Autor Tópico: O estupro do trabalho de Fotografia  (Lida 10669 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Online: 10 de Março de 2018, 12:18:18
Hoje navegando em uma página no Facebook voltada para festas e eventos, me deparei com a publicação da imagem.

Me pergunto sinceramente como a pessoa consegue entregar um trabalho razoavelmente descente por esse preço.

Não sou nenhum expert e nem me considero um excelente fotógrafo, mas sempre busco entregar um trabalho que faça as pessoas suspirarem... Em fim, esse tipo de trabalho acaba por prejudicar todos os que tentam viver da fotografia.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2018, 12:39:35
Fazer o que né


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2018, 14:45:34
Na minha opinião isso não prejudica ninguém.
Quem paga R$150 não é a mesma pessoa que paga R$1500.

Aliás, na verdade tem uma pessoa que é prejudicada por isso... o próprio fotógrafo oferecendo o serviço.
A logística disso é muito ruim. Ele vai conseguir atender um cliente por dia, no máximo dois, se ele conseguir lotar a agenda, vai fazer R$3000 ~ R$6000 trabalhando 6~10 horas por dia durante 20 dias.

Eu já fiz R$6000 trabalhando 10 horas cobrando R$25, mas com uma logística muito melhor: Foto em escola.
Cobrava R$25 de cada pai que enviava o dinheiro direto pra escola depois de receber a notificação, fotografava 100~150 alunos em 2~4 horas, editava em 1 hora e gastava mais 1 hora de deslocamento indo e vindo da escola pra fotografar e entregar as fotos. Cada escola gerava um trabalho de cerca de 5 horas no total, e gerava uma renda de R$2000 ~ R$3000. Com duas escolas em dois dias e 10 horas de trabalho eu já estaria fazendo o que ele faz em 20 dias e 200 horas de trabalho, mesmo eu cobrando R$25 de cada cliente e ele R$150.

Não tem problema nenhum cobrar pouco se a logística for boa.
« Última modificação: 10 de Março de 2018, 14:49:02 por Di Torres »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2018, 16:43:26
Na minha opinião isso não prejudica ninguém.
Quem paga R$150 não é a mesma pessoa que paga R$1500.

Aliás, na verdade tem uma pessoa que é prejudicada por isso... o próprio fotógrafo oferecendo o serviço.
A logística disso é muito ruim. Ele vai conseguir atender um cliente por dia, no máximo dois, se ele conseguir lotar a agenda, vai fazer R$3000 ~ R$6000 trabalhando 6~10 horas por dia durante 20 dias.

Eu já fiz R$6000 trabalhando 10 horas cobrando R$25, mas com uma logística muito melhor: Foto em escola.
Cobrava R$25 de cada pai que enviava o dinheiro direto pra escola depois de receber a notificação, fotografava 100~150 alunos em 2~4 horas, editava em 1 hora e gastava mais 1 hora de deslocamento indo e vindo da escola pra fotografar e entregar as fotos. Cada escola gerava um trabalho de cerca de 5 horas no total, e gerava uma renda de R$2000 ~ R$3000. Com duas escolas em dois dias e 10 horas de trabalho eu já estaria fazendo o que ele faz em 20 dias e 200 horas de trabalho, mesmo eu cobrando R$25 de cada cliente e ele R$150.

Não tem problema nenhum cobrar pouco se a logística for boa.
Torres, os trabalhos que vc fez na escola cobrando 25 por foto é totalmente diferente do realizado pelo "fotógrafo" que cobra 150 por uma festa inteira.

Hoje o meu trabalho é focado principalmente em aniversários infantis e cobro 600,00 reais por 4 horas, 30 fotos e um álbum simples 20x20.

É pouco pelo que ofereço, sim tenho certeza, mas ainda estou engatinhando no ramo e tenho muito o que aprender.
Mesmo quando comecei na fotografia, cobrava 300 pelo trabalho...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2018, 19:24:00
Torres, os trabalhos que vc fez na escola cobrando 25 por foto é totalmente diferente do realizado pelo "fotógrafo" que cobra 150 por uma festa inteira.

Hoje o meu trabalho é focado principalmente em aniversários infantis e cobro 600,00 reais por 4 horas, 30 fotos e um álbum simples 20x20.

É pouco pelo que ofereço, sim tenho certeza, mas ainda estou engatinhando no ramo e tenho muito o que aprender.
Mesmo quando comecei na fotografia, cobrava 300 pelo trabalho...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Vc cobrava $300 com álbum e fotos impressas e o cara ali tá cobrando $150 com fotos em um pendrive drive apenas, não estou enxergando muita diferença... Qual o motivo do seu espanto??


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2018, 19:26:22
Vc cobrava $300 com álbum e fotos impressas e o cara ali tá cobrando $150 com fotos em um pendrive drive apenas, não estou enxergando muita diferença... Qual o motivo do seu espanto??
Não... Nada de fotos e álbuns, somente fotos em DVD...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2018, 20:41:47
O carinha cobra quanto quiser, se ele quiser fazer de graça, também pode... Só tem problema se o carinha que está fazendo a festa de 4 horas por 150,00, tiver um serviço e qualidade melhor que seu (ou que o meu).. mas nesse caso também não é problema dele, mas nosso, que precisamos oferecer um serviço melhor que o dele, visto que cobramos mais caro. Não é prostituição...  Muita gente no início cobra barato mesmo, para captar clientes e pegar experiência, ou tem aqueles que apesar de experiência, não conseguem os trampos, aí precisam colocar a comida em casa, vão fazer o que? Baixar o preço para não perder clientes. Mas independente do motivo, cada um sabe onde aperta o próprio calo.
Não permita que esse tipo de situação te incomode, o que precisamos e pensar "a nossa" fotografia, "o nosso" serviço, para oferecermos algo que o carinha que cobra 150,00 não consiga ofertar.  :ok:


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2018, 20:49:04
Sabe o que eu penso sobre essas situações, imagine que você sendo um cliente e contrate um serviço desses baratinhos, vai receber um serviço a altura.
Ah mas tudo bem, quem perde é o cliente que pensou no preço e tal e do fotógrafo que perdeu um cliente. Mas é um trabalho a menos para os competentes que fazem um trabalho descente.

Hoje o mercado está cheio de "profissionais" e infelizmente estão prejudicando a todos, fotógrafos e clientes.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2018, 21:00:50
Sabe o que eu penso sobre essas situações, imagine que você sendo um cliente e contrate um serviço desses baratinhos, vai receber um serviço a altura.
Ah mas tudo bem, quem perde é o cliente que pensou no preço e tal e do fotógrafo que perdeu um cliente. Mas é um trabalho a menos para os competentes que fazem um trabalho descente.

Hoje o mercado está cheio de "profissionais" e infelizmente estão prejudicando a todos, fotógrafos e clientes.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
Eu entendo seu ponto de vista, mas vamos por partes, o cliente que pagou barato pode ou não receber um serviço a altura, pode receber até um serviço bom, isso é possível, e vai depender do fotógrafo, claro que se o fotógrafo que cobra baratinho for mediocre, com certeza perderá o cliente e não deve fazer muitos serviços, pois a fama corre logo. Com relação a ter um trabalho a menos para os competentes, não concordo, dificilmente um cliente que quer pagar 150,00 vai pagar caro, mesmo se não tiver opção,  vai preferir não fotografar, ou vai pedir para o amigo.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2018, 21:10:08
O carinha cobra quanto quiser, se ele quiser fazer de graça, também pode... Só tem problema se o carinha que está fazendo a festa de 4 horas por 150,00, tiver um serviço e qualidade melhor que seu (ou que o meu)..

Aqui em Sorocaba tem muito fotógrafo de buffet infantil de R$150,00 entregando trabalho pra lá de satisfatório.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2018, 21:13:38
Aqui em Sorocaba tem muito fotógrafo de buffet infantil de R$150,00 entregando trabalho pra lá de satisfatório.
Um cara para viver de fotografia, tem que ter trabalho todos os dias cobrando isso.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2018, 21:41:17
Um cara para viver de fotografia, tem que ter trabalho todos os dias cobrando isso.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk
Esse é o grande problema, sabemos que a conta não fecha.
A pessoa não ganha um salário mínimo líquido no final do mês.

Mas quando a economia aquecer, e surgir empregos pagando 2 salários mínimos, a maioria desses fotógrafos somem. O negócio é resistir até lá.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2018, 22:15:03
Esse é o grande problema, sabemos que a conta não fecha.
A pessoa não ganha um salário mínimo líquido no final do mês.

Mas quando a economia aquecer, e surgir empregos pagando 2 salários mínimos, a maioria desses fotógrafos somem. O negócio é resistir até lá.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
A fotografia não é minha principal fonte de renda, mas um bom complemento. Percebi isso que disse, em 2015 surgiu uma imensidão de fotógrafos.



Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2018, 06:35:32
A fotografia não é minha principal fonte de renda, mas um bom complemento. Percebi isso que disse, em 2015 surgiu uma imensidão de fotógrafos.

Frente a uma situação dessas, brigar ou ficar indignado é inútil. Pois se está olhando para uma parte muito pequena de um contexto muito mais amplo. Mais útil é entender o mercado, ler sobre administração, marketing, saber sobre precificação, viabilidade do negócio, promoção etc.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2018, 07:44:35
Se a pessoa cobra R$ 150 para cobrir uma festa e ainda entrega o material, existem várias possibilidades:
- Está cobrando barato pq está iniciando no ramo;
- Vive com os pais e não precisa pagar nenhuma conta em casa;
- Não fez um plano de negócios e nem uma planilha de gastos fixos e variáveis, e provavelmente acha que está lucrando (mais comum).

Como descreveram acima, após 2015 aumentou o número de fotógrafos que entraram neste mercado por culpa da crise. Vai nos grupos de fotografia do Facebook e verá muita gente que comprou uma câmera há 2 meses e já tem clientes...