Autor Tópico: Lightroom muda os tons da foto na hora da exportação  (Lida 5235 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 16 de Fevereiro de 2018, 20:33:26
Olá colegas.
Depois do último update no lr/ps, quando exporto uma foto em qualquer um desses dois programas os tons estão sendo modificados de uma forma muito brusca. Antigamente a diferença era mínima, mas agora os resultados estão muito diferentes.



Na esquerda, a prévia da imagem no Lightroom e na direita a imagem exportada em sRGB (exportando em outros espaços de cor gera os mesmos resultados). O engraçado é que essa screenshot foi salva pelo Paint e ele conseguiu conservar as cores do Lightroom melhor do que a exportação do próprio Lightroom.

Alguém saberia dizer o que está causando isso?
Alguém notou a mesma coisa depois da última atualização?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 20:53:06
Temperatura parece a mesma, a saturação que está menor na exportada.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 21:02:57
Aparentemente gerenciamento de cor, mas sem saber os parâmetros que usou difícil deduzir.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 21:12:02
Aparentemente gerenciamento de cor, mas sem saber os parâmetros que usou difícil deduzir.

De quais parâmetros você está falando?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 21:28:38
Está exportando em AdobeRGB, sRGB ou ProPhotoRGB?

A foto está sendo exportada com visualização diferente da qual você enxerga no LR? Ou o LR já abre diferente?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 21:39:58
De quais parâmetros você está falando?

Fotografando em RAW vc esta em ProPhoto 16 bits e se for exportar em sRGB,  por exemplo,  tem 3 formas de vc  tratar as cores que estão fora do gamut destino: perseptual, absolute e relative colorimetric e isto vai mudar ou não as cores


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 21:43:27
Está exportando em AdobeRGB, sRGB ou ProPhotoRGB?
Testei nos três e obtive praticamente os mesmos resultados, com algumas pequenas mudanças, mas ainda assim os 3 ficaram completamente diferentes do que visualizo no LR. O exemplo que postei na primeira postagem é em sRGB.

A foto está sendo exportada com visualização diferente da qual você enxerga no LR? Ou o LR já abre diferente?
A foto exportada está diferente do que visualizo no LR antes da exportação.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 22:07:04
Fotografando em RAW vc esta em ProPhoto 16 bits e se for exportar em sRGB,  por exemplo,  tem 3 formas de vc  tratar as cores que estão fora do gamut destino: perseptual, absolute e relative colorimetric e isto vai mudar ou não as cores
Dei uma fuçada aqui e não achei essas opções no LR. Poderia me dizer como chego nelas, por favor?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 22:35:59
Dei uma fuçada aqui e não achei essas opções no LR. Poderia me dizer como chego nelas, por favor?

Ia perguntar justamente isso.

Já testou abrindo a exportada em outro programa?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2018, 22:48:45
Ok, acho que o problema está em alguma incompatibilidade com o calibrador que uso nos meus monitores (Spyder5 Pro).
No PS, quando coloco para salvar para web, ele tem um preview de como a imagem vai ficar em diferentes cenários.

Quando coloca pra pre-visualizar em RGB padrão da web, ele me entrega o resultado seguinte, que é fiel ao que vejo no LR e no PS:




Porém, quando coloco pra visualizar com as cores do monitor, ele me mostra exatamente a imagem com as cores problemáticas que estão sendo exportadas:



Agora como resolver isso eu não sei, pois selecionando qualquer uma das opções, o PS me entrega o mesmo resultado estranho na exportação.

Já testou abrindo a exportada em outro programa?
Já.
Já testei até mesmo fazendo upload pra web e checando em navegadores e monitores diferentes.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2018, 22:50:52 por Di Torres »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 03:29:11
Nada que trabalhe em RAW meu PC abre depois que atualizou a meleca do win10  :aua: :aua:, por isso não consigo abrir o LR

Não sei onde está isto, mas tem que estar em algum canto ele não pode tratar a cor sobrando como bem entender, quem faz o tratamento é que manda


Quando opta por não gerenciar a cor, literalmente ele não vai gerenciar e ai.....???

No PS, que eu uso mais para impressão para setar a o perfil de cor default esta em Edit -> color settings.

Setando sem nenhum arquivo vc faz para o PS, ou seja qualquer documento ele vai conforme parâmetro definido


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 06:39:27
Marque a opção incorporar perfil de cor, pode ser que está pegando essa da calibração pela ausência do perfil no jpg.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2018, 17:36:16
Ok, meio que consegui resolver. É algo relacionado ao calibrador e ao windows 10.
Praticamente o LR/PS está pegando o perfil de um dos monitores e usando no outro na exibição da imagem.
Só que o monitor principal (notebook) não é o monitor que uso pra edição, e se eu não abrir os programas diretamente pelo monitor de edição, ele importa as configurações do monitor do note pras imagens.

O maior problema é que se eu desligar o monitor do note pra usar somente o monitor de edição, ele continua usando o perfil do note.
Então até eu conseguir resolver 100%, vou ter que ficar sempre com os dois monitores ligados e sempre abrir os programas diretamente pelo monitor de edição.