Autor Tópico: Nova A7III - Uma A7RIII com 24.2 megapixels e preço em conta!  (Lida 52872 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #225 Online: 11 de Maio de 2018, 16:47:11
O que eu gostaria de saber é: alguém que saiu de uma 5d3 ou 5d4 e foi para a sony a7riii e sentiu melhoria significativa na qualidade de imagem ? Ou migraram por causa de "perfumarias", como eye-focus etc ?



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #226 Online: 11 de Maio de 2018, 17:07:58
O que eu gostaria de saber é: alguém que saiu de uma 5d3 ou 5d4 e foi para a sony a7riii e sentiu melhoria significativa na qualidade de imagem ? Ou migraram por causa de "perfumarias", como eye-focus etc ?

Qualidade de imagem é um conjunto de parâmetros complexo, passível de milhões de interpretações. Podemos estar falando de resolução, ruído, formato de ruído, moiré, cores, range dinâmico, capacidade de upscaling, contraste, etc., etc. E o que é melhor pra um, pode ser pior pro outro. Há quem dê mais valor pra um parâmetro e menos para outro.

Eu saí de 5D3 pra A7RII e "voltei" pra 5DSr. Significa que estou afirmando que a 5DSr é melhor que a A7R2 pra todo mundo? Absolutamente não!

Eu poderia escrever 5 páginas relatando minhas conclusões e tudo que gosto (e não gosto) nas minhas duas câmeras atuais, mas ninguém teria a menor paciência de ler, e ainda perderia alguns amigos que me restam.
« Última modificação: 11 de Maio de 2018, 17:08:35 por Claudio Rombauer »


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #227 Online: 11 de Maio de 2018, 17:17:27
Qualidade de imagem é um conjunto de parâmetros complexo, passível de milhões de interpretações. Podemos estar falando de resolução, ruído, formato de ruído, moiré, cores, range dinâmico, capacidade de upscaling, contraste, etc., etc. E o que é melhor pra um, pode ser pior pro outro. Há quem dê mais valor pra um parâmetro e menos para outro.

Eu saí de 5D3 pra A7RII e "voltei" pra 5DSr. Significa que estou afirmando que a 5DSr é melhor que a A7R2 pra todo mundo? Absolutamente não!

Eu poderia escrever 5 páginas relatando minhas conclusões e tudo que gosto (e não gosto) nas minhas duas câmeras atuais, mas ninguém teria a menor paciência de ler, e ainda perderia alguns amigos que me restam.

Seria mais da forma "bruta e leiga": "Nossa, certeza que essa definição de cores, nitidez é uma sony, muito melhor que minha 5d3."

Porém, creio que poucos ainda conseguem ter uma fidelidade nas cores da Canon, principalmente para tons de pele.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #228 Online: 11 de Maio de 2018, 17:18:18
Digo mais, a diferença de imagem e performance de uma D750 pra uma A7 é insignificante, mas é aquilo, tem gente migrando pelo marketing brutal de youtubers.

Pra mim a A7 não se justifica: Ela é cara, poucas lentes no mercado local, não tem uma série de recursos que tenho atualmente, a diferença de qualidade não se traduz real no papel ou na web, tem ergonomia prejudicada em lentes zoom (eu uso duas) e por fim  a rede de assistência nacional não é tão sólida e é cara.

Mas isso é hoje, amanhã pode mudar, só que uma D750 se compra por uns 5.5k, sobram 4k pra comprar lentes só com o investimento na câmera.

O que eu gostaria de saber é: alguém que saiu de uma 5d3 ou 5d4 e foi para a sony a7riii e sentiu melhoria significativa na qualidade de imagem ? Ou migraram por causa de "perfumarias", como eye-focus etc ?


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #229 Online: 11 de Maio de 2018, 17:46:56

Porém, creio que poucos ainda conseguem ter uma fidelidade nas cores da Canon, principalmente para tons de pele.

Não entraria nesta discussão, pois, mais uma vez, podemos nós dois, achar as cores da Canon melhores para o nosso trabalho e ao mesmo tempo outros profissionais pensarem o mesmo em relação às suas Nikons, Fujis, Sonys ou Olympus.

O que importa é o conjunto fotógrafo + câmera + workflow se encontrar em sintonia. Se você se dá bem com seu sistema, principalmente na questão ergonomia e fluxo de trabalho, não mexa nisso.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #230 Online: 11 de Maio de 2018, 18:37:43
O que eu gostaria de saber é: alguém que saiu de uma 5d3 ou 5d4 e foi para a sony a7riii e sentiu melhoria significativa na qualidade de imagem ? Ou migraram por causa de "perfumarias", como eye-focus etc ?
A imagem da a7RIII é parecida com a da D850 em qualidade. Em relação à D850, o ruído é minimamente pior no ISO basal, e minimamente melhor a partir de ISO 640, com ganhos pequenos e progressivos até 6400.

O alcance dinâmico também se comporta de modo parecido, onde ambas apresentam mais ou menos 1 stop de vantagem pra 5d4.

Então acho que é algo particular do uso de cada fotógrafo. Via de regra, acho que as fotos bem fotometradas, que não precisam puxar muito as sombras, e feitas em ISO razoável devem sair muito parecidas em qualquer sistema.

Mas, assim como há gente que mudou da 5d4 para a D810 ou D850 por conta de ISO e alcance dinâmico, eu acho possível esse mesmo tipo de fotógrafo veja essas vantagens também na a7riii, além das perfumarias.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #231 Online: 11 de Maio de 2018, 18:43:41


Digo mais, a diferença de imagem e performance de uma D750 pra uma A7 é insignificante.

Auto-foco.
EYE-AF.
Fps/buffer
Conectividade.

Pra você isso pode ser insignificante, mas tem pessoas que pensam diferente.

E tem gente que não faz time lapse, sabia?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #232 Online: 11 de Maio de 2018, 18:53:33


Mas, assim como há gente que mudou da 5d4 para a D810 ou D850 por conta de ISO e alcance dinâmico, eu acho possível esse mesmo tipo de fotógrafo veja essas vantagens também na a7riii, além das perfumarias.



Eu também acho. Hoje temos gente migrando em todas as direçoes, de Canon pra Fuji, de Fuji pra Nikon, de Nikon pra Sony, de Sony pra Canon, etc. E tem muita gente com dois sistemas, um mais leve e outro mais pesado.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #233 Online: 11 de Maio de 2018, 18:53:56

Auto-foco.
EYE-AF.
Fps/buffer
Conectividade.

Pra você isso pode ser insignificante, mas tem pessoas que pensam diferente.

E tem gente que não faz time lapse, sabia?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
Enquanto ferramenta fotográfica profissional vejamos:

Eye-af : dispensável se você sabe o que faz, já fazem algumas décadas que a fotografia sobrevive sem o recurso.

Auto foco: D750 mais que satisfatório, tem gente que fotografa com coisa pior e convenhamos, a maioria está pensando em espetar um adaptador e usar lentes Canon.

Fps/Buffer: Novamente, a menos que tenha mudado, as pessoas fotografam ação, eventos com câmeras com menos fps/buffer e sempre conseguiram, o da D750 é bom.

Por fim, melhorias são bem vindas ? Sim. Mas mudar um sistema todo por um modelo que não trouxe efetivamente nada de disrruptivo ? Não sei.

É uma excelente câmera, faz muita coisa, está muito bem em tecnologia, mas pra um profissional largar tudo e mergulhar mais é preciso de muito mais, estou num grupo de usuários profissionais de Mirrorless e todo dia vejo gente chegando e se adaptando até com xt10 e gente largando tudo e voltando pra sua marca do coração, muito difícil e pessoal, uma DSLR não se opera igual a uma Mirrorless.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #234 Online: 11 de Maio de 2018, 19:37:48
Enquanto ferramenta fotográfica profissional vejamos:

Eye-af : dispensável se você sabe o que faz, já fazem algumas décadas que a fotografia sobrevive sem o recurso.

Auto foco: D750 mais que satisfatório, tem gente que fotografa com coisa pior e convenhamos, a maioria está pensando em espetar um adaptador e usar lentes Canon.

Fps/Buffer: Novamente, a menos que tenha mudado, as pessoas fotografam ação, eventos com câmeras com menos fps/buffer e sempre conseguiram, o da D750 é bom.

Por fim, melhorias são bem vindas ? Sim. Mas mudar um sistema todo por um modelo que não trouxe efetivamente nada de disrruptivo ? Não sei.

É uma excelente câmera, faz muita coisa, está muito bem em tecnologia, mas pra um profissional largar tudo e mergulhar mais é preciso de muito mais, estou num grupo de usuários profissionais de Mirrorless e todo dia vejo gente chegando e se adaptando até com xt10 e gente largando tudo e voltando pra sua marca do coração, muito difícil e pessoal, uma DSLR não se opera igual a uma Mirrorless.
Ah sim, eu não acho que a a7III seja uma câmera que motive alguém a migrar, isso com certeza.

Acho que ela é pra quem já está na Sony, ou pra quem está em outros sistemas, porém não pesadamente investido.

Pra motivar migrações eu vejo apenas a a7RIII ou a a9, mas o acervo de lentes ainda precisa diversivificar/baratear.

Mas, quanto a a7III, eu não consigo ver nenhuma câmera nessa faixa de preço que seja melhor ou esteja no mesmo nível. Dá pra fazer com outras câmeras tudo o que se faz na A7III? Claro, sempre deu. Mas isso não nega o fato de que ela entrega mais que a 6dmk2 e a D750, pela mesma grana.

Então, pra quem se encaixa nas situações que eu citei acima, eu vejo ela como uma ótima alternativa.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #235 Online: 11 de Maio de 2018, 19:43:58
A D750 é bem mais em conta.

O problema que vejo é que tem todo um arcabouço que a Sony ainda não tem a seu favor.

E eu olho pra Sony com aquelas lentes caras e enormes e só consigo olhar novamente pra uma DSLR, porque ela não me dá o que as demais full frames já tem em termos de maturidade de sistema, simplesmente pra usar lentes grandes é melhor ir numa câmera confortavelmente grande.

É como disseram aqui, melhor ficar com uma opção grande e uma opção pequena.
Ah sim, eu não acho que a a7III seja uma câmera que motive alguém a migrar, isso com certeza.

Acho que ela é pra quem já está na Sony, ou pra quem está em outros sistemas, porém não pesadamente investido.

Pra motivar migrações eu vejo apenas a a7RIII ou a a9, mas o acervo de lentes ainda precisa diversivificar/baratear.

Mas, quanto a a7III, eu não consigo ver nenhuma câmera nessa faixa de preço que seja melhor ou esteja no mesmo nível. Dá pra fazer com outras câmeras tudo o que se faz na A7III? Claro, sempre deu. Mas isso não nega o fato de que ela entrega mais que a 6dmk2 e a D750, pela mesma grana.

Então, pra quem se encaixa nas situações que eu citei acima, eu vejo ela como uma ótima alternativa.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #236 Online: 11 de Maio de 2018, 20:54:39


A D750 é bem mais em conta.

O problema que vejo é que tem todo um arcabouço que a Sony ainda não tem a seu favor.

E eu olho pra Sony com aquelas lentes caras e enormes e só consigo olhar novamente pra uma DSLR, porque ela não me dá o que as demais full frames já tem em termos de maturidade de sistema, simplesmente pra usar lentes grandes é melhor ir numa câmera confortavelmente grande.

É como disseram aqui, melhor ficar com uma opção grande e uma opção pequena.

A D750 é uma câmera já lançada há anos e a a7III lançou agora. Quando foi lançada, a D750 foi lançada pelo mesmo preço, ou até mais cara que a a7III. Então eu acho essa sua comparação furada, em termos de preços.

E quanto às lentes, eu não concordo inteiramente com você. A linha full frame da Sony tem praticamente todas as lentes necessárias disponíveis, com exceção das superteles, que são para um público bem seleto. E as lentes top da Sony tem o preço na mesma faixa das top da CaNikon. Quanto ao tamanho, a maioria é igual ou menor. Quanto ao peso, a maioria é igual ou mais leve. Há exceções, mas eu estou falando em maioria aqui.

Então eu vejo esse sistema muito bem encaminhado...

É engraçado que você sempre vem com o argumento que a Fuji está no mercado há pouco tempo no caso das mirrorless, como se isso justificasse algumas deficiências dela, mas se esquece que, no caso do mercado full frame, a Sony também é extremamente nova.

Entretanto, ela vem ano após ano lançando mais lentes e inovando nos corpos. Nos últimos 5 anos, ninguém desenvolveu e lançou mais lentes full frame que a Sony, mas ao meu ver, eu já considero um sistema que pode ser confiado.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #237 Online: 12 de Maio de 2018, 12:52:46
A conversa sobre a d750 me fez pensar um bocado. Acabei montando uma linha de raciocínio aqui. Se alguém quiser dar algum pitaco, fique a vontade!

Vantagens da a7iii:
- AUTOFOCUS: 93% frame coverage, better tracking, eye-AF.
- FOCUS Peaking.
- MELHOR PERFORMANCE ISO (discreta, porém inegável).
- IBIS.
- FASTER SHOOTING (10.0 FPS vs 6.6 FPS).
- BIGGER JPEG BUFFER - 163 vs 40 SHOTS.
- BIGGER RAW BUFFER - 40 vs 14 SHOTS.
- FASTER SHUTTER - 1/8000 vs 1/4000 SEC.
- MORE VIEWFINDER MAGNIFICATION - 0.78X vs 0.70X.
- BOA ADAPTAÇÃO DE LENTES CANON.
- WI-FI, NFC, BUILT-IN BLUETOOTH (este último permite sincronização de dados GPS em tempo real com o smartphone, com mínimo gasto extra da bateria).
- Vídeo (melhor em todos os quesitos).

Vantagens da D750:
- MAIOR ACERVO DE LENTES MAIS BARATAS E INTERMEDIÁRIAS (vantagem a curto/médio prazo).
- MAIOR ACERVO DE LENTES TELE (vantagem a curto/médio prazo).
- MELHOR WEATHER SEALING.
- MODO DE INTERVALÔMETRO INCLUSO.
- ASSISTÊNCIA TÉCNICA MELHOR DISTRIBUÍDA NO BRASIL.

Pra mim, a D750 compensa para quem:
- já estiver investido no sistema Nikon.
- precisar MUITO de weather sealing.
- só achar aceitável utilizar o intervalômetro direto na câmera.
- fizer questão de OVF.
- estiver em uma região mal atendida pela assistência da Sony.

Fora isso, acho que a a7III compensa mais para quem:
- faz video.
- já usa Sony.
- quer/precisa mudar de um sensor menor pra full frame, e ainda não tem muitas lentes full frame de outros sistemas.
- preferir EVF.
- gostar muito de usar lentes manuais, principalmente adaptadas.
- não precisa de weather sealing tão robusto.
- não liga para timelapses ou para ter que usar um intervalômetro externo.
- achar que 200g a menos no corpo importa.
- quiser ter uma opção full frame mais compacta ao usar determinadas lentes, sem ter que possuir outro sistema com sensor menor.
- estiver disposto a ter um custo inicial maior.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk



Gusba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #238 Online: 13 de Maio de 2018, 23:51:33
Boa noite Pessoal,

Sou novo no Fórum e já acompanho por leitura faz um tempo, mas é minha primeira postagem.

Sobre a comparação "D750 / A7 III", vira e mexe me pego pensando nesses 2 caminhos quando o corpo que uso hoje terminar sua vida útil. Sou fãzaço da D750, mas reclamo muito do peso do meu set (apesar de gostar dos resultados).

Pra dificultar ainda mais a futura escolha, a D750 teve uma mega redução de preço nos EUA no início de maio. Agora sai por menos de U$1500 com grip incluído (vide link). Então, penso que de agora em diante não são mais duas câmeras no mesmo patamar de preço.

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1082599-REG/nikon_d750_dslr_camera_body.html
D7100 - Sigma Art 18-35mm 1.8 - Nikkor 85mm 1.8G - SB-910


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #239 Online: 14 de Maio de 2018, 00:21:02
... Pra dificultar ainda mais a futura escolha, a D750 teve uma mega redução de preço nos EUA no início de maio. Agora sai por menos de U$1500 com grip incluído (vide link). Então, penso que de agora em diante não são mais duas câmeras no mesmo patamar de preço.

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1082599-REG/nikon_d750_dslr_camera_body.html

O preço está realmente ótimo!

Quanto ao peso, creio que a diferença só será significativa (eu considero a partir de 250g) se você utilizar algumas lentes manuais, OU algumas primes com abertura de até f/1.8 e comprimento focal até 55mm, OU algumas zooms de abertura até f/4 constante. Lentes com autofoco mais longas que isso, ou lentes zoom com aberturas de f/2.8 vão te gerar sistemas com peso e tamanho equivalentes e não haverá vantagem alguma.

Então, conforme eu disse acima, eu creio que a a7III só valha a pena no seu caso se você:
- faz questão de ter o melhor autofoco da categoria (não que o da D750 seja ruim);
- faz video;
- quer/precisa mudar de um sensor menor pra full frame, e ainda não tem muitas lentes full frame de outros sistemas (Canon ou Nikon);
- preferir EVF a OVF;
- gostar muito de usar lentes manuais, principalmente adaptadas;
- não precisa de weather sealing tão robusto;
- não liga para timelapses ou para ter que usar um intervalômetro externo;
- quiser ter uma opção full frame mais compacta ao usar determinadas combinações de lentes (conforme eu já exemplifiquei acima);
- estiver disposto a ter um custo inicial maior.

Fora isso, caso você tenha meios para comprar a D750 nos EUA, acho que é mais negócio.