Autor Tópico: Iniciante em fotografia  (Lida 1954 vezes)

Gabe.hell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 11 de Março de 2018, 00:16:14
Pessoal, gostaria que me ajudassem e tirassem algumas dúvidas.
Faço ilustrações e como consequência disso comecei a me interessar por fotografia já que precisava de referências de cenários, pessoas e etc.
Tenho vontade de começar fotografia, primeiramente por hobby e quem sabe eventualmente me aprofundar mais, tenho interesse em fotografia de rua, gostaria de capturar o cotidiano das pessoas e aqueles pequenos momentos de introspecção, citarei como referência Tatsuo Suzuki pra que tenham uma ideia.
Minhas dúvidas são em relação às regras para poder tirar fotos de estranhos na rua, poderiam me informar mais?
Tenho feito umas pesquisas mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual seria uma boa câmera para começar levando em consideração o que pretendo fotografar.
Lembrando que primeiramente tenho interesse mais por hobby, e posso investir até 1000R$.
Agradeço desde já!


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2018, 06:39:06
Pra fazer o que o Suzuki faz, você vai precisar de uma câmera pequena e coragem.


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2018, 08:56:27
Se não for usada pra fim comerciais essas fotos, creio eu que não tem problema você fotografar o cotidiano delas.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2018, 18:31:46
Eu faço um pouco de foto de rua. Uma câmera de entrada é suficiente. Tipo Nikon D3200 ou Canon T6, T3i. Que pode ser usada para ficar mais em conta.

Se vista de forma semelhante às pessoas do local onde vai para ficar bem inserido na turma.
Quanto mais invisível você estiver, melhor. Jamais use uma roupa chamativa ou muito colorida.
Há fotógrafos que pedem autorização para fotografar e outros não. Varia.
Quando você parece estar inserido no local as pessoas não ligam muito. Se alguém perguntar, você explica o que está fazendo e pergunta se a pessoa quer receber a foto dela por e-mail ou whatsapp por exemplo. Poucos ficam incomodados.

Uma grande angular ajuda muito. Com uma 12mm p ex, em uma cropada, é possível fotografar alguém visando um ponto diferente da pessoa e ela sair no quadro. Nesses casos as pessoas nem percebem que estão sendo enquadradas.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2018, 18:36:30
Ah! Ia esquecendo.
É possível usar a câmera fora do rosto. Na altura do peito ou cintura.
Geralmente as pessoas percebem ainda menos que se está fazendo uma foto.
Inicialmente é mais complicado fazer assim, mas depois a gente se habitua e consegue enquadrar o que deseja mesmo sem olhar o visor, ou o lcd.
Mas eu nunca uso esse método, geralmente faço as imagens olhando pelo visor mesmo.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Gabe.hell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 12 de Março de 2018, 18:59:38
Valeu pessoal, tiraram minhas dúvidas, agora já tenho uma base bacana pra começar.
Obrigado pelas dicas também!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2018, 23:29:22
pra isso ficar num smartphone já serviria.

o importante é treinar o olhar. Vai juntando dinheiro até comprar uma compacta discreta. Lente fixa e wide, melhor ainda (para fins de aprendizado)

sucesso;

background parecido. Comecei desenhando e depois fui pra fotografia. Ainda mantenho o primeiro hobby
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 17 de Março de 2018, 01:43:48
Pessoal, gostaria que me ajudassem e tirassem algumas dúvidas.
Faço ilustrações e como consequência disso comecei a me interessar por fotografia já que precisava de referências de cenários, pessoas e etc.
Tenho vontade de começar fotografia, primeiramente por hobby e quem sabe eventualmente me aprofundar mais, tenho interesse em fotografia de rua, gostaria de capturar o cotidiano das pessoas e aqueles pequenos momentos de introspecção, citarei como referência Tatsuo Suzuki pra que tenham uma ideia.
Minhas dúvidas são em relação às regras para poder tirar fotos de estranhos na rua, poderiam me informar mais?
Tenho feito umas pesquisas mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual seria uma boa câmera para começar levando em consideração o que pretendo fotografar.
Lembrando que primeiramente tenho interesse mais por hobby, e posso investir até 1000R$.
Agradeço desde já!

Uma alternativa viável seria uma Sony Nex: troca de lente, é barata uma usada no mercadolivre e é uma câmera muito discreta e de boa qualidade para fotos de rua.

Em relação às fotos tiradas, pedir ou não autorização, vai depender do que você vai fazer. Se você pretende fazer uso comercial de imagens de marcas ou de pessoas, você não pode fazer isso sem autorização do uso de imagem e isso pra cada pessoa que apareça nítida em suas fotos. Isso, é claro, se você fizer uso comercial.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2018, 11:40:23
Pessoal, gostaria que me ajudassem e tirassem algumas dúvidas.
Faço ilustrações e como consequência disso comecei a me interessar por fotografia já que precisava de referências de cenários, pessoas e etc.
Tenho vontade de começar fotografia, primeiramente por hobby e quem sabe eventualmente me aprofundar mais, tenho interesse em fotografia de rua, gostaria de capturar o cotidiano das pessoas e aqueles pequenos momentos de introspecção, citarei como referência Tatsuo Suzuki pra que tenham uma ideia.
Minhas dúvidas são em relação às regras para poder tirar fotos de estranhos na rua, poderiam me informar mais?
Tenho feito umas pesquisas mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual seria uma boa câmera para começar levando em consideração o que pretendo fotografar.
Lembrando que primeiramente tenho interesse mais por hobby, e posso investir até 1000R$.
Agradeço desde já!

Fotografia de rua é algo bem legal mesmo.
Sobre suas dúvidas:
1) Autorização: isso depende muito. Se você vai usar para fotos editoriais (sem fins lucrativos), você pode tirar fotos sem problema algum. Apenas tente ser discreto; use roupas discretas e uma câmera discreta também.

2) Sobre a câmera: use câmeras pequenas e discretas. Uma boa superzoom (Canon SX50, por exemplo), uma DSLR de entrada com a lente do kit (Nikon D3100, 3200, Canon T3, T5, T6) ou uma mirrorless Sony Nex (a mais discreta de todas).


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2018, 14:32:00
sobre fazer fotos com a câmera fora do rosto, eu faço fotos com o carro em movimento - sou passageiro no carro. Muitas se perdem por enquadramento ruim, mas algumas se aproveitam. Algumas vezes boto a câmera fora da janela e outras encosto no para-brisas e aponto pro assunto. Nestas situações nem sempre dá para manter o olho no viewfinder. O assunto pode ser uma casa antiga, um curral, uma serra, um pássaro, uma lagoa, a paisagem de uma estrada, uma cerca, pessoas locais. No carro olhando pro para-brisa eu tenho mais ou menos a idéia do campo de visão da câmera. Se eu aponto no para-brisa, sei que não vai pegar o meu carro no fotograma. Ajusto antes ISO, tempo de exposição, f/. Olho pra foto e confiro se precisa de mais ajuste.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro