fazer um wet test, como o pessoal fez recentemente com a D850 e a a7RIII).

As lentes da Sony não tem foco rápido e o fator de crop de 1.7x até onde sei é bem vindo, todos trabalham com fator de crop pra vídeo.
Não sei em qual corpo você testou essas lentes, mas em uma a7RII todas as zooms que eu citei, exceto pela 24-70, são muito rápidas e perfeitamente comparáveis às Fuji que eu testei na X-T2. A 100-300 eu também achei um pouquinho mais lenta que as outras, mas a diferença foi mínima, nada que prejudique.

Quanto ao fator de crop, não ele não é bem vindo. Além de mudar completamente o campo de visão quando você altera entre foto e vídeo, ele dificulta ainda mais a tentativa de se fazer vídeos wide angle. E não são todos que trabalham em crop. A a6500, a a7RIII e a GH5 oferecem full sensor readout em 4K.

Essa câmera é híbrida, ela não serve só pra vídeo ou só pra foto, ela serve e foi pensada pros dois.
Avisa isso pra Fuji então, pois ela é quem está fazendo o marketing como sendo sua "first video oriented camera".

Sinceramente acredito que será um sucesso, ela tem preço convidativo e tem melhoras em vários pontos, tudo por conta do novo processador.
Tomara. Eu gosto muito da Fuji e o mais provável é que eu vá para o sistema APS-C dela, devido às opções de lente no mercado de usados aqui no Brasil (que achei melhor que o mercado de usados da Sony).
Só que, para o meu uso (e acredito que para o uso de muitos), a X-H1 não vale tanto a pena quando comparada ao que se tem no mercado, mesmo dentro da própria Fuji.

Para fotos, a X-T2 é mais compacta, mais barata e já é excelente. E a X-T3, com um provável sensor de 30Mp ou mais, tá logo aí no fim do ano.
E para vídeos (coisa que eu não faço), a GH5 é melhor que a X-H1 em tudo, não tem jeito.

Pra piorar pra Sony estão chegando duas novas lentes já sabidas e uma especulada:

8-16 2.8
200mm f/2
E a especulada 33 f/1.

Isso é ótimo! Tomara que essa 8-16 f/2.8 seja uma opção, e bem mais barata, quando comparada à melhor wide zoom do mundo atualmente, que é a Sony GM 16-35 f/2.8. E essa 200mm f/2 vai ser o bicho mesmo. Acho que é por essas e outras que a Sony vai lançar a 400mm f/2 no final do ano.

A Gh5 trabalha bem com baixa luz por conta do estabilizador que agora tem na Xh1.
A Gh5 é superior em vários pontos, mas eu acredito que o sensor maior com o estabilizador devam resolver melhor a questão específica de baixa luz.

Errado, não é só a estabilização. Mesmo parada sobre um tripé, a GH5 consegue níveis de ruído menores que a maioria das full frame da Sony. Tem muito mais coisa envolvida.

Em relação à fotografia eu acredito que melhorou pra alguns cenários específicos, tanto pelo estabilizador, que a coloca pra brigar com as DSLRs, a pegada e por fim o anti Flickr e o mínimo blackout de 0.05.

Essa câmera eu acredito que venha pra trazer o pessoal da DSLR pra Fuji, algo que a Sony não consegue fazer.
Esse blackout ultra rápido só é disponível com o grip, com electronic first curtain shutter e com velocidade de até, no máximo, 6fps.
A a9 e a a7RIII também tem tudo isso, e nem por isso conseguem forçar uma migração em massa. Mas acho que aí o fator decisivo realmente seja o preço, e por ter um sistema mais barato talvez a Fuji realmente consiga uma maior adesão. Só não sei se será a X-H1 a câmera que fará tudo isso.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 10:45:06
Se você tivesse uma pesada Canon, hoje com adaptador pra Canon Fuji com foco automático, esse grip maior, um corpo maior e mais robusto ainda assim sendo pequeno e leve pra uma DSLR profissional, com capacidade de vídeo, melhora no ISO graças ao estabilizador no corpo e com o blackout insignificante de 0.05, quem vai comprar uma A9 pra esportes ou uma D5?

Ainda mais com a nova 200mm f/2 que está saindo do forno.

Os caras sabem o que fazem.
Até onde eu li, esse blackout ultra rápido só é disponível com o grip, com electronic first curtain shutter e com velocidade de até, no máximo, 6fps. Ou seja, pouco para esportes.
Quanto ao ISO, ele só vai ser melhorado pela estabilização ao se utilizar velocidades de obturador mais baixas. Mas isso não ocorre em esportes també, ou seja, nada vai mudar nesse sentido.
E fotografar esportes profissionalmente com lentes adaptadas não rola, por isso a Fuji vai lançar a 200 f/2.

Quem sabe após esse lançamento, aí sim as pessoas deixem de comprar a9, D5, D500 e 1DXMKII, por conta da grande diferença de preço.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2018, 10:47:48 por davi_ssilva »