Autor Tópico: Qual lente comprar?  (Lida 4101 vezes)

Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Online: 07 de Março de 2018, 10:03:58
Olá pessoal bom dia
Estou numa dúvida cruel,
Atualmente tenho uma Canon 5dmark ii uma lente 50mm 1.8 e uma 85 1.8
Mas preciso de uma lente mais aberta. Qual vcs me indicariam?
Pensei na Canon 35mm, sigma 30mm 1.4 e tbm vi a Tamron 24-70m mas n sei se é boa.
Alguém tem alguma outra pra me indicar ou qual dessas valeriam mais a pena?
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2018, 10:46:48
A Sigma 30mm f/1.4 não é apenas para câmeras de sensores APS-C?

Eu comecei a adquirir minhas fixas nestas duas distâncias focais que tem. Na sequência, também buscando algo mais angular, comprei a 28mm f/1.8. E na época só tinha uma APS-C, então até os 28mm ficaram meio fechados.

Hoje, com uma full frame, ainda sinto falta de algo entre os 28mm e os 50mm. A 28mm hoje é bem angular pra o que costumo fotografar - pessoas. Acabei optando, há uns dias, a adquirir a 40mm f/2.8. Mas como ela ainda não chegou, não posso opinar se foi de grande valia.

Tem que levar em conta o que pretende fotografar. Se vai fazer paisagens ou fotografar grupos de pessoas, acho que a 28mm é mais vantagem. Normalmente supre quase todas as necessidades, mas se quiser realmente investir em paisagens, talvez algo bem mais angular seja necessário.

A indicação mais segura seria uma 24-70mm. Maior ou menor que isso, só para necessidades específicas.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2018, 15:43:51
A Sigma 30mm f/1.4 não é apenas para câmeras de sensores APS-C?

Sim. Ela foi desenhada pra APS-C. Mas, graças a Deus, o mout da Sigma não é chato igual o EF/EF-S da Canon, então uma lente crop entra e funciona em um corpo FF normalmente, claro com a questão de que a imagem projetada não vai pegar o sensor inteiro.

Eu tenho uma e uso junto com uma 5Dc já faz pouco mais de 1 ano e tenho gostado demais do desempenho dela. Tem sim uns poréns, ela vinheta e tem perda de nitidez nas bordas. Em muitos casos isso não me incomoda, mas em vários outros me incomoda muito. Dependendo do tipo de fotografia que se faz, dá pra sempre considerar um crop nas fotos sem nenhum problema, e terá fotos nítidas dignas de uma Sigma ART e com abertura de 1.4 que é lindo de morrer (e ainda fica nítido pra caramba).

Eu gosto muito dela, mas pra algumas situações essa questão está me incomodando, tanto é que penso em trocar pela 35mm F/2 IS USM  :ponder:

Acabei optando, há uns dias, a adquirir a 40mm f/2.8. Mas como ela ainda não chegou, não posso opinar se foi de grande valia.

Não irá se arrepender. Tive e achava uma lente incrível, nítida em sua abertura máxima, velocidade de foco bem rápida, pequena e leve. Acabei trocando pq na época tinha acabado de lançar a 50mm 1.8 STM e eu queria pq queria uma lente 1.8  8-)


Olá pessoal bom dia

Que tipo de fotografia faz? Não sei dizer sobre essa Tamron que vc falou, mas as Canon 35mm (tanto a f/2 quanto as caríssimas 1.4) são excelentes lentes e entregam um ótimo resultado. A Sigma 30mm é o que falei acima, tem a 35mm 1.4 ART também, mas com preço, tamanho e peso bem mais elevado por ser específica pra FF. Se tiver interesse numa 30mm a gente pode conversar  ;)
« Última modificação: 07 de Março de 2018, 15:44:41 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2018, 16:05:30
Sim. Ela foi desenhada pra APS-C. Mas, graças a Deus, o mout da Sigma não é chato igual o EF/EF-S da Canon, então uma lente crop entra e funciona em um corpo FF normalmente, claro com a questão de que a imagem projetada não vai pegar o sensor inteiro.

Eu tenho uma e uso junto com uma 5Dc já faz pouco mais de 1 ano e tenho gostado demais do desempenho dela. Tem sim uns poréns, ela vinheta e tem perda de nitidez nas bordas. Em muitos casos isso não me incomoda, mas em vários outros me incomoda muito. Dependendo do tipo de fotografia que se faz, dá pra sempre considerar um crop nas fotos sem nenhum problema, e terá fotos nítidas dignas de uma Sigma ART e com abertura de 1.4 que é lindo de morrer (e ainda fica nítido pra caramba).

Eu gosto muito dela, mas pra algumas situações essa questão está me incomodando, tanto é que penso em trocar pela 35mm F/2 IS USM  :ponder:

Não irá se arrepender. Tive e achava uma lente incrível, nítida em sua abertura máxima, velocidade de foco bem rápida, pequena e leve. Acabei trocando pq na época tinha acabado de lançar a 50mm 1.8 STM e eu queria pq queria uma lente 1.8  8-)


Que tipo de fotografia faz? Não sei dizer sobre essa Tamron que vc falou, mas as Canon 35mm (tanto a f/2 quanto as caríssimas 1.4) são excelentes lentes e entregam um ótimo resultado. A Sigma 30mm é o que falei acima, tem a 35mm 1.4 ART também, mas com preço, tamanho e peso bem mais elevado por ser específica pra FF. Se tiver interesse numa 30mm a gente pode conversar  ;)

Faço ensaios, aniversários infantis,casamentos.
Será q essa Tamron compensaria já q ela serve na ful frame. Já q a 30 sigma deixa vinheta.🤔🤔
« Última modificação: 07 de Março de 2018, 16:06:58 por Bruna Oliveira »
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2018, 19:37:12
Faço ensaios, aniversários infantis,casamentos.
Será q essa Tamron compensaria já q ela serve na ful frame. Já q a 30 sigma deixa vinheta.🤔🤔
Tamrom 24-70 é o melhor CxB, indiscutivelmente!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2018, 13:29:49
Tamrom 24-70 é o melhor CxB, indiscutivelmente!

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk
A Geração 2 tá mais top ainda o que deixa a geração 1 mais barata ou paga-se mais para ter qualidade top com preço mais justo.

Sobre a pergunta do forista, zoom 24-70 acaba forçando uma mudança no estilo que, me parece, já está acostumado ao uso de fixas.

Eu gosto muito da dupla 35-85. Se já tem uma 50 1.8 e não quer abrir mão dela, eu recomendaria, por exemplo, uma 17-40 ou 28 mm ou até mesmo a 24-105 f/4 L que é coringa e serve para fazer um pouco de tudo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2018, 15:00:25
Dependendo de seu estilo, Pode ser uma 35mm f/2 ou uma 28mm f/1.8 como já foi dito.
Eu iria de 28mm por gostar muito de GAs. Em casamentos ela vai bem por permitir ângulos mais abertos e criar perspectivas mais arrojadas.
Em aniversários, quando fora dos salões de festa, dentro de casa ou apartamentos o espaço geralmente é bem escasso, exigindo lentes com ângulos abertos para capturar grupos de pessoas, aí a 28mm também é super indicada nesses casos, considerando que sua câmera tem sensor FF.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2018, 17:29:40
Por isso que por quase 1 ano aí no Brasil eu usava minha D700 com 50 1.4 Art e 24-120 para cobrir eventos, em especial, infantil.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


teol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2018, 16:50:06
Olha, eu sempre gostei das primes e tal, mas desde que comprei a 24-70 2.8 II da Canon (faz pouco tempo), tenho usado ela praticamente pra tudo.

Pra eventos em geral é uma lente que vai te atender 100%, sem mencionar a qualidade, que pra mim é praticamente igual as primes.

Agora, em relação à Tamron já não sei opinar, pois nunca usei, mas o que tenho lido nos fóruns internacionais é que ela perde em relação à nitidez, no foco com pouca luz e qualidade de imagem no geral.

Mas aí você precisa analisar se esses aspectos são tão importantes quanto o CxB.
« Última modificação: 10 de Março de 2018, 16:51:31 por teol »
Canon 6D
EF 50mm f/1.4 | EF 24-70mm f/2.8L II
Godox V860II C | Godox Xpro-C | Godox AD600BM


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2018, 18:40:21
tenho lido nos fóruns internacionais é que ela perde em relação à nitidez, no foco com pouca luz e qualidade de imagem no geral.

É totalmente sem sentido querer comparar uma lente paralela com uma original, ainda mais sendo da série L... Não tem nada a ver!
A única coisa que possuem em comum é o range.
Mas o CxB é indiscutível!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2018, 13:50:24
Acho o termo paralelo muito depreciativo para empresas como sigma e tamron que fazem lentes inéditas.
Como é o caso da tamron que fez a 24-70 com IS, motivo pelo qual ela dificilmente seria nítida como a Canon.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bruna Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2018, 16:11:21
Então pelo que li não compensa investir em uma Tamron 28-75?
Canon 5DMarkII | Canon t3
EF 85mm 1.8 | EF 50mm 1.8 STM | 18-55mm
https://m.facebook.com/fotografiaartederegistrar/


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2018, 16:31:55
Acho o termo paralelo muito depreciativo para empresas como sigma e tamron que fazem lentes inéditas.
Como é o caso da tamron que fez a 24-70 com IS, motivo pelo qual ela dificilmente seria nítida como a Canon.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Que outro termo sugeriria?
Há a linha principal (Canon/Nikon/Sony/etc) e as outras linhas que funcionam em cada marca. Como seguem o mesmo caminho para o mesmo destino e nunca se cruzam (mesmas características, funções e construção, etc), então são paralelas!
Não acho que fui pejorativo, principalmente pq tenho uma 17-50 2.8  (minha segunda), e é a lente que mais uso...

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2018, 19:40:12
Que outro termo sugeriria?
Há a linha principal (Canon/Nikon/Sony/etc) e as outras linhas que funcionam em cada marca. Como seguem o mesmo caminho para o mesmo destino e nunca se cruzam (mesmas características, funções e construção, etc), então são paralelas!
Não acho que fui pejorativo, principalmente pq tenho uma 17-50 2.8  (minha segunda), e é a lente que mais uso...

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Quem já comprou peça de carro sabe que paralela significa baixa qualidade, copia ou até falsificação.
Não sei se é viagem minha mas acho muito pejorativo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


teol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2018, 06:39:35
É totalmente sem sentido querer comparar uma lente paralela com uma original, ainda mais sendo da série L... Não tem nada a ver!
A única coisa que possuem em comum é o range.
Mas o CxB é indiscutível!


Não acho que seja o caso.

Se fosse, a Sigma 35mm 1.4 Art não estaria vendendo tão bem, tendo uma performance parecida com a Canon e um CxB sem comparação.
Canon 6D
EF 50mm f/1.4 | EF 24-70mm f/2.8L II
Godox V860II C | Godox Xpro-C | Godox AD600BM