Autor Tópico: [TUTORIAL] Como fazer micro ajuste de foco na sua lente  (Lida 24935 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 03 de Março de 2018, 10:04:03
Todos nós sabemos a importância de ter um foco cravadinho e consistente. Muitas vezes as lentes precisam dessa calibração/ajuste fino para darem o resultado que queremos.

Aqui está o vídeo de como faço na minha Nikon.

Aqui está o artigo (em inglês) com mais detalhes desse passo a passo e com outras técnicas também.
https://photographylife.com/how-to-calibrate-lenses
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2018, 12:33:13
 :clap: :clap: :clap:
Sou meio avesso a vídeo-tutoriais com mais de 10 minutos..  Mas o assunto é fundamental.

Quase que eu abri um tópico sobre isso esses dias.. Mas na Canon...
Então aproveito aqui pra sanar minha dúvida...
Alguém aí já usou o máximo do microajuste sem conseguir deixar totalmente corrigido?
« Última modificação: 03 de Março de 2018, 12:36:30 por nandoespinosa »


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2018, 12:59:43
Talvez a pergunta seja idiota, mas vale para Canon? Às vezes acho que minha Tamron 17-50 2.8 tá com problema de foco, principalmente se não usar ponto de foco único.
Salvei o vídeo para assistir mais tarde...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2018, 13:09:52
Talvez a pergunta seja idiota, mas vale para Canon? Às vezes acho que minha Tamron 17-50 2.8 tá com problema de foco, principalmente se não usar ponto de foco único.
Salvei o vídeo para assistir mais tarde...

André.. Posso responder pelo autor.. Vale sim.. A técnica é a mesma.
E vou te dizer, amigo, tive que corrigir o AF da 80D em todas as minhas lentes... Inclusive chegando ao limite em algumas. Por isso digo que é fundamental fazer esse ajuste.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2018, 13:25:48
André.. Posso responder pelo autor.. Vale sim.. A técnica é a mesma.
E vou te dizer, amigo, tive que corrigir o AF da 80D em todas as minhas lentes... Inclusive chegando ao limite em algumas. Por isso digo que é fundamental fazer esse ajuste.
Bom saber, Nando... Vou dar jeito de fazer, pq a maioria das fotos tem tido problemas com foco. Algumas até sendo perdidas!
Obrigado...

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


mekatron

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • Sonho sem ação se torna ilusão!
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2018, 19:03:28
Excelente Tutorial, Thales!
Eu tô apanhando ainda com a minha 80D. Uso muito o foco manual pq AF tem saído muito insatisfatório.

André.. Posso responder pelo autor.. Vale sim.. A técnica é a mesma.
E vou te dizer, amigo, tive que corrigir o AF da 80D em todas as minhas lentes... Inclusive chegando ao limite em algumas. Por isso digo que é fundamental fazer esse ajuste.

Nando,
Já busquei videos tutoriais da 80D nesse assunto e não achei.
A fotografia já começa na sua mente!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2018, 21:22:58
Excelente Tutorial, Thales!
Eu tô apanhando ainda com a minha 80D. Uso muito o foco manual pq AF tem saído muito insatisfatório.

Nando,
Já busquei videos tutoriais da 80D nesse assunto e não achei.
É fácil de fazer, brother... Esse tutorial do Thales serve também.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2018, 00:03:50
Eu ainda quero fazer esse mesmo teste usando pelo menos os quatro pontos mais extremos do oeste, leste, norte e sul para ver se o resultado será consistente e chegar no mesmo número de back/front focus. Por outro lado o ponto central costuma ser o de maior precisão em muitas câmeras (em algumas é o único cruzado) e ainda é o que o pessoal usa mais.

Mais importante mesmo é numa lente zoom, os resultados serem similares em diferentes distâncias focais. Por exemplo, em uma 17-50 eu faria em 17, 24, 35 e 50. Se todos eles derem front focus pode dar aquela respirada de alívio pois quando você ajustar, você ajusta para todas. O duro é se em GA dá back e na meia tele da front.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2018, 08:17:04
Eu ainda quero fazer esse mesmo teste usando pelo menos os quatro pontos mais extremos do oeste, leste, norte e sul para ver se o resultado será consistente e chegar no mesmo número de back/front focus. Por outro lado o ponto central costuma ser o de maior precisão em muitas câmeras (em algumas é o único cruzado) e ainda é o que o pessoal usa mais.

Mais importante mesmo é numa lente zoom, os resultados serem similares em diferentes distâncias focais. Por exemplo, em uma 17-50 eu faria em 17, 24, 35 e 50. Se todos eles derem front focus pode dar aquela respirada de alívio pois quando você ajustar, você ajusta para todas. O duro é se em GA dá back e na meia tele da front.

Bem chato se der isso numa Zoom.

Nas Nikon fu*** pois tem apenas um ajuste  :no:

Nas Canon tem W e T  :ok:



andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2018, 08:33:11
Aqui com minha Tamron (que mais uso) não rolou...
Imprimi o chart daquele cara Jeffrey sei lá das quantas e até acho que percebi uma diferença em 50mm mas ao ajustar parece que ficou foi pior... Voltei ao padrão e deixei quieto!
Supus que o W seria para 17mm e o T para 50mm

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2018, 09:26:47
... mas ao ajustar parece que ficou foi pior...
Putz, André... É isso mesmo W = Wide.
Mas como ficou pior? No mínimo tinha que ficar igual.  :ponder:
Eu faço a técnica da fita métrica. Daí fica bem evidente onde tá o foco, pra poder ajustar..
Na verdade eu prendo a fita métrica em uma bancada, com 45° (mahomeno) de inclinação e deixo a câmera bem na horizontal. Que dá o mesmo resultado que a técnica que Thales falou (fita na mesa e câmera em 45°). Só que meu tripé é meio fraco, então ele fica mais estável sem inclinar. E se não tiver tripé dá pra colocar a câmera em qualquer superfície, que rola igual.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2018, 17:03:13
Putz, André... É isso mesmo W = Wide.
Mas como ficou pior? No mínimo tinha que ficar igual.  :ponder:
Eu faço a técnica da fita métrica. Daí fica bem evidente onde tá o foco, pra poder ajustar..
Na verdade eu prendo a fita métrica em uma bancada, com 45° (mahomeno) de inclinação e deixo a câmera bem na horizontal. Que dá o mesmo resultado que a técnica que Thales falou (fita na mesa e câmera em 45°). Só que meu tripé é meio fraco, então ele fica mais estável sem inclinar. E se não tiver tripé dá pra colocar a câmera em qualquer superfície, que rola igual.

Pois é, Nando... Tbm estranhei, mas como já tava tarde e tava com pressa nem tentei de novo.. só voltei ao padrão...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2018, 17:21:13
Aqui com minha Tamron (que mais uso) não rolou...
Imprimi o chart daquele cara Jeffrey sei lá das quantas e até acho que percebi uma diferença em 50mm mas ao ajustar parece que ficou foi pior... Voltei ao padrão e deixei quieto!
Supus que o W seria para 17mm e o T para 50mm

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Pode ser que não importe, mas o Jeffrey tem vários charts com contraste diferentes. Você conseguiu focar com facilidade? No olho eu gostei do chart a 25%, achei o contraste suficiente, mas não testei o foco da minha D610.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2018, 17:31:36
Pode ser que não importe, mas o Jeffrey tem vários charts com contraste diferentes. Você conseguiu focar com facilidade? No olho eu gostei do chart a 25%, achei o contraste suficiente, mas não testei o foco da minha D610.
Sim, tbm usei o 25%, que é o recomendado por ele, e focou sem problemas, instantaneamente!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 06 de Março de 2018, 00:13:41
Putz, André... É isso mesmo W = Wide.
Mas como ficou pior? No mínimo tinha que ficar igual.  :ponder:
Eu faço a técnica da fita métrica. Daí fica bem evidente onde tá o foco, pra poder ajustar..
Na verdade eu prendo a fita métrica em uma bancada, com 45° (mahomeno) de inclinação e deixo a câmera bem na horizontal. Que dá o mesmo resultado que a técnica que Thales falou (fita na mesa e câmera em 45°). Só que meu tripé é meio fraco, então ele fica mais estável sem inclinar. E se não tiver tripé dá pra colocar a câmera em qualquer superfície, que rola igual.
A fita dá muita imprecisão.

Prefiro então usar a técnica das pilhas.

« Última modificação: 06 de Março de 2018, 00:14:52 por Thales Souto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales