Autor Tópico: Mais fotos de Still.  (Lida 3942 vezes)

Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Online: 01 de Março de 2018, 10:55:18
Como vão amigos?
Gostaria da opinião de vocês sobre as últimas fotos.
A opinião de você me ajudam a progredir.
Fiquem a vontade.

1)


2)


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Março de 2018, 12:11:06
Oi Cláudio. Tudo joia?
Cara eu achei o aspecto geral das fotos muito bom.. Cores, nitidez, foco, texturas, etc..
Tive algum incomodo em relação ao enquadramento...
Não entendi o corte no limão na primeira... Seria muito mais interessante se ele tivesse dentro do frame.
Na segunda, o mesmo ocorreu com a colher.. Por que colocá-la na imagem, esconder atrás da xícara e ainda cortar um pedaço do cabo?
Fora isso, tá muito bom mesmo!!! Parabéns!
« Última modificação: 01 de Março de 2018, 12:11:37 por nandoespinosa »


DPCaetano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2018, 12:54:42
Opa,  Claudio Barros.

Adorei suas fotos  :clap:. Também curto muito still.

Eu estou com o nandoespinosa, em particular com relação ao enquadramento.

Acrescento um comentário sobre a escolha dos livros na foto do café. A ideia é fazer referência ao estudo e tomar café? Ou criar um ambiente diferente de colocar bule e outros acessórios?

Na minha visão, os títulos dos livros chamaram atenção demais. Se eu fosse usar livros, eu escolheria livros que possuem aquela lombada trabalhada em linhas douradas, por exemplo, e com letras pequenas no título. Daria mais charme ao ambiente. Mas eu não colocaria livros ali na cena. Ela já está muito boa sem os livros. Eu tiraria a colher também, pois ela se perde sem açúcar (ou outras coisas para colocar no café) na cena.

[]'s


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2018, 13:18:39
 :clap:
Na primeira, o corte do limão não chega a incomodar. Gostei.
Na segunda, eu excluiria o livro da esquerda e a colher.
Agora, olhando tuas fotos, por favor, poste aqui aquela segunda foto do café (segunda após o Teatro Municipal).
Show.  :clap: :clap: :clap:
« Última modificação: 01 de Março de 2018, 13:20:21 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2018, 13:19:09
Continue postando.
Tenho aprendido muito por aqui.
 :ok:
« Última modificação: 01 de Março de 2018, 13:22:14 por Guaracy Cardoso »
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2018, 13:26:10
Gostei muito das suas fotos!!! Concordo com meu xará Nandoespinosa que os cortes não ficaram legais, mas não desmerecem definitivamente a parte técnica!!!  :clap: :clap: :clap:


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2018, 15:15:31
Vou seccionar as respostas para não ficar confuso.
Será?  :assobi:

Os agradecimentos

Oi Cláudio. Tudo joia?
Cara eu achei o aspecto geral das fotos muito bom.. Cores, nitidez, foco, texturas, etc..

Obrigado Fernando por seu comentário.

Opa,  Claudio Barros.

Adorei suas fotos  :clap:. Também curto muito still.

Eu estou com o nandoespinosa, em particular com relação ao enquadramento.


Obrigado Caetano por seu comentário.

:clap:
Na primeira, o corte do limão não chega a incomodar. Gostei.
Na segunda, eu excluiria o livro da esquerda e a colher.


Obrigado Guaracy por seu comentário.

Gostei muito das suas fotos!!! Concordo com meu xará Nandoespinosa que os cortes não ficaram legais, mas não desmerecem definitivamente a parte técnica!!!  :clap: :clap: :clap:

Muito obrigado Bretas por seu comentário.


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2018, 15:26:43
Como todos apontaram para o mesmo ponto, vou explicar o meu ponto de vista.
Depois se os amigos puderem e quiser ponderar, fiquem a vontade, pode ser que eu esteja com os "olhos" tortos. (rs)

As explicações

Sobre a foto 1

Eu fiz essa foto originalmente sem os limões cortados a direita e fiz com eles cortados.
Quando enquadrei o quadro todo, achei que ficava muita imagem para direita praticamente vazia e os limões a esquerda ficaram muito apertados no quadro. Poderia ter dado alguns passos atras? Sim, mas ficaria com muita área na parte de cima. Quando fiz isso me pareceu que a foto ficou sem graça. No geral, eu encarei que o corte no limão, não comprometeu a foto.

Sobre a foto 2

Quando pensei nessa foto, na realidade tentei me imaginar numa cafeteria que possui também uma área para livros. Tem uma dessas perto da minha casa. Por isso os livros. Dai imaginei lendo livros "chatos" (eu nem acho livro sobre leis tão chatos assim, mas tudo bem) e alguém precisando tomar um café. A colher achei que só preencheu o cenário. Não tinha a pretensão de mostrá-la em detalhes não. A intenção era só mostrar que ela estava ali para ser usada, como que contando uma história.
Por isso que não dei relevância a ela.

Se desejarem, fiquem a vontade para contra por esses argumentos. Isso me ajuda a crescer.

Obrigado


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2018, 15:30:00
:clap:
Agora, olhando tuas fotos, por favor, poste aqui aquela segunda foto do café (segunda após o Teatro Municipal).
Show.  :clap: :clap: :clap:

Obrigado Guaracy por ter gostado dela.
Eu já postei essa foto aqui no forum. Ela esta nesse link aqui

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=130897.0


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 01 de Março de 2018, 15:37:22
Opa,  Claudio Barros.

Na minha visão, os títulos dos livros chamaram atenção demais.
[]'s

Eu usei f/11. Deveria ter usado f/7.1 ou 9 para desfocar um pouco mais os títulos talvez.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Março de 2018, 15:56:37
Obrigado Guaracy por ter gostado dela.
Eu já postei essa foto aqui no forum. Ela esta nesse link aqui

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=130897.0
Esta também é bonita, mas refiro-me a que vem depois desta (em 3X2).
Show. :clap:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 01 de Março de 2018, 21:26:25
estou sem tempo de comentar, mas já posso dizer que na minha opinião você pregrediu bastante! Parte disso com certeza se deve à sua notável humildade em aceitar críticas construtivas.

Depois se tiver tempo eu opino com calma, mas em resumo, penso que você pode arriscar profundidades de campo menores, sempre façca algumas fotos com menor profundidade e depois analise na tela.

 :clap:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2018, 22:15:20
Achei as fotos muito boas e técnicas, com exposição, luz e nitidez excelentes!
Além da questão dos cortes, outra coisa que me incomodou chamou a atenção até mesmo antes dos cortes, foi esse verde na mesa atrás do copo que parecer ter vazado da parede (não sei)!
Achei que desequilibrou a imagem até mais que o corte... Até invadiu a parte superior do copo que está sem líquido.

Sobre as justificativas do corte (especificamente na primeira), acho que poderia tanto o "seu problema" quanto o "nosso" se tivesse colocado apenas uma metade do limão desse mesmo jeito que está (usando alguma coisinha atrás para mantê-lo na posição) e deixando o quadro completo!

No mais, gostei demais... Provavelmente eu não conseguiria fazer igual!  :worship:
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Claudio Barros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2018, 10:30:57
estou sem tempo de comentar, mas já posso dizer que na minha opinião você pregrediu bastante! Parte disso com certeza se deve à sua notável humildade em aceitar críticas construtivas.

Depois se tiver tempo eu opino com calma, mas em resumo, penso que você pode arriscar profundidades de campo menores, sempre façca algumas fotos com menor profundidade e depois analise na tela.

 :clap:

Obrigado Cláudio pelo comentário.
Fazendo uma analogia, acredito que fotografia é igual a dirigir carro. No início você se enrola muito com tantas ações e informações do carro ao dirigir, mas com o tempo você nem percebe o que esta fazendo ou se torna natural.
Em especial nessas fotos de still, entram muitos detalhes que a gente tem que observar e por isso pode passar alguma coisa.
Acho que é isso que esta acontecendo ainda comigo. Depois que faço a foto e desmonto tudo, eu percebo que poderia ter feito algo diferente, como o que você sugeriu, trabalhar melhor a profundidade de campo.
Numa próxima vez, vou dar uma atenção a isso também.

Obrigado.

Achei as fotos muito boas e técnicas, com exposição, luz e nitidez excelentes!
Além da questão dos cortes, outra coisa que me incomodou chamou a atenção até mesmo antes dos cortes, foi esse verde na mesa atrás do copo que parecer ter vazado da parede (não sei)!
Achei que desequilibrou a imagem até mais que o corte... Até invadiu a parte superior do copo que está sem líquido.

Sobre as justificativas do corte (especificamente na primeira), acho que poderia tanto o "seu problema" quanto o "nosso" se tivesse colocado apenas uma metade do limão desse mesmo jeito que está (usando alguma coisinha atrás para mantê-lo na posição) e deixando o quadro completo!

No mais, gostei demais... Provavelmente eu não conseguiria fazer igual!  :worship:


Obrigado André pelo comentário.
Eu usei uma gelatina verde no flash que iluminou o fundo branco. Por isso deu a impressão de ter o verde invadindo. Acho que é isso.
Valeu


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2018, 10:58:48
Still é complicado mesmo. os detalhes acabam fazendo toda a diferença.
gostei da iluminação, do foco e das composições (essa última com algumas ressalvas)

#1 - achei a toalha fora de contexto. o limão cortado do frame também fiquei em dúvida.

#2 - talvez o livro da esquerda esteja sobrando. os grãos foram "posicionados"... creio que jogados aleatoriamente poderia funcionar melhor. e a colher conforme comentado poderia estar aparecendo por inteiro.

mas tirando esses preciosismos, ficaram bem interessantes as fotos.

 :ok: :ok: