Autor Tópico: As fotografias perdidas de Masha Ivashintsova  (Lida 2927 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Março de 2018, 11:16:45
A fotógrafa russa Masha Ivashintsova, falecida em 2000, fez cerca de 30.000 fotos, retratando a vida em Leningrado (atual São Petersburgo). Apenas recentemente seu trabalho foi descoberto por parentes.

https://www.rferl.org/a/leningrad-photographer-never-showed-her-photos-of-soviet-life-to-anyone-years-later-relatives-discovered-her-work/29088470.html

Também no Instagram: https://www.instagram.com/masha_ivashintsova/
« Última modificação: 10 de Março de 2018, 11:18:20 por RFP »


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2018, 16:28:21

Fotografia ( no meu entender ) 100% documental . Não encontrei nada fora do contexto de uma simples documentação da sua época  , sem nada excepcional , mesmo levando em conta as dificuldades do periodo  e tambem por ser mulher a realizar o trabalho . ( mulher no sentido de que TUDO para a mulher e feito pela mulher exigia muito mais do que o mesmo serviço realizado nas mesmas condições,  pelo homem )

Mas é sempre válido e interessante VER pelos olhos de outros fotografos .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2018, 18:31:43
Concordo com o Bjorn, puramente documental bem na média de qualquer fotógrafo amador.
Gosto do p&b, para mim o contraste e o grão dão um visual bom na foto mas não passa disso, fotos visualmente interessantes, pessoais, aleatórias. Tanto que provavelmente ela nem quis mostrar para ninguém.
Não vou contextualizar porque nem acho que tenha um contexto definido, por mais que sejam feitas por uma mulher na era soviética, etc. etc. Acho essa linha encheção de linguiça e um discurso muuuuito pseudo-filosófico para o meu gosto.
« Última modificação: 10 de Março de 2018, 18:37:35 por AFShalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2018, 18:42:59
Sim, me parece ser 100% documental. Isso tem seu valor, claro. Mas me parece que as pessoas que estao investidas em divulgar esse trabalho estao tentando dar uma aura artistica de Vivian Maier para a descoberta.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2018, 19:49:43
Achei as fotos interessantes pelas cenas que elas mostram. Justamente por serem "banais". Não me interessa muito o discurso em volta delas e nem qualquer pretensão artística. Gosto de ver o que está dentro das fotografias.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2018, 09:18:03
Será que ela fez as fotos usando uma Zorki?

Acho bem legais essas câmeras russas de filme.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2018, 11:30:28
Será que ela fez as fotos usando uma Zorki?

Acho bem legais essas câmeras russas de filme.

Pela data, é provável que tenha sido FED/Zorki/Kiev (35mm, pelo aspecto 3:2 da foto)



Murdock

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Carvalho
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2018, 14:25:08
Achei legais justamente por serem documentais, adoro isso.
Penso que hoje em dia, tirando carnaval, não é tão fácil assim fotografar as pessoas. Muitas ficam preocupadas com onde as fotos vão parar, direitos de imagem, etc.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2018, 17:36:20
La no link postado tem uma selfie dela:





A camera parece mais uma Leica III original do que uma copia da Zorki:







A Leica III tem o viewfinder e rangefinder circulares separados + o dial na frente, as Zorki 3 e Zorki 2 soh possuem essas caracteristicas separadamente


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 13 de Março de 2018, 17:53:03
A camera de cima está usando um viewfinder externo de 35mm da KMZ, eu tenho um.

A de baixo é uma Leica III com o que parece ser uma Hektor ou Summaron 28mm. O visor parece o VIDOM 28mm. Foto tirada em 1974.


In 1974, Masha and Boris met and fell in love. They met on a train from Moscow to Leningrad. At the time, my mother was moving back to Moscow to reunite with my father (and me) after several years of bitter separation. She was actually going to Leningrad to pick up her things, but these plans changed after the chance encounter with Boris. The photograph was taken in the apartment of Masha's mother in Leningrad/Saint-Petersburg where I also spent quite some time growing up. Boris is holding one of the most famous Leica camera models of the 1960s, the Leica IIIc. Boris lived a very humble life, often struggling with money. Nevertheless, he saved devoutly for the best equipment. Later, he gave this Leica to Masha as a present. A present she used a lot in the following years.

Nada mal para quem morava em um país comunista em plena guerra fria hahaha... Esse conjunto deveria custar mais do que um ano de trabalho de um proletário. Realmente beeeeeeem curioso. :assobi:



Tive várias "Leicas" soviéticas, nenhuma prestava, os mecanismos seletores de velocidades foram os piores e menos confiáveis que já usei na vida, principalmente os das Zokri 3/3M/4/4K e FED 3/4. Por exemplo, se mudar a velocidade com o obturador desarmado pode até quebrar o mecanismo na hora do disparo, dependendo da velocidade. Dessas câmeras todas as únicas mais ou menos confiáveis são as FED-2 e Zorki-5/6 e olhe lá.
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 18:00:58 por AFShalders »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #10 Online: 15 de Março de 2018, 23:26:26
documental não é um demérito. Não é "menos", como alguns fazem parecer

independente do contexto, cagando pra filosofia, as fotos em si são bem legais. Algumas são realmente mto boas
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Março de 2018, 08:30:42
documental não é um demérito. Não é "menos", como alguns fazem parecer

independente do contexto, cagando pra filosofia, as fotos em si são bem legais. Algumas são realmente mto boas
Também curti, é legal ver a época pelos olhos de bons fotógrafos, o que parece ser o caso.


rovaris

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Março de 2018, 14:40:22
Tem algumas fotos fenomenais ali. Gostei mesmo.
Nikon d4 e d610, algumas lentes e muitas tralhas.
@jean_rovaris


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Março de 2018, 15:39:54
documental não é um demérito. Não é "menos", como alguns fazem parecer
....

E nem se disse isso em momento algum  , foi apenas uma classificação daquele tipo de foto em que ela se especializou .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2018, 19:00:02
Tem umas fotos bem compostas.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia