Autor Tópico: De graça é o cara***  (Lida 6768 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 25 de Março de 2018, 08:00:01
Fazer trabalho de graça para pegar experiência é uma coisa, eu já fiz muito, quando comecei meus freelances em uma produtora local, não era todo final de semana que tinha trabalho para um terceiro fotógrafo, e quando não tinha eu me oferecia para ir de graça para pegar experiência.

Agora se curvar a exploradores como na situação que o Macrolok colocou... sem chance. Trabalhar por divulgação? Em uma instituição de renome que nem se quer tem dinheiro para publicidade? E se tiver é pior, pois gastam com tudo mas querem foto de graça. No mínimo sua divulgação vai chegar a outros como seu "agente".

Essa divulgação não funciona gente, divulgar no galinheiro não vai atingir as águias.
« Última modificação: 25 de Março de 2018, 08:00:25 por Roberto Dellano »


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #16 Online: 25 de Março de 2018, 12:57:19
E você é pago por esses 3 anos de ensino, e ainda pode sair de lá empregado. Escravidão? Pra mim escravidão é pagar por 3 anos de ensino e sair da faculdade com um diploma que não te emprega em lugar nenhum.
É o que acontece no Brasil, universidade virou negócio, e que se dane se o mercado vai absorver ou não, o MEC é uma piada de mal gosto, e quando se trata de serviços cujo mercado está saturado de profissionais e os empresários não querem pagar o que valem, vem o governo e cria os tecnólogos, mais baratos que os universitários... instaura-se o caos, muitos diplomas, poucas vagas, e essas poucas que restam são disputadas a qualquer preço, quem ganha com isso? Os empresários... que podem escolher a quem vão esfolar e distribuir migalhas, se esse é o mercado, sinto muito, deveria mudar de nome para senzala.
E tem muitos que já se conformaram com o sistema e diz que é assim e pronto... muitos preferem a pílula azul mesmo.
« Última modificação: 25 de Março de 2018, 13:01:25 por Macrolook »
Comida é arte.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 25 de Março de 2018, 14:24:33
Croix essa informação não faz muito sentido... Conversei com um colega de trabalho alemão e ele me fale que o programa de aprendizado é para quem quer seguir carreira na área mas existem as posições normais com salário normal. E inclusive o programa de aprendizado você tem que estudar e trabalhar, seria um programa de ensino prático teórico, e os valores recebidos girariam em torno de 700~1000 euros/ mês.

Ele esta errado. Cabelereiro, trabalhar em mercado, vendedor, entre muitas outras areas ganham menos de 300€ por mes (por 3 anos). Para vc ter uma ideia, o salario minimo na Alemanha eh por volta de 1300€ para amaioria dos trabalhos (se trabalharem 40 horas semanais).

Esse valor entre 800 e 1300 sao so para os trabalhos de aprendizados que pagam mais, e esses sao apenas por volta de 5 trabalho aprendizado que paga isso, entre eles sao enfeimagem, policial e os demais eu nao sei.

Vc ate pode ser aceito para trabalhar em um mercado sem ausbildung, mas so para minijobs (bicos de meio periodo), em que vc nao tem seguro social e de saude pago pelo empregador e ganha no maximo 450€ por mes. Nao pode ganhar mais do que isso por lei.

E muitas areas vc eh obrigado por lei a ter ausbildung para trabalhar na area, como vendedor de eletro domesticos, joias, etc... mas nao caixa de mercado.

No momento a Alemanha precisa muito de infermeiros e nao tem infermeiros suficiente trabalhando na area. Na verdade tem muitos infermeiros, principalmente entre imigrantes e refugiados que poderiam estar trabalhando na area, mas so podem trabalhar se fizerem ausbuldung. E muitos que passaram anos estudando na area nao desejam passar mais anos estudando o que ja estudaram e sabem, ganhando menos, e acabam procurando outro emprego. E isso acontece em muitas areas que faltam profissionais, nao so em enfermagem.

Uma dica, Alemaes nao costumam ser sinceros e realistas sobre a Alemanha. Por mais que eles digam que nao sao patriotas, eles dificilmente vao aceitar falar de problemas na Alemanha, principalmente quando um estrangeiro questiona. Eles tendem a racionalizar, justificar ou terem explicacoes muito teoricas que nada tem a ver com a realidade, falando que eh eficiente, logico, funciona, quando evidentemente nao eh bem assim.

O curioso eh que estava sendo discutido sobre isso mesmo no Reddit. Na comunidade AskEurope, perguntaram quais paises na Europa as pessoas dizem nao serem patriotas quando na verdade sao patriotas. E o que eu disse no paragrafo acima era justamente o que estava sendo dito la em respeito da Alemanha.

Mas como eu disse antes, Ausbildung eh muito valido para dar formacao em muitas areas profissionais, focado no que realmente interessa na pratica e em tempo mais curto do que estudando somente teoria em universidade. Mas para pratalhar em supermercado e vendedor de loja eh totalmente desnecessario na pratica.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 25 de Março de 2018, 15:01:18
Uma coisa eh certa, oferecer trabalho em troca de visualizacao e experiencia para alguem que ja eh experiente, ja eh falta de educacao mesmo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 25 de Março de 2018, 15:05:22
É o que acontece no Brasil, universidade virou negócio, e que se dane se o mercado vai absorver ou não, o MEC é uma piada de mal gosto, e quando se trata de serviços cujo mercado está saturado de profissionais e os empresários não querem pagar o que valem, vem o governo e cria os tecnólogos, mais baratos que os universitários... instaura-se o caos, muitos diplomas, poucas vagas, e essas poucas que restam são disputadas a qualquer preço, quem ganha com isso? Os empresários... que podem escolher a quem vão esfolar e distribuir migalhas, se esse é o mercado, sinto muito, deveria mudar de nome para senzala.
E tem muitos que já se conformaram com o sistema e diz que é assim e pronto... muitos preferem a pílula azul mesmo.

Bingo!  :clap:
A maioria do pessoal que se formou comigo em 2016 sequer conseguiram um emprego após a graduação. Já passou dos 18 meses de carência do FIES e agora tem que se virar.
O governo queria criar formandos de qualquer jeito (como ocorreu há pouco tempo), mas o ensino em si não melhorou (a USP que é pública, caiu no ranking das melhores universidades da América Latina...imagine as privadas). Quem gastou mais de R$ 80k numa faculdade durante 4 ou 5 anos, agora tem que se contentar em ganhar uma merreca, ou nem isso. Acho que ganhar uma merreca ainda é melhor do que estar desempregado na época mais produtiva da vida.
O resto é como o Macrolook descreveu bem...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 25 de Março de 2018, 16:28:03
É o que acontece no Brasil, universidade virou negócio, e que se dane se o mercado vai absorver ou não, o MEC é uma piada de mal gosto, e quando se trata de serviços cujo mercado está saturado de profissionais e os empresários não querem pagar o que valem, vem o governo e cria os tecnólogos, mais baratos que os universitários... instaura-se o caos, muitos diplomas, poucas vagas, e essas poucas que restam são disputadas a qualquer preço, quem ganha com isso? Os empresários... que podem escolher a quem vão esfolar e distribuir migalhas, se esse é o mercado, sinto muito, deveria mudar de nome para senzala.
E tem muitos que já se conformaram com o sistema e diz que é assim e pronto... muitos preferem a pílula azul mesmo.

Bingo!  :clap:
A maioria do pessoal que se formou comigo em 2016 sequer conseguiram um emprego após a graduação. Já passou dos 18 meses de carência do FIES e agora tem que se virar.
O governo queria criar formandos de qualquer jeito (como ocorreu há pouco tempo), mas o ensino em si não melhorou (a USP que é pública, caiu no ranking das melhores universidades da América Latina...imagine as privadas). Quem gastou mais de R$ 80k numa faculdade durante 4 ou 5 anos, agora tem que se contentar em ganhar uma merreca, ou nem isso. Acho que ganhar uma merreca ainda é melhor do que estar desempregado na época mais produtiva da vida.
O resto é como o Macrolook descreveu bem...

Por pior que a situação seja no Brasil, em outros países ela não é muito melhor -- só que por motivos diferentes.

No Brasil o sujeito pode não arranjar emprego por conta da atual situação econômica, mas nos EUA o problema é pior: lá o número de pessoas com diploma universitário é bem maior, o que significa que a sua formação vale menos. Pra piorar, em vários países a educação universitária não é gratuita, nem mesmo em universidades públicas.

O formado americano pode começar a vida profissional dele após a universidade com um débito na casa de US$ 400.000: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37090687

Na Nova Zelândia a situação é menos ruim, mas ainda existe: minha esposa neozelandeza, estudando a vida toda dela na NZ, tem um débito perto dos US$ 100.000, pois além da graduação ela também fez mestrado, doutorado e uma graduação em psicologia clinica.

No Brasil pelo menos existem universidades públicas que não cobram mensalidade, e universidades particulares que são bem menos caras que as americanas. Bolsas para mestrado e doutorado no Brasil também são bem mais abundantes, e programas de financiamento público também são mais numerosos do que em outros países (Prouni, SISU cobrem custos gerais e FIES financia em taxas mais baixas, etc).

Imagina pro americano começando a vida com todas as dificuldades, e ainda tendo meio milhão de dólares de débito. Eu e minha esposa também estamos começando nossas vidas, dinheiro e renda são preocupações normais de um casal jovem -- financiar uma casa, ter filhos e todo o resto depende de dinheiro -- e nós vamos ter que começar essa jornada com um débito de 100.000 dólares. Pro americano isso é ainda pior, pois aqui na NZ os juros muitas vezes não são cobrados em certas ocasiões. E já no Brasil isso é o tipo de coisa que muitos brasileiros desconhecem por completo e não precisam enfrentar (eu incluso), ou enfrentam em um nível bem menor.
« Última modificação: 25 de Março de 2018, 16:45:26 por Bucephalus »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 26 de Março de 2018, 07:19:19
Pela conversa em outro topico, parece que fotografos de eventos hoje ja nem aprendem mais (e assim nao sabem), a controlar a luz do flash com a lente.

Se eh isso mesmo, eu nao acho nada absurdo que pessoas nao queriram pagar fotografos. Sinceramente eu nao iria querer pagar um fotografo de evento que nao sabe manipular um flash, e fotografa o evento todo em uma unica abertura.

Macrolook, eu nao estou insinuando que seja o seu caso (espero que nao, nao me faca passar vergonha).


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 26 de Março de 2018, 07:44:54
Por pior que a situação seja no Brasil, em outros países ela não é muito melhor -- só que por motivos diferentes.

No Brasil o sujeito pode não arranjar emprego por conta da atual situação econômica, mas nos EUA o problema é pior: lá o número de pessoas com diploma universitário é bem maior, o que significa que a sua formação vale menos. Pra piorar, em vários países a educação universitária não é gratuita, nem mesmo em universidades públicas.

O formado americano pode começar a vida profissional dele após a universidade com um débito na casa de US$ 400.000: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37090687

Na Nova Zelândia a situação é menos ruim, mas ainda existe: minha esposa neozelandeza, estudando a vida toda dela na NZ, tem um débito perto dos US$ 100.000, pois além da graduação ela também fez mestrado, doutorado e uma graduação em psicologia clinica.

No Brasil pelo menos existem universidades públicas que não cobram mensalidade, e universidades particulares que são bem menos caras que as americanas. Bolsas para mestrado e doutorado no Brasil também são bem mais abundantes, e programas de financiamento público também são mais numerosos do que em outros países (Prouni, SISU cobrem custos gerais e FIES financia em taxas mais baixas, etc).

Imagina pro americano começando a vida com todas as dificuldades, e ainda tendo meio milhão de dólares de débito. Eu e minha esposa também estamos começando nossas vidas, dinheiro e renda são preocupações normais de um casal jovem -- financiar uma casa, ter filhos e todo o resto depende de dinheiro -- e nós vamos ter que começar essa jornada com um débito de 100.000 dólares. Pro americano isso é ainda pior, pois aqui na NZ os juros muitas vezes não são cobrados em certas ocasiões. E já no Brasil isso é o tipo de coisa que muitos brasileiros desconhecem por completo e não precisam enfrentar (eu incluso), ou enfrentam em um nível bem menor.

Sim, concordo com tudo.
Não sei como funciona na NZ, mas nos EUA e até no Japão, curso superior geralmente é pra quem tem dinheiro ou é muito inteligente (obtenção de bolsas de estudo ou financiamentos através de empresas). Quem não se encaixa nisso, aí se endivida mesmo, visto que a educação por lá é bem mais cara.
O que questiono no Brasil é a qualidade da educação em todos os níveis, desde o fundamental a pós-graduação (exceto cursos strictu-sensu, em que a seleção dos candidatos é bem mais rigorosa). Fiz a minha pós com pessoas que mal sabiam escrever uma redação corretamente. Desde a década passada, o número de faculdades cresceu bastante, mas a qualidade do ensino piorou. Matéria de 2012, mas que continua refletindo o que ocorre hoje:

https://exame.abril.com.br/brasil/pesquisa-revela-baixa-qualidade-do-ensino-superior/

Claro que não estou generalizando. Existem faculdades privadas excelentes por aqui.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 26 de Março de 2018, 07:46:32
Pela conversa em outro topico, parece que fotografos de eventos hoje ja nem aprendem mais (e assim nao sabem), a controlar a luz do flash com a lente.

Se eh isso mesmo, eu nao acho nada absurdo que pessoas nao queriram pagar fotografos. Sinceramente eu nao iria querer pagar um fotografo de evento que nao sabe manipular um flash, e fotografa o evento todo em uma unica abertura.

Macrolook, eu nao estou insinuando que seja o seu caso (espero que nao, nao me faca passar vergonha).

Então um cara que usa o flash em TTL não merece ser pago na sua concepção? Te garanto que aqui no fórum a maioria (Que ganha a vida com fotografia) usa, alias, o cara usar o flash em manual, fixo em uma potencia e controlando a luz na abertura é uma técnica que só vejo os fotógrafos da época do filme usando.

Evandro Rocha, um dos fotógrafos mais bem pagos do Brasil, disse em uma palestra que só usa TTL e não domina o modo manual, prefere se preocupar com outras coisas no momento do clique.

Ou eu não entendi direito, ou o que você falou não faz muito sentido!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #24 Online: 26 de Março de 2018, 09:26:48
Acho (pelo que EU entendi) que o Marcio se referiu aos fotógrafos que não sabem utilizar o flash corretamente, e querem utilizar grandes aberturas da lente para compensar isso. Não posso afirmar pois não sei qual o tópico que ele se referiu.

Se foi neste sentido que ele quis se expressar, também concordo. O que mais se vê nos grupos do Facebook são pessoas que procuram uma câmera full frame e uma lente clara, pois sequer sabem utilizar o flash corretamente nos eventos (nem no modo TTL).


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 26 de Março de 2018, 09:54:55
Acho (pelo que EU entendi) que o Marcio se referiu aos fotógrafos que não sabem utilizar o flash corretamente, e querem utilizar grandes aberturas da lente para compensar isso. Não posso afirmar pois não sei qual o tópico que ele se referiu.

Se foi neste sentido que ele quis se expressar, também concordo. O que mais se vê nos grupos do Facebook são pessoas que procuram uma câmera full frame e uma lente clara, pois sequer sabem utilizar o flash corretamente nos eventos (nem no modo TTL).

Mas ai é achar que ISO 12800 e lente f/1.4 dispensam uso de modificadores de luz, o que é um erro grotesco.

Acho que a "corrida do ISO alto" faz algumas pessoas esquecerem que luz não é só quantidade, mas também qualidade.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #26 Online: 26 de Março de 2018, 10:51:08
Mas ai é achar que ISO 12800 e lente f/1.4 dispensam uso de modificadores de luz, o que é um erro grotesco.

Acho que a "corrida do ISO alto" faz algumas pessoas esquecerem que luz não é só quantidade, mas também qualidade.

Sim, foi neste sentido que quis me expressar.
Tem muitas pessoas que fazem parte dos grupos de fotografia no Facebook e desejam uma câmera full frame exclusivamente para usar ISO elevado + uma lente clara. Pra eles uma lente f/4 é escura demais e f/2.8 é bem clara... :D
Na maioria dos casos relatados, um modificar de luz (flash externo principalmente) já resolveria o problema. Mas preferem elevar o ISO e abrir o diafragma pq não sabem usar o flash corretamente.

Não coloco prints aqui pois não tenho a intenção de menosprezar e/ou difamar, mas rola muitos absurdos até mesmo com fotógrafos experientes.  :D
Uma das perguntas que mais rola por ali é: "Num casamento, vcs utilizam o flash rebatido no teto ou direto?". A pessoa nem conhece o local e tampouco as condições do local e soltam essas pérolas.




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #27 Online: 26 de Março de 2018, 11:38:43
Opiniões divergem e muito neste assunto, como sempre, alguns enxergam que não há nada demais em ser explorado, outros veêm como ganho de experiência, mas a maioria, como eu, ficam bem putos da vida, minha visão deve ser muito limitada mesmo, quem sabe, um dia, possa ver com outra pespectiva, talvez, mas ainda vejo do seguinte modo:

Como o carrasco que está apenas cumprindo seu dever.

Igual a um vírus, que apenas faz o que tem que ser feito (nem aí se matar o seu hospedeiro).

Tipo um traficante de drogas, que, de certo modo é apenas um negócio ilícito.

Como um pedófilo, que segue apenas suas necessidades e seu gatilho...

Semelhante a exploração infantil, se puder sequestrar e obrigar a trabalhar, melhor para a "empresa".

Desculpem ser simplista e exagerado, mas essa é a minha visão. :D

Tudo bem, vc pode ter a visão que quiser (sim, eu acho simplista e exagerado, mas esta é somente a minha opinião; longe de ser a verdade absoluta). Mas note que, fora o carrasco, tudo que vc comparou é ou ilegal ou biologicamente nocivo. O carrasco, apesar de fazer um trabalho questionável, é somente o executor de uma forma de justiça (sem entrar na discussão sobre pena de morte) e, pra aquela sociedade, está executando um trabalho útil como outro qualquer. Na verdade, uma execução por um carrasco seria uma forma de tornar a justiça impessoal, eliminando o caráter de vingança.

Eu compararia seu ex-amigo àquele pessoal que fica no shopping espirrando perfume nas pessoas. A "sprayzada" é de graça, mas a pessoa está ali tentando obter uma vantagem de você, que é vender o perfume.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 26 de Março de 2018, 12:02:31
Acho (pelo que EU entendi) que o Marcio se referiu aos fotógrafos que não sabem utilizar o flash corretamente, e querem utilizar grandes aberturas da lente para compensar isso. Não posso afirmar pois não sei qual o tópico que ele se referiu.

Se foi neste sentido que ele quis se expressar, também concordo. O que mais se vê nos grupos do Facebook são pessoas que procuram uma câmera full frame e uma lente clara, pois sequer sabem utilizar o flash corretamente nos eventos (nem no modo TTL).

Poxa, eh mais comum do que eu imaginava, pq vc entender muito preciamente sem nem mesmo saber do topico que eu me referia. Mas eh exatamente isso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 26 de Março de 2018, 12:06:16
Sim, foi neste sentido que quis me expressar.
Tem muitas pessoas que fazem parte dos grupos de fotografia no Facebook e desejam uma câmera full frame exclusivamente para usar ISO elevado + uma lente clara. Pra eles uma lente f/4 é escura demais e f/2.8 é bem clara... :D
Na maioria dos casos relatados, um modificar de luz (flash externo principalmente) já resolveria o problema. Mas preferem elevar o ISO e abrir o diafragma pq não sabem usar o flash corretamente.

Não coloco prints aqui pois não tenho a intenção de menosprezar e/ou difamar, mas rola muitos absurdos até mesmo com fotógrafos experientes.  :D
Uma das perguntas que mais rola por ali é: "Num casamento, vcs utilizam o flash rebatido no teto ou direto?". A pessoa nem conhece o local e tampouco as condições do local e soltam essas pérolas.

Se esse tipo de fotografo domina ou eh muito numeroso no mercado, entao eh totalmente compreensivel que haja as pessoas nao vejam valor no fotografo (preferem achar um que faca de graca do que pagar), pq pagando parece nao ser nenhuma garantia de que o fotografo de fato "sabe fotografar".