Autor Tópico: A importância de limpar o sensor da câmera  (Lida 2984 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 26 de Fevereiro de 2018, 13:23:40
Fala rapaziada, beleza?

É obvia a importância de um sensor limpinho nas nossas fotos, não é mesmo? Eu confesso que na minha T2i eu sempre deixo a opção de limpeza de sensor ligada, e nunca tive nenhum problema com sujeira nas minhas fotos.

Infelizmente com a minha 5Dc a história já é outra, ela não tem essa função nativa, então a limpeza tem que ser feita de forma manual. Eu nunca tinha limpado o sensor da minha, o máximo q eu fazia era ativar a função pra levantar o espelho, virava ela de sensor pra baixo e dava uma chacoalhada. Achava isso o suficiente até começar a perceber que num casamento em especial as sujeiras ficaram MUITO aparentes. Claro, dava pra arrumar no LR e nos piores casos usando o Photoshop, mas pensa eu fazer isso em 700 fotos e com prazo curto pra entregar?

Me desdobrei até onde pude, mas não fiquei satisfeito, precisava tomar uma atitude. Liguei nas assistências aqui de SP e a resposta que tive é que eles não se atreviam a tocar na minha câmera, por ela ser descontinuada e quase não se achar peças por aí, preferem nem mexer nela pq senão o xabu cai nas costas deles. Fiquei triste mas entendi o lado deles.

Uma colega foi pros EUA e pedi umas muamba, uma delas foi esse kit aqui:



https://www.amazon.com/gp/product/B01JQQCTQQ/ref=oh_aui_detailpage_o00_s00?ie=UTF8&psc=1

Queria compartilhar aqui com vocês o resultado. Estava com um cagaço imenso de meter esse "pincelzinho molhado" no sensor, mas depois de ver muitos vídeos no Youtube, criei coragem e fiz. A limpeza se deu em 2 etapas e eu fiz fotos pra ilustrar a diferença entre as duas. A primeira foto abaixo, é uma foto de uma folha A4 em F/22. A única sujeira "própria" da folha era esse amassadinho, mas reparem na quantidade de pequenos pontos pretos, e principalmente no super ponto preto na parte inferior direita e no "risco" na parte superior esquerda. O cantinho que tem uma espécie de Pelo já veio na cam, comprei ela com esse detalhe e ele não é visível no sensor, a limpeza não limpou isso aí.


Sensor Sujo by guilherme.pastre, on Flickr

Na primeira etapa fiz a limpeza só usando a bombinha Fuc Fuc. Achei muito boa, mas estava longe de limpar a quantidade enorme de sujeira. Ficou assim:


Sensor Limpo com FucFuc by guilherme.pastre, on Flickr

E, por fim, fiz a etapa de passar a Swab levemente úmida com o líquido próprio. Tem que tomar cuidado mas não é nenhum bixo de 7 cabeças. O resultado? Incrível:


Sensor Limpo com Swab by guilherme.pastre, on Flickr

Perdi o cagaço de fazer limpeza e agora farei periodicamente pra manter a imagem sempre limpa. Pra quem não tem coragem e precisa limpar, eu recomendo comprar um kit desses (procure marcas confiáveis, tem um monte de marca X por aí e eu não sei se o tal líquido presta). No final das contas um dos risquinhos não saiu, passei a Swab umas 2ª vez mas ele ficou lá. Com uma lanterna de led fraquinha apontei pro sensor e vi um pequeno risquinho, não sei se com o tempo e com mais limpezas ele sai ou se virou um RISCO mesmo.

De qualquer forma, estou muito feliz com o resultado  ;) ;)
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2018, 13:24:43 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2018, 14:24:58
Parabéns pela coragem!
Breve Guizaunzin Manutenções Fotográficas... 🤣

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2018, 15:24:09
Belo trabalho. E parabéns principalmente por perder o medo. :clap:

Para mim esse tipo de procedimento é absolutamente normal, pois lido com equipamentos eletrônicos desde a adolescência. Já montei e desmontei toda a sorte de coisas. No início, quando moleque, apenas por curiosidade. Já na fase adulta, a coisa ficou séria mesmo. Me tornei projetista de sistema eletrônicos e me acostumei a me virar sozinho com manutenção dos equipamentos, de câmera digital a sistemas de áudio e vídeo e TI de alto desempenho.
Então, limpar o sensor de uma câmera é moleza. Quase trivial.

O mais importante é ter em mente que são equipamentos caros e sensíveis, e por isso devem ser tratados com cuidado. Mas não são bebês recém nascidos. Dificilmente alguém com o mínimo de capricho danificará uma câmera somente na limpeza do sensor. E equipamento é frágil mas não é feito de vidro. :)

Em tempo, eu uso um kit  da Zeiss + uma porrada de pano de microfibra da 3M. É uma excelente combinação para deixar câmera e lentes sempre brilhando. Funciona que é uma beleza. :ok:

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1081867-REG/zeiss_2096_685_lens_cleaning_kit.html

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-920606549-kit-3-jogos-de-super-pano-multiuso-scotch-brite-da-3m-cores-_JM?source=gps 

Grande e forte abraço a todos.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2018, 15:41:45
Breve Guizaunzin Manutenções Fotográficas... 🤣

Opa, tomara  :D

Belo trabalho. E parabéns principalmente por perder o medo. :clap:

Bacana. Confesso que realmente é algo que não é difícil de se fazer, mas requer cuidado. É que lemos tanto na internet, vemos tanta gente botando terror que ficamos com muito receio de fazer essas coisas. Mas no final das contas, foi tranquilo e o resultado ficou muito bom, é algo que perdi o medo e vai acabar virando uma rotina com meus equips ;)

Ah, uma dúvida. Vc que tem mais prática com esse tipo de coisa, no kit q comprei vieram 2 flanelas Magic Fiber (as duas do canto inferior direito na foto), uma LensPen e também uma cartelinha com folhas destacáveis pra limpar lente. NA PRÁTICA, qual a diferença entre usar qualquer uma delas pra limpar as lentes? Nenhuma? hehe
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2018, 15:43:47 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2018, 16:39:52
Os paninhos Magic Fiber não são bem flanelas (que soltam fiapos), e sim microfibra.
Eles servem melhor na limpeza leve, tipo pó, marcas de dedos, etc. É o tipo de coisa que o fotógrafo deve ser ter no bolso, pois sempre cai uma gotinha na lente ou alguém mete o dedão no vidro.

Já as folhinhas de papel (Tissue Paper) são para limpeza mais pesada, tipo um respingo que caiu e secou na lente e não quer sair somente com pano seco.

Dica: não espirre o spray de limpeza diretamente sobre o vidro da lente, pois se ela não for selada haverá o risco do líquido infiltrar por alguma pequena abertura e daí dá o maior trabalho para secar.

Espirre no pano ou no papel especial e utilize-os para limpar o vidro.  :ok:

Grande e forte abraço.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 00:52:09
Caramba. Muito bacana. A minha Coroa tem uma sujeitinhos. Não chega a incomodar, principalmente em aberturas maiores que F4, que é o que eu uso basicamente. Mas, em algumas fotos, consigo notar.

Qual o kit recomendado para comprar aqui no BR mesmo (mercadolivre de preferencia). Seria muito bom deixar a Coroa com esse aspecto de nova.  :wub:

Parabéns pelo procedimento e principalmente por compartilhar (e encorajar).

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 06:43:39
Boa, é uma coisa simples que as pessoas gostam de mistificar.
Comprou a ferramenta certa, viu YouTube, qualquer pessoa consegue fazer.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 06:49:58
Bom tópico cara. As assistências estão cobrando quase 200 temers pra fazer isso.

 :no: :no:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 08:55:18
Galera, agora eu queria saber como (e SE É POSSÌVEL) limpar o focusing screen...
O meu tá sujo, não sei se isso atrapalha em alguma coisa, mas está me incomodando. A bombinha Fuc Fuc não limpou ele, e não vou meter nenhum material/cotonete/flanela nem nada nele até saber direito o procedimento. Inclusive já vou dando uma procurada por aí pra ver se dá pra lmpar ;)


Qual o kit recomendado para comprar aqui no BR mesmo (mercadolivre de preferencia). Seria muito bom deixar a Coroa com esse aspecto de nova.  :wub:
Parabéns pelo procedimento e principalmente por compartilhar (e encorajar).

Valeu!!! Olha, não achei muitos no ML, mas tem um que parece ser o mesmo q eu comprei: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-891159274-altura-photo-kit-profissional-limpeza-cmera-sensor-lente-_JM

...

Valeu, bom saber!!! Então imagino que a Lenspen e a Magic Fiber façam quase a mesma coisa, isso?

Boa, é uma coisa simples que as pessoas gostam de mistificar.
Comprou a ferramenta certa, viu YouTube, qualquer pessoa consegue fazer.

Exatamente, foi isso que eu fiz. Um medo enorme, mas não estava disposto a pagar 150~200 conto pra fazer algo que eu poderia fazer em casa mesmo. No final das contas, nem é tão tenso assim  :D

Bom tópico cara. As assistências estão cobrando quase 200 temers pra fazer isso.

Eh então. Tá certo que talvez a assistência faça mais coisas do que só limpar o sensor, mas pra mim era um custo que eu não tava afim de ter. O Kit saiu muito mais barato do que 1 limpeza, e tenho swabs suficientes pra mais 5 outras limpezas. ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 09:00:49
Galera, agora eu queria saber como (e SE É POSSÌVEL) limpar o focusing screen...
O meu tá sujo, não sei se isso atrapalha em alguma coisa, mas está me incomodando. A bombinha Fuc Fuc não limpou ele, e não vou meter nenhum material/cotonete/flanela nem nada nele até saber direito o procedimento. Inclusive já vou dando uma procurada por aí pra ver se dá pra lmpar ;)


Essa peça risca facinho, consegui riscar limpando com algodão. Aí acabei comprando outra. Tem video no youtube ensinando como soltar a moldura e tirar a peça. Na minha camera nova, mesmo que sujar não vou mexer.
Ops.: apaguei parte da citação e minha resposta ficou dentro da caixa.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2018, 09:02:14 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 09:16:11
Também perdi o medo. Apesar de que a uns meses atrás comprei uns swab no ML de péssima qualidade, ele é úmido e o liquido que veio nele não secava corretamente mais embaçava do que limpava. No fim recomento swabs secos e álcool isopropílico que basicamente é 99% da composição dos líquidos de limpeza.

Esse risco aí tentaria passar mais vezes o swab pra ver se sai.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2018, 09:19:22
Galera, agora eu queria saber como (e SE É POSSÌVEL) limpar o focusing screen...
O meu tá sujo, não sei se isso atrapalha em alguma coisa, mas está me incomodando. A bombinha Fuc Fuc não limpou ele, e não vou meter nenhum material/cotonete/flanela nem nada nele até saber direito o procedimento. Inclusive já vou dando uma procurada por aí pra ver se dá pra lmpar ;)


Essa peça risca facinho, consegui riscar limpando com algodão. Aí acabei comprando outra. Tem video no youtube ensinando como soltar a moldura e tirar a peça. Na minha camera nova, mesmo que sujar não vou mexer.
Ops.: apaguei parte da citação e minha resposta ficou dentro da caixa.

O Focus Screen é mais delicado que o Sensor, mas sem problemas, dá pra limpar tranquilo. só veja como remover ele e limpe com um Swab novo, eu dou uma borrifada apenas de alcool isopropílico no swab pra ele ficar semi-úmico. e limpo. o bom do focus screen é que você pode remover ele, se for fazer isso retire ele com uma pinça de plástico/silicone nunca use uma pinça de metal pois vai riscar muito fácil, apesar de não sair na foto, vai ficar vendo o risco no viewfinder.

Edit. Geralmente não é o focus screen que está sujo e sim o prisma do viewfinder, aí só desmontando a câmera inteira...
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2018, 09:20:55 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.