Autor Tópico: Dúvida lentes  (Lida 1821 vezes)

Eliezer Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Março de 2018, 08:21:38
Sou amador tenho um Sony NEX F3 com as lentes padrão 18-55mm, e consigo boas fotos.


Gostaria de sugestão de lentes para conseguir:
1- desfoque do fundo com mais facilidade sem ter que aproximar do objeto principal;
2- um ângulo de imagem maior, (acho que é grande angular).

Pelo pouco que li munha câmera possui o sensor cropado, minha duvida seria entre a 50mm, 35mm e 25mm, qual destas consigo mais desfoque e angulo ?

Obrigado pela atenção.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2018, 08:48:07
Eliezer, o desfoque do fundo é conseguido com objetivas "claras", com grande abertura. Eu acredito que a melhor delas para o que vc quer seria a Sony E 35mm f/1.8 OSS, uma objetiva relativamente barata (U$250) e "honesta". Há também a Sony Sonnar T* FE 55mm f/1.8 ZA, mas acho que o preço (U$900) não justifica a aquisição. Leia também o tópico https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=131102.0;topicseen com uma dúvida sobre esta objetiva.
« Última modificação: 01 de Março de 2018, 08:50:08 por Bretas »


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2018, 09:11:40
As duas coisas que você quer são inversamente proporcionais. Quanto mais aberta a lente, menos desfoque tem, quando comparadas nas mesmas situações.  No mais, é o que o Bretas falou. Você quer uma lente mais aberta ainda do que a sua 18-55mm quando está em 18mm? Se sim, tem que procurar uma lente ao estilo da Sony E 10-18mm f/4 OSS. Prepare o bolso. Se Você quer algo mais mediano, com certeza a pedida da vez é a Sony E 35mm f/1.8 OSS já indicada pelo colega. Mas, obviamente, fotografia de paisagem já fica um pouco mais complicada com essa lente. O uso "indicado" seria retratos.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2018, 10:04:32
As duas coisas que você quer são inversamente proporcionais. Quanto mais aberta a lente, menos desfoque tem, quando comparadas nas mesmas situações.  No mais, é o que o Bretas falou. Você quer uma lente mais aberta ainda do que a sua 18-55mm quando está em 18mm? Se sim, tem que procurar uma lente ao estilo da Sony E 10-18mm f/4 OSS. Prepare o bolso. Se Você quer algo mais mediano, com certeza a pedida da vez é a Sony E 35mm f/1.8 OSS já indicada pelo colega. Mas, obviamente, fotografia de paisagem já fica um pouco mais complicada com essa lente. O uso "indicado" seria retratos.

Cumprimentos.

Acho que vc está confundindo abertura com distância focal...


Antonio Miguel

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 286
  • Sexo: Masculino
    • amikep
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2018, 10:13:17
Acho que vc está confundindo abertura com distância focal...

Bretas:

Pelo que entendi ele se refere ao ângulo aberto, na grande angular.

Eliezer:

Grandes ângulos resultam em menor desfoque, pois a profundidade de campo é inversamente proporcional ao comprimento da lente. Ou seja, quanto menor a distância focal em mm, maior a profundidade de campo.

Outros fatores que afetam a profundidade de campo:

Distância do objeto fotografado: quanto mais longe o objeto a entrar em foco, maior a profundidade de campo.

Abertura da Lente: quanto maior a abertura (ou seja, números menores - a medida de abertura é o denominador da fração) menor a profundidade de campo.

Se quiser bons desfoques vc precisa maximizar esses fatores, ou seja: usar lentes longas (a partir de 35mm, melhor acima de 50 mm), se aproximar do seu objeto fotografado e usar aberturas no máximo (pelo menos f/2.8, nessas lentes, mas idealmente f/1.8 ou f/1.4). Não conheço a linha Sony e não sei dizer qual lente especificamente vai te atender.

Abraço,

Miguel
« Última modificação: 01 de Março de 2018, 10:16:21 por Antonio Miguel »
A camera teaches you how to see without a camera - Dorothea Lange.


www.amikep.com


Eliezer Azevedo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2018, 10:58:05
Muito obrigado por compartilharem o conhecimento.

Vou fazer um teste com esse modelo de lente (Fujian 50mm f1.4) é bem barata (china) $27, calma não me xingue.A Sony é muito cara, paguei R$500,00 na minha câmera.
Como falei sou amador, vou poder brincar um pouco pois o foco da lente será manual.

Olhem as imagens dela, o que acham ?
https://www.youtube.com/watch?v=wTNif7sO0pc


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2018, 13:35:19
É difícil opinar sem conhecer a lente, mas a princípio NÃO... É muito difícil imaginar que uma objetiva de U$27 possa entregar algum resultado. Sei que muitos vão discordar mas , NA MINHA OPINIÃO, a maioria dos equipamentos fotográficos têm sua qualidade diretamente proporcional ao seu preço. Você deve ainda considerar que as objetivas são bens muito duráveis; vc pode amanhã trocar o corpo e permanecer com a lente se ela for de boa qualidade.


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2018, 13:48:33
Acho que vc está confundindo abertura com distância focal...

De fato quando escrevi "Quanto mais aberta a lente, menos desfoque tem (...)" referi "abertura" à distância focal, e não a f-stop. Todo o meu texto está ligado à distância focal.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2018, 14:53:51
De fato quando escrevi "Quanto mais aberta a lente, menos desfoque tem (...)" referi "abertura" à distância focal, e não a f-stop. Todo o meu texto está ligado à distância focal.

Cumprimentos.

 :ok: :ok: :ok: