Autor Tópico: O estupro do trabalho de Fotografia  (Lida 10670 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #15 Online: 12 de Março de 2018, 13:23:29
Antigamente (a uns meses atrás  :hysterical:) eu me encafifava com essas coisas aí também, mas aos poucos fui abrindo meu olho sobre a questão de existir serviços e preços para todo tipo de público alvo.

Eu não condeno mais quem cobra barato assim, justamente pq existem os mais diversos níveis de poderes aquisitivos e também de exigência. Com certeza uma pessoa que paga esse valor não tem condições de pagar 1500. E não significa necessariamente que a pessoa "não valoriza fotografia", muito pelo contrário.

Eu mesmo, quando fui casar queria muito contratar a NKG Filmes pra filmar meu casamento. Quando vi que o preço só da filmagem ia custar quase 25% de TUDO que gastamos no casamento (e que não foi pouco), decidimos que não dava, e até hoje eu continuo idolatrando o trampo dos caras.

Acho que o Rick99 resumiu bem os possíveis cenários desse tipo de fotógrafo, e eu sou da opinião de que a gente não tem que se preocupar muito com isso. Se não existissem fotógrafos cobrando R$ 150, muito provavelmente esses clientes não contratariam fotografia NENHUMA pra seus eventos, ao invés de se matar e contratar um de 1500  ;)

Esses dias mesmo eu vi uma frase que achei foda:

« Última modificação: 12 de Março de 2018, 13:24:02 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 12 de Março de 2018, 13:45:25
Antigamente (a uns meses atrás  :hysterical:) eu me encafifava com essas coisas aí também, mas aos poucos fui abrindo meu olho sobre a questão de existir serviços e preços para todo tipo de público alvo.

Eu não condeno mais quem cobra barato assim, justamente pq existem os mais diversos níveis de poderes aquisitivos e também de exigência. Com certeza uma pessoa que paga esse valor não tem condições de pagar 1500. E não significa necessariamente que a pessoa "não valoriza fotografia", muito pelo contrário.

Eu mesmo, quando fui casar queria muito contratar a NKG Filmes pra filmar meu casamento. Quando vi que o preço só da filmagem ia custar quase 25% de TUDO que gastamos no casamento (e que não foi pouco), decidimos que não dava, e até hoje eu continuo idolatrando o trampo dos caras.

Acho que o Rick99 resumiu bem os possíveis cenários desse tipo de fotógrafo, e eu sou da opinião de que a gente não tem que se preocupar muito com isso. Se não existissem fotógrafos cobrando R$ 150, muito provavelmente esses clientes não contratariam fotografia NENHUMA pra seus eventos, ao invés de se matar e contratar um de 1500  ;)

Esses dias mesmo eu vi uma frase que achei foda:



Mas talvez contratassem o de 300,00. É inegável que o preço médio do serviço cai.

Lia muito nesses grupos de facebook o mesmo argumento, o Mc Donalds não se preocupa com o zé do hambúrguer.
Mas depois do estouro do hambúrguer artesanal o Mc Donalds não só segurou os preços como lançou uma linha só para competir com esses artesanais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #17 Online: 12 de Março de 2018, 15:33:56
Mc Donalds é o exemplo perfeito dos novos tempos: reinava absoluto quando chegou ao país, mas hoje concorre com o "zé da esquina", com as hamburguerias gourmet e com os rivais de mesma categoria. Teve que criar a Mc Oferta (lanches a R$ 6) pra não perder clientes pros estabelecimentos mais baratos, remodelou seu cardápio para fazer frente ao Burguer King e de quebra, lançou uma linha artesanal para não perder clientes para as lanchonetes mais requintadas.

Os tempos mudaram, os clientes também e os profissionais também deveriam.
E R$ 150 por 4 horas de trabalho está até aceitável diante da realidade do país (mesmo contando edição básica e pen drive). Já vi casos bem piores.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 12 de Março de 2018, 19:01:14
Mc Donalds é o exemplo perfeito dos novos tempos: reinava absoluto quando chegou ao país, mas hoje concorre com o "zé da esquina", com as hamburguerias gourmet e com os rivais de mesma categoria. Teve que criar a Mc Oferta (lanches a R$ 6) pra não perder clientes pros estabelecimentos mais baratos, remodelou seu cardápio para fazer frente ao Burguer King e de quebra, lançou uma linha artesanal para não perder clientes para as lanchonetes mais requintadas.

Os tempos mudaram, os clientes também e os profissionais também deveriam.
E R$ 150 por 4 horas de trabalho está até aceitável diante da realidade do país (mesmo contando edição básica e pen drive). Já vi casos bem piores.

Só pra complementar o exemplo do McDonald's.  :D
http://livepreviewpro.m.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/7315892/mcdia-infeliz-fracasso-novo-menu-faz-mcdonald-perder-bilhoes-valor


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Março de 2018, 08:51:12
Isso não é estupro, é prostituição... muito diferente... não tem força ou agressividade... simplesmente a pessoa tem o equipamento e resolve se prostituir... fazer o que né...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Março de 2018, 08:55:20
Torres, os trabalhos que vc fez na escola cobrando 25 por foto é totalmente diferente do realizado pelo "fotógrafo" que cobra 150 por uma festa inteira.

Hoje o meu trabalho é focado principalmente em aniversários infantis e cobro 600,00 reais por 4 horas, 30 fotos e um álbum simples 20x20.

É pouco pelo que ofereço, sim tenho certeza, mas ainda estou engatinhando no ramo e tenho muito o que aprender.
Mesmo quando comecei na fotografia, cobrava 300 pelo trabalho...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Se você calcular bem tá cobrando igual a pessoa dos 150,00 reais... não estou dizendo que está errado... mas está oferecendo tantos brindes que acaba tendo uma margem de lucro muito baixa.

Volto a dizer não está errado, penso que cada um pode oferecer o valor que quiser, e dependendo da concorrência ofereço vários brindes também só pra não dar o gostinho pra concorrência.
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 09:08:33 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 13 de Março de 2018, 09:03:24
Como já li aqui no fórum a algum tempo atrás...

Tem vários tipos de fotógrafos mas que resumem-se em três tipos macros.

- Aquele que só trabalha com fotografia, paga suas contas e compra seu equipamento com fotografia, se ele cobrar barato não consegue evoluir e sobreviver, só terá equipamentos de entrada e não conseguirá fazer cursos ou buscar conhecimento tanto profissional quanto pessoal em viagens ou cursos etc.

- Aquele que só trabalha com fotografia, mas cobra caro pelo serviço de qualidade, tem equipamentos e conhecimentos sempre atualizados.

- Aquele que trabalha com fotografia, mas ela não é sua única fonte de renda, se ele cobrar caro ou barato tanto faz pois tem capital para investir em equipamento e conhecimento.

Neste sentido cairia fora do primeiro tipo, este é o problemático... nos últimos dois tipos contrataria tranquilamente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #22 Online: 13 de Março de 2018, 09:53:05
Se você calcular bem tá cobrando igual a pessoa dos 150,00 reais... não estou dizendo que está errado... mas está oferecendo tantos brindes que acaba tendo uma margem de lucro muito baixa.

Volto a dizer não está errado, penso que cada um pode oferecer o valor que quiser, e dependendo da concorrência ofereço vários brindes também só pra não dar o gostinho pra concorrência.
Quando comecei entregava só as fotos em DVD...

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #23 Online: 13 de Março de 2018, 09:53:24
Isso não é estupro, é prostituição... muito diferente... não tem força ou agressividade... simplesmente a pessoa tem o equipamento e resolve se prostituir... fazer o que né...
Perfeito, cabe muito mais

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 13 de Março de 2018, 10:32:29
E R$ 150 por 4 horas de trabalho está até aceitável diante da realidade do país (mesmo contando edição básica e pen drive). Já vi casos bem piores.

Acho aceitável para um garçom, sem demérito nenhum, cujo único custo é a roupa para ir no evento.
Para um profissional que precisa investir em equipamento? Inaceitável.

Um profissional que gosto de comparar é o DJ, tem custos de equipamento* comparáveis a um fotografo e não saem por aí cobrando 150,00 reais.
Quem não pode pagar um DJ arranja um vizinho com uma caixa daquelas que liga guitarra e pronto.

* mesa de som, caixa de som, iluminação, aquela gaiola de metal, maquina de fumaça e etc
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Março de 2018, 10:54:23
Acho aceitável para um garçom, sem demérito nenhum, cujo único custo é a roupa para ir no evento.
Para um profissional que precisa investir em equipamento? Inaceitável.

Um profissional que gosto de comparar é o DJ, tem custos de equipamento* comparáveis a um fotografo e não saem por aí cobrando 150,00 reais.
Quem não pode pagar um DJ arranja um vizinho com uma caixa daquelas que liga guitarra e pronto.

* mesa de som, caixa de som, iluminação, aquela gaiola de metal, maquina de fumaça e etc

Existe esse DJ que vc descreveu e existe o cara com um notebook velho, um som qualquer e um pen drive com musicas baixadas na net.

Do mesmo jeito, existem fotógrafos que estudam e investem e tem aqueles que compraram uma Rebel hoje e amanhã já são "photographers".


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #26 Online: 13 de Março de 2018, 11:13:19
Mas depois do estouro do hambúrguer artesanal o Mc Donalds não só segurou os preços como lançou uma linha só para competir com esses artesanais.

Então, mas no caso desse exemplo em específico o McDonalds viu concorrentes entrando, cobrando + ou - igual e oferecendo um produto superior, em tamanho e em qualidade.

É como se o fotógrafo de 1500 se acomodasse e o de 150, o de 300, o de 600 começassem a oferecer um trampo melhor.

Aí como mexer na qualidade/tamanho não era uma opção, baixaram o preço de ALGUMAS coisas onde a margem de lucro era absurdamente alta (pq a grande maioria só aumentou).

O Mc em geral continua cobrando mais caro do que muita hamburgueria boa aí, e ainda não tem um produto que as supere, mas seu nome já está consolidado o suficiente pra ter um público cativo.
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Março de 2018, 11:29:33
Agora vamos colocar lenha na fogueira... pega o zé da esquina que formata computador por 30 conto e ainda salva seus dados...  :( :( :(

o "zé" leva no mínimo 6 horas para deixar tudo em ordem e cobra 30 conto... que mundo é esse???
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 13 de Março de 2018, 11:33:30
Como fotógrafo sou apenas hobista (e bem meia boca :hysterical:).
Mas trabalho há anos com tecnologia audiovisual (auditórios, home theaters, salas de treinamento e conferência, etc.) e a queixa é sempre a mesma.

Pessoalmente, entendo que um mercado só se faz plenamente desenvolvido quando há opções de qualidade e valores para todas as faixas de consumo.

Há quem queira uma sala de treinamento para seus funcionários, mas só pode despender R$ 5mil. Da mesma foram, há quem não se importe em gastar R$ 500mil.

Muitas vezes considerei que não valia a pena para mim o trabalho de R$ 5mil e educadamente declinei. Mas não vejo nada de errado com quem aceita. Desde que o dinheiro ganho seja honesto, para mim o trampo do cara tem o mesmo valor que o meu.

Mas querem ver os valores subirem e serem mantidos em um patamar confortável? Basta passar aquela Lei que regulamenta a atividade profissional de fotógrafo, exigindo curso técnico ou superior.

Mas isso o pessoal não quer, não é? Então gente, vamos trabalhar. Se o cara da esquina faz o mesmo que você e cobra somente a metade, ou você está cobrando caro demais ou está entregando qualidade de menos pelo valor cobrado. É o que sempre digo para os meus alunos.

Grande e forte abraço e boa sorte a todos.
« Última modificação: 13 de Março de 2018, 11:37:44 por Vinicius Lima »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #29 Online: 13 de Março de 2018, 12:56:09
De tempos em tempos esse assunto aparece, e como sempre as opiniões são variadas... como eu já disse, em minha opinião, o cara cobra o que ele quiser, se quiser fazer de graça, é problema dele e de quem contratou ele, o cliente que não quer arriscar, vai pagar mais caro para ter qualidade. No facebook é muito comum esse papo, gente se doendo porque o zé da esquina cobra mais barato, e daí... não pago as contas dele, nem ele as minhas... se para ele os 150,00 no serviço está bom.. ótimo para ele, sucesso  :D, mas para a maioria aqui não tem como cobrar esse valor, é verdade, mas ficar zangado com o zé da esquina não vai mudar as coisas....
Está preocupado com zé da esquina que cobra 150,00, vai ficar maluco quando ver gente cobrando 35,00 por ensaio externo no Groupon ou Peixe Urbano. :hysterical: