Autor Tópico: Qual angular: 35mm, 17/35 2.8 ou 17/40 4?  (Lida 2713 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Fevereiro de 2018, 10:45:38
Bom antes de perguntar vou explicar a confusão toda.
Tenho reparado que em 80% das minhas fotos num evento estou usando a 30mm 1.4 na 5D, porém noto tbm que em muitas fotos eu dou aquele crop pra "aproximar" mais a imagem dai vem a idéia de vender ela e pegar uma 35mm.
Eu havia decidido cegamente a pegar uma 35mm 2 IS USM, e ainda balanço por ela, porém surgiu uma ideia meio paranóica de que em alguns casos possa precisar de mais espaço e ainda por cima numa das minhas pesquisas me aparece uma EF 17-35mm 2.8 L USM (antiga mas competente) e então me bateu a ideia de ter uma ultra angular junto 8-).

Bom, agora a questão, acredito que com uma 35mm eu consiga fazer 90% das fotos "básicas" que faço num evento, seja infantil, casamento (só fiz 2 no civil, aqui uma 24mm ou menos seria o canal :assobi: ), formatura. Pra ensaios fico com a 50mm e a 100mm.
A ideia de uma 17-40 me agradou muito pelo fato de praticamente ficar só com ela na câmera o tempo todo, mas dependendo do lugar f/4 na 5D clássica me deixa com medo. A 17-35 apesar de antiga é 2.8 já não me assusta tanto, principalmente depois que fiz alguns eventos diurnos, mas internos, com a 30mm em 2.8 sem usar flash e saiu tudo numa boa.

Depois que vender minha Art 30 1.4 as cartas são essas.
>>35mm 2 IS USM, uma baita lente que tenho uma vontade enorme de experimentar e sei que se pegar vou viciar até em externas... :D (mas dificil de achar uma por menos de 2300 usada :eek: ).
>>17-35mm 2.8 L USM, um ponto de luz a menos, construção parruda, embora antiga ainda da um bom caldo para uso em eventos e fotos mais criativas usando UGA. (o perigo é que só existem uma a venda no ML  :eek: ) O bom é o preço, R$2.200 e dá pra tentear uma chorada..
>>17-40 4 L USM, ótima construção, qualidade e um "range" que me permita só trocar pra 100mm em fotos a caça de momentos oportunos, pq dá pra fazer o mesmo que uma 50mm dando um passinho a frente (digo em eventos, onde espaço é crucial as vezes), porém eu perco 2 pontos de luz em relação a 35mm. O que em eventos tbm é importante. Ainda mais que minha 5D não tem um alcance muito bom de ISO, onde 3200 só pra salva algum momento. O melhor dela é o custo benefício, com 1.700 Compra uma no face, no ML uns 2 paus.

Relatos de quem usa as zoons para eventos podem ser relevantes na minha escolha, percebi que alguns colegas usam a 17-40 para esse fim e gostaria de opiniões. Minha ideia principal é a 35mm, mas vai que né... :assobi:

Grato pessoal.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2018, 13:25:32
35mm is, fica de olho na loja oficial.



Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2018, 10:26:44
Meu, para FF a dupla 35 e 85 mm casa muito bem.

Você poderia tentar algo como 28 e 50 mm mas como essas duas distâncias focais da Canon não possuem lentes tão boas assim, eu descartaria essa dupla.
Eu iria na Canon 35 f/2 IS. É uma baita lente com ótimo foco e estabilizador de imagem.

Eu não acho essas opções de zoom que você colocou como sendo o caminho. São lentes escuras e um pouco soft. Se fosse para ter uma f/4 eu já iria para uma 24-105 L que é melhor e serve para muito mais coisa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2018, 14:36:03
Bom, pra variar uma possivel mudança de planos.
Um amigo vai pra NY em abril e acho que vai rolar de pegar algumas coisas lá. Entre elas uma 6D nova. Pensei na MKII porém com a MKI da pra comprar uma lente junto.

Então pensei em pegar a Tamron 35mm 1.8 Di VC USD (um tiquinho mais cara que a 35 f/2 IS USM  da Canon, porém com mais nitidez no quadro todo) ou então, já que não vendi minha 30mm, manter ela no kit e pegar a Tamron 45mm 1.8 Di VC USD em subistituição a 50mm 1.8 STM, já que a 45mm é bem melhor que a 50 1.4 da Canon e tbm a STM e ainda a 50 1.4 Art está muito cara pro meu bolso (a 35mm 1.4 Art tbm).

A Canon 35mm tá $549, a 35mm Tamron tá $599
A Canon 50 1.4 aqui custa R$1300, a 45mm 1.8 Tamron lá custa $349 (~1300 reais convertendo.)

Acho que vou manter o kit 30/45/100 no lugar de 35/(50 pra externas apenas)/100, acho que a 45mm pra mim seria mais versátil que a 50mm nos eventos, talvez eu use mais que a 50. Pq as vezes 30mm é angular demais e 50mm aperta um pouco, acho que conseguiria me virar bem com uma 40mm, então a 45 da bem.
Ô dúvida cruel.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2018, 14:47:13
Pablo, não entendi direito.

Se você for manter sua 5D I, eu iria de 35mm f2 IS USM, por causa da maior confiabilidade do sistema de foco. Se fosse 6D ou 5D II (ambas tem microajuste, se eu não estou enganado) aí pegaria uma Tamron junto, seja ela a 35mm ou a 45mm, nesse caso penderia mais para a 45mm, para fazer 30-45-100. Ah, e não podemos esquecer uma boa vantagem dela (pelo menos pra mim) frente à STM e a 1.4: a estabilização de imagem.


Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2018, 14:50:09
Bom, pra variar uma possivel mudança de planos.
Um amigo vai pra NY em abril e acho que vai rolar de pegar algumas coisas lá. Entre elas uma 6D nova. Pensei na MKII porém com a MKI da pra comprar uma lente junto.

Então pensei em pegar a Tamron 35mm 1.8 Di VC USD (um tiquinho mais cara que a 35 f/2 IS USM  da Canon, porém com mais nitidez no quadro todo) ou então, já que não vendi minha 30mm, manter ela no kit e pegar a Tamron 45mm 1.8 Di VC USD em subistituição a 50mm 1.8 STM, já que a 45mm é bem melhor que a 50 1.4 da Canon e tbm a STM e ainda a 50 1.4 Art está muito cara pro meu bolso (a 35mm 1.4 Art tbm).

A Canon 35mm tá $549, a 35mm Tamron tá $599
A Canon 50 1.4 aqui custa R$1300, a 45mm 1.8 Tamron lá custa $349 (~1300 reais convertendo.)

Acho que vou manter o kit 30/45/100 no lugar de 35/(50 pra externas apenas)/100, acho que a 45mm pra mim seria mais versátil que a 50mm nos eventos, talvez eu use mais que a 50. Pq as vezes 30mm é angular demais e 50mm aperta um pouco, acho que conseguiria me virar bem com uma 40mm, então a 45 da bem.
Ô dúvida cruel.

Eu faria um esforço para trazer a MkII.
A lente vc compra aqui mais facil.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2018, 15:21:10
...para fazer 30-45-100. Ah, e não podemos esquecer uma boa vantagem dela (pelo menos pra mim) frente à STM e a 1.4: a estabilização de imagem.


Cumprimentos.
Não só pela estabilização mas ambas Tamron's são weather sealing...isso ta pesando na minha escolha.

Outra opção seria pegar a 6DII e a 45mm que é mais barata que a 35mm. (minha namorada vai ajudar na compra dai.)
Estou quase indo nas Tamron, mas vamos ver o que acontece até o final do mês, se vai rolar mesmo de pegar lá.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2018, 21:00:18
Não só pela estabilização mas ambas Tamron's são weather sealing...isso ta pesando na minha escolha.

Outra opção seria pegar a 6DII e a 45mm que é mais barata que a 35mm. (minha namorada vai ajudar na compra dai.)
Estou quase indo nas Tamron, mas vamos ver o que acontece até o final do mês, se vai rolar mesmo de pegar lá.

Sim! Qualquer máquina com ajuste de foco, eu iria nas Tamrons. Se for ficar na 5Dc, eu acho que não iria, ainda mais por ser uma compra internacional e não ter opção, por exemplo, de trocar de exemplar ou de devolver.

Pela quantidade de informação, creio que você está bem indeciso mesmo. Entre só 5D II e 6D II + 45mm há um abismo.  :assobi: Uma 6D II + 45mm seria sonho. :shock:

Boa sorte e depois conta o desfecho!

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2018, 05:34:22
To meio por fora dos preços atuais, mas só pra botar lenha na fogueira... se você vendesse sua 30mm Art e espremesse o orçamento para aproveitar esta ida do seu amigo aos EUA, não daria para pegar uma 6D + 24-70mm 2.8? Fica um kit com qualidade e versatilidade muito bons.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Março de 2018, 12:19:49
...não daria para pegar uma 6D + 24-70mm 2.8? Fica um kit com qualidade e versatilidade muito bons.

É tudo uma questão de adaptação, mas não consigo me acostumar com zoom  :D
Estranhei muito quando peguei a 40D com a 17-50 pra fazer um aniversário.
E mesmo que o preço ficasse acessível desse kit 6D+24/70, eu teria que me desfazer de todas as minhas lentes que já cobrem boa parte desse "range" com quase 2 pontos a mais de luz  :assobi: (sei que isso não é desculpa, mas gosto de equipo compacto e as fixas tem essa vantagem). **corrigindo acabei de ver o preço da 24-70 lá, está R$5500, é muita grana...mais R$3400 da 6D.

Por enquanto tudo está se encaminhando pra 6D MK II + Tamron 45mm 1.8 Di VC USD :clap:

Ah mais uma perguntinha pra quem souber: Onde mais posso pesquisar preços em lojas de NY, pq eu cotei os preços na B&H apenas?
« Última modificação: 14 de Março de 2018, 12:24:52 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 14 de Março de 2018, 12:33:54
Adorama.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2018, 17:45:47
Ah mais uma perguntinha pra quem souber: Onde mais posso pesquisar preços em lojas de NY, pq eu cotei os preços na B&H apenas?
Adorama e BH costumam ter preços quase sempre idênticos. Mesmo nas épocas de promoções como feriados e Black Friday as promoções que surgem são as mesmas.

Mas você também pesquisar na Best Buy (que geralmente é igual ou mais caro que esses dois) ou na Amazon (dificilmente o preço do novo será diferente da BH/Adorama).
Eu acho que a melhor opção é comprar a câmera usada no eBay.
Minha D610 eu paguei 850 dólares com 6 mil cliques. Claro que ela veio sem caixa, manuais, cabos e a tampinha da frente do sensor mas estava inteiraça. Minha D7200 comprei por volta de 650 dólares e veio com tudo e estava absoltamente impecável.

A única vantagem de comprar algo novo é que se não gostar você costuma ter 14 dias para devolver. Eu tentaria comprar na Best Buy pois para trocar é mais fácil/rápido. Se estiver fora dos estados de NJ e NY e não tiver a intenção de devolver, sugiro comprar na BH para não pagar o imposto estadual (só aí você economiza 6 a 9%).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales