Autor Tópico: Como fotografar eventos: guia para não errar  (Lida 5970 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 18 de Março de 2018, 21:21:46
Achei que o Cézar foi muito feliz no seu vídeo. Com certeza irá ajudar muitos e achei a maioria das dicas bem sensatas do ponto de visto técnico.

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2018, 22:17:07
Achei que o Cézar foi muito feliz no seu vídeo. Com certeza irá ajudar muitos e achei a maioria das dicas bem sensatas do ponto de visto técnico.

Eu gostei, mas tenho meus poréns em alguns pontos... mas com certeza é mais uma ajuda para quem está se preparando para fotografar eventos. :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2018, 22:34:44
Eu gostei, mas tenho meus poréns em alguns pontos... mas com certeza é mais uma ajuda para quem está se preparando para fotografar eventos. :ok:
Diz aí quais são seus poréns.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2018, 22:47:09
Diz aí quais são seus poréns.
Um deles foi com relação ao iso 1600 logo de cara, ainda mais em câmeras de entrada, e a sugestão de não diminuir... dependendo da câmera que o camarada usar, pode acabar resultando em fotos com ruido excessivo, e levando em consideração que seria a primeiro evento do fotógrafo, ele poderia não levar isso em consideração e só descobrir no computador em casa. A redução desse iso para 800 não iria produzir tantos ruídos em câmeras de entrada e não iria prejudicar a iluminação da cena, na maioria dos casos.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2018, 08:43:15
Um deles foi com relação ao iso 1600 logo de cara, ainda mais em câmeras de entrada, e a sugestão de não diminuir... dependendo da câmera que o camarada usar, pode acabar resultando em fotos com ruido excessivo, e levando em consideração que seria a primeiro evento do fotógrafo, ele poderia não levar isso em consideração e só descobrir no computador em casa. A redução desse iso para 800 não iria produzir tantos ruídos em câmeras de entrada e não iria prejudicar a iluminação da cena, na maioria dos casos.

Já usei ISO 1600 na minha 40D com uma lente 2.8. Não achei as fotos destrutivas, claro sabendo fotometrar, mas antes de saber disso eu errei um bocado no passado, mesmo com minha velha XTi fazia fotos em 800/1600 e tinha ruido sim, mas sempre foi melhor ter a foto do que ficar com medo de ir, se não ocorresse esses erros eu nunca saberia como contornar isso em cameras de entrada nos dias de hoje.

Depois de um tempo vc cria seus próprios métodos, como vc se adapta melhor a cada situação, mas um guia inicial sempre ajuda.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2018, 09:43:38
Iso 1600 é meu padrão numa T3 nesses casos. Foto bem exposta não mostra tanto ruído. O que não tem é margem pra abrir sombras ou subir 1 stop na pós.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2018, 11:55:28
Ainda não tive tempo pra assistir o vídeo, mas no meu início já tive muito medo de usar ISO acima de 800 desde a T5...
Hoje o meu padrão pra eventos noturnos é 1600 e às vezes até coloco 2000/2500
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2018, 13:43:08
Quando mencionei o risco do iso 1600, estava levando em consideração aquele que está começando agora é vai fazer seus primeiros eventos,  ele provavelmente terá dificuldades em fotometrar corretamente o que pode prejudicar seu resultado. Então sugerir logo de cara usar 1600 e não diminuir,  em minha opinião foi um pouco demais. 


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2018, 13:49:59
Já usei ISO 1600 na minha 40D com uma lente 2.8. Não achei as fotos destrutivas, claro sabendo fotometrar, mas antes de saber disso eu errei um bocado no passado, mesmo com minha velha XTi fazia fotos em 800/1600 e tinha ruido sim, mas sempre foi melhor ter a foto do que ficar com medo de ir, se não ocorresse esses erros eu nunca saberia como contornar isso em cameras de entrada nos dias de hoje.

Depois de um tempo vc cria seus próprios métodos, como vc se adapta melhor a cada situação, mas um guia inicial sempre ajuda.
Aí é que está a questão,  você aprendeu com acertos e erros,  o carinha que vai fazer seu primeiro evento não terá essa experiência que só a prática dá, ele tem que ir no básico para não dar erro. Tenho uma 40d.. Beleza de camera :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2018, 15:10:56
Eu também acho que 1.600 muitas vezes pode não ser legal mas como receita de bolo eu acho que é uma boa.

A grande sacada mesmo é conseguir aquela sub exposição de uns 2/3 a 1 EV e o usar o flash para compensar isso. Fora que evita aqueles estourados de lâmpadas e outras fontes de iluminação.

Eu mesmo, nos meus primeiros dois eventos teria aproveitado muito mais se tivesse essas dicas no passado.

PS.: Comentário a parte, acho o canal do Cézar o melhor da atualidade por trazer bastante dicas diretas e sem aquele mimimi de muito básico ou se quiser saber tem que pagar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2018, 15:17:02
A grande sacada mesmo é conseguir aquela sub exposição de uns 2/3 a 1 EV e o usar o flash para compensar isso.

Aí seria o flash rebatido como luz principal, mais arriscado para quem está começando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2018, 16:20:10
Aí seria o flash rebatido como luz principal, mais arriscado para quem está começando.

Não, nesse caso o flash seria luz de preenchimento, apenas pra dar um "up" no assunto.

O canal do Cezar é mto bom, sobretudo pelas reflexões que faz que extrapolam a fotografia em si e fazem uma  intersecção até com questões mais filosóficas.

Na parte prática, ele dá um "bê a ba" que é mto bom pra quem está precisando dar os primeiros passos.

A questão do ISO, ele fala pra deixar em 1600 e usar a câmera no modo semi-automático, justamente pra não haver erro na fotometria (embora um contraluz possa causar uma confusão no fotômetro). O flash em TTL é outro recurso que ele fala pra usar pra evitar o erro de exposição. Não é um método que vai dar um resultado mto consistente, mas vai permitir que o iniciante não precise ficar se batendo com fotometria enquanto tem coisas mto mais importantes a se preocupar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2018, 16:39:57
Não, nesse caso o flash seria luz de preenchimento, apenas pra dar um "up" no assunto.

A literatura que conheço diz que é luz principal quando o ambiente está subexposto.
"Then the simplest approach is to under-expose by a stop or two. Then your flash is the main source of light"
https://neilvn.com/tangents/various-scenarios-balancing-flash-with-ambient-light/
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Kempa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2018, 16:47:45
O Cézar tem sido o meu principal auxiliar nessa caminhada de iniciante, assinei o curso dele no Vimeo e ele é sempre muito atencioso nas dúvidas.

Ontem mesmo fiz meu primeiro evento (aniversário de 1 ano do afilhado) com base nas dicas dele.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2018, 16:56:12
O Cézar tem sido o meu principal auxiliar nessa caminhada de iniciante, assinei o curso dele no Vimeo e ele é sempre muito atencioso nas dúvidas.

Ontem mesmo fiz meu primeiro evento (aniversário de 1 ano do afilhado) com base nas dicas dele.
Depois poste as fotos aqui no fórum  :ok: