Autor Tópico: Meu review da Panasonic G9  (Lida 2207 vezes)

Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Online: 17 de Março de 2018, 14:50:37
Galera,

Atendendo ao pedido do MarcioK, aqui vai um breve review da Panasonic G9.

(Marcio: depois quero ver seus vídeos com o Gimbal!)

Meu parâmetro de comparação é a GX85, que sempre achei excelente.

A G9 é grande para o padrão m43. Mas realmente a ergonomia é excelente. Pegada muito boa e botão para tudo. Segue o mesmo padrão de menu da Panasonic que é muito bom e intuitivo.







Passei 10 dias direto em NY com ela pendurada a tira colo, sem nenhum desconforto. Comprei também um strap da Peak Design, que apesar de meio caro (50 doletas) é mesmo muito prático de usar. Vale muito a pena (para quem quiser ver: https://www.amazon.com/Peak-Design-Leash-Camera-L-BL-3/dp/B07258TNZD/ref=cm_cr_arp_d_product_top?ie=UTF8)).

Andava com a G9 com a Pana 15mm e uma bateria extra no bolso tranquilamente. Aliás, nem precisei trocar a bateria, que dura bem um dia inteiro. Até mais. Como ela tem weather sealing, não me preocupava se pegasse uma chuva leve.

É uma pena que no RJ não dê para andar na rua tranquilamente com as nossas câmeras... Mas voltando ao review.

Além da excelente ergonomia, o viewfinder também é fantástico. Aliás, viewfinder era o ponto mais fraco da GX85. O pessoal reclama de distorção nas pontas, mas a mim não incomoda nada. Tipo da coisa que se ninguém falar você nem repara.

Em comparação com a GX85, achei que o sensor da G9 é um bom upgrade, com muito mais dynamic range (latitude?). Senti que os arquivos RAW dão bem mais espaço para edição. Especialmente para salvar áreas estouradas.

Nessas fotos dá para reparar como recuperei bastante o céu. Não acredito que a GX85 faria isso tão bem:

Original




Editada




Original




Editada



Essa aqui já é uma comparação direta. As fotos estão superexpostas em uns 5 stops e depois tentei recuperar os 5 stops no Lightroom. A diferença é gritante. Reparem próximo à lâmpada.


GX85



G9


Na recuperação de sombras, também achei muito boa a performance da G9:


Original:



Editada:


Uma característica interessante da G9 é que de modo geral as imagens dela tendem mais para o rosa/violeta (talvez para imitar um pouco as cores da Canon), enquanto a GX85 (e acredito que a GH5 também) tendem mais para o verde. Eu gostei muito desse arranjo mais rosa/violeta das cores.

Nesse vídeo do Photo By Richard, ele coloca a G9, G85, GH5 e GH5s lado a lado para testar o autofoco e dá para reparar (ainda que de forma sutil) essa diferença que estou falando:


Vi na net o pessoal apontando que na recuperação de sombras no Lightroom, as fotos da G9 tendem exageradamente ao violeta. É verdade, mas só aparece se você realmente puxar a exposição demais. O que me parece é que é justamente esse ajuste mais violeta (em vez de verde) do sensor que produz isso. Tanto que, para ajustar, é só puxar as sombras na calibração de câmera do lightroom para verde que o violeta fica controlado.

Na comparação abaixo, subexpus as fotos e depois puxei 5 stops no lightroom. No caso da G9 a imagem fica totalmente violeta. Já na GX85, ela tende ao verde.


G9 sem correção de cor


G9 corrigida


GX85 sem correção



Comparando a G9 corrigida com a GX85 sem correção, dá para ver que a foto da G9 tem muito mais detalhe do que a da GX85. É bom notar, de qualquer forma, que esses problemas só aparecem quando puxamos muito o arquivo no lightroom. Partindo de uma foto com exposição correta, esses problemas não aparecem.

Quanto ao autofoco, para fotos, a G9 é rapidíssima. E o botão de disparo é ultra sensível, para você não perder o momento da foto. Muito bom mesmo. Em vídeo, achei o autofoco significativamente melhor em comparação com a GX85. Na GX85 eu deixava o autofoco contínuo desligado para vídeos, pois não dava para usar. Na G9 deixo ligado e funciona razoavelmente bem (claro que podia ser melhor).

A qualidade de vídeo é sensacional. A estabilização é show de bola. A da GX85 já era show de bola, mas dizem que a da G9 é ainda melhor. O ponto alto do vídeo, é claro, é a capacidade de gravar em 4k 60p, que é mesmo fantástico. E a opção de filmar em 180fps em FHD é muuuuito legal. Na verdade, o principal motivo de trocar a GX85 pela G9 foram essas opções para slow motion. Pode ser cliché, mas sou muito fã de slow motion.

Aqui vai um vídeo que fiz em slow motion:


Enfim, estou gostando muito da G9. É uma câmera cara, em termo de custo benefício, acho que hoje talvez a G85 seja a melhor opção, por ter um viewfinder melhor que GX85 e entrada de microfone. Mas para quem puder esticar um pouco o orçamento, a G9 é uma grande pedida.

Logo depois que comprei a G9, lançaram a GX9 e a Sony A7III. A GX9 claramente não está na mesma categoria da G9 e não grava em 4k 60p ou 180fps. Em relação à A7III, é realmente uma câmera tentadora. Ainda assim, acho a usabilidade das Panasonic muito melhor em todos os sentidos. E a estabilização em vídeo das M43 continua anos luz à frente das FF (provavelmente por causa do tamanho do sensor).

No entanto, quando as FF tiverem estabilização equivalente, talvez eu migre para elas.

Por enquanto, estou bem feliz com as m43.

Abs!

Rodrigo



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2018, 14:34:55
BAcana, hein!!!!! :clap: :clap: :clap:


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2018, 21:52:19


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2018, 21:54:29
parece uma câmera sensacional. gostei da recuperação de luz e cores, consigo resultados semelhantes com a pen-f. eu nao compraria a G9 por causa do tamanho.

uma pergunta que tenho é: com o viewfinder eletrônico, vc encontrou uso prático para esse display na parte de cima? eu nao entendi muito pq a pana colocou esse display aí. nas dslrs ate entendo, mas em mirrorless acheio meio sem sentido.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2018, 22:00:18
parece uma câmera sensacional. gostei da recuperação de luz e cores, consigo resultados semelhantes com a pen-f. eu nao compraria a G9 por causa do tamanho.

uma pergunta que tenho é: com o viewfinder eletrônico, vc encontrou uso prático para esse display na parte de cima? eu nao entendi muito pq a pana colocou esse display aí. nas dslrs ate entendo, mas em mirrorless acheio meio sem sentido.
Para mim é totalmente inútil. Acho que é um apelo a quem gosta das DSLR.

Enviado de meu SM-G955U usando Tapatalk



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Março de 2018, 09:20:13
Excelente review - especialmente quanto à DR e as diferenças de color cast (magenta  / verde, etc). Não tinha visto em review profissional nenhum. Ótimo mesmo. :)

A diferença no color science, até onde li, foi uma mexida que a Panasonic fez exclusivamente na G9 - as outras (inclusive a GH5) tem a velha puxada para o verde que me lembro desde a GH2. Seria bacana se isso fosse replicado via atualização de firmware para as outras câmeras, mas acho dificílimo. E mostra que mesmo dentro de um fabricante, a imagem pode mudar dentro da mesma geração de sensor / chipset: parece que há diferença de imagem entre a Pen-F e a E-M1 II, por exemplo - mesmo com ambas tendo o sensor de 20mp; ou no caso da Panasonic, da GX8 para a GH5/G9, ou mesmo da GX85 para as câmeras anteriores de 16mp (em foto nem tanto, mas em vídeo o algoritmo claramente foi a base para a GH5, o vídeo da GX85 é muito superior do que o equivalente na GH4, especialmente em ruído).

O display superior de LCD é meio redundante mesmo, mas...andei traindo um pouco as mirrorless e comprei uma Fuji S5Pro usada (350 reais,  não deu pra resistir - e queria ver como eram as famosas cores do CCD dela), e eventualmente achei o LCD útil. Mas claramente é algo para quebrar resistências de usuários de DSLR.

O vídeo dela é um pouco melhor do que o da GX85 sim - pois é feito um downsample de 20mp para 4k (que dá cerca de 8mp), o que melhora a nitidez (é o motivo do vídeo da GH5 ser mais sharp - mas menos clean - que o da GH5s). A mudança no color science deve fazer uma senhora diferença também.

Quanto à GX9, é como falei no tópico dela - ela na real é uma GX95; um bom upgrade para a GX85 (talvez troque uma por outra no futuro, especialmente para usar com gimbal), mas longe de ser o que deveria ser uma sucessora para a GX8.
É uma pena, pois se tivessem feito uma G9 em corpo "rangefinder" mesmo sem o LCD em cima, compraria na hora - ser corpo rangefinder pra mim é uma "necessidade", por um motivo singelo: tiro muita foto em shows, e qualquer coisa parecida com uma DSLR é barrada na porta (para a segurança, só DSLR é "câmera profissional"), coisa que nunca me ocorreu com a GX7 ou a GX85 (só me ocorreu uma vez, com a GH2...).

Acho a G9 a melhor m4/3 realmente híbrida (tanto para fotos como para vídeo) - apesar que ainda queria ver a parte de vídeo da E-M1 II mais de perto...

E tenho o Peak Design Leash também (apesar de ser a versão anterior), pra mim é disparado o melhor neck strap que tem - discreto, ocupa pouquíssimo espaço, leve - e você tira ele quando não é necessário e move ele de câmera pra câmera em segundos.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2018, 09:51:04
A alça de pescoço (viu gente, tem as palavras em português, e funcionam, rs) da Peak Design é uma maravilha. Eu tenho a alça mais fina para câmeras compactas e comprei depois as âncoras pra colocar numa alça mais grossa que tenho aqui, pra usar com a 6D.
Tenho também a alça de mão.
Acho a Peak Design uma das marcas mais legais pra "frufrus" de fotografia atualmente. Uma pena tudo ser tão caro, mas tem coisas legais demais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2018, 14:37:02
Uma coisa que gostei muito nas ultimas "G" foi terem desistido daquele maldito acabamento em tinta emborrachada.