Autor Tópico: Nova A7III - Uma A7RIII com 24.2 megapixels e preço em conta!  (Lida 52419 vezes)

davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 13:21:26
A Sony faz hoje as melhores câmeras, só não consegue fazer as melhores lentes pro conjunto, impressionante. O peso, preço e tamanho das lentes acabam sendo grandes impeditivos de adoção do sistema por todos, é uma empresa que não escuta seus consumidores.

Eu realmente concordo com você quanto aos preços. Porém, em relação ao peso e tamanho, eu tendo a discordar.
Veja a tabela abaixo, que compara as lentes full frame da Sony com as lentes APS-C da Fuji. Ela está organizada de forma a colocar  lentes com comprimento focal, ângulo de visão e profundidade de campo equivalentes. E, como as câmeras full frame costumam ter entre 1 a 2 stops de vantagem no ruído de ISO, fica perfeitamente possível equalizar também a exposição.



Como podemos ver, ao se considerar as lentes da Sony que possuem correspondência no sistema Fuji, em uma situação de equivalência completa entre comprimento focal, ângulo de visão, profundidade de campo e exposição (já que a exposição pode ser compensada nas câmeras full frame em até 1,5 stop, sem nenhum prejuízo de qualidade em relação às câmeras APS-C), pode-se notar que as lentes da Sony apresentam quase sempre um peso menor.

Isso só muda de figura quando se parte para as lentes tele, acima de 105 mm. Por isso, acho que a diferença entre o peso das lentes full frame e APS-C só é significativa quando falamos em esportes e vida selvagem. Aí sim eu acho que o sistema menor acaba ficando mais leve, ainda mais porque o crop natural de 1,5x provido pelo sensor menor ajuda ainda mais a se obter um bom alcance, sem depender de um aumento de peso.

PS: A ironia dessa história toda é a 100-400mm da Sony, que consegue ter mesma abertura e quase as mesmas dimensões que a 100-400mm da Fuji e, no entanto, pesa apenas 20g a mais. Vai entender...
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, 13:21:56 por davi_ssilva »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 13:33:37
Para quem ficou curioso sobre os lançamentos das lentes de outros fabricantes (que podem ajudar a tornar o sistema mais barato), eis a lista dos lançamentos previstos para 2018:

Sigma 14mm F1.8 DG HSM | Art
Sigma 20mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 24mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 35mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 50mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 70mm F2.8DG MACRO | Art
Sigma 85mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 105mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 135mm F1.8 DG HSM | Art

Tamron 28-75mm F/2.8 Di III RX

TOKINA FíRIN 20mm F2 FE AF


Eu particularmente fiquei um pouco decepcionado com a Sigma, pelo fato de ela ter apenas adaptado a linha ART da Canon e da Nikon para a e-mount, ao invés de desenvolver um design específico para mirroless, que poderia gerar lentes até 20% menores e mais leves... Tudo isso para economizar grana no desenvolvimento e na produção dos produtos. O lado bom da história é que a linha ART da Sigma é fantástica, e o preço deve ser o mesmo das lentes para DSLR.

Já a Tamron pode surpreender: eles prometeram qualidade óptica igual à 24-70mm f/2.8 GM da Sony, porém o modelo dela vai conseguir ser bem menor e mais leve por partir de 28mm ao invés de 24mm. Vale a pena esperar pra ver se essa promessa se cumpre.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 14:05:33
Eu realmente concordo com você quanto aos preços. Porém, em relação ao peso e tamanho, eu tendo a discordar.
Veja a tabela abaixo, que compara as lentes full frame da Sony com as lentes APS-C da Fuji. Ela está organizada de forma a colocar  lentes com comprimento focal, ângulo de visão e profundidade de campo equivalentes. E, como as câmeras full frame costumam ter entre 1 a 2 stops de vantagem no ruído de ISO, fica perfeitamente possível equalizar também a exposição.



Como podemos ver, ao se considerar as lentes da Sony que possuem correspondência no sistema Fuji, em uma situação de equivalência completa entre comprimento focal, ângulo de visão, profundidade de campo e exposição (já que a exposição pode ser compensada nas câmeras full frame em até 1,5 stop, sem nenhum prejuízo de qualidade em relação às câmeras APS-C), pode-se notar que as lentes da Sony apresentam quase sempre um peso menor.

Isso só muda de figura quando se parte para as lentes tele, acima de 105 mm. Por isso, acho que a diferença entre o peso das lentes full frame e APS-C só é significativa quando falamos em esportes e vida selvagem. Aí sim eu acho que o sistema menor acaba ficando mais leve, ainda mais porque o crop natural de 1,5x provido pelo sensor menor ajuda ainda mais a se obter um bom alcance, sem depender de um aumento de peso.

PS: A ironia dessa história toda é a 100-400mm da Sony, que consegue ter mesma abertura e quase as mesmas dimensões que a 100-400mm da Fuji e, no entanto, pesa apenas 20g a mais. Vai entender...
E se você considerar que existem opções básicas que não são seladas como as 24-70 da Sony a coisa fica complicada, tem 24-70 que custa 2k USD que não tem selagem.

As lentes Sigma virao enormes pelo visto, eu até dei uma olhada melhor, mas acabei desistindo, vou esperar um pouco mais, quem sabe a Tamron me surpreende.

Darei uma olhada depois na sua planilha.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, 14:08:40 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 14:29:34
Lembro desse topico da fuji.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 14:31:32

Eu particularmente fiquei um pouco decepcionado com a Sigma, pelo fato de ela ter apenas adaptado a linha ART da Canon e da Nikon para a e-mount, ao invés de desenvolver um design específico para mirroless, que poderia gerar lentes até 20% menores e mais leves... Tudo isso para economizar grana no desenvolvimento e na produção dos produtos. O lado bom da história é que a linha ART da Sigma é fantástica, e o preço deve ser o mesmo das lentes para DSLR.


A Sigma já deu entrevista dizendo que desenvolver lentes para o mount Sony FF é extremamente complexo por causa do diâmetro pequeno do mount.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 14:51:59
A Sigma já deu entrevista dizendo que desenvolver lentes para o mount Sony FF é extremamente complexo por causa do diâmetro pequeno do mount.
Esse mount FF da Sony é uma bela dor de cabeça mesmo! E o pior é que eu acho que ele foi pensado tendo uma economia besta em mente, ao possibilitar o compartilhamento de lentes entre as linhas FF e APS-C.

A princípio isso poderia ter sido legal, mas depois se revelou um empecilho e acabou deixando o desenvolvimento lentes FF muito mais caro e trabalhoso. Um verdadeiro tiro no pé!

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, 14:52:44 por davi_ssilva »


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 15:21:35
Lembro desse topico da fuji.
Até o cara do Fuji Rumors fez um post de esclarecimentos após esses artefatos na A7III:

https://www.fujirumors.com/backlit-artifacts-sony-a7iii-dpreview-wrong-fujifilm-final-word-x-trans-backlit-artifacts-myth/

Segundo ele, o único jeito de ficar 100% livre desses artefatos é fotografar em filme

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 16:14:14
Até o cara do Fuji Rumors fez um post de esclarecimentos após esses artefatos na A7III:

https://www.fujirumors.com/backlit-artifacts-sony-a7iii-dpreview-wrong-fujifilm-final-word-x-trans-backlit-artifacts-myth/

Segundo ele, o único jeito de ficar 100% livre desses artefatos é fotografar em filme

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Pra alguns tipos de fotografia tenho usado muito o filme. Recomendo!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 16:15:36
A Sigma já deu entrevista dizendo que desenvolver lentes para o mount Sony FF é extremamente complexo por causa do diâmetro pequeno do mount.
A Sigma dizer isso enquanto a Tamron promete lentes pequenas me soa mais como uma desculpa pra não assumir que vai usar as lentes FF que já produz e mudar apenas o mount.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 17:05:35
Para quem ficou curioso sobre os lançamentos das lentes de outros fabricantes (que podem ajudar a tornar o sistema mais barato), eis a lista dos lançamentos previstos para 2018:

Sigma 14mm F1.8 DG HSM | Art
Sigma 20mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 24mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 35mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 50mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 70mm F2.8DG MACRO | Art
Sigma 85mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 105mm F1.4 DG HSM | Art
Sigma 135mm F1.8 DG HSM | Art

Tamron 28-75mm F/2.8 Di III RX

TOKINA FíRIN 20mm F2 FE AF


Eu particularmente fiquei um pouco decepcionado com a Sigma, pelo fato de ela ter apenas adaptado a linha ART da Canon e da Nikon para a e-mount, ao invés de desenvolver um design específico para mirroless, que poderia gerar lentes até 20% menores e mais leves... Tudo isso para economizar grana no desenvolvimento e na produção dos produtos. O lado bom da história é que a linha ART da Sigma é fantástica, e o preço deve ser o mesmo das lentes para DSLR.

Já a Tamron pode surpreender: eles prometeram qualidade óptica igual à 24-70mm f/2.8 GM da Sony, porém o modelo dela vai conseguir ser bem menor e mais leve por partir de 28mm ao invés de 24mm. Vale a pena esperar pra ver se essa promessa se cumpre.

Essa linha nova ART vai ser "adaptada" como uma lente nativa e-mount?



Lembro de ter visto o tópico da Fuji sim!


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 18:07:56
A Sigma dizer isso enquanto a Tamron promete lentes pequenas me soa mais como uma desculpa pra não assumir que vai usar as lentes FF que já produz e mudar apenas o mount.

Hahaha, concordo 100%. Pegou mal mesmo!

Essa linha nova ART vai ser "adaptada" como uma lente nativa e-mount?

Sim, Vai ser tudo nativo, com todas as funções de AF funcionando normalmente. Porém, o que a gente ficou decepcionado é que, já que ela vai fazer isso, por que ela não preferiu redesenhar as lentes para o formato mirroless de uma vez? As lentes seriam menores e mais leves (principalmente as mais tele), e acho que as pessoas não iriam se importar em pagar um pouco mais por isso... Baita economia besta, assim como a que a Sony fez ao preferir usar um mount único entre os sistemas FF e APS-C.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 18:38:50
A Sigma dizer isso enquanto a Tamron promete lentes pequenas me soa mais como uma desculpa pra não assumir que vai usar as lentes FF que já produz e mudar apenas o mount.

Não acho.
-A tamron não faz lentes 1.4 e portou uma lente de design antigo e 2.8.
-A lentes enormes da própria Sony mostram que não é possível fazer, para esse mount: lente clara, pequena e que resolva os 42mp da Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 19:02:54
Não acho.
-A tamron não faz lentes 1.4 e portou uma lente de design antigo e 2.8.
-A lentes enormes da própria Sony mostram que não é possível fazer, para esse mount: lente clara, pequena e que resolva os 42mp da Sony.
O tamanho do sensor não muda, o que vai mudar é a densidade e até onde sei mesmo as lentes Sigma pra apsc 1.4 são monstruosas, basta ver aí a 16mm 1.4 ou a 30mm 1.4 e comparar com as respectivas pra fuji por exemplo.

A Sony não tem um monte de lentes pequenas segundo foi dito acima? Pequenas e claras.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2018, 19:03:46 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 19:16:56
O tamanho do sensor não muda, o que vai mudar é a densidade e até onde sei mesmo as lentes Sigma pra apsc 1.4 são monstruosas, basta ver aí a 16mm 1.4 ou a 30mm 1.4 e comparar com as respectivas pra fuji por exemplo.

A Sony não tem um monte de lentes pequenas segundo foi dito acima? Pequenas e claras.
Não falei em tamanho do sensor, não entendi a ligação.

O ponto é que o diâmetro do mount pequeno dificulta a criação das lentes, obrigando a fazer escolhas de design que fazem as lentes ficarem grandes.

As sigmas 1.4 são grandes em qualquer sistema, ter nitidez toda aberta de ponta a ponta tem seu custo.

Com certeza a sigma teria que fazer lentes ainda maiores ou reduzir nitidez.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 28 de Fevereiro de 2018, 19:26:05
Não acho.
-A tamron não faz lentes 1.4 e portou uma lente de design antigo e 2.8.
-A lentes enormes da própria Sony mostram que não é possível fazer, para esse mount: lente clara, pequena e que resolva os 42mp da Sony.
Acho que não dá pra comparar primes 1.4 com zooms de abertura constante 2.8.

Essa lente da Tamron, apesar do desenho ser portado, foi redesenhada para um sistema mirrorless, e deve ser menor do que os modelos para DSLRs.

O que acontece no e-mount FF é bem o que vc falou. O diâmetro é pequeno e obriga um design meio bizarro. Basta ver a 85mm 1.4 GM, que pesa 120g a menos que a Canon EF 85mm f/1.4L IS USM, porém ainda assim possui dimensões até um pouco maiores...
Essa grande diferença de peso me faz pensar que a lente poderia ser bem menor caso o mount permitisse.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk