Autor Tópico: [Duvida] Foto escura..  (Lida 2296 vezes)

Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Online: 18 de Março de 2018, 16:11:07
Boa tarde amigos do Forum...

Ja fotografo faz algum tempo, mas nessa sexta feira passada fotografando um evento aconteceu algo que nunca tinha visto nem escutado falar.

Eu uso uma Canon 6D, aluguei uma lente para fotografar um evento na sexta passada, a lente e uma Sigma 24-70 2.8, acontece que, em qualquer abertura em 24mm a foto fica legal, normal, se eu der zoom acima dos 24mm, a proxima foto sai um pouco mais escura (inclusive pelo view finder a cena escurece tambem), a terceira foto sai mais escura ainda, e assim por diante. La pela quarta/quinta foto a imagem sai completamente escura. Alguem ja passou por isso?

Nesse evento de sexta feira eu estava utilizando flash YN 568 em modo ETTL.

Hoje fotografei de novo pela manha (sem flash), um dia super bonito, ceu azul e sol de rachar a cuca, e o mesmo aconteceu, tipo, configuracoes que estourariam a foto estavam saindo completamente escuras se fotografado em 50mm , 70mm, etc... apos o quarto/quinto clique...

Pra "arrumar o problema" instantaneamente basta voltar para 24mm e bater 1 foto, a cena fica clara e bonita novamente, a proxima foto ainda sai bonita em 70mm, da pra utilizar, mas cada foto seguinte nas mesmas configuracoes a imagem escurece cada vez mais... so voltando ao normal se eu voltar para 24mm ... o EXIF exatamente igual... nunca vi isso na vida.. vou devolver a lente amanha e reclamar, pq metade das fotos do meu evento ficaram uma porcaria...

Se alguem souber ajudar, agradeco..

OBS: Desculpem a falta de acentuacao, este teclado e maluco...
OBS2: Desculpem pelo texto eu realmente sou meio ruim para escrever exatamente o que quero.. abracos..
« Última modificação: 18 de Março de 2018, 16:12:48 por Leorreia »
~ Know your limits, but never accept them ~


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2018, 18:25:16
Lente com defeito.
Olhe se o diafragma não está ficando fechado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 19 de Março de 2018, 09:31:51
vou chover no molhado.
mas faça um teste com outra lente. se tudo voltar ao normal, já sabes onde está o problema.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Março de 2018, 10:32:58
Primeira coisa que perguntaria eh se o bracketing está ligado.

Outra coisa,testa a lente em outro corpo e a 6D com outra lente pra ver onde está o problema


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2018, 12:39:16
Primeira coisa que perguntaria eh se o bracketing está ligado.

Outra coisa,testa a lente em outro corpo e a 6D com outra lente pra ver onde está o problema

Bracketing desligado... Puts, testar a lente em outro corpo não fiz até porque só tenho um... Mas tenho 3 outras lentes e com nenhuma delas acontece isso... Hoje devolvi a lente onde aluguei, o pessoal pegou e disse que vai levar pra assistência, mostrei para eles o defeito lá no balcão, todo mundo viu o problema.. 
~ Know your limits, but never accept them ~


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2018, 12:39:57
vou chover no molhado.
mas faça um teste com outra lente. se tudo voltar ao normal, já sabes onde está o problema.

 :D :D
~ Know your limits, but never accept them ~


Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2018, 12:40:46
Lente com defeito.
Olhe se o diafragma não está ficando fechado.

Creio que seja exatamente isso, já devolvi a lente..
~ Know your limits, but never accept them ~