Autor Tópico: Canon Powershot sx400is, como tirar o melhor dela?  (Lida 9857 vezes)

aurelianomp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 12 de Janeiro de 2018, 21:51:02
Tenho uma Canon Powershot sx400is e como tirar o melhor dela?

- Desfocar fundo


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2018, 22:17:24
Se o objetivo era desfocar fundo, sinto muito mas não pegou um boa câmera. Desfocar fundo depende de câmeras com sensores maiores e grandes aberturas, fatores que a sua câmera não possui. Caso queira tentar desfocar o fundo, tente fazer alguma foto usando a maior distância focal possível com o assunto o mais próximo possível de vc, mas já adianto que o resultado provavelmente não agradará.

No mais, estude sobre profundidade de campo.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2018, 13:44:02
1. Use o máximo de zoom possível.
2. Sobre abertura, a sx400 sempre deverá configurar a máxima possível (o que já não é muito).
3. Fique o mais próximo possível do assunto e o mais distante possível do fundo (veja no manual as distâncias mínimas de focagem).

Fonte: https://www.quora.com/How-do-I-capture-a-photo-with-the-blured-background-with-canon-powershot-SX410-IS-Please-let-me-know-with-full-description

Exemplo de foto: https://www.flickr.com/photos/gstead/31119583884/sizes/l/

E boas fotos.  :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2018, 11:37:59
Se o objetivo era desfocar fundo, sinto muito mas não pegou um boa câmera. Desfocar fundo depende de câmeras com sensores maiores e grandes aberturas, fatores que a sua câmera não possui. Caso queira tentar desfocar o fundo, tente fazer alguma foto usando a maior distância focal possível com o assunto o mais próximo possível de vc, mas já adianto que o resultado provavelmente não agradará.

No mais, estude sobre profundidade de campo.

Mito! Desfocar o fundo não depende somente da abertura do diafragma.

Depende basicamente de 3 fatores:

1. Usar o modo manual da câmera;
2.  Focar a câmera no objeto/pessoa o mais próximo possível - olhe a distância mínima de foco no manual da sua câmera. Chegue o mais próximo possível do objeto, se possível, dando um pouco de zoom;
3. Ao focar o objeto, o fundo precisa ser distante, ou seja, precisa haver uma boa distância entre o fundo que a câmera "enxerga" e o objeto em nitidez. Assim fará o desfoque naturalmente.
4. Por fim, deixe a abertura do diafragma o mais aberta possível. Não sei qual é a abertura máxima da sx400, possivelmente 3.5 ou algo assim.

Fazendo isso, conseguirá desfocar o fundo. EU conseguia isso com uma SX510 fácil, fácil.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2018, 18:11:58
Mito! Desfocar o fundo não depende somente da abertura do diafragma.

Depende basicamente de 3 fatores:

1. Usar o modo manual da câmera;
2.  Focar a câmera no objeto/pessoa o mais próximo possível - olhe a distância mínima de foco no manual da sua câmera. Chegue o mais próximo possível do objeto, se possível, dando um pouco de zoom;
3. Ao focar o objeto, o fundo precisa ser distante, ou seja, precisa haver uma boa distância entre o fundo que a câmera "enxerga" e o objeto em nitidez. Assim fará o desfoque naturalmente.
4. Por fim, deixe a abertura do diafragma o mais aberta possível. Não sei qual é a abertura máxima da sx400, possivelmente 3.5 ou algo assim.

Fazendo isso, conseguirá desfocar o fundo. EU conseguia isso com uma SX510 fácil, fácil.

Desfoque não depende só de grandes aberturas. Apenas disse que a câmera não eh boa pra isso, o que significa que são limitadas a ls situações que ele vai conseguir desfocar o fundo e não conseguirá o mesmo resultado que se costuma ver por aí.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2018, 18:12:28 por Rafa_Meira »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2018, 22:58:19
Desfoque não depende só de grandes aberturas. Apenas disse que a câmera não eh boa pra isso, o que significa que são limitadas a ls situações que ele vai conseguir desfocar o fundo e não conseguirá o mesmo resultado que se costuma ver por aí.

Eu desfocava o fundo em situações de luz do dia usando uma Sony Cibershot. Uma superzoom desfoca o fundo fácil; basta observar se tem condições de luz adequadas. O que eu acredito é que boas fotos são feitas por fotógrafos, equipamento é somente o meio.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2018, 23:38:25
Eu desfocava o fundo em situações de luz do dia usando uma Sony Cibershot. Uma superzoom desfoca o fundo fácil; basta observar se tem condições de luz adequadas. O que eu acredito é que boas fotos são feitas por fotógrafos, equipamento é somente o meio.

Cara, desfoque depende do equipamento. Boas fotos dependem do fotógrafo.  Uma Sony cibershot jamais vai ter o desfoque de uma 85mm f/1.4, mas pode fazer fotos melhores. Simples assim.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 08:59:35
Cara, desfoque depende do equipamento. Boas fotos dependem do fotógrafo.  Uma Sony cibershot jamais vai ter o desfoque de uma 85mm f/1.4, mas pode fazer fotos melhores. Simples assim.
Uma DSLR sempre terá qualidade melhor. Mas desfoque pode ser conseguido com qualquer câmera superzoom, basta ter bastante luz. Você leu o que eu comentei sobre como fazer... é só ler e aplicar ué!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2018, 12:59:28
Uma DSLR sempre terá qualidade melhor. Mas desfoque pode ser conseguido com qualquer câmera superzoom, basta ter bastante luz. Você leu o que eu comentei sobre como fazer... é só ler e aplicar ué!

A única coisa que disse que é o desfoque de superzoom não chega nem longe ao de uma câmera com sensor grande. Ou vc acha que é a mesma coisa?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2018, 23:49:16
A única coisa que disse que é o desfoque de superzoom não chega nem longe ao de uma câmera com sensor grande. Ou vc acha que é a mesma coisa?

Mesma coisa não é. Mas para usuários mais leigos, desfoque é desfoque.