Autor Tópico: Olympus E-M1 II X Panasonic Lumix G9 - análise comparativa completa!  (Lida 5300 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino




Comparativo aprofundado entre os mais recentes topos de linha para still da Panasonic e Olympus MFT.
Vale muito a pena a leitura para conhecer em detalhes as cameras e seus recursos únicos..
Sensores pequenos em cameras sofisticadas, robustas e com muitos recursos interessantes e exclusivos!

https://mirrorlesscomparison.com/panasonic-vs-olympus/g9-vs-em1-mark-ii/


RECURSOS EXCLUSIVOS DA OLYMPUS E-M1 II:

Live Composite: merges different long exposures into a RAW or JPG file by saving the brightest pixels, useful for fireworks, light painting and star trails

Live Time: very useful as well, it creates long exposures with live view on your LCD screen so you can see how the image is coming along and when to end the exposure

Extra bracketing modes: flash, ISO and Art Filters

Preset MF: allows you to set a specific focus distance for the lens to go to when switching to manual focus mode

Keystone Compensation: corrects the perspective of buildings captured from the bottom, or deliberately exaggerates them

Fisheye Compensation: it allows you to use the 8mm f1.8 Fisheye as a normal wide angle lens by correcting the distortion and it works with live view

Copyright settings: adds the name of the photographer and copyright holder to the EXIF data of the images

Flicker Scan: useful when using the electronic shutter with LED lights, it shows in the EVF or LCD how much flickering there is so that you can select an optimal shutter speed to minimise it.



RECURSOS EXCLUSIVOS DA LUMIX G9:

Stop Motion Animation: creates an animated film frame-by-frame with live view and saves the result as a 4K video

Aperture Bracketing: takes a sequence of images with different aperture values

4K Live Cropping: creates zoom or pan movements from a single static shot (the camera uses the 4K resolution to crop the video and saves the result in 1080p)

Bluetooth: it extends the wireless capabilities by maintaining a constant connection between your phone and the camera and sends images automatically without draining too much battery life. It can also turn the camera on and off, synchronise the clock / time zone, geotag your images while they’re being captured and save the camera’s setup to your smartphone.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2018, 10:29:13
Ou seja, como esperado, a G9 janta a E-M1 II...

Me impressiona a Olympus insistir com aquele horripilante sistema de menus.

Só que faltou o principal nesse review "completo", amostras de vídeo 4K, principalmente em baixa luz. Os exemplos que vi a colocam em outro patamar, ruido baixissimo e um codec sensacional.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2018, 12:20:56
a G9 parece mais uma DSLR do que uma mirrorless, muito grande. acho que ela fugiu um pouco do propósito do sistema M4/3.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2018, 14:30:59
a G9 parece mais uma DSLR do que uma mirrorless, muito grande. acho que ela fugiu um pouco do propósito do sistema M4/3.

Concordo demais. Eu nem curto tanto a EM1 por ser um pouco maior que a 5. Prefiro manter uma das características que mais me atraiu no sistema, que foi tamanho reduzido.
Eu só teria panasonic se vídeo fosse essencial. Fora isso, vou de Oly mesmo. ah sim, uma LX100 na minha mão, eu aceitava bem, hehe. De resto, fico com Olympus.
« Última modificação: 18 de Março de 2018, 14:32:16 por Helena Bsb »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2018, 15:33:44
Concordo demais. Eu nem curto tanto a EM1 por ser um pouco maior que a 5. Prefiro manter uma das características que mais me atraiu no sistema, que foi tamanho reduzido.
Eu só teria panasonic se vídeo fosse essencial. Fora isso, vou de Oly mesmo. ah sim, uma LX100 na minha mão, eu aceitava bem, hehe. De resto, fico com Olympus.

É por ai Helena! Concordo com vc e o Adriano: por melhor que seja a G9 em relação à EM1 II (diferença mínima), acho um trambolho comparada com outras mirrorles, incluindo a FF Sony A7III , que é menor e quase na mesma faixa de preço (apenas 200 dolares a mais..), obviamente q tem q se considerar o tamanho das lentes, item decisivo comparando com FF, mas nao entre M4/3.  Li o comparativo com atençao e apesar da G9 ser 1 ano mais recente que a EM1 II,  tem recursos praticamente identicos (copia meio descarada de muitos rsrs..), levando vantagem em alguns casos bem especificos e desvantagens em outros, considerando que o comparativo foi feito antes a atualizaçao do novo firmware da EM1 II, então, algumas avaliaçoes poderiam mudar.. Elas por elas nao compraria nenhuma pelo preço atual e tamanho, principalmente, mas curto muito mais os recursos exclusivo das das Olympus OMDs (keystone para arquitetura, Live Composite, Live Time para fotos noturnas, etc..)  e quem sabe, daqui há um ou 2 anos, qdo os preços despencarem posso reconsiderar uma E-M1 II..
« Última modificação: 18 de Março de 2018, 15:49:53 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2018, 16:12:15
Ou seja, como esperado, a G9 janta a E-M1 II...

Me impressiona a Olympus insistir com aquele horripilante sistema de menus.

Só que faltou o principal nesse review "completo", amostras de vídeo 4K, principalmente em baixa luz. Os exemplos que vi a colocam em outro patamar, ruido baixissimo e um codec sensacional.

Poxa, lendo a matéria nao vi em lugar nenhum que a G9 "janta" a E-M1 II, mas similaridades e vantagens tanto de uma quando de outra em relaçao a situaçoes especificas, como  foco continuo (EM1-II), still (G9) e outros detalhes (resoluçao do EVF, DfD, video), mesmo considerando que a G9 foi lançada 1 ano depois da E-M1 II, que por sua vez  ainda nao tinha o novo firmware instalado nesse comparativo. O próprio autor da matéria diz textualmente, depois do exaustivo teste que ".. a verdade é que, se eu tivesse que comprar um desses dois produtos para mim, eu teria um momento muito difícil de tomar uma decisão." Mas para quem encara a faixa de preço, necessita de algumas caracteristicas só encontradas nesse modelo e lentes, já tem um set da marca, além de ser fã, fica fácil a escolha..

Em relação s sua afirmaçao da "..Olympus insistir com aquele horripilante sistema de menus" parece trauma da sua parte hahaha.. Sem dúvida o sistema das Panas é muito mais intuitivo, nao tem como discordar,  o que deve ser muito importante para o usuário leigo ou de primeiro contato com o sistema, mas os menus das Olys são "rapidamente"  assimilados, leia-se, em poucos dias  :D por qualquer usuário que lê manuais ou pesquisa no google.. Atualmente nao tenho problema algum com esses menus, além do que, a um click de botão  tem-se  o prático Super Control Painel, que dá acesso aos principais recursos da camera.

Quanto a qualidade superior do video da G9, e Panas em geral, é unanimidade, mas pelo que li e ouvi de amigos que tem produtora, a E-M1 II tem boa qualidade, mesmo que com menos opçoes.

As qualidades da G9 que a diferencia da E-M1 II, particularmente nao me atraem a ponto de optar por ela, pois ambas sao muito similares para fotografia.  Se quisesse video de qualidade superior iria de GH5/GH5S.
« Última modificação: 18 de Março de 2018, 16:15:32 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2018, 18:10:04
(...)

Em relação s sua afirmaçao da "..Olympus insistir com aquele horripilante sistema de menus" parece trauma da sua parte hahaha.. Sem dúvida o sistema das Panas é muito mais intuitivo, nao tem como discordar,  o que deve ser muito importante para o usuário leigo ou de primeiro contato com o sistema, mas os menus das Olys são "rapidamente"  assimilados, leia-se, em poucos dias  :D por qualquer usuário que lê manuais ou pesquisa no google.. Atualmente nao tenho problema algum com esses menus, além do que, a um click de botão  tem-se  o prático Super Control Painel, que dá acesso aos principais recursos da camera.

(...)

Com a Pen F, praticamente não precisa acessar menu. Tem atalho pra quase tudo!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2018, 21:01:37
Em relação s sua afirmaçao da "..Olympus insistir com aquele horripilante sistema de menus" parece trauma da sua parte hahaha.. Sem dúvida o sistema das Panas é muito mais intuitivo, nao tem como discordar,  o que deve ser muito importante para o usuário leigo ou de primeiro contato com o sistema, mas os menus das Olys são "rapidamente"  assimilados, leia-se, em poucos dias  :D por qualquer usuário que lê manuais ou pesquisa no google.. Atualmente nao tenho problema algum com esses menus, além do que, a um click de botão  tem-se  o prático Super Control Painel, que dá acesso aos principais recursos da camera.


Pois é, trauma meu e de mais um milhão de outras pessoas, é só procurar no google por "olympus horrible menus" e ir lendo hahaha...  :D

Nem o SCP salva, aquilo é muito, muito ruim.





Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2018, 21:03:51

Pois é, trauma meu e de mais um milhão de outras pessoas, é só procurar no google por "olympus horrible menus" e ir lendo hahaha...  :D

Nem o SCP salva, aquilo é muito, muito ruim.

Meu Deus, eu nunca tive qualquer problema com esses menus. é bem verdade que nunca usei panasonic pra comparar, hehe, mas nunca tive qualquer trauma dos menus olympus. Sempre lidei naturalmente com eles. Aceito testar o menu da LX100.  :D
« Última modificação: 18 de Março de 2018, 21:04:09 por Helena Bsb »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2018, 21:39:58
é tudo uma questão de adaptação. de tanto usar, sei onde está cada coisa do menu olympus.
e olhando lado a lado (tenho tanto pana quanto oly aqui) os menus da panasonic estão dispostos quase que na mesma ordem quando comparados aos da olympus. a grande vantagem dos da panasonc é que estão em letras maiores e com uma fonte mais moderna, o que facilita nem a leitura.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2018, 22:27:36
As pessoas se acostumam, mas isso não faz de uma coisa ruim boa.

Tipo, no Egito um lanche bem comum é sanduiche de figado acompanhado por um copo de leite. Um monte de gente jura que isso é bom. Vai ver até vocês gostariam  :D

Na boa, você pega uma Pana/Nikon/Canon/Fuji e em 5 min domina a coisa.
« Última modificação: 18 de Março de 2018, 22:29:45 por AFShalders »


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #11 Online: 18 de Março de 2018, 23:14:29
As pessoas se acostumam, mas isso não faz de uma coisa ruim boa.

Tipo, no Egito um lanche bem comum é sanduiche de figado acompanhado por um copo de leite. Um monte de gente jura que isso é bom. Vai ver até vocês gostariam  :D

Na boa, você pega uma Pana/Nikon/Canon/Fuji e em 5 min domina a coisa.

ok. mas não pretendo usar a câmera por 5min apenas. nao demorei uma semana para me adaptar aos menus, depois de adaptado, isso deixa de ser uma questão.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2018, 14:55:57
...  no Egito um lanche bem comum é sanduiche de figado acompanhado por um copo de leite....
....

Santo Onofre de Padua  .... sanduiche de figado valei - me , com um copo de leite ... ! ... prefiro logo a morte do que figado ....  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2018, 15:10:34
Eu quando tinha 5 anos , peguei uma anemia muito forte .
Meu pai era vivo e tinha um grande amigo que era medico cirurgião.
Ele disse que no Brasil NÃO havia essa vitamina apenas na Alemanha ,
poderia consegui - la mas levava em media de 6 a 10 meses para chegar
( com certeza vinha em barco a remos pelo tempo ...  :hysterical: ) ....
Ai os dois foram conversar comigo , dizendo inclusive das minhas possibilidades
de uma morte certa e dolorosa pela extensão da anemia . Mas havia algo que poderia
me salvar que seria o figado , 3x ao dia , poderia ser frito , cozido , assado , moido , cru .
Minha resposta com 5 anos aos 2 ancioes  .... podem preparar o enterro da criança.  Já
a minha mãe.... como toda mãe  .... foi mais sutil , carinhosa e delicada comigo .... ou come ou leva uma surra de vara de marmelo . No inicio eu levava 3 surras por dia . Depois descobri uma tecnica transcendental indiana , na qual eu comia , engolia , não apanhava e vomitava 30 segundos depois ....

O tal sanduiche de figado com copo de leite , me fez lembrar dessa minha historinha e dar boas risadas  .....

Com tudo isso , SE eu tivesse a opção de escolha , iria SEM DUVIDA de olympus ....
« Última modificação: 19 de Março de 2018, 15:12:12 por bjorn »
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2018, 17:08:43
Eu quando tinha 5 anos , peguei uma anemia muito forte .
Meu pai era vivo e tinha um grande amigo que era medico cirurgião.
Ele disse que no Brasil NÃO havia essa vitamina apenas na Alemanha ,
poderia consegui - la mas levava em media de 6 a 10 meses para chegar
( com certeza vinha em barco a remos pelo tempo ...  :hysterical: ) ....
Ai os dois foram conversar comigo , dizendo inclusive das minhas possibilidades
de uma morte certa e dolorosa pela extensão da anemia . Mas havia algo que poderia
me salvar que seria o figado , 3x ao dia , poderia ser frito , cozido , assado , moido , cru .
Minha resposta com 5 anos aos 2 ancioes  .... podem preparar o enterro da criança.  Já
a minha mãe.... como toda mãe  .... foi mais sutil , carinhosa e delicada comigo .... ou come ou leva uma surra de vara de marmelo . No inicio eu levava 3 surras por dia . Depois descobri uma tecnica transcendental indiana , na qual eu comia , engolia , não apanhava e vomitava 30 segundos depois ....

O tal sanduiche de figado com copo de leite , me fez lembrar dessa minha historinha e dar boas risadas  .....

Com tudo isso , SE eu tivesse a opção de escolha , iria SEM DUVIDA de olympus ....


Isso porque você já está aperfeiçoado na tal técnica trancedental indiana, então qualquer coisa serve.  :D