Autor Tópico: Olympus Pen F ou Olympus OM-D E-M10 Mark III ?  (Lida 3894 vezes)

luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Online: 16 de Fevereiro de 2018, 12:29:14
Olá a todos, sou usuário novo de Olympus, acabei de pegar (em janeiro) a OM-D E-M10 Mark III, queria uma opinião de vocês, um fotógrafo aqui de BH ventilou a troca da minha máquina (praticamente zerada, com bolsa, Lente Olympus M Zuiko Ed 14-42mm  Ez e Tampa LC 37) por uma Olympus Pen F 2016 (só o corpo), o motivo dele é demanda de filme em 4K (minha máquina faz, o modelo Pen F não). Meu gosto é instantâneo mesmo, foto street, a resolução da Pen é melhor (20MP) não filmo mesmo... vi lá fora que um corpo usado Pen f 2016 bate com o valor do meu Kit (a Pen F é até um pouco mais cara)  Acham que faz sentido a troca? lembrando que sou iniciante... Obrigado!
A arte une.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 13:18:54
Eu trocaria. Acho a PEN-F muito mais interessante que a E-M10 Mark III. Vale lembrar que a E-M10 Mark III tem mais pontos de foco que a PEN-F, mas não acho que seja realmente relevante.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 14:04:10
Eu trocaria rápido, caso nao faça questão do video 4k (meu caso tb). 
A E-M10 III, apesar de inumeros recursos interessantes, é uma camera de entrada; a Pen-F uma camera sofisticada, com sensor mais moderno de 20mp, corpo de metal e outras vantagens... Tem valor superior tanto nova quanto usada.
Eu só conferiria o numero de clicks da Pen-F,  nao sendo muito alto, trocaria.
A "fórmula" deve valer para a Pen-F tambem:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=95785.0
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 14:52:47
Pode ser uma boa troca, mas recomendo pegar a Pen-F na mão e ver se você se adapta aos controles, seja em posição seja em quantidade - muita gente não gosta da ergonomia da Pen-F.

Só tente manter o foco na usabilidade, pois considero a Pen-F a câmera mais bonita que já vi, hehehehe
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 15:07:38
Pode ser uma boa troca, mas recomendo pegar a Pen-F na mão e ver se você se adapta aos controles, seja em posição seja em quantidade - muita gente não gosta da ergonomia da Pen-F.

Só tente manter o foco na usabilidade, pois considero a Pen-F a câmera mais bonita que já vi, hehehehe

Verdade. Conheço um cara que pensou em comprar uma A6000 e desistiu por causa da localização do viewfinder.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 15:16:38
Verdade. Conheço um cara que pensou em comprar uma A6000 e desistiu por causa da localização do viewfinder.

Nossa, adoro viewfinder não centralizado, heheh. Mas uso o olho direito, então não tenho problema.

Os controles depende do tipo de uso que você têm. Como uso muita lente manual, preciso de botões para peaking  / focus assist. Se você usa muita lente grande, um grip grande é essencial. Se você vai fazer vlog, um LCD que vire para a frente é essencial, e assim vai. Cada um tem de ver o que precisa e se a câmera é adequada para tal.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 15:58:23
Obrigado a todos pelas prontas opiniões! este final de semana vou ver se consigo pegar na máquina e verificar o estado geral e counter de clicks, pesquisei e apesar do corpo da Pen F ser de metal (como o da Mark III) ele não é selado, daí tem este lance de umidade ou outros bichos na parte interna para ficar atento! aí informo a vocês!
A arte une.


saulosouto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 16:10:09
Nossa, adoro viewfinder não centralizado, heheh. Mas uso o olho direito, então não tenho problema.

Também prefiro o viewfinder no lado esquerdo.
O cara que eu comentei tinha a visão muito limitada no olho direito. Ele achou muito desconfortavel usar o viewfinder com o olho esquerdo.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 16:24:55
apesar do corpo da Pen F ser de metal (como o da Mark III) ele não é selado, daí tem este lance de umidade ou outros bichos na parte interna para ficar atento! aí informo a vocês!

Mas a EM-10 também não é selada
Fiquei em dúvida da PEN-F também, mas no final acho que vou pegar a EM-5 II por ser selada


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 00:51:58
Mas a EM-10 também não é selada
Fiquei em dúvida da PEN-F também, mas no final acho que vou pegar a EM-5 II por ser selada

Não sei se vale a diferença. As lentes WR baratas da Olympus não são grande coisa.
Pelo menos não falam muito bem da 12-50 nem da 14-150.
Fica um conjunto caro pra caramba se for comprar as boas, e se for para usar as não WR perde o sentido.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2018, 00:57:31 por AFShalders »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 05:57:56
Não sei se vale a diferença. As lentes WR baratas da Olympus não são grande coisa.
Pelo menos não falam muito bem da 12-50 nem da 14-150.
Fica um conjunto caro pra caramba se for comprar as boas, e se for para usar as não WR perde o sentido.


Você diz diferença de preço da EM-10 para a EM-5, certo? Porque a PEN-F é a mais cara das três.
Eu já tenho a 12-40, com filtros caros (polarizador e nd). Uso quando viajo para a praia ou lugares com risco de poeira. Em viagens para outros lugares, prefiro levar duas ou três fixas.
Minha mark I está bem nova, pretendo ir para a mark II por causa do peaking e da velocidade do obturador.
Já pensei em vender tudo m43 e comprar uma LX100 também, mas não tenho coragem de me desfazer das lentes que comprei...


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2018, 11:17:33
Olá, estive com a Pen F em mãos, realmente bonita, design mais mais clean e fino que a OMD 10 Mark III, mas a câmera está beeem usada (acho que por ser da cor preta os riscos e marcas aparecem mais...) notei também um travamento ao girar o display (para a posição aberta em 180 graus...) enfim, fiquei inseguro em trocar o meu equipamento novo. Mas valeu o contato e conhecer mais um usuário da Olympus!
A arte une.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 668
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2018, 12:26:02
Na minha opinião, equipamento usado só vale à pena se estiver em excelentes condições. Trocar um câmera novinha como a sua por algo que claramente não foi bem cuidado é certeza de dor de cabeça.

Pense da seguinte forma: a Pen F não é uma câmera para uso pesado, profissional. É para lazer, passeio, viagens, street leve, etc. E se com menos de 2 anos de uso o equipamento já está com aparência detonada, fica claro que o proprietário não é uma pessoa das mais cuidadosas.

Meu conselho: fuja.

Grande e forte abraço.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 09:55:18
Que pena que não rolou, pois a Pen F é uma delícia. Estou amando ter quase tudo à mão.
Mas está bem também com a EM10. Eu adoro essas micro 4/3. Nunca tive Panasonic, mas teria fácil uma LX100.
Enfim, mais uma usuária Olympus aqui.  o/


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 14:45:55
um camarada postou isso num grupo sobre as PEN-F no facebook...

"409680 Photos producing - Works like the first day, no problems, never repair"...

se a minha chegar a metade disso sem ir a assistência, ja fico bem feliz.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1429626197183461&set=a.417355678410523.1073741827.100004082832057&type=3&theater&ifg=1
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot