Autor Tópico: Sua opinião conta!! A6000 + Lente ??mm f/?.?  (Lida 6511 vezes)

cccarv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Março de 2018, 14:14:05
Olá pessoal, sou novo no mundo da fotografia, no fórum e serei um novato também em câmeras Sony.

Muito bem, hoje possui um kit básico que supre bem meu objetivo de aprendizado, (Canon T3 e lentes 50mm 1.8, 18-55mm 3.5-5.6 e 18-135mm 3.5-5.6). Porém, eu estou me interessando bastante por fotografia de rua, e pensei em pegar uma câmera mais compacta.

Após vários reviews assistidos e lidos, decidi partir para a Sony A6000. Minha dúvida é (e creio que seja uma dúvida besta pois a diferença será mínima): Qual sua sugestão para primeira lente tendo essas como opção:

A) Sony E 35mm F1.8 OSS
B) Sigma 30mm 1.4
C) Zeiss Touit 32mm f/1.8 não acho esse trem...

Bom, é isso... agradeço já de antemão a opinião de vocês!

Obs.: Orçamento: R$ 4.000,00
« Última modificação: 07 de Março de 2018, 14:18:09 por cccarv »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2018, 15:17:32
Se o preço for igual iria de 30mm 1.4 sem OSS.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cccarv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2018, 15:29:05
Se o preço for igual iria de 30mm 1.4 sem OSS.

Diferença de apenas 100 reais, sendo a 35mm mais cara.

Poderia me dizer o que te leva a preferir a 30mm ?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2018, 15:50:33
Diferença de apenas 100 reais, sendo a 35mm mais cara.

Poderia me dizer o que te leva a preferir a 30mm ?

30mm não precisa de OSS para a maior parte dos trabalhos e 1.4 versus 1.8 faria entrar mais luz, poderia usar velocidade maior.

D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2018, 15:50:34
Eu ficaria entre a Zeiss e a Sigma.

Porém, considerando que vc quer fazer Street, então quanto mais vc se aproximar de 23-23mm (equivalente a 35mm em FF), melhor.

Por isso, eu escolheria a Sigma. Tenho a lente e gosto muito. É a lente mais nítida pra aps-c da Sony, e as cores e contraste também são bem legais. O maior defeito dela é o AF mais lento que a Zeiss, e um controle de aberrações cromáticas bem meia boca na periferia, quando se fotografa com ela toda aberta contra a luz.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2018, 15:52:20
Diferença de apenas 100 reais, sendo a 35mm mais cara.

Poderia me dizer o que te leva a preferir a 30mm ?

Só lembre-se de comprar Sigma de um lugar confiável que possa trocar a lente caso ela não esteja afiada, mas acredito que isso nas Mirrorless tem ajuste fácil.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cccarv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2018, 15:57:23
30mm não precisa de OSS para a maior parte dos trabalhos e 1.4 versus 1.8 faria entrar mais luz, poderia usar velocidade maior.

Entendi!! Obrigado!

Eu ficaria entre a Zeiss e a Sigma.

Porém, considerando que vc quer fazer Street, então quanto mais vc se aproximar de 23-23mm (equivalente a 35mm em FF), melhor.

Por isso, eu escolheria a Sigma. Tenho a lente e gosto muito. É a lente mais nítida pra aps-c da Sony, e as cores e contraste também são bem legais. O maior defeito dela é o AF mais lento que a Zeiss, e um controle de aberrações cromáticas bem meia boca na periferia, quando se fotografa com ela toda aberta contra a luz.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

A Zeiss não consigo encontrar... você não acha que pelo tamanho do corpo da lente, acaba ficando meio grande não ?


cccarv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2018, 15:58:04
Só lembre-se de comprar Sigma de um lugar confiável que possa trocar a lente caso ela não esteja afiada, mas acredito que isso nas Mirrorless tem ajuste fácil.

Sim, será em lugar confiável e produto novo.


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2018, 16:12:01
Entendi!! Obrigado!

A Zeiss não consigo encontrar... você não acha que pelo tamanho do corpo da lente, acaba ficando meio grande não ?
Acho que ela é grande period das outras sim, e é mais difícil não ser notado em Street com ela. Mas acho que são coisas bem contornáveis, além de ela ser relativamente leve para o tamanho... Não achei nenhum bicho de 7 cabeças.

É como não uso ela só pra Street, então não me importei tanto com o tamanho, pois acho 30mm mais versátil que 35mm.
 
Além disso, ter f/1.4 já com uma boa nitidez no centro me ajuda em algumas situações de baixa luz ou em certas opções mais artísticas. E a Sigma em 2.8 é muito mais nítida e possui mais vinheta do que a Sony toda aberta em 2.8.

Somando isso ao fato de eu ter conseguido a Sigma por um preço muito menor que as outras, eu acho que pro meu uso eu fiz a escolha certa. Mas realmente para o seu uso, ela pode ser grande demais, ainda maispq vc não vai querer fazer Street sempre em 1.4... Geralmente vc vai querer uma profundidade de campo maior.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2018, 16:13:25
Mas pensando em aps-c com o menor tamanho possível, com lentes boas e pequenas, eu não iria de Sony, mas sim de Fuji.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2018, 16:15:02
Só lembre-se de comprar Sigma de um lugar confiável que possa trocar a lente caso ela não esteja afiada, mas acredito que isso nas Mirrorless tem ajuste fácil.
Em mirrorless não tem essa de ajuste. Ou a lente tá boa ou vc troca por outra.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk



cccarv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2018, 16:22:08
Acho que ela é grande period das outras sim, e é mais difícil não ser notado em Street com ela. Mas acho que são coisas bem contornáveis, além de ela ser relativamente leve para o tamanho... Não achei nenhum bicho de 7 cabeças.

É como não uso ela só pra Street, então não me importei tanto com o tamanho, pois acho 30mm mais versátil que 35mm.
 
Além disso, ter f/1.4 já com uma boa nitidez no centro me ajuda em algumas situações de baixa luz ou em certas opções mais artísticas. E a Sigma em 2.8 é muito mais nítida e possui mais vinheta do que a Sony toda aberta em 2.8.

Somando isso ao fato de eu ter conseguido a Sigma por um preço muito menor que as outras, eu acho que pro meu uso eu fiz a escolha certa. Mas realmente para o seu uso, ela pode ser grande demais, ainda maispq vc não vai querer fazer Street sempre em 1.4... Geralmente vc vai querer uma profundidade de campo maior.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Muito bem explanado, obrigado! Realmente não vou sempre fazer em 1.4, creio que na maior parte do tempo inclusive, vou querer uma profundidade de campo maior. Claro que a qualidade da imagem da lente conta muito, e já entendi que a qualidade da lente da sigma é superior, porém surge uma pergunta, a qualidade da 35mm é ruim ? ou é boa apesar de inferior a da sigma ? Obs.: "que a Sony toda aberta em 2.8" a da Sony toda aberta seria 1.8.

Em resumo, já entendi que se eu for de sigma acerto em cheio em questão de qualidade mas peco em tamanho. No caso da Sony sei que acerto em tamanho, mas não sei ainda se acerto ou erro em qualidade. O que remete a pergunta acima, a qualidade da 35mm é ruim ? ou é boa apesar de inferior a da sigma ?


Mas pensando em aps-c com o menor tamanho possível, com lentes boas e pequenas, eu não iria de Sony, mas sim de Fuji.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Pode sugerir um corpo Fuji e lente para um orçamento de R$ 4.000,00 ?



fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2018, 16:23:23
Em mirrorless não tem essa de ajuste. Ou a lente tá boa ou vc troca por outra.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

sim... é que me expressei mal... o back e o front focus não existem nas ML certo?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cccarv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2018, 16:25:41
sim... é que me expressei mal... o back e o front focus não existem nas ML certo?

Essa eu sei!!! Correto, não existem back e front focus  :D


davi_ssilva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 873
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2018, 16:49:07
sim... é que me expressei mal... o back e o front focus não existem nas ML certo?
Exatamente. Em mirrorless a única fonte de erro de foco é uma falha do próprio sistema de AF da câmera. Quanto mais robusto ele for, menos isso acontece.

A a6000 ainda possui um AF antigo, então acontecem erros mesmo single focus mode de vez em quando. Mas a partir da a6300, da segunda geração das Fuji X-Trans e da a7RII, o AF nas mirrorless ficou bem melhor

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk