Autor Tópico: Problemas com lente 55/250 IS II... fotos sem nitidez!!!  (Lida 18224 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 06:53:15
Tire uma foto com velocidade mais alta, 1/1000 pra cima.
E tire outra em 55mm com ela.

Essa lente estende muito em 250, provavelmente você está tremendo na hora do click.

A lente está com algum filtro?
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 07:00:47 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 10:23:34
Como já bem comentaram, o problema é a velocidade baixa demais. Para essa distância e comprimento focal, no mínimo 1/250, mesmo com IS. O ideal seria 1/500 pelo menos.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #17 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 10:47:29
Como já bem comentaram, o problema é a velocidade baixa demais. Para essa distância e comprimento focal, no mínimo 1/250, mesmo com IS. O ideal seria 1/500 pelo menos.

Sei que vc tem muito mais experiencia do que eu, mas eu discordo. Tenho essa lente e a estabilidade dela equivale a 4 f-stops. Eu coloquei um link da galeria que tem fotos tiradas em 250mm, mas não tinha o exif. Esta foto está em 250mm e 1/50, sem tripé, assim como outras do mesmo album: https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/37371147895/in/photostream/

O que eu acho é: quando eu faço o foto, mantenho o obturador apertado até o meio e a lente foca e trava. Talvez ele não espere a lente travar para bater. E usando o foco pelo botão * eu mantenho ele pressionado ao bater a foto.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 10:55:16 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 11:13:09
Sei que vc tem muito mais experiencia do que eu, mas eu discordo. Tenho essa lente e a estabilidade dela equivale a 4 f-stops. Eu coloquei um link da galeria que tem fotos tiradas em 250mm, mas não tinha o exif. Esta foto está em 250mm e 1/50, sem tripé, assim como outras do mesmo album: https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/37371147895/in/photostream/

O que eu acho é: quando eu faço o foto, mantenho o obturador apertado até o meio e a lente foca e trava. Talvez ele não espere a lente travar para bater. E usando o foco pelo botão * eu mantenho ele pressionado ao bater a foto.


Pode até ser. Se for isso é realmente mau uso do equipamento, aí complica.

Mas isso de dizer que o IS aguenta 4 stops não é bem assim. Depende muito da distância do objeto e do comprimento focal. Dependendo aguenta um stop e olhe lá. A outra coisa é que aguentar 4 stops quando o normal é de 1/1000s é bem diferente de quando o normal é de 1/125. A efetividade do IS depende desses fatores todos. Quanto maior o comprimento focal e menor a distância, menos efetivo o IS é.

O que costumo fazer no caso de lentes muito longas é usar o modo de prioridade de velocidade junto com iso automatico, aí dificilmente alguma foto sai borrada. Para o meu gosto eu não usaria esta lente sem apoio em velocidades inferiores a 1/125s de jeito nenhum. Com IS a minha zona de conforto seria em 1/250. Até dá para fazer com menos, mas qualquer coisinha que der errado em 200mm ficará horrível na foto. É bem diferente do caso em 55mm.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #19 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 11:17:10

Pode até ser. Se for isso é realmente mau uso do equipamento, aí complica.

Mas isso de dizer que o IS aguenta 4 stops não é bem assim. Depende muito da distância do objeto e do comprimento focal. Dependendo aguenta um stop e olhe lá. A outra coisa é que aguentar 4 stops quando o normal é de 1/1000s é bem diferente de quando o normal é de 1/125. A efetividade do IS depende desses fatores todos. Quanto maior o comprimento focal e menor a distância, menos efetivo o IS é.

O que costumo fazer no caso de lentes muito longas é usar o modo de prioridade de velocidade junto com iso automatico, aí dificilmente alguma foto sai borrada. Para o meu gosto eu não usaria esta lente sem apoio em velocidades inferiores a 1/125s de jeito nenhum. Com IS a minha zona de conforto seria em 1/250. Até dá para fazer com menos, mas qualquer coisinha que der errado em 200mm ficará horrível na foto. É bem diferente do caso em 55mm.

Bom, comprei a lente para usar em looongas distancias, e ela não me decepcionou. E olha que o pica-pau não ficava parado nas   fotos. Agora sem o IS a imagem "dança" no visor.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 11:27:44
Bom, comprei a lente para usar em looongas distancias, e ela não me decepcionou. E olha que o pica-pau não ficava parado nas   fotos. Agora sem o IS a imagem "dança" no visor.

Tem o fator humano.
O jeito de segurar a câmera influencia muito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 11:46:39
Tem o fator humano.
O jeito de segurar a câmera influencia muito.

Muito.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 12:31:05
4 stops são os melhores estabilizadores do mercado. Geralmente lente de entrada tem uns 2 stops de estabilização.

Eu testaria a lente em outra câmera, por desencargo, pois problema na câmera não é.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 12:33:17
Tem o fator humano.
O jeito de segurar a câmera influencia muito.

Demais.

A regra 1/DF é apenas uma referência, mas não um determinismo. Existe um amplo espectro na forma de segurar a câmera que vai desde o atirador de elite até o portador de Parkinson.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #24 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 12:33:34
Pois é... Eu acho que pode ser algo relacionado ao uso mesmo...
Já tive essa lente e nunca tive problemas de motion blur assim... Já fotografei até meu irmão surfando com ela em dia nublado. Claro que ela não é o bicho, mas pra borrar tanto em 1/125, acho demais.
Acho que antes de qualquer coisa é necessário testar a lente com uso de um tripé.
Fotografe motivos estáticos com velocidades baixas pra mão (1/25, 1/60, 1/80), use timer 2s pra disparo.. Se o problema persistir, ainda pode ser interessante fazer o imicroajuste de AF.
E sobre o uso... tente usar apoiado em algo quando fotografar na mão livre. Veja se você não treme. Isso prejudica demais e a lente nem sempre consegue compensar.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 12:34:14 por nandoespinosa »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 12:37:06
Testar com tripé, com outra câmera, até pra descartar ou confirmar defeito na lente, até pq pegou usada.

De qualquer forma, reparei no EXIF das fotos e, de fato, nõ está ideal. Fez as fotos em ISO 200 e 1/125. Fotometria melhor seria ISO 800 e 1/500


jgs28

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #26 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 13:51:03
Olha testei varias vezes hj com velocidade de 1/1000 e focal 250mm... percebi o seguinte, já no viewfinder a imagem ja fica com motion blur mesmo focada... n fica nítida... sera defeito da câmera ??? e micro ajuste da lente como procedo ??


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 14:08:41
Olha testei varias vezes hj com velocidade de 1/1000 e focal 250mm... percebi o seguinte, já no viewfinder a imagem ja fica com motion blur mesmo focada... n fica nítida... sera defeito da câmera ??? e micro ajuste da lente como procedo ??

A lente está com algum filtro UV?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 14:22:17
Olha testei varias vezes hj com velocidade de 1/1000 e focal 250mm... percebi o seguinte, já no viewfinder a imagem ja fica com motion blur mesmo focada... n fica nítida... sera defeito da câmera ??? e micro ajuste da lente como procedo ??

Parece mais defeito da lente.  Teste ela em outro corpo, se possível.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #29 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 14:26:00
Parece mais defeito da lente.  Teste ela em outro corpo, se possível.
Mas ele disse que testou outra lente na câmera dele e deu o mesmo "erro".  :ponder: