Autor Tópico: Perguntas sobre o sistema antes da compra  (Lida 2458 vezes)

isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Online: 15 de Março de 2018, 14:21:27
Boa tarde a todos.

Já uso Canon profissionalmente.
Também possuo uma Olympus PEN mini e-pm1.

Gostaria de investir e migrar para esse sistema.
Uso profissional em eventos.

Tenho dúvidas em relação ao sistema de foco a noite;
Se tem algum rádio que emita luz de af pra ajudar no foco;
Lentes de custo intermediário (exemplo 17-50mm tamron) podem ser fixas também;
E câmera adequada pra trabalho a noite. (não é nem pelo iso, mas velocidade e precisão de foco)

Sucesso e ótimo dia.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2018, 15:38:02
Migrar de sistema é sempre complicado.

Primeiro pergunte-se porque quer migrar? Coloque no papel prós e contras.

Olympus aqui no brasil se não me engano não tem assistência e é difícil achar equipamentos. Vai ter alguém que traga de fora para você?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2018, 16:11:24
Migrar de sistema é sempre complicado.

Primeiro pergunte-se porque quer migrar? Coloque no papel prós e contras.

Olympus aqui no brasil se não me engano não tem assistência e é difícil achar equipamentos. Vai ter alguém que traga de fora para você?

Brigado amigo.

Fiquei atraído pelo fato de ser mirrorless, fotografar pelo lcd e já vejo como a foto vai ficar, sistema de foco de dia achei muito bom. Já a noite senti dificuldades, pois meus radios tx não emitem luz de af com ela.

O fato de ser micro 4/3 é um fator que me atrai muito, pois a profundidade de campo é até excelente pra eventos.

Só encontrei vantagens, mas chegou no ponto do foco... Então nesse sentido não sei se vale a pena. A coisa mais importante pra mim na fotografia social é o que está foco.


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2018, 16:37:02
Brigado amigo.

Fiquei atraído pelo fato de ser mirrorless, fotografar pelo lcd e já vejo como a foto vai ficar, sistema de foco de dia achei muito bom. Já a noite senti dificuldades, pois meus radios tx não emitem luz de af com ela.

O fato de ser micro 4/3 é um fator que me atrai muito, pois a profundidade de campo é até excelente pra eventos.

Só encontrei vantagens, mas chegou no ponto do foco... Então nesse sentido não sei se vale a pena. A coisa mais importante pra mim na fotografia social é o que está foco.
Eu não sou fotógrafo profissional, mas o foco das m43 é muito bom de modo geral, mesmo com pouca luz. Em situações muito escuras, um flash com focus assist deve ajudar muito. Mas tem que checar se funciona. Eu, por exemplo, tenho um Nissin i40 mas o focus assist não funciona com m43.

Enviado de meu SM-G955U usando Tapatalk



CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2018, 16:49:15
Na Olympus: corpos OM-D tem luz de assistência de foco no próprio corpo (não sei se todos os modelos).
Para o meu uso (não profissional), o foco é excelente. A velocidade depende muito da lente (usei a pana 45mm macro na semana passada e dava preguiça a lerdeza para focar).

Assistência técnica Olympus existe no Brasil, inclusive com garantia Américas, se a câmera for comprada na B&H, por exemplo.
Não sei se a Panasonic tem assistência técnica no Brasil.

Lentes: correspondente a Tamron 17-50 seria a Pana 12-35 ou Oly 12-40, só que muito mais caras.
Lentes fixas são uma ótima pedida, mas sempre no mercado de usados ou comprando fora do Brasil, não há revenda oficial de m4/3 no Brasil. Isso pode dificultar o uso profissionalmente.


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2018, 16:58:41
Na Olympus: corpos OM-D tem luz de assistência de foco no próprio corpo (não sei se todos os modelos).
Para o meu uso (não profissional), o foco é excelente. A velocidade depende muito da lente (usei a pana 45mm macro na semana passada e dava preguiça a lerdeza para focar).

Assistência técnica Olympus existe no Brasil, inclusive com garantia Américas, se a câmera for comprada na B&H, por exemplo.
Não sei se a Panasonic tem assistência técnica no Brasil.

Lentes: correspondente a Tamron 17-50 seria a Pana 12-35 ou Oly 12-40, só que muito mais caras.
Lentes fixas são uma ótima pedida, mas sempre no mercado de usados ou comprando fora do Brasil, não há revenda oficial de m4/3 no Brasil. Isso pode dificultar o uso profissionalmente.
Falando em lentes, concordo que a 12-35 2.8 e a 12-40 são muito boas. Para lugares com pouca luz vai ter que usar flash, é claro. Se estiver querendo uma prime mais clara, estou vendendo a minha Olympus 17mm 1.8 que é muito boa. Abs

Enviado de meu SM-G955U usando Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2018, 17:56:41
Nem a pau que eu migraria tudo para M4/3 ainda mais se você trabalha profissionalmente com fotografia.
Antes que comecem os mimimis de tudo o que o sistema M4/3 pode oferecer em qualidade, eu quero dizer que por mais que o sistema esteja maduro, ele não irá oferecer a mesma qualidade (ruído em ISO, textura de retratos, etc..), a ergonomia não é a mesma (e não pense que ser mais leve é necessariamente melhor pois o leve peso trará botões e pegada ruim), as baterias tem pelo menos 60% menos de duração.

Minha sugestão, siga com sua ideia de investir em M4/3, mas para ser um sistema paralelo que você pode até usar em conjunto com a sua Canon para trabalhos profissionais. Se, após 1 ano ou uns 10 a 15 trabalhos que você usou a M4/3 te der realmente confiança, aí siga em frente com essa ideia.

Eu falo por própria experiência, já tive M4/3 como hobby (gostei mas jamais seria meu sistema único), tentei migrar de Nikon FX para Fuji e me arrependi. Cada é um é cada um, mas minha opinião é essa.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2018, 18:23:24
Antes que comecem os mimimis de tudo o que o sistema M4/3 pode oferecer em qualidade, eu quero dizer que por mais que o sistema esteja maduro, ele não irá oferecer a mesma qualidade (ruído em ISO, textura de retratos, etc..), a ergonomia não é a mesma (e não pense que ser mais leve é necessariamente melhor pois o leve peso trará botões e pegada ruim), as baterias tem pelo menos 60% menos de duração..

Minha experiência foi diferente. Usei sistema APS-C, achei grande demais.
Troquei para m4/3 e estou satisfeito.
Nunca testei FF, mas como é ainda maior que APS-C, nem pretendo testar.
Reforçando: meu uso é apenas hobby.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2018, 18:24:40
Minha sugestão, siga com sua ideia de investir em M4/3, mas para ser um sistema paralelo que você pode até usar em conjunto com a sua Canon para trabalhos profissionais. Se, após 1 ano ou uns 10 a 15 trabalhos que você usou a M4/3 te der realmente confiança, aí siga em frente com essa ideia.

Sensato


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2018, 07:40:03
Minha experiência foi diferente. Usei sistema APS-C, achei grande demais.
Troquei para m4/3 e estou satisfeito.
Nunca testei FF, mas como é ainda maior que APS-C, nem pretendo testar.
Reforçando: meu uso é apenas hobby.

Para uso em hobby realmente o fator tamanho conta, e estou tentado em testar uma go pro pela versatilidade e por ser prova d'água, quando o uso é hobby você pode ficar horas e horas acertando uma única foto, ajustando a granulação até ela se tornar uma obra prima.

Fazer isso profissionalmente não é possível, você precisa acertar a foto no tempo mais curto possível, replicar o efeito para as demais, analisar uma a uma fazendo um breve ajuste fino (as vezes passa de mil fácil) e finalmente revisar uma a uma para garantir que elas estão homogêneas... quando mais pronta a foto for melhor... como disse o Thales, um sistema FF dá muito mais garantias e facilidades no pós por causa de um ISO não tão granulado, por um sistema de foco como na D750 que vai garantir uma precisão maior... bateria que dura mais... etc.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Março de 2018, 09:35:37
Bem, gosto bastante do m4/3, não uso profissionalmente mas tenho a opinião do Thales também - talvez seja bom pegar um corpo mais moderno e uma ou duas lentes e fazer testes para ver se o sistema te atende. Especialmente quando envolve ganha-pão, compra de equipamento deve ser algo bem pensado.

Não use sua Pen E-PM1 como parâmetro - ela está gerações atrás do que é o m4/3 hoje (sei disso pois ainda tenho uma E-P1, que é da mesma época). A performance em low light melhorou MUITO, especialmente nas últimas câmeras - e eu tenho uma GX85 que faz autofoco com -5EV, coisas que muitas câmeras maiores não fazem. Porém, se o tipo de evento que você faz tem muito movimento, um sistema de foco por PDAF de uma DLSR é (ainda) mais confiável.

Sobre luz de af no flash: não sei de nenhum flash para m4/3 que tenha luz que funcione nele - talvez porquê a maioria dos corpos m4/3 tenha luz de af integrada. Eu recomendaria os flashes da Godox, estão com um sistema de rádio muito interessante - que inclusive agora permite uso de TTL e HSS mesmo em flashes Godox para outros sistemas.

Eu começaria pegando um corpo usado mais atual (E-M10 II + grip auxiliar, por exemplo), e uma lente como a Olympus 45mm 1.8, e faria testes especialmente com o foco (usando f/1.8 e também f/2.8, para ver se as zooms da Olympus / Panasonic lhe atenderiam), mais um flash também não caro (comprei um TT350 da Godox e achei bom), antes de mudar completamente de sistema.

Quanto à garantia: Olympus compradas em qualquer país das Americas (Norte, Central ou Sul) tem garantia nacional - mas o conserto sempre demora um bocado, ás vezes meses. Panasonic não tem garantia no Brasil.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


isadoraferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2018, 09:16:02
Vlw gente por participarem do tópico.

Realmente tem prós e contras. Eu amei o sistema m43, mas tem alguns pontos que foram comentados e são verdades.

A pegada pra mim é a principal. Não se compara a uma dslr.
O iso pra mim não é um fator que me incomoda, pois uso iso 100 400 no máximo 800. Ou seja, curto um flash.
Já velocidade a minha não é rápida.

Acho que vou fazer como comentado e manter os dois sistemas, deixar passar 1 ano e  ver o que eu gosto. Mas não pretendo abandonar o m43, pois tudo na plataforma me atraiu.

Até a profundidade de campo que para alguns incomoda, pra mim é fator a favor. Mais fácil de te uma foto com foto cravado. Faz um tempo que curto mais o que está em foco do que desfoque.