Autor Tópico: Tamron 17-55 ou Canon 24mm + 50mm  (Lida 2851 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Online: 26 de Março de 2018, 09:12:55
Bom dia pessoal.
Estou para comprar minha primeira DSLR. Escolhi a SL2. Comprarei um tripé também.
Mas agora estou com muita dúvida na lente. Terei uns 1200 reais para investir, e com este valor eu posso pegar uma das duas opções seguintes:

1 - Canon EF-S 24mm f/2.8 pancake + Canon EF 50mm f/1.8 STM
2 - Tamron Sp Af 17-50mm f/2.8 Xr Ld Aspherical If Di-ii lens.

A câmera será majoritariamente utilizada para fotografia familiar, retratos, e as vezes paisagens (vai ser uma câmera para uso pessoal). Quero uma lente que me permite fazer boas fotos e alguns vídeos de vez em quando (observação: filmarei meu casamento com essa câmera fixa no tripé com áudio captado por microfone externo).

Vantagens da opção 1:
- Eu soube que essas lentes Canon tem uma perfeita qualidade em cores e nitidez;
- Aprendizagem de posicionamento, já que não terá função zoom;
- Maior abertura f/1.8 da lente 50mm, que permite fotos e vídeos em ambientes mais escuros e desfoque de fundo maior.

Vantagens da opção 2:
- Mobilidade. É necessário carregar apenas uma lente.
- Ampla faixa de distância focal. Posso tirar fotos com distâncias focais intermediárias, e até menores que a 24mm.

Minha dificuldade está com relação à importância dessas vantagens. Embora essas lentes da opção 1 sejam muito boas, talvez não haja tanta diferença comparado a Tamron.
Embora a mobilidade seja importante, não é difícil carregar as lentes da Canon, pois são pequenas, e pretendo comprar uma mochila para câmeras também.

Assim, a maior dúvida mesmo é a maior abertura da 50mm e as distâncias focais intermediárias da Tamron. Eu não sei a real diferença entre ter uma 1.8 e uma 2.8 em baixa luz. No dia-a-dia, fotos noturnas precisará de uma 1.8? O que vocês acham? Eu estaria limitado em fotos de baixa luz com a Tamron com que frequência? O intervalo de distância focal 17mm e 24mm fazem tanta diferença assim? O que vocês comprariam no meu lugar?

Poderei ter as duas opções algum dia, mas qual a melhor para começar, levando em conta que farei o vídeo do casamento?
« Última modificação: 26 de Março de 2018, 09:14:30 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2018, 09:36:35
Vc vai fotografar e fazer vídeo? Se sim optaria pelas fixas.
Eu tenho a Tamron no meu kit reserva e até faço alguns eventos com ela. Em 2.8 ela não é um absurdo de nítida, mas plenamente usável.
No meu kit FF tenho a 50mm 1.8 STM e sinceramente em eventos não adianta ter uma lente 1.8, eu pelo menos não uso em 1.8, pois vc tem muito pouca área de foco, foca numa pessoa e a outra a 30cm mais atrás está desfocada...não dá (eu não gosto), agora quando faço meus newborn, retratos externos e outros fins eu fico entre 2.2 e 2.8 pra ficar mais "artístico".
Já a 24mm STM é outra história, ela é boa em 2.8 e devido a pequena distancia focal, 2.8 da pra usar sem muita perda de profundidade de campo. Dá pra fazer tudo com ela num evento, embora eu goste de ter 17mm pra usar, eu curto grande angular, principalmente em externas e paisagens.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2018, 09:46:50
Como o Pablo descreveu, é difícil de utilizar a abertura máxima da 50mm em muitas situações.
E a distância entre 17mm a 24mm dá sim uma boa diferença, pq neste intervalo estamos falando de uma grande angular.
Vai tirar muitas fotos noturnas? Se sim, melhor pensar num flash externo.

Pensando como "hobbysta", escolheria a 17-50mm.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2018, 11:34:03
Muito obrigado pela respostas de vocês. Ajudaram-me bastante.

Estou mais inclinado em comprar a Tanrom. Pelos reviews que li, ela é comparável até a 17-55 EF-S da canon que custa mais de 4 mil reais, e possui muito mais vantagens sobre a Sigma similar.
Além disso, vi algum review no youtube comparando a Tamron com a 50mm stm, e gostei mais das cores da tamron na maioria das imagens. Para a filmagem do casamento, creio que a Tamron vai servir, e pretendo fazer muito poucos vídeos. Nunca fui muito de filmar. Só que, comprando a Tamron, posso tentar uma 50mm depois (devido ao preço) e esquecer a pancake 24mm por um bom tempo. Ou, ao invés da 50mm,  posso até investir numa com maior distância focal ou uma macro, para hobby, dependendo da necessidade.

Eu vi que tem duas Tamrons parecidas, uma com e outra sem VC que se refere à estabilização. Pelos reviews, a sem VC tem qualidade superior de imagem. Como terei um tripé, talvez eu não precise do VC. Vocês acham o mesmo também? Eu não sei dizer ao certo com que frequência estarei com a câmera e sem o tripé em mãos, mas creio que estarei preparado com todo o kit na maioria das ocasiões.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 26 de Março de 2018, 11:47:52
Muito obrigado pela respostas de vocês. Ajudaram-me bastante.

Estou mais inclinado em comprar a Tanrom. Pelos reviews que li, ela é comparável até a 17-55 EF-S da canon que custa mais de 4 mil reais, e possui muito mais vantagens sobre a Sigma similar.
Além disso, vi algum review no youtube comparando a Tamron com a 50mm stm, e gostei mais das cores da tamron na maioria das imagens. Para a filmagem do casamento, creio que a Tamron vai servir, e pretendo fazer muito poucos vídeos. Nunca fui muito de filmar. Só que, comprando a Tamron, posso tentar uma 50mm depois (devido ao preço) e esquecer a pancake 24mm por um bom tempo. Ou, ao invés da 50mm,  posso até investir numa com maior distância focal ou uma macro, para hobby, dependendo da necessidade.

Eu vi que tem duas Tamrons parecidas, uma com e outra sem VC que se refere à estabilização. Pelos reviews, a sem VC tem qualidade superior de imagem. Como terei um tripé, talvez eu não precise do VC. Vocês acham o mesmo também? Eu não sei dizer ao certo com que frequência estarei com a câmera e sem o tripé em mãos, mas creio que estarei preparado com todo o kit na maioria das ocasiões.

Se optar pela Tamron, escolha a versão sem estabilização. É mais nítida e costuma dar menos problemas.
Acho que a estabilização é mais necessária quando a lente é uma tele ou em situações bem específicas.

A 50mm STM não é uma lente tão cara, e sempre aparece nos desapegos do ML e no próprio fórum. Com a 17-50mm f/2.8, a 24mm pancake é dispensável.
Em casos extremos (principalmente baixa iluminação ou necessidade de "velocidades altas" do obturador), nem uma lente f/1.8 resolveria. Aí é o caso de pensar num modificador de luz...mas aí vc saberá quando adquirir um.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2018, 22:37:02
Muito obrigado pela respostas de vocês. Ajudaram-me bastante.

Estou mais inclinado em comprar a Tanrom. Pelos reviews que li, ela é comparável até a 17-55 EF-S da canon que custa mais de 4 mil reais, e possui muito mais vantagens sobre a Sigma similar.
Além disso, vi algum review no youtube comparando a Tamron com a 50mm stm, e gostei mais das cores da tamron na maioria das imagens. Para a filmagem do casamento, creio que a Tamron vai servir, e pretendo fazer muito poucos vídeos. Nunca fui muito de filmar. Só que, comprando a Tamron, posso tentar uma 50mm depois (devido ao preço) e esquecer a pancake 24mm por um bom tempo. Ou, ao invés da 50mm,  posso até investir numa com maior distância focal ou uma macro, para hobby, dependendo da necessidade.

Eu vi que tem duas Tamrons parecidas, uma com e outra sem VC que se refere à estabilização. Pelos reviews, a sem VC tem qualidade superior de imagem. Como terei um tripé, talvez eu não precise do VC. Vocês acham o mesmo também? Eu não sei dizer ao certo com que frequência estarei com a câmera e sem o tripé em mãos, mas creio que estarei preparado com todo o kit na maioria das ocasiões.

Também tinha essas dúvidas. Eu tinha uma Canon 50 MM e uma Youngnuo 35 MM.
Eu vendi as duas e tenho hoje basicamente a lente do kit e a Tamron 17-50, além da Canon 55-250 que considero uma lente justa e barata.

A Tamron sem o estabilizador é melhor que a Sigma 17-50 (essa só tem versão com estabilizador), e melhor que a versão Tamron 17-50 com o estabilizador. Nenhuma das 3 supera a Canon 17-55 F2.8, um projeto com qualidade ótica excelente e foco preciso até nas câmeras mais antigas da Canon (XTi, T3, etc).

Eu vendi as fixas por questão de espaço em mochila e a Tamron 17-50 me satisfaz para o que eu faço (festas infantis). Em F4, a lente tem uma nitidez excelente, além de ser leve e tem foco razoavelmente rápido.

As fixas irão melhorar seu olhar fotográfico, mas você sacrifica a falta de versatilidade. Imagine você tendo uma 24MM, 35MM e 50MM. Se você faz ensaios beleza, mas em festas infantis, casamentos, eventos, etc, nem sempre dá tempo de ficar trocando de lente o tempo todo - tem momentos que precisam ser registrados naquele instante.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 01 de Abril de 2018, 08:51:57
Tenho as 3 lentes, a tamron é necessária só por causa dos eventos.
17mm nem é tão wide assim, é 28mm equivalente, mas ajuda em lugares apertados.

A 24mm não é grande angular, é uma normal no apsc canon, 38mm equivalente.

O ideal para fechar o trio de fixas seria uma 15mm stm que a Canon se recusa a lançar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs