Autor Tópico: Filmar com lente M42  (Lida 2537 vezes)

Rafaelcaniatob

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Online: 28 de Fevereiro de 2018, 21:24:19
Olá pessoal estou com uma duvida, não sou muito da área de filmagem e essas coisas, mas vi que quase toda lente cine são com foco manual, como são feito videos com o foco manual? Todos os passos do vídeo já são programados?
 
Enfim se alguém puder indicar material para eu estudar agradeço, estou pensando em fazer um pequeno vídeo de um evento com uma lente m42, e quero estar preparado até lá, toda ajuda é bem vinda.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2018, 07:59:29
 :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2018, 14:20:34
Também não sou referência nenhuma em filmagem mas vou das uns pitacos de quem já tentou filmar alguns casamentos.
Mas as lentes CINE e falando do mundo da produção de filmes e etc, "não são" necessariamente foco manual, se vc reparar verá que no anel de foco tem tipo uns dentinhos, que são acoplados a um outro equipamento chamado de Follow Focus, ele é que vai controlar essa parte, então não é lá beeeem manual. Geralmente tem marcações na lente e as cenas são milimetricamente planejadas, então não tem muita variação.

Voltando ao mundo dos mortais, na filmagem de eventos com DSLR e sem a parafernalha toda de cinema, aí sim a grande parte é feita em foco manual, então usar uma lente M42 não deve ser um grande problema. As câmeras mais novas com DPAF - Dual Pixel AF focam super bem e super rápido de forma automática então acho que pra algumas situações a galera até está apostando num foco automático, mas o grosso mesmo é feito na mão.

Tenho colegas que foram pra Sony pq as Mirrorless tem Focus Peaking e Zebra, justamente pra te mostrar onde está o foco, já que às vezes com as DSLR mais tradicionais vc tem que dar um zoom digital pra confirmar que o foco tá cravadinho onde vc quer ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2018, 16:26:30
Excelente resumo do contexto.

Acredito que usar uma M42 não seja o problema desde que use em um corpo como o guizaunzin falou, capaz de lhe dar segurança de que está focando corretamente.

Particularmente se fosse iniciar no mundo das filmagens iria com certeza para uma Sony. Talvez até com um metabone para usar lentes Nikon que já tenho e foco manual... mas com certeza o corpo seria Sony por causa das confirmações de foco, muito melhores que o pontinho verde ou o Liveview de qualquer DSLR.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2018, 18:43:24
Bem como falou o guizaunzin, tem o equipamento Follow Focus, que inclui uma roda relativamente grande, que recebe marcas pra cada enquadramento daquela cena, que são alinhados com um ponto de referência.

A correção sobre a resposta dele é que o foco é manual, sim. O operador de foco (também conhecido como 1o assistente de câmera, ou focus puller) nem mesmo vê a cena através da câmera, mas navega entre os pontos de foco, usando as marcas na roda que falei inicialmente. Mas ele faz este trabalho com as mãos, em um sistema mecânico.

https://en.wikipedia.org/wiki/Focus_puller
« Última modificação: 01 de Março de 2018, 18:44:22 por felipemendes »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2018, 07:50:09
Bem como falou o guizaunzin, tem o equipamento Follow Focus, que inclui uma roda relativamente grande, que recebe marcas pra cada enquadramento daquela cena, que são alinhados com um ponto de referência.

A correção sobre a resposta dele é que o foco é manual, sim. O operador de foco (também conhecido como 1o assistente de câmera, ou focus puller) nem mesmo vê a cena através da câmera, mas navega entre os pontos de foco, usando as marcas na roda que falei inicialmente. Mas ele faz este trabalho com as mãos, em um sistema mecânico.

https://en.wikipedia.org/wiki/Focus_puller

Resumindo, pra fazer uma gravação de qualidade a 10 anos atrás precisava do cara pra segurar a câmera do cara pra fazer o foco e claro do cara pra segurar os cabos... sem contar o diretor o segundo diretor o cara das luzes e o cara do marketing.

Agora vem esses youtubers e querem fazer tudo sozinho com uma Sony A7... pqp... por isso que tanta gente odeia youtuber  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.