Autor Tópico: Fundo Branco não fica estourado  (Lida 7424 vezes)

Sr.Bill

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 22 de Fevereiro de 2018, 10:02:00
Olá a todos!

Estou começando a fotografar calçados para e-commerce, porém não consigo deixar o fundo branco. A única maneira que encontrei para estourar o fundo foi mexer nas configurações da câmera. No início estava bom, estava fotografando calçados escuros (preto/marrom) perdia um pouco da qualidade na foto, mas nada que uma rápida edição não resolvesse. A foto não ficava como eu queria, porém era um resultado aceitável. O problema foi quando fotografei um calçado com detalhes claros, os quais de verde claro se transformaram em branco. Vou colocar as fotos que tirei para ilustrado.
Meu "estúdio" é bem caseiro uso 3 abajures com lâmpadas de 125w, uma cartolina para fazer o fundo branco, e uma Canon t3i.

Fotômetro em zero, calçado cinza.


Fotômetro +ou- em 1, calçado cinza.


Calçado cinza editado


Fotômetro em zero, calçado com detalhes em azul claro.


Fotômetro +ou- em 1, calçado com detalhes em azul claro.


Calçado com detalhes em azul claro editado.


Pesquisei bastante porém não consigo encontrar uma solução. Será que o problema é meus equipamentos?
Obrigado!!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2018, 10:03:58 por Sr.Bill »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 10:07:39
Precisa de uma luz só para o fundo, ela precisa ser mais forte que a luz no calçado

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 10:36:50
Isso mesmo, uma luz só pro fundo ajusta ela e depois vc vai posicionar as luzes do calçado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 11:24:51
1) use uma superfície de vidro para apoiar o produto.
2) Coloque um fundo branco liso fosco distante do produto, visível do ponto de vista da câmera, ilumine a área que sua câmera enxerga em volta do produto, longe dele, evitando que a luz neste fundo vaze para o produto
3) ilumine independentemente seu produto
4) Faça uma foto adicional, apenas com a luz de fundo e use como canal alpha, já terá o recorte.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2018, 11:26:18 por Claudio Rombauer »


Sr.Bill

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 13:58:33
1) use uma superfície de vidro para apoiar o produto.
2) Coloque um fundo branco liso fosco distante do produto, visível do ponto de vista da câmera, ilumine a área que sua câmera enxerga em volta do produto, longe dele, evitando que a luz neste fundo vaze para o produto
3) ilumine independentemente seu produto
4) Faça uma foto adicional, apenas com a luz de fundo e use como canal alpha, já terá o recorte.

Seria mais ou menos isso que eu deveria fazer?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 14:29:46
Não sei se foi o que o @Claudio descreveu, mas vi uma técnica (ainda não reproduzi) e me pareceu muito boa

Apoie um vidro relativamente grosso sobre dois suportes que elevem do chão uns 70cm
Ponha fundo branco sob o vidro, no chão
Ilumine o fundo branco

Isso é utilizado em fotos ecommerce para roupas, fotografando de cima, tem que ver se funciona em seu produto


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 15:45:23
1) use uma superfície de vidro para apoiar o produto.
2) Coloque um fundo branco liso fosco distante do produto, visível do ponto de vista da câmera, ilumine a área que sua câmera enxerga em volta do produto, longe dele, evitando que a luz neste fundo vaze para o produto
3) ilumine independentemente seu produto
4) Faça uma foto adicional, apenas com a luz de fundo e use como canal alpha, já terá o recorte.
`
É isso que tem que fazer.
Eu ainda diria que o fundo branco precisa ter um diafragma a mais que o setado na câmera.
A luz precisa ser bem forte.
E você pode usar rebatedores para fazer a luz do fundo voltar um pouco sobre o produto


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 15:51:58
Não sei se foi o que o @Claudio descreveu, mas vi uma técnica (ainda não reproduzi) e me pareceu muito boa

Apoie um vidro relativamente grosso sobre dois suportes que elevem do chão uns 70cm
Ponha fundo branco sob o vidro, no chão
Ilumine o fundo branco

Isso é utilizado em fotos ecommerce para roupas, fotografando de cima, tem que ver se funciona em seu produto

Exatamente isso.

Só a distancia pode ser maior. Como será fotografado em ângulo, dá pra afastar uns 2m e deixar inclinado. Fotografa primeiro o fundo, expõe pra ficar branco e depois usa esta foto (invertida) como canal alpha.

Fiz mais de 1.000 fotos pra um catálogo da Furukawa, todas recortadas.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 15:53:25
`

E você pode usar rebatedores para fazer a luz do fundo voltar um pouco sobre o produto

Eu não faria isso. Acho interessante termos o controle da luz de fundo 100% independente da luz no produto.
Pode funcionar pra um produto mas na troca pra outro pode prejudicar.



Sr.Bill

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 10:13:36
Não estou conseguindo fazer nenhuma das técnicas expressas, será que se comprar uma luz de led para o fundo pode melhorar? Obs: as lâmpados que uso são de 25w e não 125w como disse antes. No fundo estou usando uma cartolina, existe algum outro fundo branco que seria melhor? O vidro que estou usando é um fume claro, isso pode atrapalhar também?

Com esses equipamentos que tenho hoje consigo fazer o que quero? (estourar o fundo sem perder qualidade no calçado). Se não, quais equipamentos (luz, rebatedor...) deveria comprar para fazer um estúdio que faça o que eu preciso?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2018, 10:30:02 por Sr.Bill »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 12:04:02
Você precisa de lampadas mais fortes apontada pro fundo do que para o produto.
Precisa ir dobrando a quantidade de lampadas ou a potencia.

Faça uma foto sem iluminar o produto e poste pra gente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 12:27:51


Sei que luz boa não é barata, mas vai precisar

Estou fotografando com umas tranqueiras que peguei emprestada, uma T3i ,lente do kit e 2000 w de luz contínua, halogena.

Estou fotografando os quadros da patroa no fundo preto

Vc vai precisar iluminar o fundo e o produto

Fundo: homogêneo e normalmente um ponto abaixo do produto


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 13:01:42


Com esses equipamentos que tenho hoje consigo fazer o que quero? (estourar o fundo sem perder qualidade no calçado). Se não, quais equipamentos (luz, rebatedor...) deveria comprar para fazer um estúdio que faça o que eu preciso?

Consegue estourar o fundo com qualquer luz, basta aumentar o tempo de exposição.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 13:21:14




Fundo: homogêneo e normalmente um ponto abaixo do produto

Um ponto abaixo vai ficar cinza.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 14:01:31

Um ponto abaixo vai ficar cinza.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

Eitaporra, verdade!!! :doh: :doh: :doh:

Era produtor, e os fotógrafos pedia um ponto a menos pro croma, ficou na cabeça :aua:

Faz tempo isto, no tempo do analógico