Autor Tópico: RawTherapee - Um monstro  (Lida 20504 vezes)

dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #75 Online: 07 de Junho de 2018, 17:01:08
Pessoal,

Retomando esse tópico, só pra constar, essa não exatamente a primeira foto que fiz um tratamento no RawTherapee, mas a primeira que to publicando.



- Admito que fiz um tratamento do jeito que o AFShalders falou..... pra não fazer, hehe, de sair fuçando no programa. Na vdd até vi uns tutoriais , mas não com a devida atenção.

- Essa foto ainda está distante de eu considerar satisfatória, e admito que um dado instante eu "travei" no rawtherapee não sabendo lidar ,pelo menos ainda, com as correções de cor e luminosidade que meio veio em mente que gostaria ao menos experimentar fazer.

- Realmente o rawtherapee tem uns ajustes de uma customização que vão muito além do LR e do DxO (tudo bem que esse ultimo só usei no trial de 30 dias, mas deu pra ter uma noção), mas  realmente tentar usar sem ter conhecimento do que se trata , 99% de chance de estragar a foto.

- Sinceramente, achei pouquinho bugado as vezes o rawtherapee. alguns parametros de ajuste eu fazia uns testes ajustando nos extremos e sem notar diferença e quando reiniciei o programa, aí "resolvia" o problema.

- Quanto ao desempenho, ele aparenta ser bem ágil, mas pro futuro quando realmente ter algum domínio dele, farei uns testes tentando fazer tratamento e conversão pra jpeg em massa.

E notei que na pasta de exportação do jpeg ele colocou um arquivo com extensão .out.pp3. Seria o histórico de tudo que configurei? Se alguém quiser, eu posto ele em algum lugar tipo o google drive.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 07 de Junho de 2018, 17:03:49
Pessoal,

Retomando esse tópico, só pra constar, essa não exatamente a primeira foto que fiz um tratamento no RawTherapee, mas a primeira que to publicando.



- Admito que fiz um tratamento do jeito que o AFShalders falou..... pra não fazer, hehe, de sair fuçando no programa. Na vdd até vi uns tutoriais , mas não com a devida atenção.

- Essa foto ainda está distante de eu considerar satisfatória, e admito que um dado instante eu "travei" no rawtherapee não sabendo lidar ,pelo menos ainda, com as correções de cor e luminosidade que meio veio em mente que gostaria ao menos experimentar fazer.

- Realmente o rawtherapee tem uns ajustes de uma customização que vão muito além do LR e do DxO (tudo bem que esse ultimo só usei no trial de 30 dias, mas deu pra ter uma noção), mas  realmente tentar usar sem ter conhecimento do que se trata , 99% de chance de estragar a foto.

- Sinceramente, achei pouquinho bugado as vezes o rawtherapee. alguns parametros de ajuste eu fazia uns testes ajustando nos extremos e sem notar diferença e quando reiniciei o programa, aí "resolvia" o problema.

- Quanto ao desempenho, ele aparenta ser bem ágil, mas pro futuro quando realmente ter algum domínio dele, farei uns testes tentando fazer tratamento e conversão pra jpeg em massa.

E notei que na pasta de exportação do jpeg ele colocou um arquivo com extensão .out.pp3. Seria o histórico de tudo que configurei? Se alguém quiser, eu posto ele em algum lugar tipo o google drive.
Eu desisti dele, é contraproducente na minha opinião


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #77 Online: 07 de Junho de 2018, 17:43:43
E notei que na pasta de exportação do jpeg ele colocou um arquivo com extensão .out.pp3. Seria o histórico de tudo que configurei? Se alguém quiser, eu posto ele em algum lugar tipo o google drive.

Exatamente isso. Seu arquivo raw + .out.pp3=seu arquivo de saída. Daí vc pode aplicar a mesma configuração em lote.


joaopompeu

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #78 Online: 25 de Junho de 2018, 12:34:50
Sou iniciante na fotografia e desde sempre usei o RT.

Como usuário (básico) de Linux li muito sobre editores RAW e cheguei no RT e Darktable. Não me acostumei com esse último (acho que nunca tive muita paciência com ele) e de cara fucei a documentação e alguns materiais sobre o RT. Hj estou tão acostumado com ele que processo várias fotos rapidamente e tenho os passos de cabeça.

O que senti muita falta no começo são de tutoriais, videos e cursos que usam não só o RT mas tb outras ferramentas livres, como o Gimp. Sempre que procuro sobre alguma técnica nova parece mais que estou vendo propagandas do LR+Ps do que fotografia em si. Isso me chteia muito, pois as vezes parece que toda arte de fotografia se resume ao LR (ao menos quando o assunto é fotografia de paisagens, onde eu transito). Enfim, como já disseram por aí, isso deve ser pela simplicidade dessas ferramentas. Como não as conheço não posso afirmar que uma ou outra são melhores ou mais fáceis, mas arrisco a dizer que se a pessoa está afim de aprender a processar as imagens para ter belas fotos, a ferramenta é o de menos e o que importa é saber o que e pq está fazendo tal ou tal ajuste na imagem.

Pra quem já tem costume de usar um software específico, migrar sempre é penoso (meu caso com Darktable) pq geralmente buscamos as coisas pelos mesmos nomes e não pelas funções. Mesmo assim tenho divulgado o RT por aí pq muitas pessoas que estão aprendendo edição de fotografia (como eu) se sentem quase que pressionadas a pagar por uma licença do LR (ou testar por 30 dias), talvez pela imensa quantidade de materiais disponíveis à primeira "googleada". Termino meu relato com a pulga atrás da orelha  :ponder: : As ferramentas pagas são de fato tão melhores do que as livres pra terem tanta adesão e divulgação? Existe uma crença geral de que tudo no Linux é por linha de comando? rs

Abs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 25 de Junho de 2018, 13:34:46
Faz uns 3 a 4 meses que comecei a fuçar no RT... minhas impressões é de que realmente é muito bom, gosto de mexer nele quando são poucas fotos, fotos pessoais, ou fotos quer realmente quero deixar com aquele nível de perfeição acima dos trabalhos normais e que levaria mais tempo editando no PS.

Do mais para trabalhos com quantidades grandes de fotos e que exijam produtividade o LR+PS ainda ganham.

Como o Sosa disse o RT é contraproducente, no caso penso que para grande quantidade de imagens.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
Resposta #80 Online: 25 de Junho de 2018, 18:33:55
Eu também to fuçando nele mais ou menos ha alguns meses também. 

Alias,  eu vinha usando uma versão bem antiguinha do LR  , 4.1,  de 2012 (e admito que comecei no lightroom pela inércia do mercado) , e que parei de usar pois agora  tenho mais uma câmera que essa versão do LR  "jurássica" não reconhece o raw e também quando tomei ciência que as novas versões (não só do lightroom,  mas como qualquer outro programa) tem não só mais recursos como aprimoramentos no processamento do raw (alias,  esse último me caiu a ficha lendo esse tópico!!! ). E com isso baixei o trial do DxO, o rawtherapee, e esses dias o trial do Lightroom CC 2018.

Como falei,  achei bem "esperto" o funcionamento do RawTherapee. Uma coisa que gostei tanto dele quanto do DxO é da biblioteca ser tipo um "file Manager" que vc vai navegando nos diretórios do hd e escolher o quer abrir. Acho um saco o lightroom ter que ficar  incluindo pasta por pasta na biblioteca. E no caso do RawTherapee, baixei a versão pra Windows mesmo, assim como o Gimp (que por sinal to curtindo bastante).
Mas como falei,  achei ele meio bugado as vezes,  precisando reiniciar o programa pra notar a diferença de alguns ajustes de cor ou luminosidade. E sim,  também achei ele meio contraproducente

Ah  , eu confesso que estava começando a deixar de lado desvendar o RawTherapee até baixar o trial LR CC 2018 , que  fiquei "chocado" com o tijolo que ele se encontra. Ele suga  sem dó 1GB,  1,5GB da memória Ram em idle.. pra que???? Admito que o desempenho  tijolo LR CC ta me motivando a voltar dar atenção pro RawTherapee,  fazer de novo as contas do custo da licença do DxO pensando a longo prazo...ou avalia outas ferramentas livres e/ou pagas (e desde que não  custem  um rim )

 uma coisa que o LR ta muuito na frente (e admito que essa versão 2018 ficou realmente bacana) são os filtros graduados,  radiais, pincéis de ajuste pontual de exposição,  que por mais que seja considerado uma etapa posterior de edição  , e nao do processamento do raw propriamente dito, no RawTherapee tem algo somente bem basicão e meio que ultrapassado pra falar vdd. Mas admito que apesar do LR ter remoção de mancha e o RawTherapee não ter, gostei mais da ferramenta do DxO que o LR, e to começando  pegar as manhas de fazer isso no Gimp, inclusive de remover coisas na foto..


Enfim,  eu apesar de eu estar ainda se estranhando com  RawTherapee,  e sinceramente nem sei se pretendo usar ele daqui pra frente (ou se compro dxo, ou assinatura da adobe, ou outra opção ) , eu torço pra ele ter continuidade e investimento  no desenvolvimento dele. Aliás,  alguém sabe se tem umas empresas,  instituições "de peso" contribuindo  no desenvolvimento dele, como ocorre por ex no próprio Linux, Firefox,  etc? Pq , apesar de eu admirar programadores que aderem a causa do software livre, na prática eu notei, nos últimos 20 anos que acompanho o "mundo" open Source , projetos que ganham  investimento pesado que tem mais chance de prosperidade.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 25 de Junho de 2018, 20:53:30
Ah  , eu confesso que estava começando a deixar de lado desvendar o RawTherapee até baixar o trial LR CC 2018 , que  fiquei "chocado" com o tijolo que ele se encontra. Ele suga  sem dó 1GB,  1,5GB da memória Ram em idle.. pra que???? Admito que o desempenho  tijolo LR CC ta me motivando a voltar dar atenção pro RawTherapee,  fazer de novo as contas do custo da licença do DxO pensando a longo prazo...ou avalia outas ferramentas livres e/ou pagas (e desde que não  custem  um rim )

Ahhh mas se for analisar o Chrome engole 1GB de ram só pra abrir o drive... kkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #82 Online: 26 de Junho de 2018, 07:27:34
Um fato importante é que o RT nunca foi um programa voltado para o grande público nem nunca teve a pretensão de ser o mais amigável. Foi um projeto feito muito mais para uso técnico e científico, mas que acabou sendo adotado por outras pessoas que queriam algo poderoso e gratuito ou para casos muito específicos.

Tem alguns pontos importantes que não podem ser ignorados:

- Certas funções são tremendamente complexas pela sua própria natureza e não estão presentes em nenhum outro programa. Some a isso a preguiça geral da galera ler manuais e a bagunça está feita.

- O programa foi desenvolvido em ambiente Unix e no Windows ele não é tão estável quanto deveria. No Linux e no Mac dificilmente trava.

- O forte do RT é o conjunto sharpen / noise reduction / Wavelets / Retinex, que estão, no caso do RT, um milhão de anos na frente dos outros. Nenhum programa faz tudo e nem tem obrigação disso, mesmo porque as necessidades das pessoas são diferentes.

Por fim, é um programa complexo e se a pessoa ficar usando dois, três, quatro programas completamente diferentes ao mesmo tempo, nunca terá produtividade com o RT, que demanda um bom tempo para o seu aprendizado. Já processei lotes imensos no RT sem o menor problema. É do hábito.

Só tenho usado menos o RT porque o Silkypix 8 ProE está dando um resultado excepcional com as Fujis e o DxO com seus módulos óticos é imbatível para Bayer, principalmente na recuperação de estouros.

Outro fato importante é que o RT é muito, mais muito mais rápido que qualquer versão do LR, principalmente em computadores com menos memória e processadores mais fracos. Tanto o LR quanto o Silkypix são pesadíssimos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #83 Online: 26 de Junho de 2018, 07:36:51
Termino meu relato com a pulga atrás da orelha  :ponder: : As ferramentas pagas são de fato tão melhores do que as livres pra terem tanta adesão e divulgação? Existe uma crença geral de que tudo no Linux é por linha de comando? rs

Abs

1) Não. Depende muito do que você precisa. Posso dar inúmeros exemplos em diversas áreas. Em medicina (tomografia e ressonancia) o melhor programa pago é o OsiriX e custa uma baba na versão full (começa em $700). O concorrente open source é o Horos, que é gratuito e mata a pau o OsiriX em termos de usabilidade e performance.

2) Sim. A turma tem pânico de Linux. Aliás, qualquer coisa que não seja Windows. Da mesma forma que aqui no Brasil um monte de gente surta se ver um programa em inglês. É mais questão de bloqueio e falta de conhecimento mesmo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #84 Online: 27 de Junho de 2018, 03:01:08
Calibrador de lcd Linux. Argyll?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #85 Online: 27 de Junho de 2018, 15:10:12
2) Sim. A turma tem pânico de Linux. Aliás, qualquer coisa que não seja Windows. Da mesma forma que aqui no Brasil um monte de gente surta se ver um programa em inglês. É mais questão de bloqueio e falta de conhecimento mesmo.

Eu adoro Linux. Mas o fato de várias soluções ainda serem dependentes de operações em linha de comando me irrita. Ainda lembro da época em que tinha que compilar driver pra minha placa de rede, o que dava uma trabalheira enorme, enquanto havia driver nativo Windows. No final das contas, pesou a facilidade de ter todas as soluções à mão. Mas ainda assim, ainda uso vários "bastiões" do Linux: RT, Inkscape, GIMP, Blender... Não tenho problemas quaisquer no Windows.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #86 Online: 27 de Junho de 2018, 15:33:01


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #87 Online: 27 de Junho de 2018, 15:37:09
Eu adoro Linux. Mas o fato de várias soluções ainda serem dependentes de operações em linha de comando me irrita. Ainda lembro da época em que tinha que compilar driver pra minha placa de rede, o que dava uma trabalheira enorme, enquanto havia driver nativo Windows. No final das contas, pesou a facilidade de ter todas as soluções à mão. Mas ainda assim, ainda uso vários "bastiões" do Linux: RT, Inkscape, GIMP, Blender... Não tenho problemas quaisquer no Windows.

O Windows 10 não é ruim. O que mata é a total falta de privacidade e outras irritações que dão um trabalho fdp para contornar, tipo desabilitar a maldita Cortana e os updates obrigatórios e telemetria.

Ainda mantenho um notebook Windows 10 para certas funções, mas 95% do que faço está em Mac/Linux. Infelizmente ainda tenho que usar 4 máquinas virtuais com Windows 7,8 (32-64) e 10 (64) para testar projetos.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 27 de Junho de 2018, 18:41:44


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #89 Online: 06 de Julho de 2020, 15:34:25
Companheiros do hobby fotografia. Sou novo neste site e acho-o muito legal. Como fotografo amador já tenho uns bons anos, comecei 18/20 anos e hoje tenho 83 anos. Agora o que se refere a edição fotográfica sou um nabo, até porque a minha geração não se entrosa muito bem com computadores. Eu achei a edição fotográfica FORMIDÁVEL um belo substituto do meu "falecido" laboratório e o mais "falecido"ainda ampliador. Por essa razão estou tentando usar e gostando muito do Gimp e RT embora ainda não tenha passado do "b á bá" nesses programas. O que gostaria que turma me ajudasse no RT é como positivar negativos coloridos. No Gimp já consigo fazer embora sem grandes resultados mas no RT que eu acho mais simples que o Gimp ainda não descobrir como positivar negativos. Fico grato por uma possível ajuda e peço um pouco de paciência com este Vovô.