Autor Tópico: Team BR x Team EUA  (Lida 5825 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Março de 2018, 21:32:55
Sim, isso é parte da explicação.
Aqui nos EUA um sujeito comum está sujeito a pouquíssimos impostos:
IR (muito parecido com o Brasil em carga tributária)
Property Tax (seria o IPTU e o IPVA) - esse é o imposto responsável para manter coisas associadas do condado como Bombeiro, policial, escolas e sistema viário municipal
Tax Sale - (tudo o que você consome tem esse imposto que varia de estado para estado. Na Califórnia é 9%, na maioria dos estados é entre 6 e 7) - Coisas como comidas e remédios podem ter até isenção por se tratarem de coisas básicas ao cidadão.
Tem mais um que eu não estou lembrando agora.

De qualquer maneira, essa simplificação em toda a cadeia produtiva evita que um produto seja sobre taxado para cada etapa produtiva e manuseio que ele sofre. Além de tornar o sistema contábil mais rápido e fácil. Quando minha empresa no Brasil estava implantando o SAP lá em Bragança, tinha que ver o parto para o módulo da área fiscal e contábil.

A NZ tambem tem um sistema simplificado de impostos.

Tem o IRD (entre 10% e 30% para pessoa fisica e 28% para juridica), que eh equivalente ao imposto de renda;
Tem o GST (15%) que eh uma porcentagem embutida nos produtos e servicos consumidos;
E tem um imposto pago as prefeituras locais pela sua propriedade (% varia de local para local) que eh equivalente ao IPTU.

E eh assim que o governo federal e as prefeituras financiam praticamente tudo: saude, educacao, aposentadoria e servicos. Nao existe uma cacetada de impostos estaduais ou federais e impostos sobre empregados e sei la mais o que.

Em comparacao, o governo brasileiro perdeu o controle de como arrecada e usa o dinheiro, o que se traduz em uma carga tributaria desproporcional e em servicos ruins.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Março de 2018, 09:43:24
Comparação: a NZ tem saúde universal gratuita, e ninguém aqui tem plano de saúde. Meu sogro (neozelandes) foi diagnosticado com câncer e teve que fazer tratamento. Várias sessões de quimio, visitas ao médico e ao oncologista. Vários medicamentos tanto para o tratamento do câncer quanto drogas para controlar a dor. Isso inclui o uso de uma droga experimental que estava sendo desenvolvida na época. Inclua aí também vários exames de sangue e outros tipos. Ofereceram visitas domiciliares de enfermeiras para ele. Também ofereceram pra ele uma cama de hospital, que foi transportada para a casa dele e que ele tem usado nos últimos 3 anos. Ofereceram apoio psicológico para ele e a esposa.

Custo final disso tudo pra ele: virtualmente zero (ele só precisa pagar uma taxa de 5 dólares para cada prescrição de remédios). Ele não pagou nada mais. Não pagou pelos exames, pelo tratamento, pela cama que eles emprestaram e que está na casa dele a 3 anos. Os médicos recomendaram uma cirurgia para remoção de um tumor, que ele se negou a fazer. Se ele escolhesse fazer a cirurgia, o custo seria zero também.

Os EUA obviamente tem coisas muito boas e que dão certo. Mas tem outras que eu não entendo, como a saúde pública. Ou a cultura das armas. Ou o débito estudantil. Ou a violência policial pra um país tão rico e desenvolvido. Os EUA poderiam (e deveriam) resolver todos esses problemas instantaneamente; o PIB deles deve ser o dobro de qualquer outro país desenvolvido no mundo. E ainda assim o povo aí é submetido a umas coisas que outros países de primeiro mundo não enfrentam.

NZ sim é país de primeiro mundo. Eu particularmente não considero "primeiro mundo" um país onde seu filho pode ser morto enquanto estuda matemática pq um maluco (literalmente) pode comprar quantas armas quiser já que isso é considerado um "direito sagrado".


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 11 de Março de 2018, 16:32:39
De certa forma, os EUA é um país extremamente corrupto; só é um tipo diferente de corrupção comparada com a brasileira, onde os politicos tupiniquim gostam mais de encher o bolso de dinheiro sem nenhuma desculpa.

Nos EUA um sujeito pode ter 42 rifles AR-15 por causa dos vários anos de lobby e influencia financeira do NRA (a associação de lobistas que representam os fabricantes de armas) na política americana. Os americanos também pagam muito pela saúde (mesmo sendo o país que mais desenvolve novas drogas e tratamentos) pela mesma influencia financeira de lobistas. Muitos políticos americanos defendem os direitos de grupos especiais ao invés de defender o direito da população, e isso pra mim é uma sociedade bem corrupta. A diferença é que lá, através do lobby, a corrupção é legalizada.

O pior é que os lobistas não influenciam somente os políticos, mas influenciam e distorcem também a mentalidade da população. Hoje um segmento dos americanos acredita que ter a liberdade de comprar uma dezena de rifles de guerra é um direito sagrado por conta de décadas de lavagem cerebral por parte do NRA. Os americanos também acreditam piamente na religião do livre mercado e governo pequeno, mesmo com exemplos de outros países que possuem serviços públicos amplos e boa qualidade de vida. Os americanos vão continuar tomando tiro e gastando uma fortuna pra ir no médico e achando que tudo está bem enquanto essa lavagem cerebral continuar.