Autor Tópico: RawTherapee - Um monstro  (Lida 20515 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #90 Online: 06 de Julho de 2020, 18:35:48
Seja bem-vindo Luis !

Nunca usei o RT para isso, mas achei esse artigo em inglês:

http://rawpedia.rawtherapee.com/Film_Negative

Espero que ajude pelo menos um pouco.


P.S. Verifiquei mas so vale para quando se fotografa um negativo, em RAW.
« Última modificação: 06 de Julho de 2020, 18:41:21 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #91 Online: 07 de Julho de 2020, 02:02:01
Companheiros do hobby fotografia. Sou novo neste site e acho-o muito legal. Como fotografo amador já tenho uns bons anos, comecei 18/20 anos e hoje tenho 83 anos. Agora o que se refere a edição fotográfica sou um nabo, até porque a minha geração não se entrosa muito bem com computadores. Eu achei a edição fotográfica FORMIDÁVEL um belo substituto do meu "falecido" laboratório e o mais "falecido"ainda ampliador. Por essa razão estou tentando usar e gostando muito do Gimp e RT embora ainda não tenha passado do "b á bá" nesses programas. O que gostaria que turma me ajudasse no RT é como positivar negativos coloridos. No Gimp já consigo fazer embora sem grandes resultados mas no RT que eu acho mais simples que o Gimp ainda não descobrir como positivar negativos. Fico grato por uma possível ajuda e peço um pouco de paciência com este Vovô.

Bem vindo!

Eu também nunca usei essa solução, mas sei que ela existe. É na aba Raw, que tem um ícone de quadriculado. Dentro desta aba, há um recurso "Film Negative", que inverte a imagem. Dali, vc edita como se fosse um positivo.


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #92 Online: 07 de Julho de 2020, 11:39:38
Caros companheiros muito grato pelas vossas respostas. Li o artigo (inglês para mim não é problema) e gostei muito. Como a versão que eu tenho não tem essa aba, presumo que é uma versão antiga. Como o artigo menciona que era possibilidade de positivar negativos só está disponível a partir da versão 5.7 agora vou ter de descobrir como atualizar a minha versão. Pensei em baixar diretamente essa versão, mas fiquei preocupado que isso sobre carrega o meu computador que também é uma versão antiga da Apple. Tentei apagar a versão que eu tenho da RT mas não consegui. Consertesa deve haver haver uma forma de fazer isso. Vou perguntar ao pai dos burros o Google. Mais uma vez grato pela vossa gentileza. 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #93 Online: 07 de Julho de 2020, 12:32:16
Caros companheiros muito grato pelas vossas respostas. Li o artigo (inglês para mim não é problema) e gostei muito. Como a versão que eu tenho não tem essa aba, presumo que é uma versão antiga. Como o artigo menciona que era possibilidade de positivar negativos só está disponível a partir da versão 5.7 agora vou ter de descobrir como atualizar a minha versão. Pensei em baixar diretamente essa versão, mas fiquei preocupado que isso sobre carrega o meu computador que também é uma versão antiga da Apple. Tentei apagar a versão que eu tenho da RT mas não consegui. Consertesa deve haver haver uma forma de fazer isso. Vou perguntar ao pai dos burros o Google. Mais uma vez grato pela vossa gentileza.

https://rawtherapee.com/downloads/

Para apagar é fácil, vá para a pasta aplicativos e arraste direto para a lixeira.

mas eu moveria o RT para um HD externo ou pen drive, uma cópia, caso a versao nova nao rode na sua versão do sistema operacional.


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #94 Online: 07 de Julho de 2020, 16:06:44
Obrigado pela sugestão. O meu computador é o Mac OS X El Capitan Verão 10.11.6 Vou verificar as exigências da RT Ultima Versão 5.. Se for compatível com o meu PC vou apagar a minha atual versão conforme foi sugerido.
A razão de ser importante para mim positivar negativos é que eu nunca consegui deixar de fotografar com a minha Rolleiflex.  Sou fan da Rollei. Acho que herdei isso do meu Pai pois ele também usava a Rollei só que a câmera dele é um dos primeiros modelos, do ano 1929. Ainda a conservo bem guardada.  Eu também tenho DSLR da Nikon. É com ela que digitaliso os negativos da Rollei fotografado-os. O artigo sobre "negative films" da RT menciona que só positiva filmes na matriz Bayer. Alguém sabe me dizer qual é o sensor da Nikon D 3000 ? Procurei no manual que veio com a câmera mas não encontrei nada sobre o tipo de sensor.   


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #95 Online: 07 de Julho de 2020, 17:06:09
Obrigado pela sugestão. O meu computador é o Mac OS X El Capitan Verão 10.11.6 Vou verificar as exigências da RT Ultima Versão 5.. Se for compatível com o meu PC vou apagar a minha atual versão conforme foi sugerido.
A razão de ser importante para mim positivar negativos é que eu nunca consegui deixar de fotografar com a minha Rolleiflex.  Sou fan da Rollei. Acho que herdei isso do meu Pai pois ele também usava a Rollei só que a câmera dele é um dos primeiros modelos, do ano 1929. Ainda a conservo bem guardada.  Eu também tenho DSLR da Nikon. É com ela que digitaliso os negativos da Rollei fotografado-os. O artigo sobre "negative films" da RT menciona que só positiva filmes na matriz Bayer. Alguém sabe me dizer qual é o sensor da Nikon D 3000 ? Procurei no manual que veio com a câmera mas não encontrei nada sobre o tipo de sensor.

As que não são Bayer: todas as Fujis série X modernas e as Sigma DP/SD .
Todas as outras, Canon, Nikon, Olympus, Panasonic, Pentax, etc. são Bayer.


Luis Sa Figueiredo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #96 Online: 08 de Julho de 2020, 10:56:09
Mais uma vez muito grato pela sua valiosa resposta :


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 17 de Agosto de 2020, 13:23:05
Pra Fuji X, RAW Therapee é imbatível  :ok:

Para outras câmeras, incluindo Fuji GFX, o négócio é a Adobe mesmo  :ok:

Tá editando em RAW agora mermão?  :ponder:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #98 Online: 17 de Agosto de 2020, 15:05:13
Pra Fuji X, RAW Therapee é imbatível  :ok:

Para outras câmeras, incluindo Fuji GFX, o négócio é a Adobe mesmo  :ok:


Adobe nada... Tem coisa muito, muito melhor.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 18 de Agosto de 2020, 07:36:34

Adobe nada... Tem coisa muito, muito melhor.

só faltou escrever... mas vocês não estão preparados para esta conversa... kkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.