Autor Tópico: RawTherapee - Um monstro  (Lida 20508 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 12 de Março de 2018, 16:11:57
O que eu quis dizer é que na Adobe você tem o kit completo, não precisa procurar por outros.

Eu uso a dupla Iridient + Affinity

Tem um pacote completo que está longe de ser perfeito e ainda por cima é caro.



CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #16 Online: 12 de Março de 2018, 17:14:41
Desvirtuando um pouco o tópico (que é o RT).
Tenho usado apenas o Affinity e não sinto falta de um conversor de RAW.
Uso Olympus, eu teria algum ganho objetivo em usar um conversor antes de passar as imagens no Affinity?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 12 de Março de 2018, 17:25:38
Desvirtuando um pouco o tópico (que é o RT).
Tenho usado apenas o Affinity e não sinto falta de um conversor de RAW.
Uso Olympus, eu teria algum ganho objetivo em usar um conversor antes de passar as imagens no Affinity?

Dificil te explicar. Tente o DxO e veja por você mesmo.
Você só fotografa em jpg ?
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 17:27:15 por AFShalders »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #18 Online: 12 de Março de 2018, 17:55:45
Dificil te explicar. Tente o DxO e veja por você mesmo.
Você só fotografa em jpg ?

Só RAW
Abro o RAW no Affinity photo (abre uma aba de revelar), ajusto exposição, balanço de branco, às vezes tonalidade de sombras e realces, ás vezes já faço ajustes pontuais de exposição (tem um pincel para isso).
Daí mando desenvolver e faço o resto (nitidez, sombras e realces, curvas, ruído, plugins nik, crop)
Depois disso exporto em jpeg.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 12 de Março de 2018, 20:57:18
Dependendo da câmera o moto raw do Affinity funciona bem, mas coisas mais complicadas como X-Trans e Foveon não rola direito.

No caso de sensor tipo Bayer uso direto o DxO, o sharpen dele é sensacional.
Para as outras coisa tem que usar a ferramenta certa, Iridient, RT ou Silkypix. Depende.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #20 Online: 12 de Março de 2018, 21:44:04
Dependendo da câmera o moto raw do Affinity funciona bem, mas coisas mais complicadas como X-Trans e Foveon não rola direito.

No caso de sensor tipo Bayer uso direto o DxO, o sharpen dele é sensacional.
Para as outras coisa tem que usar a ferramenta certa, Iridient, RT ou Silkypix. Depende.

Bom saber.
Quando tiver um pouco mais de tempo vou testar o DxO e o RT, por enquanto estou satisfeito com o sharpen do Affinity (usando passa alta).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 12 de Março de 2018, 22:37:12
Bom saber.
Quando tiver um pouco mais de tempo vou testar o DxO e o RT, por enquanto estou satisfeito com o sharpen do Affinity (usando passa alta).

São coisas diferentes. O do DxO é mais ou menos como se você associasse um passa alta com uma máscara radial indo do centro para a borda baseada em uma equação que aplica o sharpen com intensidade variável, baseado no tipo de lente usada. Eles chamam isso de DxO lens softness. As correções são específicas para cada tipo de lente, que eles chamam de optical module. Não tem nada a ver com correção de distorção.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #22 Online: 12 de Março de 2018, 22:54:50
Provavelmente o Lightroom não seja o melhor.
Mas é o mais utilizado. É o standard. Famosos utilizam. Grandes estúdios utilizam. Então se vc usa Lightroom, vc está na mesma linguagem da cachorrada grande. Mas não significa que é o melhor.

Acontece exatamente (exatamente) a mesma coisa no áudio. O ProTools não é a melhor Digital Audio Workstation, existem programas melhores. Mas se você for ao Abbey Road em Londres, lá tem ProTools instalado. É o standard do mercado.
É a mesma coisa com a Adobe.
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 22:58:07 por BarbaJohn »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 12 de Março de 2018, 23:22:51
Provavelmente o Lightroom não seja o melhor.
Mas é o mais utilizado. É o standard. Famosos utilizam. Grandes estúdios utilizam. Então se vc usa Lightroom, vc está na mesma linguagem da cachorrada grande. Mas não significa que é o melhor.

Na verdade acaba não significando nada se a pessoa que usa tem a convicção que tem que usar só porque todo mundo usa.

 


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 13 de Março de 2018, 09:17:14
Curiosidade, como é o fluxo de trabalho do RT? nunca baixei ele por falta de tempo, mas fico curioso com esses recursos e desempenho.

No caso uma edição de mil fotos, segue como o fluxo do LR? dá pra sincronizar as alterações e fazer CtrC + CtrV  de uma foto pra outra?

O que mais me "acomodou" no LR é esta facilidade de executar a mesma edição para N fotos, muito útil em fotos em sequências.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 13 de Março de 2018, 11:27:58
Curiosidade, como é o fluxo de trabalho do RT? nunca baixei ele por falta de tempo, mas fico curioso com esses recursos e desempenho.

No caso uma edição de mil fotos, segue como o fluxo do LR? dá pra sincronizar as alterações e fazer CtrC + CtrV  de uma foto pra outra?

O que mais me "acomodou" no LR é esta facilidade de executar a mesma edição para N fotos, muito útil em fotos em sequências.


Sim. Na verdade não conheço nenhum conversor em que isso não seja possível.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Março de 2018, 11:31:33

Sim. Na verdade não conheço nenhum conversor em que isso não seja possível.

Já experimentei o da Nikon nativo, mas é uma porcaria... o fluxo de trabalho é quase que de foto a foto... demora muito mais...

Já sei o que fazer nas minhas férias semana que vem... vou fazer uma TherapeeA kkkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 13 de Março de 2018, 11:33:23
Já experimentei o da Nikon nativo, mas é uma porcaria... o fluxo de trabalho é quase que de foto a foto... demora muito mais...

Já sei o que fazer nas minhas férias semana que vem... vou fazer uma TherapeeA kkkkkk


Vá com calma e veja os tutoriais, porque a coisa é bem punk as vezes.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 13 de Março de 2018, 11:45:30
Uso o RT há algum tempo, mas não conhecia o Haldcut. Fui atrás depois de ver os comentários aqui... Fantástico. Dá pra dispensar o DxO Filmpack.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 13 de Março de 2018, 11:58:58
Uso o RT há algum tempo, mas não conhecia o Haldcut. Fui atrás depois de ver os comentários aqui... Fantástico. Dá pra dispensar o DxO Filmpack.

Sim, o pacote é muito bom. Só que o filmpack está disponível como programa separado e é bem fácil de usar, pode ser até usado pela turma do LR, que gosta de tudo mastigado, como editor externo.