Autor Tópico: Problemas com lente 55/250 IS II... fotos sem nitidez!!!  (Lida 18184 vezes)

jgs28

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #30 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 14:51:22
Exato... testei outra lente igual... poder problema de back focus ou front focus... ja ouvi falar ate em hard reset da máquina. Tem q retirar a bateria 2032. N sei mais o q fazer, muito frustrado, tirei as fotos com filtro e sem o resultado é o mesmo. So resta agora limpar a lente, quem sabe resolva, pode estar "engordurada"... se n der certo vou passar a cam...


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 15:24:19
Isso não é problema da câmera, ou ocorreria com todas as lentes.

Se você testou com duas 55/250 e ambas apresentaram o mesmo "defeito", sinto informar, mas o problema está na pecinha que fica atrás da câmera  :D

Poste novas fotos de exemplo, feitas com uso de tripé e sem IS, e outras na mão com IS ativo, mas usando velocidade mínima de de 1/400.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jgs28

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #32 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 15:36:44
Eu n tenho Parkinson não homem kkkkkkkk... vou postar a noite... o q acho estranho é q com 250mm a cam diz estar focada e no viewfinfer fica parecendo um leve blur... n fica nitida ai qd bato a foto, hj com 1/1000 não sai nitida, fica desfocada.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #33 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 16:00:24
E se vc focar no manual, usar o liveview (LCD) e ampliar a imagem x10 na visualização da focagem, saí algo que presta?
Faço isso com a 50mm II em f2.0, a camera erra o foco, mas eu nunca kkkkkk.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 16:14:07 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #34 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 16:48:46
Se fosse um elemento desalinhado, imagino que deveria aparecer em todo o range da lente e não só em 250mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #35 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 16:56:16
É bom lembrar também que a 55-250 II não é tão nítida em 250mm...
Aqui uma comparação entre a II e a STM em 250mm:
https://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=777&Camera=736&Sample=0&FLI=5&API=1&LensComp=856&CameraComp=963&SampleComp=0&FLIComp=5&APIComp=0
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 16:59:16 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #36 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 17:49:47
Outra coisa boa de se lembrar também é que o IS precisa engatar antes de tirar a foto.
O IS dessas lentes engata quando você pressiona o botão de foco.
Se você focar, largar o botão de foco e apertar o shutter de uma vez, o estabilizador nao vai ter tempo de engatar e você vai ter um resultado igual ou pior do que se estivesse sem IS.

O ideal é colocar em modo SERVO pra ficar sempre com o foco e estabilizador engatados. Se estiver em one shot, fique com o dedo no foco pelo menos meio segundinho pro IS engatar antes de tirar a foto.

Eu consigo uma otima consistencia em 250mm em 1/80.
Se eu tiver mais tempo pra relaxar e esperar o final da minha expiração depois de uma inspiração profunda, consigo fotos sem blur em 1/15 em 250mm sem problemas. Isso é uma técnica usada por snipers inclusive.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 17:52:59
Mas ele disse que testou outra lente na câmera dele e deu o mesmo "erro".  :ponder:

Mas a 18-55mm funciona normal


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 18:36:53
Se eu tiver mais tempo pra relaxar e esperar o final da minha expiração depois de uma inspiração profunda, consigo fotos sem blur em 1/15 em 250mm sem problemas. Isso é uma técnica usada por snipers inclusive.

Melhor se candidatar ao BOPE então.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 18:44:20
As fotos que postou não parecem tremidas, mas sim levemente desfocadas. Tenta fazer um micro ajuste de foco pra ver se resolve...


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #40 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 18:50:28
Melhor se candidatar ao BOPE então.
Ja tive minha cota de armas pra vida.  :ok:
Operei rifles no exercito.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #41 Online: 20 de Fevereiro de 2018, 23:12:13
As fotos que postou não parecem tremidas, mas sim levemente desfocadas. Tenta fazer um micro ajuste de foco pra ver se resolve...
Também acho que é isso.. Mas só acho..
Como já foi dito... tem que lembrar que a lente não é a oitava maravilha...
O kit com a 7D é ainda pior:
https://www.dxomark.com/Lenses/Canon/Canon-EF-S-55-250mm-f4-56-IS-II-mounted-on-Canon-EOS-7D__619
Ela tem desempenho melhor numa DSLR de entrada, por exemplo, que na 7D. :doh:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 21 de Fevereiro de 2018, 01:23:28
Também acho que é isso.. Mas só acho..
Como já foi dito... tem que lembrar que a lente não é a oitava maravilha...
O kit com a 7D é ainda pior:
https://www.dxomark.com/Lenses/Canon/Canon-EF-S-55-250mm-f4-56-IS-II-mounted-on-Canon-EOS-7D__619
Ela tem desempenho melhor numa DSLR de entrada, por exemplo, que na 7D. :doh:

Oi??

Como foi que você chegou a essa conclusão? Tenho uma 55-250 da primeira versão, que foi usada em uma 450D, 60D e agora na 7D2, e o desempenho da lente só melhorou com a mudança dos corpos.

Em uma breve comparação no link enviado por você, é possível perceber que, comparando entre a 450D e a 7D, por exemplo, o único parâmetro que muda é a nitidez, que é maior na 7D, por conta da maior resolução do sensor.

Em que câmera de entrada ela teve desempenho melhor?
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2018, 14:10:31 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #43 Online: 21 de Fevereiro de 2018, 08:20:44
As fotos que postou não parecem tremidas, mas sim levemente desfocadas. Tenta fazer um micro ajuste de foco pra ver se resolve...

Acho que um micro ajuste não vai resolver, as imagens não parecem estar com back ou front focus, se reparar por exemplo na foto do passarinho, o fio que ele esta em cima esta na diagonal, e não existe uma parte nítida no fio indicando o foco atrás ou na frente do pássaro, na foto da flor as folhagens se desfocam gradualmente a frente e atrás sem ter um ponto mais nítido também.

Tá estranho isso, eu diria que é defeito na lente, mas se foi testada outra do mesmo modelo e apresentou o mesmo problema, então pode ser o "modus operandi".


Outra coisa boa de se lembrar também é que o IS precisa engatar antes de tirar a foto.
O IS dessas lentes engata quando você pressiona o botão de foco.
Se você focar, largar o botão de foco e apertar o shutter de uma vez, o estabilizador nao vai ter tempo de engatar e você vai ter um resultado igual ou pior do que se estivesse sem IS.

Isso pode originar um problema com certeza, principalmente se estiver fazendo foco no botão separado do shutter. Algumas câmeras fazem foco no botão traseiro mas só ligam o estabilizador quando pressiona o shutter, (a D7000 faz isso), e ai pra borrar a foto é um "tapa".

Experimente, mesmo que o objeto já esteja em foco, esperar um ou dois segundo com "meio botão" pressionado para depois fazer o clique.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 21 de Fevereiro de 2018, 08:25:04
Usar o liveview mata a maioria das perguntas. O IS fica sempre ativado e não precisa se preocupar com microajuste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs