Autor Tópico: O estupro do trabalho de Fotografia  (Lida 10773 vezes)

Vitaao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #60 Online: 19 de Março de 2018, 14:05:41
Nesse caso especifico não.

Mas temos um concorrência talibã no mercado.
Aquele cara que tem um trabalho tão bom quanto o seu, busca o mesmo publico alvo, mas nunca fez as contas do negocio.
Aí ele derruba o preço médio do mercado até quebrar ou se tocar e começar a cobrar melhor.
O problema é que até ele fazer isso, quebrar ou se tocar, já vieram mais 03 na mesma pegada dele.
Na minha opinião esses caras são o real problema, galera que faz ensaio de 50 pila tem o cliente que só tem 50 pila pra gastar e quer no máximo uma foto melhor que a tirada no celular dele ou quer a experiencia de ser fotografado por alguém. Definitivamente não é o cara que pagaria 500 muito menos 1000 pelo serviço. Foda é cobrar miséria e "entregar".


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #61 Online: 22 de Março de 2018, 15:01:01
Em fim, esse tipo de trabalho acaba por prejudicar todos os que tentam viver da fotografia.

Discordo completamente.

No mundo da fotografia existem varios tipos de clientes. Esse tipo de trabalho atrae e atende um publico especifico.

Se seu publico eh o mesmo do desse tipo de fotografo, o melhor fotografo para esse publico eh o que oferece o menor preco. Esse publico nao quer suspirar ao ver a foto, esse publico quer apenas ter fotos a precos mais acessiveis.

Se vc tentar viver da fotografia com esse publico esse tipo de trabalho eh o que realizara o seu sonho.


Se o seu publico for outro, se o seu publico for o que quer suspirar e pode pagar mais, o trabalho desse fotografo nao vai atrapalhar em nada o seu sonho, pq o publoco dele nao vai pagar pelo seu trabalho mesmo que esse tipo de fotografo nao existisse.


O que atrapalha o sonho dos fotografos de viver da fotografia eh a tecnologia que da acesso a muito mais pessoas em sonharem em viver da fotografia, em criar fotos que faca as pessoas suspirarem e competir com o seu publico. Eles atrapalham o seu sonho e vc atrapalha o sonho deles.

Agradeca que hoje em dia no Brasil as pessoas contratam fotografos para qualquer beiteira que decadas atras nunca um fotografo seria contratado, como por exemplo para ir na casa de alguem fotografar a festa de aniversario do filho de 5 anos de idade com o tema do Batman. Isso aconteceria no maximo em um Buffet. Ou mulheres e casais fazendo ensaios fotograficos so por fazerem mesmo. Algo que decadas atras era luxo de filhas de aristocratas ou para pessoas buscando carreira de modelo e atris profissional.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #62 Online: 05 de Abril de 2018, 10:32:02
Vi uma frase interessante no Facebook de uma fotógrafa hoje e lembrei desse tópico.

Acho que os maridos estão matando suas esposas, por que depois que envio o orçamento elas respondem: "Vou falar com meu marido". E nunca mais aparecem. :hysterical:



« Última modificação: 05 de Abril de 2018, 10:32:35 por Roberto Dellano »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #63 Online: 05 de Abril de 2018, 16:38:19
Citação de: Roberto Dellano link=topic=131166.msg1355112#msg1355112 date=1522935122

[i
Acho que os maridos estão matando suas esposas, por que depois que envio o orçamento elas respondem: "Vou falar com meu marido". E nunca mais aparecem.[/i] :hysterical:

Muito legal! Criativa mesmo :clap:

Já que não dá para esperar que todos ajam da mesma maneira (regras de convivência, respeito, etc), fico pensando, como encontrar pessoas que pensem da mesma maneira?

Isso do orçamento, para mim, é o mínimo, ligar, escrever, sei lá como, mas dizer:
Olha, agradeço muito pelo seu tempo, mas não cabe no meu bolso, ou nem precisa se justificar.
Apenas retribuir o tempo de qualquer que seja o profissional, que lhe atendeu.

Não, as pessoas simplesmente preferem fingir que esqueceram ou quem sabe, segundo nossa colega aí, que morreram.

Pessoas são podres, mas dentro deste lixão, tem algumas jóias, ainda, eu acho...
Comida é arte.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #64 Online: 09 de Abril de 2018, 09:26:01
Tá, mas e quem cobra caro? Ninguém nunca fala disso. É engraçado, simplesmente detonam quem cobra barato e idolatram quem cobra caro.

Sobre quem cobra 150 reais: "fdp, tá prostituindo o mercado."

Sobre quem cobra 10 mil: "tá certo ele. E afinal, cada um cobra o quanto quiser e paga quem quer."

Será que o trampo do cara de 10 mil vale 10 mil? O trabalho dele pode tranquilamente não valer tudo isso.
Falam tanto sobre aumentar o preço e valorizar seu trabalho. Mas será que seu trabalho custa um alto valor de dinheiro?

Tem fotógrafo famosinho de Facebook por aí que não vale metade do que cobra.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 09:30:44 por BarbaJohn »


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #65 Online: 09 de Abril de 2018, 09:28:25
Acho que os profissionais levam um tapa na cara quando descobrem que fazem um serviço ruim e caro e vem alguém com um serviço bom e barato e ganha o mercado (não tô falando do fotógrafo de 150 do post inicial).

Acho que o maior exemplo disso é o Taxi versus Uber.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #66 Online: 09 de Abril de 2018, 09:37:25
Tenho uma banda. Nossa paga é de 250 a 350 reais por show (o mínimo do mínimo é 200, pra shows mais leves, dr menor duração e com ambiente mais intimista).

Não nos preocupamos com a banda iniciante que toca por 80 reais e mais duas long necks. Ficaríamos preocupados se uma banda de mesmo nível da nossa (concorrente do nosso circuito de bares) passasse a tocar por 80 reais + duas long necks).

Aí complica.
« Última modificação: 09 de Abril de 2018, 09:38:33 por BarbaJohn »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #67 Online: 09 de Abril de 2018, 11:45:41
Será que o trampo do cara de 10 mil vale 10 mil? O trabalho dele pode tranquilamente não valer tudo isso.
Ninguém se mantém no mercado cobrando 10 mil por um trabalho ruim...
As FOTOS podem até ser iguais (tecnicamente falando) às de caras que cobram 1000, mas o TRABALHO não...
Vou te explicar melhor:
O cliente chega no escritório do fotógarfo fodão, que fica numa rua chique da cidade (Aluguel Caro). É recebido por uma secretária e levado para uma sala de espera devidamente decorada com fotos magníficas impressas de forma igualmente magnífica (custa caro). Em 2 minutos vem outro funcionário do cara perguntar se eles aceitam beber algo (tem champagne inclusive - CARO). Em 10 minutos eles são novamente chamados para a sala do fotógrafo que os recebe carinhosa e educadamente em sua sala também decorada e extremamente confortável... Conversa por 30-40 minutos sobre a vida e a relação dos dois. Sobre o casamento, local, convidados, buffet e todos os assuntos que nem sequer possam interessar ao fotógrafo. TEMPO É DINHEIRO.
Aí ele oferece a tabela de preços à noiva - sempre pra elas, jamais pra eles. Impresso logicamente no formato de álbum com diversas fotos incríveis, as quais o fotógrafo vai explicando e contando as incríveis lembranças que aquelas fotos trazem. No finzinho desse álbum, meu amigo, pouco importa quanto ele irá cobrar. Não importa, na verdade nem se eles irão contratá-lo. Ele já vale mais que a maioria do mercado. Por toda a experiência que eles viveram.
Eles transpõe essa sensação ao casamento deles e às lembranças que possivelmente terão se aquele cara fotografá-los..
Por fim, o fotógrafo só precisa ser BOM (não ótimo, mas bom), profissional, simpático e entregar o produto que eles contrataram no prazo determinado...
Entendeu por que alguns cobram 10k?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #68 Online: 09 de Abril de 2018, 12:14:12
...
Entendeu por que alguns cobram 10k?

E 10k nem é o topo da cadeia. Alguns ilustres estão na casa dos 30k , e tem um famoso ai que ouvi dizer está na casa de 120k.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #69 Online: 09 de Abril de 2018, 12:57:25
Entendeu por que alguns cobram 10k?

Você não entendeu meu post...



BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #70 Online: 09 de Abril de 2018, 12:58:00
E 10k nem é o topo da cadeia. Alguns ilustres estão na casa dos 30k , e tem um famoso ai que ouvi dizer está na casa de 120k.

Sim, 10 mil foi uma figura de linguagem, um exemplo só pra ilustrar a situação.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #71 Online: 09 de Abril de 2018, 13:15:40
Você não entendeu meu post...

Acho que eu também não entendi então, o Nando descreveu com riqueza o por que de se admirar (idolatrar é uma palavra que nem cabe), esse fotógrafos, eles tem um nível de excelência que vai alem da fotografia.


BarbaJohn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
Resposta #72 Online: 09 de Abril de 2018, 13:23:46
Tudo o que vc vê escrito "10k" vc acha que vale 10k? Vc não conhece nenhum produto/serviço que não valha o tanto que custe? Eu conheço inúmeros produtos e serviços que valem muito menos do que custam. É esse o ponto.
Existem os que valem 10k (ou 30k, ou 100k, não importa, são exemplos genéricos só pra ilustrar). Não eatou falando desses. Esses não são caros. Esses valem isso.

Estou falando dos caros. Dos que cobram caro mas não valem. E isso existe.

É só ler meu post devagar. Tá tudo lá.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #73 Online: 09 de Abril de 2018, 14:17:21
Tudo o que vc vê escrito "10k" vc acha que vale 10k? Vc não conhece nenhum produto/serviço que não valha o tanto que custe? Eu conheço inúmeros produtos e serviços que valem muito menos do que custam. É esse o ponto.
Existem os que valem 10k (ou 30k, ou 100k, não importa, são exemplos genéricos só pra ilustrar). Não eatou falando desses. Esses não são caros. Esses valem isso.

Estou falando dos caros. Dos que cobram caro mas não valem. E isso existe.

É só ler meu post devagar. Tá tudo lá.

Eu concordo com vc.

O que o nandoespinosa descreveu eh o tipico pagar pela embalagem. A embalagem sendo cara e criando certa emocao/experiencia, o produto em si acaba nao tendo que impressionar tanto, bastanao errar.

nandoespinosa diz que nao precisa ser otimo, basta ser bom. Eu ja prefiro dizer que nao precisa ser bom, basta nao errar. E a maioria dos fotografos eh isso mesmo, nao sao bons, eles apenas garantem o servico e causam uma boa impressao (vendem bem).

Uma discussao parecido como essa estava havendo quando uns fotografos falavam que quando a modelo eh bonita, o fotografo ou a foto nao precisa ser boa, pq as pessoas vao olhar a formosura e harmoniosos tracos da modelo e mesmo a foto sendo maios ou menos, a beleza e habilidade composicional e expressiva da modelo eh o que dara a qualidade a foto. Sendo assim, a maioria dos fotografos nao sao bons e acabam nao precisando serem bons. O papel deles em geral eh apenas nao errar, garantir entregar as fotos sem erros ou delongas.

No final, as pessoas acabam se levando pela experiencia do momento. Nao todos mas uma quantidade significativa. Por isso que marketing, financas, entre outros aspectos do negocio acabam sendo mais importante do que qualidade em si na hora de vender um produto e conseguir entrar e ganhar a vida no mercado.

Mas eu concordo com vc que esse choro em cima de quem cobra barato eh mimimi. Se existe mesmo prostituicao do mercado, tal prostituicao eh criado pela tecnologia que oferece cameras acessiveis a uma grande quantidade da populacao, criando assim mais concorrencia e pessoas dispostas a praticar menores precos. Quem prostitui o mercado sao os inumeros fotografos colocando aulas e dicas de fotografias gratuito no YouTube para todo mundo aprender a como fotografar e como ser profissional. Quem prostitui o mercado eh a Nikon, Canon, etc querendo ganhar dinheiro vendendo cameras mais baratas.

Anos atras, no blog do meu primeiro site, eu escrevi um post mostrando como eu havia feito uma foto, postei no Facebook, a minha vovo viu e comentou que se eu sair ensinando as pessoas como eu faco meu trabalho, as pessoas nao vao mais precisar de mim, pq elas saberao como fazer o que eu faco...
Sabia vovo.

O pior de tudo, eh que essa galera chorando, esta reclamando do publico ter opcao. Para eles, o sucesso deles depende da falta de opcao do publico e nao da capacidade de competicao deles no mercado, obrigando o publico a pagar o preco que ele quer vender por nao terem opcao barateira.

E essa questao da competicao eh interessante. Todo mundo gosta de competicao quando quer entrar. Quem nao curte os videos ensinando de graca no YouTube, quem nao curte a automacao das cameras, quem nao curte ter cameras acessiveis monetariamente, tudo isso facilita essa mesma galera chrando a entrar no mercado. Mas uma vez dentro, comecam a ser contra a competicao e querem regras que garantam a permanencia deles no mercado e dificulta a entrada de novos concorrentes.  :D


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #74 Online: 09 de Abril de 2018, 16:14:28
É só ler meu post devagar. Tá tudo lá.
Desculpa, cara .. Não preciso ler devagar.. Até onde sei não tenho dislexia.  :assobi:
Consegui entender bem...
Quem cobra caro e entrega pouco, sai do mercado... Como eu disse anteriormente.  :doh:
Agora, o cara que vende tudo aquilo que eu especifiquei, além duma fotografia BOA, em um BOM álbum ou num pendrive numa caixa bonitona ou sei lá como ele quiser entregar... Bom. Esse cara vale o que os clientes dele quiserem pagar. Não nos cabe questionar isso.
Assim como penso que não nos cabe ficar de mimimi pelo sujeito que cobra 150.
Acho bem complicado ficar colocando preço no serviço dos outros. Mal sei exatamente quanto vale o meu...