Autor Tópico: RawTherapee - Um monstro  (Lida 20505 vezes)

BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Online: 05 de Março de 2018, 08:52:27
Estou eu com um hardware limitado, uma máquina antiga pra quebrar um galho por enquanto. Tanto que não consegui baixar o Lightroom por limitação deste pc (iria baixar a versão gratuita por 30 dias a fim de comprar o plano de 35 reais mensais posteriormente).

Então pensei, vou procurar um software alternativo. Já tinha o DPP da Canon, mas há algum tempo sentia falta de um software mais recheado e completo.

Aí vai eu baixar esse RawTherapee.
Apanhei muito na primeira semana. Fiquei bem perdido com tanta coisa (pois o programa tem MUITOS recursos). Embora eu tenha percebido seu potencial, pensei em desistir em vista da complexidade de mexer nele.

Mas aos poucos, com paciência e perseverança, dedicando um pouco mais de atenção e cuidado com o programa, minha opinião está mudando e estou começando a amar editar fotos com ele.
Acho que nunca na minha vida vi algo tão completo como o RawTherapee. Existem coisas que eu nem imaginava, recursos e parâmetros que te dão possibilidades que eu não conhecia. Os parâmetros de edição se desdobram em mil outros. Esse programa é simplesmente um monstro.

E recentemente descobri e baixei um pacote de simulação de filmes para o RT. Dezenas de simulações Ilford, Kodad, Fuji, Polaroid. Tem vários muito lindos.  :shock:

E como se não bastasse, os jpg. gerados a partir dos Raws tem muita qualidade. A conversão é muito eficiente.

Enfim, vou fazer um upgrade de pc, e estou pensando muito seriamente em deixar quieto o Lightroom e me dedicar ao RawTherapee. E ainda vou economizar uma grana, pois o RT é free.

Tenho que admitir, o programa é complexo, difícil de domar. Estou experimentando e descobrindo coisas a cada vez que jogo uma foto nele. Mas, por ser free, aconselho  todos a experimentar e passar um
pouco de tempo com o programa para ver o potencial e o mar de possibilidades dele.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2018, 12:08:38
Realmente o RT é uma coisa assombrosa. Tem alguns tópicos que falam sobre ele entre outras opções, mas acho que nenhum tópico dedicado a ele.

Eu usava o UFRaw quando fotografava Nikon, que usa o mesmo "motor" pra processar arquivos RAW, mas é bem mais simples. Mas, com a Fuji, o UFRaw simplesmente não funciona, então comecei a usar o RT. É por aí, mesmo. No começo a gente apanha, mas quando começa a deslanchar, não tem quem segure.


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2018, 20:56:13
O Rawtherapee é muito bom mesmo.
Na época que migrei do Windows pra uma distro Linux, que não tem Lightroom nativo pro sistema, também apanhei um pouco pra aprender a mexer no RT. Depois que aprendi a mexer (o básico) comecei a achar ele fantástico. É uma baita ferramenta!  :clap:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2018, 21:16:42
Cansei de falar isso aqui inúmeras vezes. Não tem nada que chegue aos pés dele.

Só que a turma aqui é muito avessa a coisas novas e preguiçosa para aprender.
Preferem ficar na conveniência do Lightroom, então simplesmente cansei de falar sobre este assunto.

Os perfis de simulação de filme tipo Haldclut são tão bons ou mesmo melhores que os do DxO Film pack que são referência.

Para câmeras Fuji com sensor X-Trans ele é um trilhão de vezes superior ao LR, mas demanda mais do que os dois neurônios típicos. Só a parte de sharpen e redução de ruido dele já deixa qualquer usuário de LR sequelado.

Claro que o LR pode ser suficiente para a maioria, mas realmente não há como comparar se o objetivo for espremer até a última gota de suco.

A curva de aprendizado dele não é para qualquer um, isso é fato.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2018, 10:50:47
O mais engraçado é quando te falam que testaram o programa e não gostaram do resultado, aí eu pergunto por quanto tempo usou e o cara diz uma semana... Com uma semana não dá para aprender absolutamente nada do RT.

Ou o cara é preguiçoso ou não entendeu nada do programa e não tem a humildade de admitir, aí cai de pau em cima dizendo que o programa é tosco, a interface é ruim, etc.

Fora que o programa é extremamente rápido e roda perfeitamente em qualquer computador de 5 anos atrás.
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 10:51:50 por AFShalders »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2018, 11:24:53
O mais engraçado é quando te falam que testaram o programa e não gostaram do resultado, aí eu pergunto por quanto tempo usou e o cara diz uma semana... Com uma semana não dá para aprender absolutamente nada do RT.

Ou o cara é preguiçoso ou não entendeu nada do programa e não tem a humildade de admitir, aí cai de pau em cima dizendo que o programa é tosco, a interface é ruim, etc.

Fora que o programa é extremamente rápido e roda perfeitamente em qualquer computador de 5 anos atrás.
Se você parar pra pensar em uma semana nem o LR o cidadão usa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 12 de Março de 2018, 13:29:58
Se você parar pra pensar em uma semana nem o LR o cidadão usa.


Exatamente. Por isso que é ridiculo o cara usar sem saber e falar que nao gostou do resultado, fala sério !


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2018, 13:41:44
Bom, vou contar o meu caso...
Não sou nenhum expert em edição de imagem, só faço o basicão. Mesmo assim devo ter demorado menos de uma semana para me acostumar com o Lightroom, achei super intuitivo. Talvez tenha a ver como o fato de eu já estar acostumado com o Photoshop.

No caso do RT apanhei demais no começo. Cheguei a pensar em usar o Darktable ou o Lightzone ao invés do RT, mas acabei persistindo com o RT. Meu caso foi exatamente o que o AFShalders comentou... Queria a conveniência, queria poder mexer no programa sem olhar o manual ou procurar por tutoriais na internet, coisa que eu deveria ter feito logo de cara.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2018, 13:59:08
Fora que o programa é extremamente rápido e roda perfeitamente em qualquer computador de 5 anos atrás.

Verdade. Meu pc atual é meio dinossauro, limitado. E o RT roda tranquilo nele (enquanto que o LR não consegui instalar pela mensagem da Adobe de que meu pc não tinha as especificações necessárias para o programa).

Mas algumas coisas que o RT não tem mas fazem falta pra mim: uma ferramenta de brush pra fazer ajustes pontuais na foto e um filtro graduado mais versátil.

E também tem um HSV Equalizer (equalizador de hue, saturação e valor) que é bom pra fazer coisas com cores seletivas, coloração teal and orange e outras, etc., mas, não é tão efetivo como eu esperava.

Fora isso...o programa é intimidador (positivamente falando).
Vc vai fuçando, testando isso e aquilo e vai descobrindo possibilidades. Sem exagero, tem MUITA coisa. Cada aba de edição é um universo.

Realmente, não é um programa "zona de conforto". É um programa pra estudar teoria e aprender a fazer as coisas de forma mais técnica (o que é ótimo).
É um outro nível de horizonte de possibilidades pra trabalhar com raw.
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 13:59:31 por BarbaJohn »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2018, 14:02:16
As simulações de filme Haldclut são demais. Sério, tem umas simplesmente incríveis.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2018, 14:03:09
Exatamente.

Tem outros programas que embora tem uma cara bem simples e até idiota, são complicadissimos de dominar, tipo o Silkypix e o PictureWindow Pro

Sério, dá uma olhada no PWP7 sem ver o manual. Vai achar que é uma caca, mas é o programa de edição mais poderoso que eu conheço. (edição, não conversor)
« Última modificação: 12 de Março de 2018, 14:10:04 por AFShalders »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2018, 14:04:46
Cheguei a pensar em usar o Darktable ou o Lightzone ao invés do RT, mas acabei persistindo com o RT.

Eu tenho curiosidade justamente em relação a esses outros dois. Quais são as dores e prazeres com eles?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2018, 14:54:34
Verdade. Meu pc atual é meio dinossauro, limitado. E o RT roda tranquilo nele (enquanto que o LR não consegui instalar pela mensagem da Adobe de que meu pc não tinha as especificações necessárias para o programa).

Mas algumas coisas que o RT não tem mas fazem falta pra mim: uma ferramenta de brush pra fazer ajustes pontuais na foto e um filtro graduado mais versátil.

E também tem um HSV Equalizer (equalizador de hue, saturação e valor) que é bom pra fazer coisas com cores seletivas, coloração teal and orange e outras, etc., mas, não é tão efetivo como eu esperava.

Fora isso...o programa é intimidador (positivamente falando).
Vc vai fuçando, testando isso e aquilo e vai descobrindo possibilidades. Sem exagero, tem MUITA coisa. Cada aba de edição é um universo.

Realmente, não é um programa "zona de conforto". É um programa pra estudar teoria e aprender a fazer as coisas de forma mais técnica (o que é ótimo).
É um outro nível de horizonte de possibilidades pra trabalhar com raw.
Por isso a suite da Adobe perpetua. Se você quiser também fazer junção de fotos, esquece esses todos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2018, 15:08:51
Por isso a suite da Adobe perpetua. Se você quiser também fazer junção de fotos, esquece esses todos.

Bobagem, você pode usar um editor externo no RT. E tem vários por aí sensacionais.
Pegue o RT e use o Affinity como editor externo e o LR fica enterrado a 700 palmos de profundidade...

O LR até edita direito mas pessoalmente acho o conversor raw da Adobe um horror perto dos outros que uso.
É uma mera questão de um mercado completamente acomodado e viciado.

Se isso será conveniente para cada um já é outra estória. Novamente RT não é para qualquer um.

 


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2018, 15:56:49
Bobagem, você pode usar um editor externo no RT. E tem vários por aí sensacionais.
Pegue o RT e use o Affinity como editor externo e o LR fica enterrado a 700 palmos de profundidade...

O LR até edita direito mas pessoalmente acho o conversor raw da Adobe um horror perto dos outros que uso.
É uma mera questão de um mercado completamente acomodado e viciado.

Se isso será conveniente para cada um já é outra estória. Novamente RT não é para qualquer um.
O que eu quis dizer é que na Adobe você tem o kit completo, não precisa procurar por outros.

Eu uso a dupla Iridient + Affinity